Tem carro elétrico? Vai ter de começar a pagar carregamentos a partir de 1 de novembro

50 Comentários

Não é novidade nenhuma que, em Portugal, quem possui um carro elétrico mais cedo ou mais tarde iria ter de pagar os carregamentos… isto nos postos de carregamento públicos geridos pela MOBI.E.

Depois de sucessivos adiamentos, o secretário de Estado do Ambiente, José Gomes Mendes, anunciou hoje, na Lisbon Mobi Summit que se realiza em Lisboa, que os pagamentos na rede pública Mobi.E vão começar a ser pagos já a partir do próximo dia 1 de novembro.


O assunto relativo aos pagamentos de carros elétricos não é novo! As tarifas eram para ser aplicadas em julho do ano passado, só que, os sucessivos adiamentos levaram a definir a primeira metade deste ano como o início das cobranças dos carregamentos rápidos dos veículos eléctricos. No entanto, só a partir do próximo dia  1 de novembro é que vão começar a ser cobrados os carregamentos realizados.

rede MOBI.E é uma rede composta por postos de carregamento para veículos elétricos maioritariamente situados em espaços de acesso público. Estes postos permitem o carregamento das baterias dos veículos elétricos, que podem ser de carregamento normal ou carregamento rápido. Atualmente, existem mais de 400 postos de carregamento da rede MOBI.E.

Até ao final deste ano o Governo tem intenções de instalar mais 100 postos de carregamento. Até março de 2019 espera-se que a rede tenha mais 202 postos.

Até essa data, os encargos continuam a ser suportados pelas empresas que atualmente dão suporte a esses pontos de carregamento. Relativamente aos valores a pagar, o secretário de Estado do Ambiente referiu que estes serão apenas serão conhecidos perto da data de início dos pagamentos.

De referir que em junho surgiram noticias que o Governo estava a estudar  a aplicação de uma taxa mensal de 2,85€ (Contribuição para o Audiovisual (CAV), também já conhecida como “taxa RTP”). Esta semana ficou também a saber-se que a partir de 2040 será proibida a venda de veículos poluentes novos – saber mais aqui.

Leia também…

Portugal: EDP vai criar nova rede de carregamentos elétricos


Comentários

50

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Jorge Casquinha
    Jorge Casquinha

    Não são mas noticias, pois irá regular o mercado dos carregamentos rápidos, pois neste momento há postos com algumas tomadas desativados e não podemos reclamar quando algum utilizador, deixa o EV “esquecido” no carregamento e mais outras situações que acontecem regularmente por falta de civismo, além de por diversas vezes temos os carros da UBER a utilizar um serviço gratuito.

  2. Avatar de CarameloSemMelo
    CarameloSemMelo

    Finalmente!!!! Já era tempo!!!!
    A mim ninguém paga o gasóleo.

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      Pensamento Tuga!

      A inveja mata…

      1. Avatar de CarameloSemMelo
        CarameloSemMelo

        Caro Alemão, Suéco, Filandês, Austriaco…..

        Estás completamente errado!

        É um pensamento moderno e equilibrado. Uma optica europeia de Utilizador/Pagador.

        Mas já agora, se estas assim tão disponivel para fazer share de despesar, posso dar o teu NIB para Débito Directo das minhas despesas com Electricidade, ou será que vais adoptar uma mentalidade Tuga?

        1. Avatar de Jose Cunha
          Jose Cunha

          AHAHAH Touché

        2. Avatar de cK
          cK

          Esta até doeu… É isso mesmo. Igualdade de direitos e deveres!

      2. Avatar de AskMe
        AskMe

        Tristeze de pensamento tuga. Então quem tem carro elétrico pode ter carregamentos grátis pagos com o dinheiro dos contribuintes mas se for gasóleo ou gasolina já temos que pagar nós com impostos em cima e ainda pagar a eletricidade gasta dos carros elétricos?

        1. Avatar de Cláudio
          Cláudio

          “Mas já agora, se estas assim tão disponivel para fazer share de despesar, posso dar o teu NIB para Débito Directo das minhas despesas com Electricidade, ou será que vais adoptar uma mentalidade Tuga?” quem é este rei? ahaha que win!

          1. Avatar de AskMe
            AskMe

            Triste. Cresce e aparece. Queres dar tu o teu NIB para pagar as minhas despesas?

        2. Avatar de Louro
          Louro

          Simples, querem nao pagar…comprem um carro eletrico.

          Também ninguém fala da diferenca de impostos entre gasolina vs gasoleo como sendo injusta…

          1. Avatar de AskMe
            AskMe

            Sim e agora todas as pessoas têm dinheiro para trocar de carro só para não pagarem combustível? Pelo pensamento.

          2. Avatar de GM
            GM

            O Model S não se compra assim. Nem a MB E63. Tenho boas máquinas mas o Povão que me pague a energia (no S). Certo, Louro?

      3. Avatar de Wishmaster
        Wishmaster

        Não é inveja nenhuma….é uma questão de justiça!

      4. Avatar de MárioM
        MárioM

        Não sei Porque ? Não se diz que em Portugal, utilizador Pagador, Gasta electricidade não gasta ?
        Paga !

    2. Avatar de Traveller
      Traveller

      CarameloSemMel
      1º Sou 200% a favor de começar a ser pago até que carrego 90% em casa a 1,5€ os 100Km’s
      2º Quem paga as despesas das doenças que o seu gasóleo está a provocar?

      1. Avatar de censo
        censo

        Sim, o electrico é a panaceia pela qual todos ansiávamos.

      2. Avatar de Filipe
        Filipe

        Se investigares um pouco, vais entender que em relação ao teu segundo ponto, produzir um carro elétrico, principalmente as suas baterias, requere muita energia. E a produção dessa energia vai poluir mais do que um carro a gasóleo desde que sai de fábrica e anda na estrada durante 20 anos. Por isso se ainda confias cegamente nessa tanga da poluição que colocaram dentro da tua cabeça (e de muitos mais pró-elétricos), muitos parabéns, pois foste mais um dos enganados.

        1. Avatar de Traveller
          Traveller

          Filipe estuda tudo o que dizes é mentira estas a comparar consumos de um com consumos e produção de outro uma pergunta a gasóleo nasce na bomba. Já agora porque pago milhões para haver gasóleo agrícola particionado pelo estado? Porque um drogado vai buscar seringas de borla e se tiveres um filho doente pagas as seringas? Etc etc

          1. Avatar de rogas
            rogas

            Errado. Tenho um amigo meu que não tem intestino, e o Estado cobre todas as despesas para a alimentação parentérica e outros procedimentos. Logo aquilo que dizes é absolutamente mentira. E portanto, não digas mentiras que é feio. Generalizar é sempre um revelador de uma infantilidade imensa.

      3. Avatar de GM
        GM

        E desde sempre teve veículos eléctricos, certo? Ou esse problema das doenças que o meu gasóleo está a provoca é recente??

      4. Avatar de MárioM
        MárioM

        O que ninguem lhe respondeu é quais os problemas que o campo magnetico do seu electrico lhe faz .
        Dos de combustiveis fosseis sabemos dos outros ???????

  3. Avatar de Arménio Platão
    Arménio Platão

    A Uber não tem carros os motoristas sim.E qual é o teu problema em o serviço ser utilizado por eles ?

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      O problema é que alguém paga essa energia. A EDP não oferece. De uma forma ou de outra certamente será o contribuinte e isso não é justo, estar a financiar um negócio… Até se admite que os particulares possam ser subsidiados desta forma, mas um negócio não faz sentido nenhum.

    2. Avatar de Cortano
      Cortano

      Seria a mesma coisa que os taxistas irem encher o depósito e quem pagava eras tu.

  4. Avatar de hsff
    hsff

    A mobilidade eléctrica é subsidiada a vários níveis, ninguém consegue afirmar com toda a certeza que para já a mobilidade eléctrica é uma solução viável, investir em soluções não viáveis é de uma total irresponsabilidade e os governos que o fazem defendem o interesse da indústria ao invés do interesse dos cidadãos.

    1. Avatar de hsff
      hsff

      E mais, os ditos “ecologistas” e os restantes que defendem a introdução das energias renováveis de qualquer forma deviam ter vergonha na cara porque há pessoas neste país a passar frio no inverno e a passar mal no verão devido aos custos da electricidade, nesses custos também estão incluídos os investimentos nas renováveis que ao invés de serem pagos pelos accionistas das empresas de electricidade estão a ser pagos pelos cidadãos.

      1. Avatar de Traveller
        Traveller

        Filipe estuda tudo o que dizes é mentira estas a comparar consumos de um com consumos e produção de outro uma pergunta a gasóleo nasce na bomba. Já agora porque pago milhões para haver gasóleo agrícola particionado pelo estado? Porque um drogado vai buscar seringas de borla e se tiveres um filho doente pagas as seringas? Etc etc

      2. Avatar de Traveller
        Traveller

        Hsff olha para a tua fatura da luz e pode ser que tenhas uma surpresa e vez que que pagas mais de taxas e alugueres do que luz, por exemplo a taxa RTP que nem. Vejo é justo pagar?

      3. Avatar de GM
        GM

        Desculpe, mas em primeiro lugar passam frio no Inverno e calor no verão, não é pelos custos da energia, mas sim pela qualidade, ou falta dela, na envolvente das suas casas. Em primeiro lugar terá de ter atenção à envolvente, opaca e envidraçada, e de seguida, sim, preocupar-se com os equipamentos de aquecimento e arrefecimento, e respectiva energia. Se possível, eliminar o equipamento de arrefecimento, controlando a temperatura na estação de arrefecimento (Verão) com o controlo dos ganhos solares, utilizando protecções aos envidraçados, de preferência exteriores. Simplesmente porque equipamento que não existe, não teve custos de aquisição, não tem custos de exploração nem tem custos de manutenção e/ou reparação (e é ecológico). Já no que respeita aos custos de aquecimento, se a envolvente estiver devidamente isolada, os custos de energia consumida serão relativamente baixos, dependendo do equipamento utilizado, respectiva eficiência e energia de funcionamento.

        1. Avatar de hsff
          hsff

          A melhoria da qualidade da habitação tem implicações na energia que é utilizada para a manter confortável mas penso que não deve achar que essas pessoas passam mal porque querem, certo? Quem é que vai financiar esse custo e porque é que isso não é uma prioridade? Por acaso gostava de ver discriminado os valores pagos por aqueles que têm casas com melhor isolamento talvez não esteja em causa a fantástica poupança energética que fala.

          1. Avatar de GM
            GM

            Acredite que sim. Se investir no isolamento, de forma racional, estudada, da sua habitação, vai ter implicações directas nos consumos, ou na falta deles, ou pelo menos na sua redução. Entre o antes e depois, há diferença. Claro, esse investimento tem custos. Mas tem retorno. No imediato, tem o conforto térmico. E a poupança nas contas mensais. A prazo, além da amortização do investimento realizado dependendo do tipo de energia utilizada na climatização, que pode agilizar ou não a amortização mais rápida, tem o benefício da habitação não se degradar tanto. Menos infiltrações, menos ou eliminação de condensações, promovendo a qualidade do ar interior pela eliminação de bolores e cheiro a bafio. Mas, quando e se pretender reabilitar térmicamente a sua habitação, fale com o profissional certo, não com comerciais e/ou instaladores. Esses são válidos e importantes sim senhor, mas numa fase posterior. Em primeiro lugar há que identificar necessidades e soluções.

    2. Avatar de unknown
      unknown

      COncordo. Quando forem gastos milhoes e milhoes e nem estarmos perto de ter a infraestrutura electrica necessaria para o funcionamento da mobilidade eléctrica eles vao acordar e perceber que secalhar deviam ter dado ouvido a engenheiros competentes na area em vez de ecologistas..

  5. Avatar de Filipe
    Filipe

    Boa Tardes Caros Colegas…

    Voçês estão preocupados com os pagamentos dos carros Eletricos(Atenção Acho bem) e não se preocupam com o facto de PORTUGAL oferecer Energia a ESPANHA além disso ainda lhes PAGOU para FICAREM COM A NOSSA ENERGIA PRODUZIDA A MAIS…Isso é que se deviam preocupar…Enfim, pensamento TUGA…O Costume.

    1. Avatar de Luis carreira
      Luis carreira

      E depois temos idosos com pensões baixíssimas que no inverno passam frio devido ao preço da electricidade… Isso para mim é que é ridículo. Pagamos para os outros ficarem com a nossa e aos nossos cobramos a peso de ouro…

    2. Avatar de dqdd
      dqdd

      Parei de ler em “Voçês”

      1. Avatar de Traveller
        Traveller

        dqdd
        Porquê?
        forma plural de você

        1. Avatar de dqdd
          dqdd

          se o plural de você é voçês então tu também deves voltar à primária.

          1. Avatar de Filipe
            Filipe

            Já quando de trata de “vocês”, devemos colocar o verbo na terceira pessoa do plural:

            «Vocês vão…» / «Não deixem (vocês)…»

          2. Avatar de Filipe
            Filipe

            Mas se o Teu Problema for o engano no ç, o pah, paciência, as minhas desculpas, não posso corrigir.

            Tentei que a minha Contribuição fosse útil para alguém, agora a Tua foi ainda mais útil.

      2. Avatar de SergioDRF
        SergioDRF

        Invalidaste toda uma frase e opinião de alguém por base num erro de escrita?!? O que Filipe disse passou a ser menos verdade? Vais longe assim!
        Cumprimentos

      3. Avatar de Filipe
        Filipe

        vo·cê
        (contracção de vossa mercê)
        pronome pessoal de dois géneros
        Pronome de tratamento, usado quando alguém se dirige a outrem, a uma segunda pessoa, mas que obriga à concordância com o verbo na terceira pessoa (ex.: você foi indelicado; vocês tenham juízo).

        Plural: vocês.

        “vocês”, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, https://www.priberam.pt/dlpo/voc%C3%AAs [consultado em 15-09-2018].

        Podes Consultar Aqui -> https://www.priberam.pt/dlpo/voçês

  6. Avatar de HELDER
    HELDER

    BOM DIA !
    JÁ ERA DE SE ESPERAR !
    HÁ ALGUMA COISA QUE NÃO SE PAGUE EM PORTUGAL !
    TENHO ALTURAS QUE ATE CINTO A SENSAÇÃO DE SER MULTIMILIONÁRIO !
    LARGAR TANTO DINHEIRO PARA ANDAR A SUSTENTAR BACTÉRIAS , VÍRUS E FUNGOS DA SOCIEDADE !
    CUMPRIMENTOS !

    1. Avatar de dqdd
      dqdd

      Parei de ler em “CINTO”

      1. Avatar de HELDER
        HELDER

        BOM DIA !
        HÁ PESSOA DE QI ELEVADO COM O NOME POSTIÇO DE dqdd TENHO QUE LHE AGRADECER A OBSERVAÇÃO DO CINTO / SINTO !
        PEQUENA ILAÇÃO !
        CUMPRIMENTOS

  7. Avatar de censo
    censo

    Tanta ilusão com o elétrico…

    1. Avatar de Wishmaster
      Wishmaster

      Sem dúvida…

      Se a energia eléctrica já está cara, imaginemos então agora que a procura vai aumentar…

  8. Avatar de Miguel Costa
    Miguel Costa

    Finalmente, eu como utilizador de automóvel elétrico aguardo há anos por esta notícia, espero que não adiem novamente o início dos pagamentos pois só quem é utilizador sabe qual o estado da rede e da dificuldade de se conseguirem postos disponíveis.

    1. Avatar de Wishmaster
      Wishmaster

      E daqui a uns tempos, vais ter dificuldade em pagar a conta da luz… Ou se não tiveres tu, terão pessoas com rendimentos baixos…

  9. Avatar de Ricardo Manuel Figueiredo de Brito
    Ricardo Manuel Figueiredo de Brito

    Diarreia mental aqui em quantidades alarmantes revela o país e a sua pequenina cabecinha…