Tesla anuncia mais um recall para 80 mil carros e alguns têm mesmo de ser recolhidos

5 Comentários

Os carros Tesla sofreram este ano uma grande quantidade de pedidos de “recolha”, mais comummente conhecido como o processo recall. Há novamente problemas e vão ser “chamados” 80.000 automóveis na China. Se muitos dos recalls foram simples de resolver, pois foi via over-the-air (OTA), este obriga mesmo os proprietários e levarem o carro à oficina.

Na verdade, este ano muitos milhões de carros elétricos Tesla receberam um recall para correções.

Imagem Tesla recall


Muitos recall são para problemas resolvidos via OTA

Sempre que houver uma questão relacionada com a segurança, a NHTSA tem de emitir uma “recolha de segurança”, mesmo que o fabricante de automóveis não tenha de recolher fisicamente nenhum veículo, o que leva a alguma confusão.

Mais uma vez no mês passado, uma recolha de veículos Tesla de “1 milhão de veículos” fez gerar muitas notícias, pois o impacto para os condutores foi praticamente insignificante, tendo em conta que a atualização apenas alterou, via OTA, o software que gere o sistema do automóvel para as operações das janelas.

Estes casos levaram o CEO da Tesla, Elon Musk, a queixar-se do termo “recall = recolha” e da forma como é utilizado contra a Tesla pelos meios de comunicação social. Hoje, a empresa americana voltou a anunciar mais recolhas na China em cerca de 80.000 veículos.

13 mil carros elétricos Tesla com problemas no sistema de cintos de segurança

De acordo com as autoridades chinesas, a recolha inclui 67.698 veículos importados Modelo S e Modelo X com um problema de software relacionado com o conjunto de baterias. Mais uma vez, a correção é uma simples atualização do software. No entanto, desta vez há também uma recolha física devido a um problema de cinto de segurança em cerca de 13.000 veículos do Modelo 3: 2.736 importados e 10.127 fabricados na China.

Com mais de 20 recalls em 2022, tem sido um ano de muitas recolhas. Contudo, a Tesla não é o único fabricante de automóveis afetado por grandes retiradas este ano. A Ford também acaba de confirmar que está a recolher mais meio milhão de veículos devido a um risco de incêndio e muitos fabricantes de automóveis também já recordaram milhões de veículos este ano.

Em todo o caso, o facto de a grande maioria das chamadas da marca de elétricos serem rapidamente corrigidas com atualizações de software over-the-air (OTA) – em vez de terem de levar os carros de volta à concessionária como outros fabricantes de automóveis – mostra que o nível de conectividade da Tesla nos seus veículos é uma grande vantagem na indústria.

O sistema de atualização por software (OTA), permite para o cliente uma facilidade e comodidade na correções de muitos problemas e para a própria Tesla corresponde a muito dinheiro poupando.

Comentários

5

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de jorgeg
    jorgeg

    A ford Nada?!
    “Ford Motor Co. is recalling 2.9 million vehicles”

    1. Avatar de AJ
      AJ

      na ford, é normal, já tive um que foi preciso ir de reboque, e so tinha 5000 km. o serviço ford foi tao bom que o mesmo problema voltou próximo dos 10 000 km. carros americanos, nunca mais.

  2. Avatar de secalharya
    secalharya

    Os Teslas andam cada vez mais podres.

  3. Avatar de Pedro
    Pedro

    Não foi este o motivo que eu ouvi falar para ser feita a recolha dos teslas mas sim um acidente que ocorreu na China e que matou 2 pessoas.