Tesla acusada de alterar conta-quilómetros dos carros elétricos para fugir às garantias

63 Comentários

Os problemas da Tesla parecem não abrandar, ainda que a maioria esteja associada ao seu responsável máximo. Ainda assim, existem outras situações em que a empresa certamente não quereria estar envolvida. A mais recente vem colocar a Tesla em tribunal, com uma queixa de que altera os conta-quilómetros dos seus carros elétricos para fugir às garantias.

Tesla tribunal quilómetros carros garantias

Tesla acusada de alterar conta-quilómetros

A Tesla enfrenta uma proposta de ação coletiva por alegações de que estaria a acelerar os conta-quilómetros para os seus veículos saírem da garantia mais rapidamente. De acordo com um relatório da Reuters, isto tornaria mais fácil para a empresa não ter de pagar por reparações.

Nyree Hinton,O autor do caso, alega que os odómetros da Tesla são concebidos para mudar conforme o consumo de energia, o comportamento do condutor e algoritmos preditivos misteriosos, e não com a quilometragem real percorrida. Disse que o odómetro do Modelo Y 2020 que comprou em dezembro de 2022 tinha 59.178 km no momento da compra.

hinton-v-tesla-inc-et-al

Hinton alega que o conta-quilómetros subiu 115 km por dia, quando conduziu apenas cerca de 32 km. Fez comparações com os seus outros veículos e concluiu que o conta-quilómetros andava, no mínimo, 15 por cento mais depressa. Isto fez com que a sua garantia básica de 80.000 km expirasse antes do previsto, o que o obrigou a pagar uma conta de 10.000 dólares pela reparação da suspensão.

Serviria para fugir às garantias dos carros

A queixa é clara e relata que ao ligar os limites de garantia e os limites de quilometragem de aluguer a leituras inflacionadas do ‘conta-quilómetros’, a Tesla aumenta o valor da reparação. Isso também reduz as obrigações de garantia e obriga os consumidores a comprar garantias alargadas prematuramente.

Hinton pede uma indemnização para si, mas também danos punitivos para todos os condutores de Tesla na Califórnia. Isto abrange mais de um milhão de veículos, de acordo com documentos judiciais. A Tesla negou todas as alegações no processo. Fóruns de veículos elétricos e subreddits relacionados, no entanto, estão repletos de queixas sobre o odómetro envolvendo a empresa.

Claro que esta não é a primeira vez que a Tesla é acusada de mentir sobre os dados de quilometragem. A fabricante automóvel enfrentou um litígio que a acusou de inflacionar os campos de condução de veículos. Foi também acusado de formar uma “Equipa de Desvio” secreta que cancelaria compromissos de serviços relacionados com o alcance.

Comentários

63

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de V@
    V@

    100.000 Km feitos em autoestrada são completamente diferentes de 100.000 feitos no para arranca e no caminho esburacado do monte, em termos de desgaste. Até consigo compreender a intenção da Tesla desde que os compradores sejam avisados clara e inequivocamente de que os Kms reais não são os indicados no conta quilometros mas sim calculados em função de um algoritmo cujas regras sejam absolutamente transparentes e estejam claramente explicadas no manual do veículo. Mas, pelos vistos não é isso que a Tesla faz e a provar-se em Tribunal estão em maus lençóis. Pode ser considerado de facto fraude.

    1. Avatar de Sérgio
      Sérgio

      @V@
      Isso é conversinha para boi dormir…
      100.000 kms são 100.000 kms, sejam feitos na AE, cidade ou ao pé coxinho… é uma grandeza matemática, não há cá “mais ou menos”…

      As condições em que são feitos esses 100.000 kms é que difere, mas isso já são outros 500’s, que não são para aqui chamados…
      Isto, a ser verdade, é BURLA!!!
      Repara só as “vantagens” todas que isto acarreta:
      – “mais kms” feitos por carregamento;
      – carros com quilometragens totais muitos grandes, dando a ideia de que são fiáveis…

      … a ver vamos no que isto vai dar… mas esperemos também pela opinião do JL!!!

      1. Avatar de Zé

        Até podiam ter garantia de 100.000kms ou 2.000/5.000/10.000 horas (ou outro número qualquer). Era assunto arrumado. Agora a ser verdade o que consta na acusação, é muito, mas mesmo muito mau. Além de tudo o resto, dá para pensar que mais fazem eles para enganar as pessoas. Empresa que engana os clientes numa coisa tão básica não fica por aí certamente.

    2. Avatar de Castro
      Castro

      Isso é totalmente irrelevante.. Não há qualquer justificação possível para apresentar um conta-quilómetros não real, até porque a justificação que apresentas não se aplica a muitos outros componentes do carro com desgaste.
      Se queriam ter uma medição de estado de saúde da bateria, criassem uma nova… E se achavam que não conseguiam cumprir o nº de quilómetros da garantia voluntária então deveriam ter apresentado um nº realista…

    3. Avatar de Naodou
      Naodou

      que eu saiba km é uma medida SI, e 100km em autoestrada são iguais a 100km em nacionais, porque se não for então deixou de ser uma medida standard e voltamos ao antigamente andes do KG onde os pesos variavam de vendedor pra vendedor de modo a cobrar mais ao cliente. Espera lá, é mesmo isso que está acontecer…..
      Se entramos por aí as garantias não têm lógica ser de ser de 3 anos.

      1. Avatar de Zé

        E como contas esses 3 anos? É que pela lógica da batata, isso também pode variar. Houve uma vez uma companhia de seguros (sec XIX ou início do sec XX) que mudou a definição de “ano” para não pagar umas indemnizações. Ainda fui procurar a fonte, mas vi essa história (num documentário credível) há muitos anos e não consegui encontrar nada nem me lembro de detalhes. Mas não é de todo caso isolado. Uma das seguradoras com quem trabalhamos indica o ano como tendo 360 dias para contagem de idade das pessoas seguras. Não faço ideia porque raio fazem isso, mas com as seguradoras, tudo deve ter uma razão.

    4. Avatar de Sergio J
      Sergio J

      concordo com a tua ideia, mas o conta quilometros existe no carro para contar quilometros. Podem ter isso de outra forma que não no conta quilometros

    5. Avatar de Grunho
      Grunho

      Para efeitos de garantia só pagam a quem tiver no conta kms 99.999 ou menos. Alterar por OTA o conta kms significa não pagar. O resto é música e poesia.

    6. Avatar de PTO
      PTO

      Que conversa da treta. Os kms marcados no carro têm de ser, nem mais nem menos, os quilometros percorridos, ponto final.

  2. Avatar de Anung
    Anung

    Talvez seja este o segredo da eficiência da Tesla, lol.

  3. Avatar de Mário
    Mário

    Não acredito nisto, pode ser um problema de hardware com aquela viatura especifica.

    Era algo que se descobria facilmente pois existem donos que controlam os KMs todos, existe outros que fazem sempre o mesmo trajecto (casa-trabalho-casa).

  4. Avatar de Ricardo Amaral
    Ricardo Amaral

    Na europa, num dos testes da Motor.no foi detetado uma diferença nos KMs reais.. dos que estavam no conta kilometros do Testla..

    https://www.motor.no/bil/vinterens-store-rekkeviddetest-2025/302344

    1. Avatar de Mário
      Mário

      Ui mais um caso queres ver… KMsGate ou MilageGate

  5. Avatar de Marco
    Marco

    Eu compro o carro e o construtor controla os quilómetros que fačo?
    Paga-se pela compra do carro não por um aluguer encapotado

  6. Avatar de B@rão+Vermelho
    B@rão+Vermelho

    A ser verdade é uma burla.
    Por cá retirasse km, por lá aumentasse km, os Americanos sempre na vanguarda

    1. Avatar de Grunho
      Grunho

      Podem burlar à vontade, que os parolos compram sempre.

  7. Avatar de DQ
    DQ

    Assim fica fácil dizerem que têm viaturas que fazem um milhão de km’s… Ganham mais uns trocos em manutenções etc.

  8. Avatar de X
    X

    …e ainda querem menos regulamentação para vivermos todos num mundo de mentiras.

    1. Avatar de Grunho
      Grunho

      A regulação é uma coisa diabólica inventada por uns malandros. Viva o capitalismo neoliberal, da liberdade absoluta para o capitalista enriquecer.

  9. Avatar de Zé Fonseca A.
    Zé Fonseca A.

    É melhor esperarmos pelo JL, não vá isto ser mais uma cabala contra a tesla e o musk

    1. Avatar de JL
      JL

      Nunca se sabe, mas até haver acusados em tribunal….

  10. Avatar de Rui
    Rui

    É uma enorme burla!!!! Ao lado disto, a adulteração do consumo dos VW não é tão grave assim, e mesmo assim os EUA aproveitaram para sacarem a VW, com uma multa de 4,3 mil milhões de dólares!

    Quero ver o que vai acontecer com estes falsários!

    1. Avatar de Pierre
      Pierre

      Por cá não deu quase em nada…. porque será?

      Vendedores de carros e casas, tudo p…

  11. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    Eu o sumo que retiro daqui é:
    Coitado do taxista de Sevilha, “amigo” do nosso @Eng., que andava convencido que um jogo de pneus fazia 150 mil kms no seu model 3.

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      Isso nem o Pai Natal acredita e eu tenho EV. Agora as pastilhas de travão é diferente é possível e depende do estilo de condução de cada um.

      O meu, pe, tem 150k e vai levar o primeiro jogo de pastilhas em Maio na revisão.

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Além da “estória” do taxista de Sevilha, esta evidência desmonta muitas outra “estórias” que visavam criar hype mentiroso em torno dos elektros Tesla, por exemplo esta:
        https://pplware.sitedev.pt/motores/tesla-model-s-chegou-aos-700-000-km-e-dono-poupou-mais-de-110-mil-euros/#comment-3368982

        1. Avatar de JL
          JL

          Mas mentiroso ou não lhe convém as verdades ?

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Quais verdades?
            Não há empresa mais mentirosa que a tesla.
            Aos anos que lhe andamos aqui a descobrir a careca.

            “Os Teslas são os carros que mais mentem no que concerne às informações que o quadrante mostra. Isso já foi demonstrado em diversos testes comparativos e é sobretudo evidente na questão da autonomia.”
            IN https://pplware.sitedev.pt/motores/tesla-nao-queria-mas-ha-mais-de-140-cybertrucks-usadas-a-venda/comment-page-1/#comment-3436906

            Só meia dúzia de calimeros é que não querem ver.

          2. Avatar de JL
            JL

            Então não há ? VW group.

            Dito por si que não tem nenhum ? parece-me imparcial. LOOOOOOL

          3. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Qué q a VW tem a ver com o assunto? O verdadeiro embuste é a narrativa do CO2 que os políticos alucinados da UE andam a empurrar e tudo permitem desde este tipo de aldrabices por parte das marcas até colocarem em risco pessoas, e bens em nome do ideal elektro. Esses sim, a par da tesla,tb deviam ser desmascarados.

          4. Avatar de Pierre
            Pierre

            Os carros elétricos são o que são… se a Tesla não mostra bem o que é então os outros… Jesus, pior ainda.

            Os a combustão também mostram tudo certinho? Ai Jesus, mais uma vez…

            É tudo relativo, tudo… já se sabe que as baterias são o que são mas se devidamente recicladas entram mais facilmente na reutilização do que os gases que saem do a combustão… essa é a verdadeira questão!

            Penque que devia refletir sobre o ar que respira e o que come…. o ciclo de reutilização é que deve ser respeitado e não aldrabado.

          5. Avatar de JL
            JL

            O que tem a ver ? O embuste da década que passou, e há dias confirmamos aqui pelo seu carro e pelos novos.

            Não existe nenhum embuste em relação ao co2, lembra se onde começou o diesel gate ?

            Mas olhe, em vez de andar a largar as flechas todas nas outras marcas, veja o que se passa com a sua:

            https://www.autoevolution.com/news/one-year-old-audi-sq5-with-voided-warranty-has-the-highest-mileage-how-does-it-hold-up-240074.html

          6. Avatar de JL
            JL

            Já para não falar das extensões de garantia que as pessoas pagam e depois negam a dar,:

            https://www.audizine.com/forum/showthread.php/850168-warranty-on-high-mileage-cars

          7. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Agora vem-me práqui com extensões de garantia e um caso hipotético de um carro a fazer 150 mil kms reais num ano.
            Não arranja nada melhor?
            Cuide-se, homem, essa falta de discernimento roça o ridículo. Uma coisa não tem absolutamente nada a ver com a outra.

          8. Avatar de JL
            JL

            “extensões de garantia “, que é garantia e que não cumprem.

            No outro caso há mais quantos ?

            Eu só mostrei um, há muitos mais.

  12. Avatar de cAPEX
    cAPEX

    O Trump é um trafulha XD

  13. Avatar de cAPEX
    cAPEX

    Mais um truque do Musk. lol.

  14. Avatar de Aziado
    Aziado

    A ser verdade, é muito mau e muito grave.

  15. Avatar de RanhetaFacada
    RanhetaFacada

    Já agora aproveito para dizer o que me aconteceu;

    Naqueles dias de muita chuva, IC17 um camião decidiu mandar-se para cima de mim, mão na buzina… não saiu som algum, a minha sorte é que não estava ninguém ao meu lado esquerdo . Parei no UBBO e decidi averiguar, som nada ate que 10m depois começou a funcionar. Queixei-me há Tesla – Surreal a resposta deles – faça um vídeo com o problema. Passado um bocado recebo a notificação que teria de pagar 70€ se quisesse levar a Massama. Desatei-me a rir e respondi – Caro Leonardo, sabe o que significa garantia? O meu carro não tem 2 anos logo, espero que o valor seja algum erro. Até hoje sem resposta

    1. Avatar de JL
      JL

      As estimativas da tesla, mesmo em garantia trazem sempre um valor, isto porque apesar deles saberem que o carro está na garantia, só conseguem determinar se é intervenção para garantia ou não no fim do carro ir às instalações deles, caso isso se verifique não se paga.

      1. Avatar de Mário
        Mário

        Pensei só que a citroen é que metia o ónus do problema no cliente… afinal há mais firmas a comerem gelados com a testa.
        Vai na volta a culpa é do cliente porque estava a chover e ele quis usar a buzina com chuva.
        No fim o cliente é que paga… como sempre.

        1. Avatar de Grunho
          Grunho

          Não, quem come gelados com a testa é o cliente. As Stellantis, VW e outras servem-nos.

        2. Avatar de JL
          JL

          Onde disse que metia ?

          Vai na volta pode ter acontecido muita coisa, até ao lavar dos cestos é vindima.

      2. Avatar de Pierre
        Pierre

        Mas como não sabem isso desatam a gritar aos bardos

        🙂

    2. Avatar de Zé

      Acabam por ser todas assim. Tive um smart que veio com problemas na direção. Levei a alinhar a direção 3 vezes à oficinal oficial e nunca ficou bem. Eles até diziam que sim, que estava bem, mas eu não larguei o osso. A última vez andei 500 metros e dei meia volta para a oficina para falar com o responsável. Fartei-me de reclamar e andavam a chutar para um lado para o outro mas sempre a dizer que estava bem. Só depois de uma reclamação no livrinho vermelho e uma carta registada à “mercedes alemã” é que alguém se chegou à frente e lá acabaram por trocar a coluna da direção completa. E ainda tiveram a lata de dizer que reparavam por “boa fé da relação com o cliente” pois na verdade não chegaram a reconhecer a falha. Engraçado foi que depois disso, já ficou bem a direção. Mas o carro não tinha qualquer problema…
      Quando finalmente lá me contactaram para levar o carro para a reparação, já ia com outra avaria que também foi um trinta e um, mas tiveram que, mais uma vez, meter a violinha o saco. O vidro da porta traseira ficou com o “plástico” descolado do vidro e metia água. Também andaram a ver se fugiam com o rabo à seringa mas nem lhes dei tempo de abrir muito a boca. Mas mais uma vez trocaram por “boa fé” e nunca reconheceram os problemas.
      Enfim. São todos iguais. Querem é vender carros, revisões e peças. Empresa que vendia óleo de motor a 75 euros o litro para as revisões. Mas lá está. Alguém tem que pagar o fatinho do tipo que nos vem oferecer o café. Antigamente havia o “bem servir o cliente”. Hoje em dia só interessa sacar uns cobres.
      Mais vale é comprar um carro usado sem garantia e ir ao mecânico de confiança. Pode ter uma oficina menos pipi, as mãos menos arranjadas e uma rececionista menos bem vestida (se tiver rececionista), mas esses sim arranjam os carros, não andam a trocar peças só porque a “bíblia” diz que sim.
      Fui com o smart à primeira revisão (1 ano) e nunca mais lá pus os pés. A revisão simples que na “marca” custou 280 euros, passou para 75 no Zé (literamente Zé) e com direito a umas anedotas e outras palavras menos “politicamente corretas” 😀
      O óleo não era mercedes de 75 euros o litro, era um pobrezinho Liqui Moly. Mas pronto, eu também era pobrezinho. Mas 75 euros por litro de óleo é obra. Nem imagino quanto ficaria uma Vito.
      Já foi há uns valentes anos, por isso os preços já não são assim agora.
      Um amigo meu tem um mercedes que com 50.000kms e 3 anos tinha os casquilhos da direção todos comidos e os pré tensores dos cintos de segurança avariados. Um carro com 50.000kms que só fazia AE com casquilhos da direção lixados é obra! A mercedes não queria assumir nenhum dos problemas. Mas lá está… apertando com eles, lá meteram a viola no saco. Viemos depois a saber que o problema dos cintos de segurança já tinha sido identificado pela mercedes e para aquele modelo.

      1. Avatar de Pierre
        Pierre

        Ora aqui está um “mano” como eu, sincero… todos iguais!

        São todos uma cambada de P….

        :)))

    3. Avatar de JM
      JM

      Com Tesla desde 2019. O serviço em Belas tem vindo a degradar-se paulatinamente e já ultrapassa, pela negativa, as marcas “antigas”… O carro é muito bom mas muitíssimo pior do que o anunciado com a arrogância que passou a ser característica…sinal dos tempos

  16. Avatar de Prego
    Prego

    Takvez não saibas que embora na garantia eles quantificam um valor, mas depois ae estiver na garantia não se paga, é esquisito mas é assim.

    1. Avatar de Zé

      Fazem isso porque o valor da reparação em garantia é registado como “custo” ou “perda” na contabilidade. E faz sentido. Qualquer arranjo em garantia é um custo para a empresa. Ainda mais quando são concessionários. Os concessionários depois remetem esse custo ao fabricante (a forma exata depende sempre dos acordos comerciais que têm).
      Agora, a forma como isso é transmitido ao cliente, já difere. Mas daí a notificar o cliente que tem que pagar é que não faz sentido. Pode ter sido simplesmente má interpretação, mas qualquer comunicação entre cliente e fornecedor, não deve indicar custos no caso de garantia.

  17. Avatar de Veritas
    Veritas

    10 mil dólares uma suspensão? Fonix !

  18. Avatar de João
    João

    Só vim ler os posts do electrificado fanático! Já descontrai vou continuar a ler os post do pplware!
    Boa Páscoa e um eléctrodo para o JL

    1. Avatar de JL
      JL

      Eu estava à espera do seu comentário fanático, como se isso alterasse alguma coisa.

  19. Avatar de cAPEX
    cAPEX

    Afinal o Tesla do JL desvalorizou ainda mais!

    1. Avatar de JL
      JL

      Então quanto vale agora ?

      1. Avatar de Alves
        Alves

        Agora, com carga completa, vale o dobro (do que vale descarregado)!

        1. Avatar de JL
          JL

          A carga nem custa nada, portanto vale o mesmo.

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            O maravilhoso mundo elektro. O frigorífico é que paga sempre as favas da conta da luz.

          2. Avatar de JL
            JL

            O seu não me admiro nada, a minha conta da luz no mês passado foi de 13 euros.

          3. Avatar de Alves
            Alves

            A carga pode não custar nada, se não carregar em casa.

            Agora os 13 paus… Quase isso pago eu, só de taxas e impostos, numa casa fechada meses inteiros.
            Então, diga lá: usa velas ou o candeeiro a “pitrol”?

            Ah, vai buscar ao poste!

          4. Avatar de JL
            JL

            Ou se carregar nos carregadores da marca ou associadas.

            Eu não pago.

            Não, tenho painéis solares e armazenamento.

  20. Avatar de Pierre
    Pierre

    O futuro é electrão, quer queiram quer não… a desvalorização é relativa… a forma de armazenar é que ainda pode dar umas voltas mas as SSD vão bater forte daqui a uns dois anitos…

  21. Avatar de JM
    JM

    Com Tesla desde 2019. O serviço em Belas tem vindo a degradar-se paulatinamente e já ultrapassa, pela negativa, as marcas “antigas”… O carro é muito bom mas muitíssimo pior do que o anunciado com a arrogância que passou a ser característica…sinal dos tempos

    1. Avatar de JL
      JL

      Das 2 vezes que lá estive, fui sempre bem tratado.