Tem carro matriculado antes de 2007? APREN quer que pague mais IUC

127 Comentários

O estudo “Uma nova política fiscal para a transição energética de Portugal” da Associação Portuguesa das Energia Renováveis (APREN) e da Deloitte está nas mãos do Governo para ser analisado.

O estudo propõe que passe a pagar um valor mais elevado de Imposto Único de Circulação (IUC) já a partir do próximo ano se o seu veículo tiver matricula anterior a 2007.

Tem carro matriculado antes de 2007? APREN quer que pague mais IUC


Mais IUC e mais impostos para carros a diesel

Foi na passada quinta-feira que foi apresentado um estudo relativo à transição energética de Portugal. O estudo pretende que se passe a pagar um valor mais alto de IUC e mais impostos para também para o diesel. Contas feitas, relativamente ao IUC, seria um encaixe na ordem dos 150 milhões de euros por ano.

O objetivo passa pela renovação de frotas. O estudo sugere, no entanto, que as reduções do pagamento de IUC sejam aplicadas a veículos ligeiros com mais 10 anos e menos de 3.000 km/ano (pagam 10% do imposto) e veículos ligeiros com mais de 10 anos e entre 3.000 – 5.000 km/ano (pagam 50% do IUC). O estudo recomenda a isenção para veículos elétricos até 2025, sendo que passam a pagar gradualmente de 2026 até 2029.

Tem carro matriculado antes de 2007? APREN quer que pague mais IUC

Sendo o gasóleo um combustível mais poluente, o estudo sugere que pague o mesmo nível de Imposto sobre os Produtos Petrolíferos do que a gasolina.

Contas feitas pela Deloitte, com esta medida o proprietário de um carro a gasóleo pagaria por ano mais 237 euros em combustível (de 928 euros em 2020 para 1.165 euros em 2022).

Outra medida de fiscalidade verde, que diz respeito aos automóveis, proposta pela APREN e pela Deloitte e referida pelo ECO, diz respeito à introdução entre os anos de 2022 e 2026 de deduções em sede de IRS e IRC para incentivar apenas a compra de veículos 100% elétricos. O benefício fiscal estará sempre dependente do abate de uma viatura com motor de combustão interna. O objetivo é ter 20% das frotas eletrificadas em 2030.

Comentários

127

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de J Rambo
    J Rambo

    É preciso vir a Deloitte para fazer um estudo onde apenas é necessário fazer uma conta de multiplicar…
    Mais um imposto para o Zé pagar.

    1. Avatar de Samuel MG
      Samuel MG

      E porquê é que a Deloitte não paga cá os impostos também??

      1. Avatar de KPMG
        KPMG

        Não paga? LOL

        1. Avatar de hmb
          hmb

          qual é a sede da Delloite, em POrtugal é que não é, e como tal paga apenas impostos em Portugal de serviços, o resto, como lucros, paga a onde tiver a sede

          1. Avatar de Accenture
            Accenture

            Meu caro, a sede da Deloitte em Portugal é em Lisboa, mais concretamente perto do Amoreiras. E sim, a Deloitte, assim como muitas firmas que operam em Portugal pagam os impostos cá em Portugal, para além disso, geram imenso emprego 😉

          2. Avatar de Ze
            Ze

            sim emprego ao fisco hahaahahah e só roubar ma nada

  2. Avatar de iMF
    iMF

    O costa a esfregar as mãos, já não sabia onde havia de por mais um imposto….
    Claro que vai ser aprovado, isto do ambiente da para muita gente ganhar dinheiro, e pregar impostos ” responsáveis moralmente”

    Quem acredita nisto é mesmo sem noção, eu tenho um carro inferior a 2007, por gostar daquele tipo de carro, e por não ter dinheiro para um novo…..

    Teoria mesmo responsável ambiental, se tens dinheiro já podes poluir a vontade…
    Parece as multas ambientais as grandes empresas que mandam tudo para o Tejo, tem dinheiro, mas vale pagar a multa ou dar umas luvas e está tudo bem. Investir no tratamento sai mais caro ao final do ano.

    Basicamente somos o único país da Europa que ter um carro é um luxo, somos o país da Europa que um carro com 10/15 anos é contado em mercado de usados “caríssimo”

    1. Avatar de luis nascimento
      luis nascimento

      a crise que estamos a passar alguém tem de a pagar. e como sempre é o automóvel o culpado. era bonito ver os politicos a ceder algum dinheiro dos ordenados, sempre ajudava um pouco.

    2. Avatar de Antonio
      Antonio

      Totalmente de acordo.
      Desavergonhado, temos os carros mais caros, agora tb nos elétricos e com até 3000 euros de ajudas só para os que comprarem carro elétrico em Janeiro. Aqui ao lado, os espanhóis compram um carro elétrico pelo menos 5% mais barato e durante os 12 meses do ano podem ter ajudas até 7300 euros!
      Não conseguimos comprar carros menos poluentes não porque não queiramos, mas porque ganhamos muitoenos que os nosso vizinhos e ainda por cima, um carro eletrico que entre nós custe 40 mil, para um nuestro Hermano pode ficar por menos de 32.
      Como não podemos trocar de carro temos carros mais velhos e depois vêem as sanguesugas sugar até mais não. S
      Qualquer dia esses fdp ainda nos dirão paternalmente: andem a pé ou de bicicleta que vos fará bem à saúde.

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        Em Espanha é *até* 7000 *se* entregares um carro velho…

        A bicicleta é tomada como opção de transporte em *toda* a Europa civilizada. Sim, nesse tal sítio onde os salários são mais altos e os carros mais baratos.

        1. Avatar de Ze Leal
          Ze Leal

          E eles fazem 250kms por dia de bicicleta para irem trabalhar? Fala por ti se calhar até pegas no carro para ir ali beber um café…

          1. Avatar de Miguel
            Miguel

            Há idiotas que fazem 250km/dia para ir trabalhar?

          2. Avatar de Miguel
            Miguel

            Não pego no carro para nada.

            Nem para ir para o trabalho
            Nem para ir às compras
            Muito menos para vir ao café.

  3. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    E já está, já arranjaram mais uma forma de ir ao bolso do cidadão. Quem tem um carro antes de 2007 é porque se calhar tem poucos recursos económicos para comprar um mais recente e pagar o absurdo de IUC.

    1. Avatar de MACnista
      MACnista

      é isso mesmo David G. porque a vida é feita de prioridades, e neste momento por exemplo, a minha prioridade é a faculdade da filha!!!!!

    2. Avatar de Luis Henrique Silva
      Luis Henrique Silva

      +1
      Comprei um à pouco mais de 1 ano e é de 2001 a gasolina, porque foi barato o carro, não fui para mais recente porque o dinheiro não estica

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        É preciso entenderem que isto nada tem a ver com justiça fiscal ou prejudicar quem tem menos dinheiro, a política sempre foi IUC de acordo com a poluição, nesse sentido não é justo que eu com um 2000cc de 2020 que é 10 vezes menos poluente que um igual anterior a 2000 pague quase 10 vezes mais IUC.

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Antes de 2007 a fatia do ISV era muito superior:
          Na época a ideia para dinamizar as vendas foi uma redução substancial no ISV ( e consequente IVA). Em troca o IUC anual iria subir .
          Ou seja quem comprou antes de 2007 já pagou esses agravamentos todos e pelos vistos agora querem que volte a pagar.

  4. Avatar de Miguel
    Miguel

    Os posteriores a 2007 é que têm de pagar menos, não os outros mais.

    Cambada de ladrões sem vergonha, é IUCs, ISVs, SCUTS, Portagens, etc…

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Exato, porque é um absurdo que qualquer automóvel a partir de 2007 pague no mínimo 100€ anuais de IUC

      1. Avatar de Dunno
        Dunno

        Porque em 2007 houve uma redução de ISV brutal e o IUC mais caro Sérvia pra colmatar isso. Basicamente quem comprou um carro antes de 2007 não só pagou mais ISV como vai levar com o IUC na mesma elevado

        1. Avatar de Ricardo
          Ricardo

          É isso mesmo. A memória é curta. Quem fez o estudo ainda deveria estar na primária em 2007.

        2. Avatar de Antonio
          Antonio

          Exatamente

        3. Avatar de Joao
          Joao

          Exato… em 2007 houve redução de ISV… E compara o ISV de 2020 do de julho 2007… Está mais caro do que em 2006 e pagas IUC Exagerado… Prometem…. Depois lixam na mesma!!! É so fazer as contas..

    2. Avatar de zé da gafanha
      zé da gafanha

      +1

    3. Avatar de Miguel
      Miguel

      Porque quem não anda de carro é que tem de pagar as despesas que tu provocas.
      Claro.

      1. Avatar de GFan
        GFan

        Acho que é mais ao contrario amigo, quem anda de carro é que paga os salários de quem nada faz ou produz.

  5. Avatar de Hélio Musco
    Hélio Musco

    Que estupidez. Até parece que as pessoas que andam com carros antigos porque querem e não porque não têm possibilidades de comprar melhor.

    Tristeza de país.

    1. Avatar de Elektro
      Elektro

      Antes tristeza de governo, porque de dificuldades percebemos todos nós que aqui andamos a fazer horas extras para ele.

      1. Avatar de HOUSEinBOX
        HOUSEinBOX

        Tristeza de País, porque cada país tem o governo que escolhe e merece…

  6. Avatar de FreakOnALeash
    FreakOnALeash

    Compreendo, não me afeta pois o meu carro é de 2013 (já pago IUC atualizado) mas não concordo em forçar as pessoas desta maneira. Os carros pré 2007, mais tarde ou mais cedo deixam de ser viáveis para quem os tem: as peças deixam de existir, as manutenções começam a ser mais dispendiosas, etc. Eu também espero vir a aceder a um BEV num futuro próximo, mas não queiram obrigar as pessoas a isso penalizando-as com taxas e taxinhas (o costume no retângulo), incentivem-nas com apoios decentes nos BEV…porque carga de água na Roménia (NA ROMÉNIA!!!!) um Dacia Spring vai começar abaixo a cerca de 9000€ e aqui começa cerca de 13500€!?

    1. Avatar de J Rambo
      J Rambo

      O Dacia spring começa nos 16.800 com o apoio para os primeiro 700 (300€) é que fica a 13.800.
      Enfim é o país que temos.

      1. Avatar de J Rambo
    2. Avatar de Ze Nandooo
      Ze Nandooo

      O facto da Dacia ser Romena pode ajudar a explicar “parte” da diferença de preços.

      1. Avatar de Dunno
        Dunno

        Também temos veículos de fabrico nacional onde isso não se reflete no preço

        1. Avatar de Miguel
          Miguel

          Tens? Onde?

          1. Avatar de mykos
            mykos

            Autoeuropa, por exemplo.

          2. Avatar de Miguel
            Miguel

            lol

  7. Avatar de Daniel Costa
    Daniel Costa

    Este estudo faria sentido se subisse nos carros anteriores a 2007, mas baixasse nos mais ecológicos. Mas todos sabemos como vai terminar, sendo mais um imposto extra, a todos os outros que já pagamos.

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Mas tu pensas que as pessoas não têm carros mais ecológicos porque não querem?
      O imposto tem de descer para carros baratos e subir para carros caros, ponto final.

      Quanto aos ecológicos façam bons preços que eu também compro um. Era o que mais faltava, regalias para quem tem dinheiro e chicote para quem não tem.

      1. Avatar de JS
        JS

        O imposto tem que subir/descer mediante as emissões.
        Tanto se fala em certificações todas bonitas que os carros têm que trazer de fábrica, mas no final de contas, os carros mais ecológicos/menos poluentes são os mais prejudicados nesse aspeto.

        Tenho um carro de 2018 que cumpre as mais recentes normas, porque tenho eu que pagar mais imposto com um carro recente e menos poluente que quem tem carros antigos, a gasóleo, que deitam fumo a torto e a direito, e sabe-se lá como passam nas IPO ? Não faz sentido…

        Não podemos abrir exceções, tem que ser algo linear. Quanto mais poluente, mais imposto paga, e deveriam começar a penalizar carros antigos, por motivos lógicos.

        1. Avatar de Aj
          Aj

          exactamente, antes tinha um a gasolina motor 1.6 de 1998, IUC 57 euros, vendi em 2019.
          comprei novo em 2019, motor 1.0 turbo, IUC 103 Euros.

        2. Avatar de Matias
          Matias

          claro. e quanto mais andasse com o carro também mais pagaria.
          Não faz sentido ter um carro antigo para levar os putos à escola apenas e um com menos emissoes mas mais estradista a puir mais que o outro e a gastar mais infraestrutura. Gasta mais, paga mais.

        3. Avatar de mykos
          mykos

          E se fosses perceber porque é que carros a partir de 2017 pagam mais IUC em vez de dizeres merd@???

          1. Avatar de mykos
            mykos

            *2007

        4. Avatar de Roberto Marques
          Roberto Marques

          Nem todos têm dinheiro para comprar um carro de 2018, quanto mais pagar um imposto absurdo, muitos têm que fazer ginástica para conseguir gerir contas e ter comer para dar aos filhos, aumentem os salários mínimos para que todos os PORTUGUESES tenham poder de compra para fazer face aos impostos e aos valores absurdos que se praticam no ramo automovel…

  8. Avatar de Pedro Fernandes
    Pedro Fernandes

    Bem digo que este ou outro governo não dá nada a ninguém, para dar…… retira noutro….. neste caso vai ser num imposto é o que temos.

  9. Avatar de Sujeito
    Sujeito

    A palavra “encaixe” é todo um eufemismo em jeito de propaganda. Chamem-lhe o que verdeiramente é.

  10. Avatar de Sujeito
    Sujeito

    O tal governo que a malta toda defende que é impossível de andarem a enganar os seus cidadãos né? Olhem aqui eles tão preocupados.

  11. Avatar de Pedro Mendes
    Pedro Mendes

    com muita tristeza mais uma vez se confirma a maxima, “todas as sociedades têm os governos que merecem”

    1. Avatar de Elektro
      Elektro

      Confirmo, espero que as pessoas que votaram nisto estejam a viver uma boa vida porque só estão a ter aquilo que votaram 🙂

  12. Avatar de Sergio
    Sergio

    Desajustado para a realidade do país, não vale apena defender um mundo se esganarem à força de forma pouco equilibrada quem vive nele lol

  13. Avatar de Infinity
    Infinity

    Usam dinheiros publicos no BES, depois dá nestas ideias

    1. Avatar de Piratinha Informático
      Piratinha Informático

      e nos aviãozinhos da TAP depois alguém tem de pagar a conta, e isso de carros menos poluentes pagarem menos é uma treta, porque depois de todos miudarem para os carros menos poluente o que vai acontecer? O Estado irá ficar com menos imposto retido? Claro que não irá de novo atualizar e cobrar maior valor de imposto sobre esses novos carros, quem tb deveria pagar muito mais impostos são os aviãozinhos que são todos a combustível fóssil e poluem demais!!

      1. Avatar de GFan
        GFan

        E os grandes barcos (petroleiros, cruzeiros, cargueiros ), são os que mais diesel e crude consomem, sem filtros, sem nada, e altíssimas cilindradas.

  14. Avatar de Marco
    Marco

    Isto é só rir…
    Secalhar ha outras prioridades que andar a trocar de carro… Secalhar oa recursos nao sao iguais a por exemplo luxemburgo, aleamanha e afins que podem trocar de carro de 2 em 2 anos .. talvez a deloitte apenas olha para Os numeros dos excel e nao ve a realidade local dos paises…

    … E a hostoria dos electricos… Digam-me ainda como carregar um carro, que esteja numa zona de elevado indice populacional, sem carregadores e onde mandar o cabo electrico para carregar o carro é impossivel.. e depois talvez possa repensar numa coisa dessas…

  15. Avatar de GFan
    GFan

    Desculpa mais estupida, pretendem atualizar a frota!
    Então isso significa que já não se pode ter um carro para a vida…. agora os carros são todos descartáveis, bela maneira de promover o ambiente, Parabéns! Sim Senhor!
    Cambada de chulos, mais impostos, não lhes chega o dinheiro da europa (bazuca) ainda querem mais.

    1. Avatar de GFan
      GFan

      E como se já não bastasse aquilo que se paga de impostos sobre o combustível, somos só um dos países da europa com o combustível mais caros, e tudo por causa dos impostos.

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        É o país da Europa onde mais se anda de carro particular!…

        1. Avatar de luis carreira
          luis carreira

          e que tem os piores transportes publicos. Até porque se fores a fazer as contas de alfa pendular por exemplo de Coimbra ate lisboa e vice versa, para uma família de 3 compensa largamente ir de carro… Logo aqui é para esquecer…
          Já para não falar que em Coimbra há autocarros de 1992…. devem poluir pouco…. Os chamados “trolleis” que eram electricos foram vendidos para fora de portugal e agora vêm com historias

          1. Avatar de Miguel
            Miguel

            Sim, milhões de famílias de três a fazer coimbra lisboa.
            E deixares de misturar alhos com bugalhos?

        2. Avatar de GFan
          GFan

          O que é que o cu tem haver com as calças? Lá porque se anda mais de carro pode-se cobrar mais impostos? É isso?
          Mas tudo bem amigo, vamos lá pegar no teu argumento.

          Portugal é o segundo país da europa onde mais se anda de carro, atrás da Lituânia! Por acaso sabes qual é o preço do litro de gasóleo na Lituânia? 1.089€ em Portugal é 1.373€ Pois é!
          A Eslovénia é o terceiro pais da europa onde mais de anda de carro, sabes quanto é que eles pagam? 1.198€ Pois é!

          Resumindo o teu argumento vale zero, porque não existe nenhuma relação de preços de combustível com utilidade.
          Arranja outra que essa não convence.

          1. Avatar de Miguel
            Miguel

            Na Europa civilizada
            onde combustíveis mais baratos e salários mais altos
            utilizam outros meios de transporte (mais baratos).

            O pódio é ocupado por países onde os cidadãos têm os combustíveis como baratos.

            Resumindo: o teu comentário é uma imbecilidade onde teces considerações sobre afirmações que não existem no meu.

          2. Avatar de GFan
            GFan

            @Miguel muito bem, e em que país da europa civilizada, é que o senhor civilizado, viu civilizarem o povo com aumento de impostos?
            Portugal só o país da europa onde mais impostos se cobram, e não é só nos combustíveis, também na eletricidade etc etc… será mesmo falta de civismo, ou será hipocrisia?

            Resumindo outro comentário que vale zero, convém que os senhor faça comentários explícitos para que não haja considerações inexistentes.

  16. Avatar de PGomes
    PGomes

    Quem tem um carro antigo, provavelmente, é porque não pode comprar um novo.
    Esta medida vai penalizar quem não tem dinheiro para comprar um carro novo.
    Quem se lixa é sempre o pobre…

    1. Avatar de robin
      robin

      Tem de se manter o povo amarrado economicamente, faz parte da estratégica para manter o status quo no poder .
      Um povo amarrado a banca e a dívida está desgraçado, por ter a liberdade toda que existir , mas é um escravo, não tem cordas, mas é a pior escravatura que existe e em Portugal isso existe e nunca acabou.

  17. Avatar de Arl
    Arl

    Como se a preocupação fosse o ambiente. Encomenda-se um estudo que permita justificar um aumento de impostos.
    Não é por pagarem mais impostos que vão poluir menos e não acredito que esse dinheiro vá ser usado a plantar árvores..

  18. Avatar de Tiago
    Tiago

    Calma pesooal ! o hidrogénio tá a caminho ! :))))

    1. Avatar de Louro
      Louro

      Aquele que tem de ser convertido em energia eletrica para depois mover os carros? Com altos custos de manutencao e dependencia total de um sistema de armazenamento e distribuicao?

      Meus queridos Tesla…

      1. Avatar de TiGaSPT
        TiGaSPT

        hidrogenio e combustiveis sinteticos sao o futuro, nao sao as modas dos EV’s como os que temos agora, voces é que querem ser tao ecologicos que se esquecem de onde vêm as baterias dos vossos queridos EV’s

    2. Avatar de zé da gafanha
      zé da gafanha

      deixa de sonhar acordado

  19. Avatar de Louro
    Louro

    Acho muito bem, as pessoas nao vao mudar de habitos a nao ser que sejam forcadas a tal.

    É ridiculo que um carro matriculado depois de 2007 tenha um IUC consideravelmente mais baixo que um igual que tenha sido matriculado em 2006.

    É assim mesmo, a caminho de ar mais puro para os nossos descendentes.

    1. Avatar de ervilhoid
      ervilhoid

      Algo errado não está certo aí…

    2. Avatar de GFan
      GFan

      Sim senhor, então quer dizer que o ideal seria todos trocarem de carro todos os anos? Como quem troca de preservativo?
      O teu comentários revela que não conheces as realidades das sucateiras nem das lixeiras a céu aberto ou então tens uma.

    3. Avatar de LR
      LR

      “É ridiculo que um carro matriculado depois de 2007 tenha um IUC consideravelmente mais baixo que um igual que tenha sido matriculado em 2006.” Não sabes mesmo do que falas, pois não?

    4. Avatar de robin
      robin

      Mais um idiota , qual puro ,vê se aprendes alguma coisa,estuda e deixa de seguir a carneirada.
      Toda esta cruzada do clima serve para pôr os pobres a pagar e encher os bolsos dos ricos como diz um professor americano, climatólogo após 30 anos de estudo.

    5. Avatar de J Rambo
      J Rambo

      Este deve ser comuna ou mais um boy do PS…

    6. Avatar de mykos
      mykos

      Arranja-me aí 60k€ que vou já trocar o meu carro por um Tesla… Ou então mantenho o meu carro velho e pago 1/3 de um apartamento……

      Há com cada um. TIra a cabeça do c* e olha em volta, pode ser que percebas que a maioria do pessoal mal tem dinheiro para um usado com 20 anos, quanto mais para carros elétricos novos.

      Já agora, a partir de 07/2007 o IUC subiu porque o ISV desceu.

    7. Avatar de manu
      manu

      so podes ser um débil… so alguém que nao sabe o que é a vida e tudo a sua volta pode dizer tal coisa ….

    8. Avatar de HOUSEinBOX
      HOUSEinBOX

      Deves ser louro por dentro e por fora…o consumismo leva à degradação do planeta. Bom futuro para os descendentes…

    9. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      Em 2007 ainda devias andar na pré-primária só pode.
      Pelo menos podias ter aprendido a pesquisar as razões para tal. Mas pelos vistos não aprendeste nada de jeito.

  20. Avatar de PeFerreira98
    PeFerreira98

    Se é para renovar frota porque não diminuem os impostos na compra de um carro novo? hummmm..
    A diferença de preço de compra de um veículo aqui e na Suíça (país de grande capacidade financeira) é ‘só’ na ordem os 10000 a mais… Para nós portugueses!
    Ri-di-cu-lo!

    1. Avatar de Jeremias Sousa
      Jeremias Sousa

      Se vamos pela lógica de quanto mais um carro poluir, mais imposto paga, então porque motivo quando converti a minha carrinha de gasolina para GPL, não passei a pagar um IUC consideravelmente mais baixo!!!!????
      Fica a pergunta…..
      É óbvio que isto é só uma maneira de ROUBAR de forma legal os portugueses que não tem possibilidades de ter um carro mais recente e que optam por ainda terem um anterior a 2007!!!
      E quando os elétricos forem a maioria??? Vai-se criar um imposto, porque não poluem, é óbvio!!!!
      Cambada de chulos, de parasitas, mas realmente só temos os políticos que merecemos…
      Quando isso acontecer, definitivamente vou passar a usar a tempo inteiro o comboio!

  21. Avatar de Vasco
    Vasco

    A qualquer hora do dia ou da noite, é agarrar no telemóvel e chamar um operador qualquer, Uber ou outro. Fiz as contas e quando o meu carro parar de vez, segue para abate e muito provavelmente não virá um novo. Como não sou trabalho numa área que me force a ter deslocações diárias para diferentes clientes, as dores de cabeça e os custos associados ao carro, a estacionamentos, seguros, revisões, combustíveis e extras associados como lavagens, pneus, escovas etc ficam reduzidos a Zero. Já passei muitos anos a sustentar literalmente parasitas. Aconselho a que todos façam o mesmo, e sobretudo, abram uma folha de Excel e vejam quanto custa a propriedade de um carro e todos os custos mensais associados (obviamente começando pelo pagamento do mesmo se for recente)… Só dá dores de cabeça, e existem alternativas à “escravidão” de viver para sustentar uma coisa que fica parada 90% do tempo.

    1. Avatar de ervilhoid
      ervilhoid

      Já pensei nisso

  22. Avatar de Jota
    Jota

    Quem são esses filhos da … da APREN?

  23. Avatar de Rui Migue
    Rui Migue

    Diz o Miguel de forma comunista e remata com ponto final. Têm de pagar mais, diz ele. Tugazinho invejoso.

  24. Avatar de Ru
    Ru

    O estado e os chulos que lá andam obrigam-me a ter carros usados e baratos. Por isso neste momento tenho um anterior a 2007, de baixa cilindrada, baixos impostos, baixa manutenção. Se querem xular, lá terei que procurar alternativa que não me vá aos bolsos.
    Por causa desses montes de m****, ando com uma sucata, vou ao mecânico de esquina, não pago iva de manutenção, etc…. Querem o quê? Que ande descalço?

  25. Avatar de Carlos
    Carlos

    Então mas quando se paga os 66% de impostos não vem logo incluído o imposto das emissoes de co2? Isto é dupla tributação e não vao ficar por aqui… a seguir vem outro estudo e vai ser tripla tributação… deviam era baixar MUITO os preços dos carros elétricos por razões ambientais não acham?

  26. Avatar de Victor
    Victor

    Nem a Coreia do Norte faria melhor. Obrigam a população a fazer a transição para os elétricos, para depois darem mais uma machadada nos custos de carregamento

  27. Avatar de Elektro
    Elektro

    Já agora aumentem o IMI das casas antes com licença de residência antes de 2007 por favor, ainda não estou a pagar impostos que cheguem!
    Epá e se não for pedir muito também queria uma multazinha por cada electrodoméstico que não for B para cima.
    Ohoh e ainda aumentar o IVA na electricidade, 23% é muito pouco acho que temos capacidade para 50% de IVA…

  28. Avatar de ONUBB
    ONUBB

    a culpa disso e toda nossa cagamos sempre quando nos roubam, logico que eu sozinho não consigo fazer nada, mas todos juntos sim, e começar a dizer que não, não e com protestos que se vai a lado algum mas também não se vai a lado algum com violência, mas com a teimosia sim vamos algum lado, e dizer não e não, e mostrar que estamos fartos de ser roubados, isto de nos roubarem e fazerem-nos de escravos e de sermos manipulados tem de acabar, vamos fazer para com que isso ande avante sem violência e sem protestos ( se for a protestar vamos la nisso ) bora la nisso eu estou dentro, combinem ai e vamos começar a fazer o que e melhor para nós 🙂

  29. Avatar de Rony
    Rony

    Os carros antes de 2007 pagaram ISV logo na compra. Os depois de 2007 pagam o “ISV “e IUC ao logo da vida do carro. O ISV não pode ser tributado 2 vezes logo o iUC dos carros antes 2007 ficam sempre mais barato.
    Quero ver quando acabar os carros a emitir co2 e a gasolina e o gasóleo.
    Onde o estado vai buscar impostos?!

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Vai buscar ao dinheiro que vais deixar de atirar para fora do país a comprar petróleo e que passará a ficar cá a gerar mais Economia.

      1. Avatar de maroisergio
        maroisergio

        Errado. O petróleo não é comprado pelo estado. MAs sim por quem a refina! A pregunta é que vãi fazer o estado sem o negocio da china de cobrar mais de 60% por cada litro de gasolina ao consumidor. E já agora a eletricidade também é uma importação. Primeiro estão as rendas eletricas do estado e segundo 90% da energia eletricas gerada por fotovoltaicas ou vento são de origem alema, francessa e espanhola! Isso de que as renováveis não são importação é uma grande treta!

        1. Avatar de Miguel
          Miguel

          Erros, e muitos, tem o teu comentareco.

          O petróleo é comprado por ti.
          Tu atiras dinheiro para fora do país.
          Esse dinheiro deixa de estar cá a gerar Economia CÁ.
          (e Economia CÁ dá muito mais imposto do que o dos combustíveis)

          Os combustíveis dão despesa ao Estado.
          Não é nenhum negócio da china.
          (a não ser no sentido de ser mau negócio…)

          Mas nem, sequer, consegues perceber que o IVA não é imposto dos combustíveis…

  30. Avatar de João
    João

    E que tal calcular os impostos relacionados com a poluição com o valor do teste de gases feito na inspecção? Sempre era mais justo para cada veículo porque anda ai alguns que sao autênticas locomotivas.

  31. Avatar de Redin
    Redin

    Sendo uma das minhas preocupações o cuidado com o meio ambiente mas ao mesmo tempo não tenho condições para um eléctrico, optei por um a GPL que pela sua natureza tem um impacto reduzido de 80% no CO2.
    Outro pagar também mais IUC?
    Deixo a pergunta no ar.

    1. Avatar de Miguel A.
      Miguel A.

      Ora aí está, é igual. Eu tenho carro a GPL e é o mesmo, pagam o mesmo de imposto, mesmo toda gente sabendo que tem menos emissões. Por essa ordem de ideias, devia haver uma redução do iuc quando um carro fosse registado como veículo bifuel.

  32. Avatar de manuel silva
    manuel silva

    pessoal vocês estão sempre a criticar os governantes
    o povo critica mas votam sempre nos mesmos gatunos

    1. Avatar de Aj
      Aj

      a alternativa seria pior, basta ver exemplos nos paises com governos alternativos.

  33. Avatar de Bruno Machado
    Bruno Machado

    Daqui a dias, começam a aplicar um imposto especial sobre a fatura da luz ou algo similiar porque passando a ser boa parte electrico, o rendimento que o ISP vai descer e de que maneira.

  34. Avatar de Cláudio Andrade
    Cláudio Andrade

    uma coisa é certa.. não tarda muito a que as motas 125 paguem também os 5€ que estao isentas.. se aumentarem o IUC meto escape direto.. assim posso poluir mais já que as estradas sao uma vergonha

  35. Avatar de Tjgk
    Tjgk

    Mais uma forma de expropriação dos que têm cada vez menos mobilidade. Estes governos são fortes com os fracos e fracos com os fortes, é impensável no país onde se ganha uma miséria achar que justiça é aumentar preços dos bens e serviços essenciais. A estrada é para os Tesla ou para carros que sendo de gama de entra custam 30 mil ou 40 mil euros.

  36. Avatar de Fys
    Fys

    Em França quando decidiram meter as pessoas a pagar a transição verde deu nos coletes amarelos vamos ver o que acontece por cá.

    1. Avatar de JacareDTR
      JacareDTR

      Por cá o pessoal vai pagar e nem sequer bufa

    2. Avatar de ONUBB
      ONUBB

      Desculpa mas tenho de dizer, por ca amigo são todos enrabados e não pia. Como disse num comentário aqui, temos de lutar não podemos aguentar mais, eu estou dentro, bora nisso.

  37. Avatar de Matreco
    Matreco

    Engraçado, vamos meter os carros a combustão mais antigos a pagar (ainda) mais porque são mais poluidores, a ver se a malta troca para eléctricos que não poluem nada, mas a partir de 2026 os eléctricos começam a pagar também. Então se agora não pagam porque são ecologicos, a partir de 2026 vão começar a poluir?

  38. Avatar de Ben Hur
    Ben Hur

    Só tenho uma coisa a dizer: Aguenta Pacheco! VOTA PS!!!

  39. Avatar de Poluição
    Poluição

    Do que ninguém fala é dos problemas ambientais que os carros elétricos também causam. Só falam do lado bom.

  40. Avatar de maroisergio
    maroisergio

    É uma medida absurda que em nada tem a ver com o ambiente. É puro e simples Aumento de Impostos.
    Um carro com 20 anos não vai poluir mais desde que foi comprado. O Unico factor de poluição é o combustível e nele já esta a ser taxado a factor poluição.
    Se não aprendemos a sociedade a unir-se contra estas medidas que afetam o mais pobres estamos condenados. O português estará a trabalhar para politicos e estrangeiros ricos.

  41. Avatar de Dália
    Dália

    E os autocarros da Vimeca, autênticas máquinas a carvão com milhões de milímetros.
    É para renovar essa frota também??

  42. Avatar de FJMS
    FJMS

    O próprio IUC é um roubo pois não existe em outros países e ainda com um dos ordenados mínimos mais baixos da Europa, é preciso fazer alguma coisa.

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Se nos outros países o imposto anual tiver outro nome não têm IUC, pois não…
      😀

      1. Avatar de FJMS
        FJMS

        Exemplos de países com Isv iuc iva de 23 porcento sobre o Isv e etc.

  43. Avatar de JOSÉ ANTÓNIO PEREIRA GONÇALVES
    JOSÉ ANTÓNIO PEREIRA GONÇALVES

    É DE LOUCOS AONDE É QUE CIDADÃO COMUM TEM CONDIÇÕES PARA ADQUIRIR VIATURA NOVA OU VERDE COMO LHE QUEIRAM CHAMAR ( 600€ MENSAIS ) O PORTUGUÊS TEM DE FICAR MAIS POBRE É LEMA TENHAM JUÍZO.

  44. Avatar de Pedro
    Pedro

    Conversa de politico para aumentar impostos

  45. Avatar de Carlos Miguel de
    Carlos Miguel de

    MAIS UMA VEZ…. assim que haver jogo de futebol isso já está esquecido dos selos de carros inferiores a 2007
    1º estranha-se e depois entranha-se… à quantos anos o povo leva no CU com estas politicas de merda em k os estranjeiros(refugiados etc) em portugal são reis em k nada nem ninguem lhes toda mas se for ao contrário o zé tuga está fdd
    todas e essas leis o povo da tuga no inicio reclama e depois não faz nada… mais depressa andam á porrada por causa de um jogo de futebol do k contra o governo
    não se esqueçam…. “O POVO UNIDO…JAMAIS SERÁ VENCIDO”
    o povo não está unido e está a ser vencido

  46. Avatar de Manoel
    Manoel

    A tributação automóvel mudou em Julho de 2007.
    Antes, a cobrança de imposto estava concentrada na compra, a partir de Julho de 2007 passou a estar dividida entre a compra e a propriedade. O objectivo é que se pague o mesmo total de imposto mas, que o valor a pagar esteja distribuído mais equilibradamente ao longo da vida do automóvel.

  47. Avatar de Joao Mota
    Joao Mota

    Estes artistas acham.que Portugal e um pais de gente rica… na na factura da electricidade quase 60% sao impostos, nos combustiveis quase 60% sao impostos, e agora querem que se pague ainda mais de IUC sobre veiculos, os quais, quem os usa na maioria dos casos nao tem.dinheiro para um carro mais recente, alem.de que carros electricos e tudo muito lindo quando os politicos falam, mas a realidade num futuro proximo vai ser muito mais cruel que nos motores a combustao

  48. Avatar de Luís Dias
    Luís Dias

    Querem com esta injustiça obrigar as pessoas a comprar carros eléctricos.
    Num país onde o governo não se importa com as pessoas que não têm meio para comprar casa própria como eu, tenho de viver em casa arrendada, e até a data sou morador no conselho de Sintra, não consigo encontrar casa T2 a preços que eu posso pagar, se eu tiver que sair da casa onde estou ou alugo dando todo o meu ordenado ou então tenho que sair desta zona e ficar a 60/70 quilómetros do meu trabalho. Depois desta realidade, é ordenados mínimos que temos ainda vêm esta entidade com uma ideia 5 estrelas.
    Continuem a votar no PS e não PSD.
    Só não estamos igual a Venezuela porque estamos na uniao europeia.

    Cumprimentos.

  49. Avatar de Ze
    Ze

    se todos tiverem eletricos a rede da o estoiro heheheeheh se da com a bitcoins imaginem com os carros a carregar todos os cabos em lisboa ficam em barras de cobre lol

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Quando é que viste alguma das 3000 bombas de gasolina atulhada com os carros todos ao mesmo tempo?
      Porque é que a média vai passar dos 25 km/dia para 250+ km???

      1. Avatar de Ze
        Ze

        25 km é ir a esquina e vir , vai por mim quando todos tiverem carros eletricos a rede vai a vida se não forem aterados os parametros os eletricos não são tão ecos quando se fala,
        vai haver lixo das baterias e a energia não é eco pois não e feita pelo sol ou vento lá vem o nuclear lol para alimentar os carritos ecologicos o problem e quando as centrais PUFSSSS
        tudo uma questão de modas

        1. Avatar de Miguel
          Miguel

          A MÉDIA são 25 km por dia.
          Como é que achas que 3000 bombas chegam para os carros todos?
          O aumento de 1% no consumo de eletricidade vai fazer.. nada à rede.