Tem um carro elétrico? Não há desconto no IVA da eletricidade (se carregar na rua)

16 Comentários

O IVA da eletricidade vai passar de 23% para 13% até determinados escalões de consumo. Tal medida, aprovada em Conselho de Ministros em setembro, vai entrar em vigor a partir de 1 de dezembro.

No entanto, os carregamentos de carros elétricos nos postos públicos não irão usufruir de tal desconto.

Tem um elétrico? Sem desconto no IVA da eletricidade se carregar num posto de rua


De acordo com as informações, a taxa de IVA da eletricidade vai passar de 23% para 13% até determinados escalões de consumo. De referir que este era já um compromisso que estava definido no Orçamento do Estado de 2020.

Até aos primeiros 100 Kwh consumidos por mês reduz-se a taxa de 23% para 13%. Para o consumo mais alto, mantém-se a taxa mais alta, de 23%. Relativamente aos agregados familiares mais numerosos, aplica-se uma majoração de 50%.

E se carregar o meu carro elétrico num posto público?

De acordo com a Portaria n.º 247-A/2020, não estão abrangidos…

  • a) O consumo de eletricidade por instalações provisórias ou instalações eventuais, assim consideradas nos termos da regulamentação aplicável;
  • b) A produção, distribuição e autoconsumo de eletricidade;
  • c) O fornecimento de eletricidade para consumo cujo contrato tenha por base um escalão de potência indeterminado ou quando não exista potência contratada, nomeadamente o fornecimento de eletricidade:
  • Para iluminação pública;
  • Para carregamento de veículos elétricos em posto de carregamento;
  • d) A componente fixa da tarifa de acesso às redes e as demais componentes relativas à potência contratada que não variam com a quantidade de kWh consumidos;
  • e) As taxas e impostos sobre a eletricidade, designadamente o Imposto Especial de Consumo, a Contribuição Audiovisual e a taxa DGEG.

Tem um elétrico? Sem desconto no IVA da eletricidade se carregar num posto de rua

No que diz respeito aos descontos para famílias, contas feitas, a poupança anual estimada é de, em média, 18 euros para as famílias não numerosas e de cerca de 27 euros para as famílias numerosas.

Leia também…

Governo aprova baixa do IVA da eletricidade de 23% para 13%

Partilhar:

Comentários

16

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de R
    R

    E alguém que tenha um carro eléctrico e que o carregue em casa irá ter um consumo global abaixo de 100 Kwh?
    Enfim…

    1. Avatar de Tiago8
      Tiago8

      Acho que até aos primeiros 100 Kwh consumidos por mês reduz-se a taxa de 23% para 13%, e acima disso mantém-se como está ( a 23% ).
      Foi essa a primeira impressão que fiquei nas noticias.

    2. Avatar de IonFan
      IonFan

      É possível. 100kWh dá para uns 500km. Ou seja, ou só anda meia dúzia de kms por mês, ou não gasta nada no resto da casa e anda 500km (ou qualquer coisa lá pelo meio). Essa pessoal provavelmente deveria ter equacionado um carro a gasolina, dependendo das gama e preferência.

      1. Avatar de JV
        JV

        IonFan, gostamos muito de nos queixar. Até ao dia de hoje, o IVA é 23%, gaste 1kWh ou 100kWh. Quem comprou elétrico não estaria a contar com baixa de IVA, certamente. Parte da eletricidade mais barata é um bónus. Pequenino, mas é um bónus.

        1. Avatar de IonFan
  2. Avatar de anon
    anon

    Claramente quem tem dinheiro para um elétrico não precisa de descontos na eletricidade.

    1. Avatar de Samuel Pereira
      Samuel Pereira

      Como assim?

    2. Avatar de Flavio Ribeiro
      Flavio Ribeiro

      Nao estou a perceber? ja ha eletricos no mercado a 5000€… vejo pessoas com RSI a andar de SERIE 7 em lisboa por isso nao diga isso!

      1. Avatar de Martins
        Martins

        Também conheço dois que fogem aos impostos e têm vivendas e carros e um deles híbrido é outro elétrico.
        Em tempos de crise vão parasitar ao Estado tudo o que podem.
        Depois andamos todos a pagar em impostos as suas mordomias

        1. Avatar de IonFan
          IonFan

          Já os denunciou às autoridades? Ou acha que é na secção de comentários do Pplware que se vai resolver o problema?

    3. Avatar de IonFan
      IonFan

      E as pessoas que têm o eléctrico porque trabalham para isso? É justo pagarem 23% enquanto há pessoas que não fazem nada e só pagam 13%?

      1. Avatar de Abreu
        Abreu

        Não sabes como funciona o socialismo??? Os que trabalham tem que dar a aqueles que nada fazem para não haver desigualdades sociais!!!

        As pessoas mais idosas com pensões miseráveis vai dar uma boa ajuda este corte no IVA.

        Não sei os preços para carregar o carro aí, mas aqui na madeira pagamos 4 cent ao minuto mais IVA. Carrego a 22kw

        Abraços ionfan.

        1. Avatar de IonFan
          IonFan

          Pois. O pessoal acha que se deve escrever direito por linhas tortas, quando o que se deveria fazer era endireitar as linhas…

          Abraço.

    4. Avatar de Luis
      Luis

      que comentário mais parvo!

  3. Avatar de VP
    VP

    A alinea “b) A produção, distribuição e autoconsumo de eletricidade;” significa que quem tem painéis solares para auto consumo não vai poder usufruir do iva a 13% para os primeiros 100kwh é isso?
    Ou seja fica excluído deste desconto!

    1. Avatar de Flavio
      Flavio

      Sim fica. Se tiver os painéis registados. Não se esqueçam que este desconto é uma migalha. O que são 100kw? 100*0.15