Tem a certeza que não é possível viajar com um elétrico? Os proprietários desmentem esse mito

138 Comentários

Os elétricos não são consensuais e, por isso, os seus senãos continuam a ser debatidos. Um deles: a autonomia. Mas se pensa que um carro elétrico não é para viagens, saiba que aqueles que o conduzem defraudem essa ideia.

Carregamento de carro elétrico

Por vezes, preconcebemos ideias e formamos opiniões, baseadas no achómetro. Aliás, muito do que se pensa sobre os carros elétricos é catapultado pela tradicionalidade associada aos motores de combustão interna, pelo que as opiniões podem ser enviesadas.

Ainda assim, é, efetivamente, uma questão de opinião (e ainda de carteira) e não podemos assumir que, adaptando, one model fits all.

 

Condutores defraudam mito associado aos elétricos

Atualmente, são vários os senãos dos carros elétricos: o preço que lhes está associado, a escassez de pontos de carga e o tempo de carregamento. Talvez por isto, pela logística que ainda antecede um percurso maior, há quem considere que não é viável viajar com um carro movido a bateria.

Contudo, um estudo levado a cabo pela Electromaps, uma empresa espanhola que presta serviços de mobilidade elétrica, mostra que 60,6% dos utilizadores de carros elétricos inquiridos fazem viagens frequentes superiores a 200 km.

Carregamento de elétricos

O estudo foi realizado durante os meses de dezembro e janeiro, inquirindo os utilizadores da aplicação Electromaps. Surpreendentemente, 30,3% dos inquiridos revelaram fazer mais de 200 km, diariamente ou quase diariamente. Além disso, 7,9% disseram fazer estas deslocações quatro ou cinco vezes por semana, e 22,5% entre uma e três vezes por semana.

Por outro lado, 33,5% dos utilizadores admitiram fazer estas deslocações com menos frequência, e 5,8% revelaram que não tinham feito nenhuma deslocação superior a 200 quilómetros, principalmente, devido à falta de autonomia dos seus elétricos.

Por implicar mais logística, os utilizadores seguem a indicação da Direção-Geral de Viação (DGT), que aconselha o planeamento das viagens rodoviárias, especialmente, em períodos de grande afluência. Em viagens longas, os inquiridos revelaram parar nas estações de carregamento 41,4% das vezes.

Então, e o carregamento dos elétricos?

Em deslocações médias ou longas, 28,9% dos utilizadores revelaram utilizar carregadores disponibilizados na via pública, 16,6% recarregar nos pontos dos estabelecimentos ou centros comerciais, e 10,9% utilizar a oferta de restaurantes e hotéis. Depois, 20,1% admitiram carregar em casa ou em parques de estacionamento privados.

Para essas viagens longas, 64,6% dos utilizadores identificaram a velocidade de carregamento como o fator mais importante para a decisão, seguido do custo do carregamento (45,9%), da localização do ponto de carregamento (41,4%) e da fiabilidade do ponto de carregamento (40,6%). Além da velocidade, também a potência é um elemento a ter em conta.

Carregamento de carro elétrico

De ressalvar que estes dados dizem respeito à realidade espanhola, uma vez que o estudo inquiriu os utilizadores da Electromaps. Seria importante reunir mais opiniões e alargar a amostra a outros países e realidades.

Contudo, os resultados mostram que, apesar do que se pensa sobre os elétricos e do que se alega contra eles, é possível que, na realidade, sejam uma alternativa viável.

 

O que lhe parece?

Comentários

138

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de MLopes
    MLopes

    o problema não são as “viagens frequentes superiores a 200 km” o problema são as viagens superiores a 400 ou 500km.
    de aveiro ao algarve conheço vários casos de demorarem 6 e 7 horas por causa da necessidade de carregar o carro. não faz sentido e quem quer ter um carro com o qual não pode ir de férias mesmo dentro de um país minúsculo como portugal sem correr o risco de demorar uma eternidade(?)
    por outro lado, em percursos urbanos e semi-urbanos não há melhor.
    isto no estado atual das coisas. o futuro dirá como vão evoluir e espero que evoluam para que estes tempos sejam uma miragem e os elétricos sejam a vasta maioria dos carros em circulação.

    1. Avatar de Costa
      Costa

      Eu diria que, tal como diz o artigo, é uma questão de dinheiro. Os elétricos são caros e quanto maior a bateria ainda pior.
      De Aveiro a Faro, cumprindo limites de velocidade, são sempre pelo menos 4:30H, seja qual for o carro. Regra geral acrescenta-se mais 20 minutos porque a maioria para 1 a 2 vezes pelo caminho nas áreas de serviço.

      Quem tem um elétrico mais caro, com boa bateria e/ou carregamento rápido, pode aproveitar as paragens que de qualquer modo faria para recarregar um pouco a bateria e pouco tempo acrescenta à viagem.
      Agora quem tem uma bateria de pouca capacidade ou tem o azar de apanhar carregadores avariados ou tem o azar de os apanhar todos ocupados efetivamente tem de prolongar as viagens.

      Verdade seja dita, que neste tipo de viagens, nomeadamente no verão, irão começar a existir constragimentos dado que o ritmo a que se estão a vender carros elétricos é superior ao crescimento da rede de carregamento.

      Eu infelizmente ainda não tenho elétrico mas quando o tiver, nas viagens para o Algarve, tentarei fazer o que já faço atualmente. A ida é pela manhã, tentando fazer a maior parte do percurso durante a manhã e a vinda será bem ao final do dia, regra geral chego a casa já de noite.

      Tenho vindo a observar e nestes horários tenho encontrado muitos carregadores a funcionar e desocupados.

    2. Avatar de JL
      JL

      400 kms é superior a 200 kms.

    3. Avatar de Dinis Domingos
      Dinis Domingos

      Já não se lembras das filhas na Mimosa e quantas horas se levava para o Algarve antes da Auto estrada estar construída nessa altura já podiam ficar 7 horas à espera…

      1. Avatar de Dinis Domingos
        Dinis Domingos

        *filas

  2. Avatar de Naodouonome
    Naodouonome

    O problema passa pelos locais de carregamento, locais avariados ou ocupados e tempos de espera para carregar.
    Não quero ir pra uma vila e ter que deixar o carro não sei onde a carregar X horas ou fazer uma viagem para fora do país e andar as aranhas pra carregar.
    Eu quero parar, abastecer e arrancar em 2min.

  3. Avatar de Nuno
    Nuno

    Totalmente de acordo com os 2 comentários acima descritos, o tempo de carregamento faz com que viagens longas se tornem um pesadelo, o mal dos carros electricos, nao é o motor ser electrico, mas sim a bateria e enquanto for assim, nunca serão viaveis. Para a cidade sao de facto uteis, mas quem tem 25 mil euros ou mais para comprar um electrico para andar na cidade, nao tem moral para dizer que os combustiveis estao caros!

  4. Avatar de mamba
    mamba

    200km é viajem longa agora?
    o problema não são 200km, os problema são 500km ou mais

    1. Avatar de JL
      JL

      Que problema ?

      Depende do carro. 400 kms já o meu leva hoje. Ainda vai fazer mais 230.

    2. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Se forem 500km por dia pode ser problemático. 1 vez ao ano não vejo o problema

  5. Avatar de João Pereira
    João Pereira

    Eu nos últimos 6 meses fiz as seguintes viagens de Tesla:
    Porto – San Sebastian (ida e volta)
    Porto – Zaragoza (ida e volta)
    Porto – Madrid (ida e volta)

    São viagens superiores a 500km para cada lado, e com os super carregadores não tive nenhum problema. Cerca de 3 paragens, para tomar café, comer alguma coisa, esticar as pernas e enquanto o fazia o carro carregava. Se demorei mais? Sim, efetivamente demorei 1 ou 2 horas a mais, mas as paragens eu tinha que as fazer para descansar um bocado, ou seja, no final não gastei muito mais tempo.

    1. Avatar de Nuno
      Nuno

      Mas diga-me lá quanto tempo demorou a fazer Porto – Madrid? Se tem o azar de numa dessas paragens ter gente à frente ou o carregador ter algum problema, queria ver quanto tempo iria demorar a mais!!! Com meu diesel 3.0 com 20 anos e que custou ha 5 anos um pequeno valor do seu Tesla, com 4 pessoas e carregado e voce com seu Tesla com 4 pessoas e mala carregada, quantas horas lhe ganharei nessa viagem? Ah e no verão AC sempre ligado!

      1. Avatar de JL
        JL

        Pode ganhar nessa viagem, mas perde em todas as outras onde faz mais kms.

      2. Avatar de Toni da Adega
        Toni da Adega

        Mas existem carros mais confortáveis e mais rápidos que esse diesel com 20 anos. Onde é a inscrição para essa corrida?

    2. Avatar de O pinto amarelo
      O pinto amarelo

      Eu tenho um Tesla, já fiz 1200 km duma ponta à outra da península ibérica em “linha recta” às velocidades legais e, tirando as paragens para ir ao WC e/ou comer e dormir, não perdi nem mais um minuto com ele. Porquê? Porque ficou a carregar durante este tempo em locais com “supercharger” e às vezes ainda nem tinha terminado o café e já me dizia que tinha terminado.

      Isso de que com um VE se demora (muito) mais que num de CI, só é válido para quem:
      – faz viagens muito longas sem fazer paragens (o que é altamente desaconselhado). Para todos os outros “normais” (que cada 2h fazem uma pequena paragem) não é um problema.
      – faz com um carro de gasóleo em que não tem que parar (os a gasolina também têm e ainda que atestar demora -entre meter e ir pagar- uns 10 minutos, num tesla num supercharger pode ter que ficar lá mais 10min. a tomar café)

      Além da “tanga” onde o tuga se queixa muito mas na realidade o país é tão pequeno, que poucos Km faz em cada viagem e ao ano. Mas porque um par de vezes ao ano faz uma viagem mais longa, queixa-se logo.

      Dou o exemplo de dois amigos que fazem imensos Km por semana (trabalham em várias cidades do norte e centro do país) e um tem um Tesla Model 3 performance e o outro tem um Porsche Taycan e nunca se queixam da autonomia / carga.

    3. Avatar de Naodouonome
      Naodouonome

      Mas isso é pra quem quer um Tesla, eu nem dado

      1. Avatar de Aindanaoseitudo
        Aindanaoseitudo

        @Naodouonome na diga que não aceita nem dado, porque fica a perder.
        Faça como eu, aceite a doação e depois venda a um fan****o de pilhas.

        1. Avatar de JL
          JL

          Como ? Se há teslas a pilhas ? Só de for um toyota.

      2. Avatar de JL
        JL

        Se lhe quiserem dar um não se esqueça de mim.

    4. Avatar de Grunho
      Grunho

      Não é mau, mas para fazer o Porto-Paris numa etapa já não dá. Ainda tem limitações, Além disso, a carga rápida em viagem sai mais cara que diesel. É óptimo para carregar em casa e dar umas voltas na cidade e por estradas secundárias.

      1. Avatar de JL
        JL

        Nem sempre, e são poucos os casos em que sai mais caro.

      2. Avatar de Toni da Adega
        Toni da Adega

        Sim que faz essa viagem semanalmente não pode para meia dúzia de horas pode atrapalhar um pouco

      3. Avatar de O casebre feudal
        O casebre feudal

        “mas para fazer o Porto-Paris numa etapa já não dá”

        Pois não, porque se não é ilegal, devia ser.
        1) Porto – Paris são 1600km, não há nenhum diesel com essa autonomia, o meu Audi que é um capitão e faz “só” uns 1200 km e sendo simpático. Por isso no mínimo uma paragem têm que fazer (e todos aguentam mais de 7h sem ir ao wc?! Campeões!!!)

        – Por segurança para todos, a cada 2/3h devia fazer uma paragem e descanso. E mesmo que seja para trocar de condutor, devem certamente ir à casa de banho e aí pode carregar para outros tantos km. Por isso todos os anos ocorrem acidentes, na maioria com emigrantes, porque são uns “campeões”.

        Em resumo, o problema já não é o elétrico, é o que as pessoas querem fazer com um carro que na maioria das vezes além de ilegal, é perigoso.

      4. Avatar de Dinis
        Dinis

        Tu fazes Porto Paris sem paragens e qualquer dia aparece no jornal “emigrante português adormece ao volante e morre na estrada”.
        Tu e a tua família tudo bem, mas o problema é que vais matar outros…
        E aposto que não vais a 120…
        Mais de 4 horas ao volante seguidas devia ser crime de prisão.

  6. Avatar de pdsermqq
    pdsermqq

    Viagem descançadinho da vida: veículo CI.

    Quem quer problemas e ansiedade vai de VE.

    1. Avatar de JL
      JL

      Entao que problemas teve no seu ?

    2. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      Acho que quem sofre de ansiedade são os que vão nos veículos CI porque ficam ansiosos de chegar ao destino sem parar uma única vez… 🙂

      1. Avatar de Aindanaoseitudo
        Aindanaoseitudo

        @Mr. Y confirmo a minha Obsessão, “sem parar uma única vez…”, mas não é por ansiedade, perder tempo é perder dinheiro, perder tempo só na praia de papo pró o ar.

        1. Avatar de Mr. Y
          Mr. Y

          Dou-te razão quando se trata de um veículo comercial. Aí poderá ser necessário mudar um pouco a mentalidade e terá de se adaptar e programar os carregamento antes de seguir viagem.
          Agora, acredito que quem mais se queixa das viagens acima de 400km só as faz 1 ou 2 vezes ao ano e, provavelmente, nas férias.

        2. Avatar de JL
          JL

          Então ganha dinheiro na estrada para depois gastar na praia ?

          Ok, era uma piada seca.

          Aposto consigo que durante um ano perco muito menos tempo a carregar o carro do que você a abastecer, e olhe que tenho anos a fazer 40 a 50 mil kms.

    3. Avatar de O pinto amarelo
      O pinto amarelo

      “Viagem descançadinho da vida: veículo CI.”:
      – queres dizer que num veículo com tanta peça mecânica e fluídos e vibrações e ruído… vais descançadinho? LOL
      – e então a cada 20 – 30.000km quando vais fazer a revisão, quem fica descansadinho é o teu cartão de crédito…
      – tu metes combustível em casa? Ou vais “descansadinho” à bomba?

      “Quem quer problemas e ansiedade vai de VE.”:
      – queres dizer que um carro com poucas peças mecânicas, sem manutenções obrigatórias, não tem ruídos mecânicos…tem problemas?
      – queres dizer que um carro que se pode carregar quase sempre durante a noite em casa, com um valor muito baixo por 100Km e sai de casa carregado, dá ansiedade?
      – queres dizer que um carro que pode ter o A/C ligado sem ter o motor a funcionar o tempo que quiseres, condução quase autónoma, binário e potência quase instantaneos, sem caixa de mudanças, etc… é que tem ansiedade?

      Tens que pensar bem se o que dizes faz sentido LOL mas não te preocupes, vai andando com o teu de CI que eu cá ando com o meu VE “com ansiedade” 🙂

  7. Avatar de Aindanaoseitudo
    Aindanaoseitudo

    Mas será que Povo Europeu acha mesmo que os restantes continentes vão embarcar nessa ideologia dos carros a pilhas em prol do combustão. O problema dos Europeus é a imposição de determinada ideia, agora se pusessem como alternativa para quem quer carros a pilhas e outros escolhiam os térmicos ou ter ambos, penso que traria melhor resultado.
    Eu não consigo aceitar essa imposição porque todos os anos tenho que fazer uma viajem de 10.000 km (ir e vir) e so tenho 30 dias para o fazer, logo esta fora de questão passar as minhas ferias na estrada.
    No meu carro actual levo 3 dias para lá outros 3 dias para cá, alternado entre dois, condutores, carro carregado de malas para 5 pessoas.
    Carro a pilhas só é bom para circuito urbano, tirando isso têm que inventar outra tecnologia para longas distancias.

    1. Avatar de JL
      JL

      Nao existem cá carros a pilhas, do que está a falar ?

      Faz viagens de 10000 kms e vai de carro a combustão ? Looool

      Isso dá uma média de 333 kms por dia, que é isso ?

      1. Avatar de Aindanaoseitudo
        Aindanaoseitudo

        @JL era para te dar outro tipo de explicação, mas depressa percebi que não valia a pena, vai primeiro para a escola, disciplina de matemática, pede muitas explicações ao Prof. sobre médias.
        Ai, Ai… essa matemática.

      2. Avatar de jAr
        jAr

        O @Aindanaoseitudo está a falar do tempo de férias, a viagem não é de 30 dias, claro, mas fazia melhor em ir de comboio ou avião e alugar um carro no destino. Se fizer as contas ao desgaste do carro deve compensar.

        1. Avatar de Aindanaoseitudo
          Aindanaoseitudo

          @jAr o problema é mesmo esse não compensa ir de avião, comboio esta fora da equação, não há.
          Fui a primeira vez de avião e não compensa para 5 pessoas, jurei nunca mais.
          De carro além da vantagem de poder deslocar-me dentro desse País na minha viatura, ganho muita vantagem monetária, gasto 60% do valor em relação ao avião, que dá perfeitamente para fazer uma revisão luxuosa na viatura, ainda como umas belas lagostas, sapateiras acompanhados com camarão tigre.

          1. Avatar de Jg
            Jg

            Não há nada como beber um belo camarão tigre reserva de 1985 com lagosta e sapateira. Eu todos os anos também vou ao Brasil com 7 amigos num motor CI de 16 válvulas, descapotável de dois lugares. Paramos nos pico dos Açores para abastecer de leite das pastagens, e comemos o belo cozido a vapor de rabo do peixe e água branca do mar. Depois enfiamo-nos no triângulo das Bermudas e os 10000 km da viagem fazem-se descansadinhos em mais uma horinha de prazer. Um banho para arrefecer os ânimos e no fim posso com toda a certeza dizer que aindanaoseitudo, nem quero! A ignorância deixa-me mais feliz. E la vou eu cantarolando os bitaites que descarrego na net, feliz e contente, apesar de pobre, e de espírito… santo, também!

        2. Avatar de Toni da Adega
          Toni da Adega

          É o que eu faço. Perder 1 semana de férias enfiado num carro é de doidos. De avião 3h e estou no destino e ganho 1 semana de descanso.
          Saio de manhã depois do almoço já estou na praia.

          1. Avatar de Aindanaoseitudo
            Aindanaoseitudo

            Certo @Toni da Adega, eu também viajo maioritariamente de avião, agora tenta viajar para um Pais que só 1% da população fala inglês e mal, carros para alugar quase que não há e quando os há caríssimos, estradas pior que as aldeias portuguesas, corrupção ao mais alto nível, etc. Ponto positivo segurança (pago) e amabilidade. Fico por aqui e convido-te a umas ferias neste destino.
            É fácil de falar quando não se passa pelas experiencias.

          2. Avatar de JL
            JL

            Qual é o país ?

          3. Avatar de Hugo
            Hugo

            Problemas de primeiro mundo.

      3. Avatar de Aindanaoseitudo
        Aindanaoseitudo

        Ok eu ajudo 5000 km / 3 dias = 1666 km por dia.

        5000 para lá
        5000 para cá

        Não denunciados dentro do Pais, mais ou menos 3750 km nos restantes 24 dias, em que 1200 são ir e vir da fronteira a Santa Terrinha que não sei pronunciar o marafado nome.

        1. Avatar de JL
          JL

          Nao compensa ? Quando gasta em combustível, desvalorização e manutenção do carro, portagens, comida e dormida para todos durante os 6 dias ?

          1. Avatar de Aindanaoseitudo
            Aindanaoseitudo

            @JL tal como disse ao @Toni da Adega, tens que passar pela experiência, ate lá, nada te vale dizer “Nao compensa ?”

          2. Avatar de JL
            JL

            Você é que disse que não compensava.

            Para mim compensa muito de ir carro, já que nem carregamentos pago.

          3. Avatar de Dinis Domingos
            Dinis Domingos

            O avião só compensa para 2/3 pessoas SEM BAGAGENS! Com bagagens de 3 pessoas ou mais já sai mais barato ir de carro. Eu sei porque fiz as contas.

          4. Avatar de Hugo
            Hugo

            Que contas são essas que para uma pessoa já não compensa?

          5. Avatar de Dinis
            Dinis

            @Hugo 2/3 pessoas “ou menos”, faltou-me. Claro que uma pessoa é mais barato de avião…

        2. Avatar de Hugo
          Hugo

          Chamas a isso férias? LOL

    2. Avatar de Nuno
      Nuno

      E para circuito urbano é bem caro, nao acha?

      1. Avatar de Aindanaoseitudo
        Aindanaoseitudo

        Sim @Nuno tem toda a razão, não tinha alcançado essa visão, contudo acho que isso são trocos para aqueles que compram VE em nome das mudanças climáticas.

        1. Avatar de JL
          JL

          Nao entendo porque associam sempre os que compram ev a causas ambientais. Isso é apenas mais uma razão, existem muitas outras para se escolher um ev, experimentem e ficam a saber.

          1. Avatar de Aindanaoseitudo
            Aindanaoseitudo

            @JL parece que estamos a ter algum consenso aqui.
            Falo por mim, não sou contra os VE e até apoio quem queira ter essa opção como escolha para o seu dia a dia por ser mais económico. Agora dizerem que o VE são melhores que os térmicos é que não, ambos tem vantagens e desvantagens.
            Depois ha aqueles que compram VE porque são amigos do Ambiente, epá vão dar banho ao cão com essa conversa, e lutam pela imposição dos mesmos.
            Essa imposição tira-me mesmo do serio.
            Não tenho nenhum VE não é porque não goste, é porque não é compatível com o meu estilo de vida.
            Se tenho poder de compra para ter um, sim tenho. Segunda feira com o que tenho disponibilizado de imediato, posso ir buscar 4 Tesla ainda sobra uns trocos.
            O que defendo é que tem que haver espaço para todos os gostos,
            independentemente de outros fatores maléficos ou não.

          2. Avatar de JL
            JL

            Nao me vai ver a dizer que são melhores em tudo, não são, dependendo do uso, são melhores numas situações do que noutras.

            Agora também lhe digo. Eu não comprava um carro a combustão para uma ou 2 vezes fazer uma viagem grande, para isso prefiro alugar um diesel quando não me sentir confortável a fazê-la no meu ev, eu não tenho preconceitos, antes de ter ev tive muitos ice, não pensem que os ev nasceram com as pessoas.

            Não, não ninguém compra só por isso, isso é um acréscimo acima de todas as outras vantagens.

            Não, não vê ninguém a lutar pela imposição dos mesmos, nem isso vai acontecer nem nunca aconteceu, isso é coisa dos seus macaquinhos e de muita gente.

            Entao se quer que haja espaço para todos, porque vem com essa conversa ? Ao que parece não quer que existe esse espaço.

          3. Avatar de Dinis Domingos
            Dinis Domingos

            Sinceramente estou-me a borrifar para as causas ambientais. Eu quero um carro eléctrico porque (por enquanto) o combustível é mais barato e posso carregar à borla em casa (painéis solares e ventoinhas ao desbarato).
            Além disso, gosto de dar uma gigante martelada às empresas do petróleo (não digam que não são das mais poluentes. se disseram são mentirosos) e da eletricidade.

    3. Avatar de takedown
      takedown

      E usar avião não?

    4. Avatar de Xico
      Xico

      Oh homem vá de aviãa, ou de comboio, de certeza que é menos cansativo

    5. Avatar de Antonio Vasco
      Antonio Vasco

      Pois então tem uma opinião muito errada, você faz Braga – Algarve por 60€, eu faço por 5,4€ .
      E chego descansado como nunca cheguei num diesel.
      Ja agora, o AindaNaoSeiTudo vai de férias a Moscovo. Serão oferecidas pelo partido?

      1. Avatar de TirarAsPalas
        TirarAsPalas

        5,4€ nem prós cafés!!!

        1. Avatar de António Vasco
          António Vasco

          Pois, mas é simples, em casa tenho paineis solares ou carrego á noite a 5,1c o kw. Quando são de casa ,a 100%, faço 320-340km em autoestrada, a 130/140km/h. Os restantes 250km tenho 1cartao que me debita ao min. A 6c , nos carregadores de 50-60kw, gasto 18kw aos 100, é só fazer as contas, como diz o outro.
          Só não posso carregar nos Yonity e nos Tesla, são muito caros.

      2. Avatar de Anidanaoseitudo
        Anidanaoseitudo

        Moscovo, se a coisa que odeio, são comunistas e ideias ditatoriais, por mim eram todos aniquilados.

        Destino do nome que não sei pronunciar
        Via A-62 A6 A4 a 1968 cm3, 177 hp, Diesel
        4780 km em 47 h
        460€ dos quais 125€ são das portagens
        A parte que mais gosto.
        559.59 kg CO₂

        Sejam felizes com a vossa opinião que eu fico com a minha, felizmente AINDA estamos num Pais democrático.

        1. Avatar de JL
          JL

          Os melhores ve já fazem isso em menos tempo, 1000 kms em 9:30 horas, e dentro dos limites.

        2. Avatar de Dinis
          Dinis

          Gastastes 335 euros em gasóleo, 210 litros (fazendo as contas a 1.6 o gasóleo) fizeste uma média de 4,4 aos 100 (duvido, deves ter posto o gasóleo mais barato que 1.6). Um tesla faz 100km com 2,86. Tu fazes 100km com 7 euros. E isto são contas maradas. Tu dizes que tempo é dinheiro certo mas com o Tesla vinhas por 136 euros de combustível. Isso é 200 euros a menos, acho que valem bem as 2 ou 3 horas que demoras a mais. Mas cada um é que sabe da sua carteira… E 0 kg de co2

          1. Avatar de Aindanaoseitudo
            Aindanaoseitudo

            O dados que referi são sobre o ano que fiz a ultima analise 2016, depois desse ano deixe-me de contabilizar gastos.
            2016 o gasóleo rondava a volta de 1,020€.
            Mesmo com aumento do preço do liquido poluidor, compensa.
            Deixei de poluir o ambiente não indo de avião.

          2. Avatar de JL
            JL

            Poluiu na mesma, até mais que ir de avião, os carros poluem mais.

          3. Avatar de Dinis
            Dinis

            O avião, quando mais que meio cheio (ou um terço não me lembro bem) polui menos por pessoa que um carro…
            @Aindanaoseitudo gastastes 328 litros para fazer 4780 Km? 7 litros aos 100 de gasóleo. Tu paraste para dormir nessas 48h? Como é que só fazes 100 km/h de média a gastar 7 litros? Desculpa lá mas o elétrico servia perfeitamente para ti… Essa viagem é 500 euros só em gasóleo como é que podes falar do elétrico?
            Há gente que é só teimosa, porque até sabem fazer contas não querem é admitir… o elétrico é melhor em tudo e com sorte os nossos netos não vão ter esta discussão…

        3. Avatar de Dinis
          Dinis

          E mais, pelas tuas contas só fazes 100o km por hora, qual é a tua? a 100 km por hora de média podes bem carregar…
          Eu vim da Alemanha com uma mercedes e fiz 23horas de Estugarda aqui com outra pessoa. De 4 em 4 horas parávamos para esticar as pernas, beber um café. Nesse tempo punha a carregar e siga… Em vez dos 200+ que gastei tinha gasto par ai 75 euros…

  8. Avatar de NjsS
    NjsS

    Para a malta que vai de férias para o Algarve(Julho/Agosto) e tem de atravessar o país deve ser um inicio de férias e tanto, levar com o transito,com a confusão nas estações de serviço, com a espera nos carregamentos e com os artistas que vão inevitavelmente estacionar no lugar dos carregamentos… que sonho… Boa sorte para os corajosos!

  9. Avatar de Nuno Jose Almeida
    Nuno Jose Almeida

    Estou neste momento no Algarve, vim ontem de Lisboa e nem saí cheio. Fui ao Lidl de manhã às compras já tenho o carro nos 70 %. Aconselho? Não, é para quem gosta e não se importa.

  10. Avatar de Sergio
    Sergio

    Aos 72 anos mantenho, com respeito, as velocidades definidas pelas autoridades e no caso das autoestradas não passo dos 100 km e acompanho camiões em subidas de estrada e apenas sempre acompanhado da “patroa”. E recolhamo-nos antes da necessidade de faróis, por volta das 16:00 H e após a carga de 200 km. Estou tanto feliz!

  11. Avatar de palex
    palex

    Não tenho um VE, mas gostaria de ter. Para 90% da minha rotina um carro com 100km de autonomia servia perfeitamente. Quando “tiver” de trocar de carro vou tentar comprar um VE na casa dos 10K. Porquê? Porque prefiro carregar o carro em casa ou no trabalho a um custo bastante mais barato que o diesel que pago agora. Viagens longas? Ou “gramo” com as paragens e carregamentos ou alugo um carro a combustão para os restantes 10% da minha rotina. A discussão mais lógica seria: porque pagamos tanto por combustíveis e impostos!

    1. Avatar de Nuno
      Nuno

      Electrico a 10k? onde?

      1. Avatar de palex
        palex

        Um AMI 🙂

      2. Avatar de Dinis Domingos
        Dinis Domingos

        Já arranjas um Leaf de 1ª geração por 10000

  12. Avatar de awake
    awake

    Atualmente são veículos excelentes para a cidade (ignorando o valor que eles custam comparando a um carro a gasolina p.ex.), para longas viagens AINDA não é viável.
    Não são necessários estudos para este tipo de conclusões, muito menos estudos condicionados a quem é proprietário dos mesmos (ninguém gosta de assumir que está errado, ainda por cima quando adquiriu algo deste valor).

    Acredito que nos próximos anos, se continuar esta evolução nas baterias, carregamentos e baixando os preços ao consumidor, iremos ver uma adoção generalizada deste tipo de veículos (ignorando que não sai nenhuma tecnologia superior). Até lá, não continua a fazer muito sentido pelas razões do costume (preço, autonomia e carregamento)

    1. Avatar de Xico
      Xico

      Mas não sao viáveis pk? Ora explique-me la. Diga-me a ultima vez que fez uma viagem de 500,600km?

  13. Avatar de SM
    SM

    A questão não é ser possível, é ser ou não cómodo. Obviamente que circular de carro eléctrico , para toda a gente que precisa de viajar, é uma grande “pain in the ass”. Para quem tem muito tempo para passear até pode nem ser problemático estar sempre a parar para recarregar, agora a necessidade de chegar rapidamente ao destino não se compadece com a lotaria dos postos de carregamento.
    Será talvez por isso que todos vemos recorrentemente os EV a pisar ovos nas Auto Estradas (vemos logo que se lhes está a acabar a carga).
    Neste momento, EV são só para alguns privilegiados. Eventualmente com novas tecnologias podem até ser o futuro, mas para isso precisam de contornar a regra nº1 da humanidade, que é a lei do menor esforço.
    Tudo o implica mais esforço, ansiedade, incerteza, incómodo nunca é solução adoptada pela maioria das pessoas. Todas as grandes inovações do automóvel são para simplificar a condução (direcção assistida, caixa automática, ABS, entre muitas outras) e foram sendo progressivamente generalizadas.
    Obrigar o comum dos mortais a andar aos papéis para recarregar é impensável.

    1. Avatar de JL
      JL

      Aos papéis para carregar ? Não entendi.

      1. Avatar de SM
        SM

        Oh JL fique pelas explicações técnicas que nisso você é um expert.
        Em matéria de lógica e bom senso, o fundamentalismo é sempre muito mau conselheiro

        1. Avatar de JL
          JL

          Então “aos papeis para carregar” é uma questão de bom senso ? ou de desconhecimento ?

        2. Avatar de Anidanaoseitudo
          Anidanaoseitudo

          Exatamente @SM, por isso deixei de argumentar com o “Jornal Lisboa”, em matéria de lógica e bom senso, não existe no mundo virtual dele.

          1. Avatar de JL
            JL

            Ou será que é por não ter argumentos e só fazer achismo ?

  14. Avatar de freakonaleash
    freakonaleash

    Para mim o enorme entrave, mesmo intransponível, na aquisição de um VE é mesmo o preço!

    Noticiem o preço do VW ID3 na China! É escandaloso! Lá custa cerca de 15k e cá são 40k! Só não percebi se o carro é importado para a China ou é fabricado lá!
    https://forococheselectricos.com/2023/07/volkswagen-tira-precio-id3-china-menos-mitad-que-europa.html

    1. Avatar de Xico
      Xico

      Quem não tem dinheiro não têm vícios! Dito isto, faz-me confusao que prefiram dar 30, 40, 50 mil por um carro a diesel com 3 ou 4 anos quando nao é mais, do que comprar um carro elétrico com tecnologia muito mais moderna e com actualizacoes de software. Sao gostos

      1. Avatar de Piteu
        Piteu

        atualizacoes de software para um carro lol que toto! Aposto que ate se visses uma mulher pensavas que precisava de atualizacoes de software. Os nerds barrigudos de oculos que n saem da cave tem cada tirada mais parola, so rir hehe

        1. Avatar de Xico
          Xico

          És cá um piteu de ignorancia rapaz..és és

        2. Avatar de JL
          JL

          Sim, atualizações nos carros , na média de 2 por mês.

    2. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      VW fabricado em Portugal é mais barato comprado lá fora

  15. Avatar de MR
    MR

    Estou no Algarve, vi de EV, demorei exatamente o mesmo tempo que costumo demorar, fiz a paragem do costume onde aproveitei para carregar, em 11 minutos tinha o carregamento feito (50 para 80), a minha paragem demorou um pouco mais,. São 350kms de viagem que foram muito mais confortáveis que anteriormente no diesel.
    Em 18 meses levo 50mil kms feitos com algumas deslocações diárias de 500kms.
    Estou arrependido? Tomara eu ter tido a verba para mudar antes e tinha poupado muito dinheiro em combustível.
    É a solução para todos? Obviamente não.
    Por isso nem pretendo “converter” ninguém nem aceito que achem que sou parvo por ter um EV.
    O diesel tinha 400 mil por isso sei bem o que perdi e o que ganhei…

    1. Avatar de António Vasco
      António Vasco

      MR, 100% de acordo, a minha situação é exactamente igual, só que vou de Braga, 2 paragens. Mas como como sempre pelo caminho, gasto o mesmo tempo até porque com o eléctrico vou mais rápido, o carro inspira me mais confiança e não tenho que pensar no quanto vou gastar em dinheiro, é sempre pouco

  16. Avatar de PJA
    PJA

    Vendas de veículos em 2023, BEV 16% , gasolina 36% e gasóleo 16 %.

  17. Avatar de CC
    CC

    Eu fiz recentemente viagem Suíça/Portugal/ Suíça = cerca de 4000 km e posso dizer que o único problema que tive foi que em Espanha as áreas de serviço não estão adaptadas e são raras as que possuem bornes elétricas o que tornou a viagem mais demorada pois para carregar tive sempre que sair das auto-estradas, ja em França posso dizer que usei sempre IONITY e que por vezes carregar até 80/90% era mais rápido que ir ao WC e comer qualquer coisa. Em Portugal achei demasiadas as burocracias para efetuar os carregamentos, cada borne sua app, efetuar primeiro carregamento da conta e só depois poder usar a APP, em alguns casos mesmo desisti de carregar. Se perguntarem se volto a fazer a viagem de carro elétrico, a resposta será não, por causa de Espanha, se fossem todos como em França em que todas as áreas têm 4, 6 ou mesmo 8 bornes rápidas seria muito mais fácil.

  18. Avatar de Márcio Lima
    Márcio Lima

    A malta tem que perceber uma coisa:
    – motores de combustão, tem uma rentabilidade de lixo! Seja gasolina, seja combustíveis sintéticos, seja hidrogénio.. o que lhe quiserem meter lá dentro. É física! vai ter uma rentabilidade abaixo de cão e ninguém irá mudar isso.

    – se até agora não havia soluções, agora começam a surgir e estamos numa FASE DE TRANSIÇÃO.

    e este é o grande problema! a transição, onde ninguém tem a certeza de nada, ou se sabe qual será a solução definitiva e muito menos o “paradigma da mobilidade”.

    Porque no meio destes hippies “verdes”, veem-se muitas “causas nobres” com pouco sumo e vontade de mudar!

    E pior que isso são políticos a gerir estas expectativas todas!

    Arranjem linhas de transportes públicos green e eficientes e confortáveis, transformem o aluguer nas cidades fácil e acessível.

    Toda a tecnologia precisa de tempo para evoluir. Agora vir UM CARAMELO sozinho no carro do PORTO a LISBOA, ou de Paris a Monção num carro elétrico continua apenas a ser o reflexo de uma Humanidade de cérebro pequeno.

    1. Avatar de António Vasco
      António Vasco

      Marcio, o teu cérebro é que não dá para mais, não esquentes a cabeça que ficas com enxaqueca eheh

      1. Avatar de Márcio Lima
        Márcio Lima

        António Vasco…
        antes de mandar essas tentativas de piada, ajudava saber alguma opinião ou fundamento concreto, teu.
        Aí poderia ter algum consideração por ti. De resto apenas me estás o grunho que há em ti de imaginação reduzida.

        1. Avatar de António Vasco
          António Vasco

          É fácil, culpar os políticos de todos os males é o artifício daqueles que nada fazem para mudar o estado das coisas, não vou por aí, tento fazer o que me é possível para mudar este mundo para melhor, não espero que outros fação o que eu não estou disposto a fazer
          Por isso, logo que me foi possível, e depois de me informar bem, comprei um VE e não me considero um CARAMELO por isso.

          1. Avatar de Márcio Lima
            Márcio Lima

            Caro António,
            Mas eu acho que o motor electrico é o futuro. Alimentado ao quê, ainda estaremos para ver.

            Não é solução para que precise de fazer 500 ou mais km por dia – talvez um dia seja. Mas acredito que é preciso fazer o caminho.

            Mas alguém que precisa de fazer Viana do Castelo – Lisboa, vai de carro porquê? Porque as alternativas são uma merda!!!

            Pergunto-lhe: Anda de transportes públicos? Porquê não?

            Eu digo-lhe o meu porquê:

            – são uma merda, tenho que esperar por eles, dificilmente se entendem uns com os outros (Viana chega ao Porto a uma hora, espeta mais um transbordo para Lisboa) e é bom que não me descuide
            – Carrega malas da esquerda para a direita
            – A partir de determinada hora já não há.

            Quem pode otimizar estas infraestruturas… sou eu ou você? Não andam dinheiros publicos na CP?

            Imagine agora, que precisa de fazer um trajecto semelhante:
            – chama o uber da sua casa à porta da estação, onde entrega as suas coisas (tipo aeroporto) e até vai tomar um café se tiver que esperar;

            – faz as três horas de viagem (que seria o tempo ou menos do que gastaria no carro) sentado na poltrona, com Wifi e o bar ao lado

            – Chega ao destino, aluga um Renault Zoe para ir à sua vida (sem demorar no mínimo uns 40 minutos a 1 hora, com 1001 burocracia ) ou até chama um Uber novamente.

            – às duas da manhã, lembra-se e vem para casa com as mesmas mordomias

            – E no fim, pagou metade do que iria pagar de carro, em portagens e combustível.

            É isto assim tão impossível, ou não existe clientela para este modelo de vida?

            Vai uma alminha, fazer Paris-Portugal de carro porquê e para quê. Faz porque não tem condições!

          2. Avatar de António Vasco
            António Vasco

            Cada um sabe do que lhe convém e deve informar-se para fazer a melhor opção para si, eu fiz a minha e procuro aqui transmitir a minha experiência,sem “clubismos” como eu vejo muitos reagirem aqui. Assim, concordo com o titulo original desta rubrica, enquanto houver mais carregadores que carros a carregar, é fácil fazer 500-600km , dependendo do VE que se tenha, é claro. E o mais conveniente é carregar em casa, sem dúvida, se morasse num apartamento com lugar de garagem, dificilmente compraria um VE. Mas carregando em casa, digo lhe que não há transporte mais barato, faço 100km em AE por 90c, não há transporte público que se compare. E para o meu trabalho, que faço em média 200km por dia, são 300a 400€ por mês que poupo. Em 8 anos o carro está a custo 0, o que nunca me aconteceu em carro algum, em 8 anos, diesel, desvalorização e manutenção eram 40.000€ que iam á vida. E ainda por cima , carro maior, mais confortável e mais seguro.

    2. Avatar de JL
      JL

      Eu já fiz essa transição há mais de 16 anos, e não me vejo a voltar atrás.

      1. Avatar de Márcio Lima
        Márcio Lima

        eu acredito que sim, mas o nosso “conforto” não significa que é o mesmo para todos.
        e os outros existem!
        agora quem perde um bocadinho sobre o assunto, sabe que um motor em combustão, tem uma eficácia entre 20% a 40% no melhor!!! Contra cerca de 90% do elétrico!!

        Há problemas pelo meio? Há! mas acho que não há que enganar.
        – é mais fácil de transportar e atestar um depósito de gasóleo que uma bateria!??

        É. mas presumo que não queremos morrer “burros”

        1. Avatar de Dinis
          Dinis

          Não exageremos. Um Tesla, que é o mais eficaz, só tem 80% de eficácia, realmente, contra 30% dos a combustão.
          Normalmente um motor elétrico tem entre 50 a 70% de eficácia. Há sempre uma parte que se perde em temperatura.

          1. Avatar de JL
            JL

            Por acaso tem mais, só o motor eléctrico tem mais de 90 %, os da tesla situam-se nos 95-96%, todo o sistema incluindo a carga e descarga é que fica nos 80%

          2. Avatar de Dinis
            Dinis

            A Tesla diz isso mas os números que eu estava a falar acho que são desde que carregas até que gastas. Eficiência global do carro todo não só do motor.

          3. Avatar de JL
            JL

            Exato, desde a tomada as rodas.

            Da fonte às rodas é um pouco menos, mas não muito, comparado com outras soluções é uma diferença muito grande.

            https://cleantechnica.com/files/2021/02/Why-Battery-Electric-Vehicles-Beat-Hydrogen-Electric-Vehicles-1536×1242.jpeg

  19. Avatar de Vitolas
    Vitolas

    Se é possível? Sim.

    Se é comodo? Nem por isso.

    Se assassina as baterias graças aos carregamentos rápidos para quem necessita fazer muito regularmente viagens grandes? Garantidamente.

    1. Avatar de JL
      JL

      Assassina ??? porquê ?

      Já assassinou alguma ?

  20. Avatar de Paulo
    Paulo

    O problema para mim é so mesmo ir para zonas do pais onde não há carregadores rápidos. Por isso tenho um hibrido da toyota sem ser plug in. Ando a fazer agora no verão uma média de 4,8l/100 num motor 2.5L a gasolina.
    Faço mais que 900 km. Talvez um dia com baterias solidas a coisa seja mais rapida a carregar e mude, mas até lá… vou continuar com o hibrido 🙂

    1. Avatar de Márcio Lima
      Márcio Lima

      Se não é indiscrição, qual o modelo? (2,5l ):)

      Nunca fui cliente Toyota, mas tiro-lhe o chapéu por diversos motivos:
      – conseguiram criar uma solução realista, mesmo nesta politica de hippies irrealista;
      – conseguiram trazer alguma confiança à tecnologia – dão garantia nas baterias até dizer chega e mesmo assim não precisam dela, que é o mais impressionante
      – conseguiram manter, se não melhorar, o nivel de qualidade e fiabilidade
      – e se precisam fazer um statement , atiram com um Yaris GR a tirar 260cv de um 1,6.

      touché, meus amigos

      1. Avatar de Paulo
        Paulo

        Rav4 Hibrido 🙂 Abraço

    2. Avatar de JL
      JL

      Qual a zona do país que não tem carregadores ?

      1. Avatar de Paulo
        Paulo

        Costa Vicentina, Tem alguns mas estão bastante afastados da zonas que eu costumo andar.

        1. Avatar de JL
          JL

          Nessa area conto com 25 locais.

          1. Avatar de PJA
            PJA

            Eu contei 8.

          2. Avatar de JL
            JL

            Eu 25, e sem contar com os destination chargers.

          3. Avatar de JL
            JL

            25 + 3 destination chargers da tesla que em muitos casos dão para todos os carros.

            Que

          4. Avatar de JL
            JL

            Aliás, estes 3 dão para todos os carros.

          5. Avatar de PJA
            PJA

            Até um dá.

          6. Avatar de JL
            JL

            Nem todos, existem destination chargers só para teslas.

  21. Avatar de PTO
    PTO

    Um estudo feito por uma empresa que tem o seu futuro dependente da crescente adoção de carros elétricos.

    Muito credível, sem dúvida!

    1. Avatar de JL
      JL

      É um inquérito e não um estudo.

  22. Avatar de Nuno
    Nuno

    Meus caros quando vão deixar de ser hipócritas??? Quem compra qualquer carro por 50, 60 mil euros e mais nao tem MORAL para falar que os combustiveis estão caros!!!! Tal como quem troca de carro de 5 em 5 anos, não tem MORAL para falar em preços de combustiveis, simplesmente não tem! Relativamente aos EV’s quando uma bateria durar mais que um motor a combustão, ai falamos!!! deixem-se de hipocrisias por favor! Se o objectivo é ter a mobilidade o mais barato possivel, digam-me por favor como isso pode ser a dar 70 mil euros por um tesla por exemplo??? tenho um 530d com 20 anos, custou-me ha 5 anos meia duzia de euros, ate ao resto da vida em manutençoes, IUC, seguro e diesel, dificilmente irei chegar aos 70 mil euros de custo e esse tal Tesla de 70 mil, vai aguentar 20 anos tb? saibam fazer contas, por favor e tenham juizo! Pelos mesmos custos, não estou a andar de borla tb??? até chegar aos 70 mil euros quantos milhares de KM tenho de andar? ou falamos de menor custo da mobilidade ou falamos de modas e gostos pessoais? Decidam-se!!!

    1. Avatar de JL
      JL

      Hipocrisia está você a fazer, está a comparar o custo de um novo com um em segunda mão ? Isso é o quê?

      Se não duram vamos ver, eu tenho um com 9 anos e 180 mil kms, este vou tentar preservar até porque tenho carregamentos gratuitos para sempre.

      Mesmo que lhe tenha de meter uma bateria, custa cerca de 9000 euros, isso é o custo de gasóleo para fazer 80 a 100 mil kms, coisa que ele já fez há muito tempo, e também não me custou 70 mil euros, nem metade…..

      1. Avatar de Nuno
        Nuno

        Estou a comparar um CUSTO, seja novo ou usado, é um custo sempre e sempre para o mesmo FIM, ou será que não?? ninguem pode ter MORAL para falar de preços dos combustiveis quando dá determinados valores para carros, nunca. Uma bateria 9000€ + o custo que lhe custou o carro, ficará bem baratinha a sua mobilidade!!! vamos ser sérios e honestos, CUSTO para o mesmo FIM, pode ser comparado sim! Mas claro que cada um gasta seu dinheiro onde quiser e ninguem tem nada com isso, agora escreverem que estao a andar de borla etc etc, será mesmo???

        1. Avatar de JL
          JL

          Então compare lá o custo do seu bmw com um bmw a diesel tambem mas novo, igual, quero ver como compensa…

          Eu disse se tiver de meter uma bateria, só queria dizer que se a bateria custa muito menos que aquilo que vou gastar em combustível para aquilo que ela dura, então compensa sempre.

        2. Avatar de Dinis
          Dinis

          Vai à BM ou à Mercedes fazer as revisões e vê lá se não gastas os 9000 euros da bateria em manutenção. Eu levei uma vez a minha mercedes à marca e trouxeram-me um orçamento de 2000 e tal euros “porque era preciso mudar o óleo dos travões e na mercedes quando mudam o óleo mudam os tubos”.
          E quanto custou o teu carro novo?
          Arranjem outra desculpa para não comprar elétrico porque o elétrico sai mais barato que um a combustão isso está mais que provado.
          Além disso quando forem todos elétricos vais poder comprar am 2ª mão muito mais barato…

          1. Avatar de Hugo
            Hugo

            Mudam a tubagem a cada revisão? LOL
            Aponta aí:
            Tenho carta há 20 anos, mais coisa menos coisa e o que gastei em automóveis, oficina incluida, não me dava para comprar um novo de gama baixa.
            Não é pra quem pode…é pra quem quer. Ah e tal não ando é com carros novos pois tenho mais que fazer ao dinheiro mas o que é certo é que nunca fiquei empanado. Na verdade nem nunca tive um furo 😀

          2. Avatar de Nuno
            Nuno

            Mas voce é obrigado a ir a BMW ou Mercedes? Se calhar com um Tesla é que tem mesmo de ir à Tesla!!!! Mais um vez, desde quando é financeiramente viavel comprar carro novo??? quem compra carro novo de 50 mil euros e mais, nao tem a MORAL para falar do preço dos combustiveis, mas será que estou a escrever chinês? Mas qual a duvida ?? Quando se fala de mobilidade barata e preços de combustiveis, gasta-se depois 50 mil euros num carro novo? haja paciencia!

          3. Avatar de JL
            JL

            Tambem nao tem de ir à Tesla, só se quiser usufruir da garantia.

            Se não houver quem compre novo, não há quem compre em segunda mão. Simples.

  23. Avatar de Nuno
    Nuno

    Eu não estou a falar de quem compra novo ou quem compra em segunda mao e cada pessoa gasta o seu dinheiro onde quiser, estou a falar do preço da mobilidade que tantos apregoam, mas depois dao 50 mil euros por um carro novo ou mais e depois dizem que os combustiveis estao caros! Não ha moral para falar em preços de combustiveis quem compra carro novo, seja ele movido ao que quer que seja, é simples! Relativamente aos novos electricos em relação aos novos a diesel/gasolina, é claro que do “atestar” o electrico fica mais barato e nao é preciso fazer muitas contas, mas a longo prazo uma bateria nunca dura mais que um motor a combustão e isso é facto, temporalmente o electrico vai acabar sempre por ficar mais caro, claro que para quem troca de carro de 5 em 5 anos, é igual ao litro, mas ai onde fica o preço da mobilidade? ridiculamente mais caro.

    1. Avatar de JL
      JL

      Então quem compra um carro novo a combustão não liga aos preços dos combustíveis ? Lolol então porque andam a reclamar dos preços ? Só os quem compra em segunda mão é que reclama ?

      Como sabe que não dura ? É um facto ? Então prove lá que é um facto quando os fabricantes até dão mais garantias as baterias do que os motores.

      Mais caro como ? Não estou a ver que contas faz e por vai logo para carros de 50 mil.

      1. Avatar de Nuno
        Nuno

        Acho que não entendeu o que eu quis dizer, quem compra carro novo, nao pode ter problemas com o preço dos combustiveis, nao tem moral para tal, entende? O mal é que ha muita gente sem posses para carros novos e compra-os, quando o pobre pensa que é rico, depois diz que os combustiveis sao caros! Afinal o que esta aqui em causa? ir do ponto A ao ponto B ou fazer X de Km gastando o menos dinheiro possivel, certo? Portanto quem compra carro novo, nao pode estar preocupado com o preço dos combustiveis, nao sei sinceramente onde esta a sua duvida. Mas se quiser eu volto a explicar-lhe de outra forma. Quem compra um carro novo, onde perde montes de dinheiro, nao pode ter problemas com problemas do preço dos combustiveis, acha que quem da 60 mil euros por um Tesla, o faz devido ao preço do gasoleo??? atençao que um carro só é seu no fim de o pagar, até lá nao é seu, muita gente faz confusao com isso.

        1. Avatar de JL
          JL

          Mas não tem moral porquê? Então quem compra uma casa nova não tem moral para falar dos custos fixos dela ?

          Quem compra um tesla tambem nao tem moral ?

          Loooooool

          Portanto as pessoas que trabalham para ter mais posses não têm moral para falar dos gastos. Enfim.

          Segundo você ninguém comprava carro novo, assim gostava de saber como os compram em segunda mão.

          1. Avatar de Nuno
            Nuno

            Acho que voce sabe ler, mas nao sabe interpretar, se eu compro 1 carro de 50 mil euros, que moral tenho para dizer que a gasolina a 1,80 esta cara? mas tenho 50 mil para dar para um carro e depois queixo-me do preço da gasolina?? mas vc acha que isso é normal? os pobres que pensam que são ricos é que tem esse pensamento! O rico que é rico nao tem esse pensamento e o pobre que é pobre nao compra carros novos! Pense nisso. Deve ser o tipico tuga que pensa que é rico, mas nao é!

          2. Avatar de JL
            JL

            Eu já sei isso, eu só quero que me explique porque não tem moral.

            O dinheiro não custa a ganhar na mesma ? Secalhar até custa mais ao que deu 50 mil por um carro.

  24. Avatar de Nuno
    Nuno

    JL – Se deu 50 mil eur por um carro e depois diz que a gasolina está cara, nao tem moral para se queixar devido a ter gasto 50 mil euros em um carro, quando existem muitas alternativas para ter carro. É a prova também que foi um pessimo investimento, um rico que é rico e da 50 mil por um carro, nao lhe faz diferença alguma a gasolina estar a 2€. Será que consegue entender? O grande problema é, em especial do tuga, é querer ter o que nao pode ter, é o pobre pensar que é rico e pensar que carro bom é carro novo e que o que importa é gastar pouco, agora a segurança, isso nao interessa para nada, os combustiveis é que estao caros! E nos electricos é o mesmo, ah e tal ando de “borla”, mas deu 30 ou 40 mil por esse mesmo electrico!!!! ridiculo e nao sabem fazer as contas, pagam logo a cabeça o dito andar de “borla”. E alguma vez o mercado de usados electricos vai ser viavel? O problema dos carros electricos nao é o seu motor, mas sim a bateria, neste momento pode bem esquecer. No futuro, ninguem sabe!

    1. Avatar de JL
      JL

      É difícil entender porque ainda não explicou porque não tem moral.

      E não. Não sei 50 mil por nenhum carro. Mas já gastei muito mais que isso neles.

    2. Avatar de JL
      JL

      Qual é o problema com a bateria, o meu levou uma reparação na bateria com perto de 200 mil kms, num carro com 9 anos.