Telemóvel ao volante: 786 condutores apanhados em apenas 4 dias

17 Comentários

O telemóvel é hoje um dispositivo que anda sempre connosco. No entanto, há situações em que o devemos colocar “de lado”, por nossa segurança, como, por exemplo, quando vamos a conduzir. Recentemente 786 condutores foram apanhados a usar telemóvel ao volante… o que acontece?

Telemóvel ao volante: 786 condutores apanhados em 4 dias


Telemóvel ao volante aumenta, em 4x, a probabilidade de acidente

As ações de fiscalização nas estradas portuguesas visam principalmente a segurança de quem nelas circula. “Ao volante, o telemóvel pode esperar” é uma campanha que envolve a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), a GNR e a PSP e está inserida no Plano Nacional de Fiscalização de 2023.

De acordo com dados recentes, um total de 786 condutores foram apanhados pelas forças de segurança, em apenas três dias, a usar o telemóvel durante a condução. A utilização deste aparelho ao volante aumenta, em quatro vezes, a probabilidade de acidente, prejudicando a reação do condutor.
Telemóvel ao volante: 786 condutores apanhados em 4 dias

Durante os quatro dias, as forças de segurança registaram 1393 acidentes, dos quais resultaram três vítimas mortais, 13 feridos graves e 391 feridos leves. Em comparação com o mesmo período no ano passado, contabilizaram-se mais 190 acidentes, mais duas vítimas mortais, menos 11 feridos graves e mais cinco feridos leves, informou a PSP.

Os condutores que forem apanhados a usar telemóvel indevidamente podem pagar uma coima entre os 250 e os 1.250 euros e perder três pontos na carta de condução.

As multas de trânsito aumentaram 4% em 2022 num total de 1,1 milhões. As multas por excesso de velocidade e de álcool foram as que mais subiram.

Partilhar:
Tags:

Comentários

17

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Mike
    Mike

    É incrível a quantidade de pessoal que ainda não sabe que existe o modo mãos livres , ou assistentes como Siri ou Alexa para as restantes aplicações e estão assim dispostos a perder dinheiro e pontos na carta…
    O telefonema para saber o que é o almoço é mais importante

    1. Avatar de Theboice
      Theboice

      Saber sabem, aliás é na maioria dessas viaturas qua não se faz uso dessas tecnologias principalmente nas de topo de gama, vá-se lá saber porquê…

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        Ainda outro dia vi um tipo num Model Y, sozinho no carro, a falar telefone nos ouvidos. Acho que nem ele próprio percebe.

    2. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Telefonema? O problema hoje em dia são mensagens e e-mails, toda a gente usa mãos livres para telefonemas

      1. Avatar de yamahia
        yamahia

        Exacto.O que arrepia é a consulta de texto e imagem por demasiado tempo.
        No entanto ainda há quem fale ao telefone sem usar mãos livres simplesmente não vejo isso como um grande problema.

  2. Avatar de Carlos Manuel
    Carlos Manuel

    … e o pessoal que conduz, teve anteriormente de frequentar aulas de condução e de código, terminando num exame de condução e outro de código para obter a “carta” de condução. O problema é que a grande maioria, assim que se apanham com o cartãozinho na carteira, tem uma crise de amnésia profunda e esquece-se de tudo o que deu quer na condução, quer no código. Por isso, passar semáforos vermelhos, circular em faixas BUS ou em vias com sinalética de sentido ou circulação proibidos, não abrandar nas passadeiras, estacionar em cima dos passeios obrigando as pessoas a circularem pela estrada com risco de vida, ou em cima das passadeiras, ou na zona de paragem dos transportes públicos, ou bloqueando portas de prédio, ou em locais assinalados com proibido parar e estacionar, etc., etc., etc..

  3. Avatar de Theboice
    Theboice

    Só? Se estivessem encostados à minha porta apanhavam mais num só dia…

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Com tanto movimento à porta é bom que tenhas vidro duplo bem grosso

  4. Avatar de Magistrada
    Magistrada

    Onde é que aqueles que se indignam muito com a caça à multa. Vamos lá, quero ver-vos a dizer mal da polícia e como só fazem isto para ganhar dinheiro!!!!! Malandros!!!! Ou será que já perceberam que sem fiscalização/leis as pessoas não querem saber de regras nem de nada?

  5. Avatar de compro essa também
    compro essa também

    O Estado falta à sua responsabilidade quando permite tamanha falta de segurança, responsabilidade civil, mas não admira porque o mesmo e as suas instituições permitem a violação constante das regras por exemplo nos estacionamentos pagos junto de passadeiras assim como em constantes violações claras da própria Constituição entre outras … e será que nenhum Magistrado se deu conta ? Pois, eles nem andam na rua ou vivem por cá …

    Saudinha !

  6. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    Caramba,não são poucos.786 condutores apanhados em apenas 4 dias a falar ao telemóvel ?? Dá quase uma média de 200 por dia.É muito pessoal.E,mesmo assim,estão-se nas tintas.Olhem,só têm o que merecem.Multas pesadas para pagar,mais nada.

  7. Avatar de Carved
    Carved

    O mais engraçado é que por lei eles só te podem multar (ou a multa ser válida) se o telemovel não estiver no suporte de telemovel. Pois a forma como a lei foi feita, permite que usemos aparelhos de multimédia e os smartphones estão incluidos. A questão tem a haver com ter uma mão ocupada com o telemovel e não o mexer no telemovel.
    Senão os Taxistas, TVDE’s e outros motoristas seriam corridos a multa por mexerem nos telemoveis com frequencia. São faceis de identificar, é só apontar a camara e apanhavam-nos a todos.

    1. Avatar de yamahia
      yamahia

      Por aí estamos á vontade. Se os tablet com rodas podem, então nós tb podemos

    2. Avatar de PeFerreira
      PeFerreira

      Quando apanho um desses em que passa 50% do tempo da viagem a mexer no telemóvel é logo corrido a 1 estrela. Ou para e faz tudo direito antes de iniciar viagem, ou não faz nada. Simples.

  8. Avatar de rjSampaio
    rjSampaio

    Daqui a uns tempos vai existir “radares” para apanhar a malta ao telefone (já existe até), e depois vêm dizer que é caça à multa.

    E eu digo, venham elas.

    1. Avatar de PeFerreira
      PeFerreira

      Já existe, basta passar por Sevilla (esp) que é um autêntico festival de cartazes a dizer que têm radar para tudo. Velocidade, telemóvel, velocidade média… (Nem tenho a certeza se tinham radar que detectavam que o carro andava na esquerda sem necessidade)

  9. Avatar de compro essa também
    compro essa também

    Ao que se vê parece que a multa é nula ou não surte o que se esperava … por isso proponho a perda da carta e não só para essa infração como para outras infrações . Aliás, o mesmo também para os cartéis, ou seja, empresa que alinhe em carteis, além de prisão 5 anos para os donos e responsáveis , irradiação do mercado e com todos os bens apreendidos, incluindo contas bancárias, tipo arresto total para o Estado pelos danos … porque os carteis são um roubo em massa com impactos na economia em geral…