Tesla afunda 71% e a culpa é de Elon Musk, inquestionavelmente

34 Comentários

Como se costuma dizer, a Tesla está em “maus lençóis”. Elon Musk entrou na política e os resultados da empresa referência no segmento elétrico caiu brutalmente. E agora Tesla? E agora Elon Musk?

Tesla

A Tesla registou uma queda dramática de 71% nos lucros ajustados no primeiro trimestre de 2025, totalizando apenas 409 milhões de dólares. As receitas caíram 9% para 19,3 mil milhões de dólares, enquanto a divisão automóvel viu as suas receitas descerem 20%.

O número de veículos entregues caiu 13% face ao ano anterior, para 336.681 unidades, e a produção recuou 16%. Estes resultados ficaram muito aquém das expectativas dos analistas e provocaram uma desvalorização acumulada das ações da Tesla de mais de 40% desde o início do ano.

 

Tesla: principais causas dos resultados dramáticos

#1 – Envolvimento político de Elon Musk

O envolvimento direto de Elon Musk na administração de Donald Trump, a liderar o Departamento de Eficiência Governamental, e o seu apoio à extrema-direita na Europa, têm gerado protestos, boicotes e um forte desagrado entre consumidores e investidores, especialmente em mercados tradicionalmente mais progressistas, como a Califórnia e a Alemanha.

Esta “revolta contra Musk” é apontada como um dos principais fatores dos números desastrosos.

#2 – Pressão competitiva e descontos

A Tesla enfrentou uma forte concorrência no mercado dos veículos elétricos, especialmente da China, e foi obrigada a aplicar descontos contínuos para tentar manter as vendas.

Estes descontos, aliados à redução do volume de vendas do Model Y, tiveram um impacto negativo nas margens de lucro, apesar da empresa ter conseguido poupanças em matérias-primas

#3 – Reorganização interna e desafios operacionais

A Tesla está a adaptar as suas fábricas para novos modelos e a investir fortemente em inteligência artificial e armazenamento de energia, o que aumentou significativamente os custos de I&D.

Além disso, fatores sazonais, desafios na cadeia de abastecimento e incertezas relacionadas com tarifas e guerra comercial entre EUA e China também pesaram nos resultados.

#4 – Mudança de foco estratégico

A empresa admite estar a “redefinir deliberadamente a rentabilidade” enquanto se prepara para um novo ciclo de produtos, incluindo o lançamento do robotáxi e de modelos mais baratos ainda em 2025.

Apesar do trimestre negativo, a Tesla mantém um nível recorde de liquidez (acima de 37 mil milhões de dólares) e perspetivas otimistas para o futuro.

Comentários

34

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de B@rão Vermelho
    B@rão Vermelho

    Agora os investidores correm com o Musk , e rezam todos os dias para os estragos já causados por ele sejam esquecidos e que os Chineses sejam travados com tarifas e taxas, caso contrário vão receber menos dinheiro.

    1. Avatar de a
      a

      O Musk é o dono da empresa, não existe a parte de “correr com ele”, ele paga as perdas e prontos, calam-se e amanhã é outro dia, sim xuxu, os ricos são arrogantes a esse nivel

      1. Avatar de Tobias
        Tobias

        Um CEO pode ser despedido…

        1. Avatar de Outro trolha
          Outro trolha

          alguns nao

          1. Avatar de naodou
            naodou

            nao é o caso

      2. Avatar de naodou
        naodou

        O Musk é o socio com o maior numero de accoes mas só possui cerca de 20%.
        Sendo ele o CEO, pode ser despedido tal como fizeram com ele no Paypal.

  2. Avatar de rui
    rui

    Não devemos ter visto a mesma reunião de acionistas… O vosso título dá a entender que a unica razão das quebras das vendas é político, quando sabemos que neste quarter as fabricas tiveram paradas durante semanas para iniciar a produção do novo modelo Y, que após início da mesma não teve logo o mesmo debito que o modelo anterior, tendo em conta que mais de metade das vendas da marca são deste modelo, é bastante normal a queda de produção e vendas.

    E para tanto problema as ações estão quase com 7% de subida em pre market, por isso não deve ter sido assim tão mau e as prepectivas devem ser positivas…

  3. Avatar de Rui
    Rui

    Telsa = Blackberry dos automóveis

    1. Avatar de José+Faria
      José+Faria

      Olha que, caminha a serios passos para isso! Daqui a 10 anitos bem pode ser uma marca que desapareceu, a não ser que mude a politica

      1. Avatar de JL
        JL

        A Blackberry não desapareceu.

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          não? quantas pessoas conheces com um?

          1. Avatar de JL
            JL

            Eu tenho um, que já não uso porque os serviços foram desativados, a Blackberry continua viva com outras linhas de produtos.

          2. Avatar de RaphaelSP
            RaphaelSP

            E como o linux, não desapareceu mas ninguem usa

          3. Avatar de JL
            JL

            Usam bem mais do que pensam, já que grande parte dos servidores são linux.

          4. Avatar de Nuno Almeida
            Nuno Almeida

            Ninguém usa o linux? Mas estás parvo ou quê? Android é linux sabias? Estou a escrever isto numa distro linux. A maioria dos servidores são linux.

      2. Avatar de Jonas
        Jonas

        Daqui a 2 anos model 3 a 12000€! Já ninguém quer aquela sucata! Eu Comprar um para o meu avô ir ao café à tarde!

        1. Avatar de JL
          JL

          Exacto, as pessoas querem é carros caros, por isso é que a Dacia vende pouco.

  4. Avatar de Byte Bandit
    Byte Bandit

    Sem dúvida a culpa é de Musk e a sua associação à administração Trump, para além de inúmeras coisas parvas (à falta de outro adjetivo) que tem feito, por exemplo uma saudação Nazi.
    Musk não é assim tão inteligente ou “bom” quando se pensava. Uma desilusão.

    1. Avatar de jorgeg
      jorgeg

      de onde me saem este iluminados,.. lolll saudacao nazi,… hehehe
      Deves ser um espectador assiduo do programa de “view” ou o da Rachel maddcow com chapeu de aluminio na cabeca enquanto assistes,… hehehe
      A culpa e dos ignorantes violentos dos def da esquerda.

      1. Avatar de Um gesto apenas
        Um gesto apenas

        Mais outro. Vou-te estender o dedo do meio vindo do meu coração. E ai de ti que ouses dizer que fui uma pessoa mal educada. Ficas logo com rótulos de maluquinho.

  5. Avatar de Mário
    Mário

    O Musk já deve estar arrependido de entrar na política, pois percebeu que não se pode ser empresário(bilionário) e político activo o povo não perdoa.

  6. Avatar de Felicia
    Felicia

    Ad hominem

  7. Avatar de naodou
    naodou

    O musk sempre foi o causador da queda das accoes.

  8. Avatar de Coelhão
    Coelhão

    Não é de preocupar.
    Os fascistas continuam a preferir Teslas.

    PS: Não, não sou comuna nem voto no berloque.

  9. Avatar de João
    João

    só vim ver o fanático eletrificado do JL

    1. Avatar de JL
      JL

      Se o João não é electrificado escreve aqui como ? Maquina de escrever.

      E sim, vou continuar por cá.

      1. Avatar de João
        João

        E bem, porque o pplware é livre! Mas um bocadinho de bom senso, não faz mal a ninguém, nem tanto a eletricidade, nem tanto ao petróleo!

        1. Avatar de JL
          JL

          Então comece por si.

          Nem eu alguma disse o contrário.

  10. Avatar de Realista
    Realista

    “Queda de 71% nos lucros”.
    Ainda assim, não deixam de ser lucros.

  11. Avatar de gelatina
    gelatina

    naaaa…………..estão a crescer……………….ui……………..representam o futuro………………..naaaaaaaaaaa a byd não tem hipotese agora com as tarifas para proteger mercado…………um ano depois……………enterrem la o tipo no sitio que quer ir , lua ou marte que fica bem e pode levar o estarola que nomeou o cenourinha velha que assim guarda-se em boa companhia

  12. Avatar de Carlos Fernandes
    Carlos Fernandes

    A saudação nazista gerou polémica relativamente à Tesla, antes vista como inovadora e distante de interesses conservadores. Apesar dos problemas com escravidão industrial, as desregulamentações, que devem beneficiar todas as empresas do setor e os clientes, foram vistas como positivas para o desenvolvimento tecnológico e automação prometidos. Mas temos que ter atenção a tesla, vende automóveis, power walls, autónomos e carbono e existe muito mercado. Mais se ainda existir duvidas, pode ainda efetuar um golpe de mestre e fundir as outras empresas, spacex, Xai e Neurolink.

  13. Avatar de cAPEX
    cAPEX

    Temos pena! Só que não! LOL

  14. Avatar de Carlos Silva
    Carlos Silva

    A Tesla caíu, tal como eu já previa logo que Trump foi eleito e o maluco do Musk se envolveu naquele governo de parvos.
    Agora, é tarde demais, os erros cometidos por Musk e a governação desastrosa de Trump, aliados à fraca qualidade dos carros da Tesla, vão ditar definitivamente, o futuro próximo da Tesla, assim como o futuro de outras empresas americanas, e segundo as minhas previsões, os próximos tempos para os EUA, vão ser de despedimentos em massa e de falências. Oxalá que eu me engane.