Suíça montou o comboio de passageiros mais longo do mundo: 1,9 quilómetros

16 Comentários

O Guinness World Records compila recordes que absurdos, cujo propósito nem sempre é muito claro. Neste caso, deixamos ao seu critério decidir. Há uns meses, a Suíça montou o comboio mais longo do mundo, com uns humildes 1,9 quilómetros de comprimento.

Comboio mais comprido (Guiness), na Suíça. Foto: Keystone / Yanik Buerkli

Para celebrar os 175 anos de transporte ferroviário, na Suíça, bem como a mestria e tradição neste âmbito, a Swiss Rhaetian Railway (RhB) construiu um comboio tão grande, que só parou no Guinness World Records, em outubro passado.

Apelidada pelo Xataka como uma verdadeira “serpente mecânica”, o gigantesco comboio prolongou-se ao longo de 1,9 quilómetros.

Com 25 carruagens Capricorn de quatro módulos do fabricante suíço Stadler. O comboio recorde, com 1.906 metros de comprimento, alinhou-se como um colar de pérolas no túnel de Albula, durante a noite de sexta-feira para sábado.

Explicou a RhB, partilhando pormenores da sua máquina com 2.990 toneladas, que circulou na linha de Albula, reconhecida pela UNESCO.

Comboio mais comprido (Guiness), na Suíça. Foto: Keystone / Yanik Buerkli
Foto: Keystone / Yanik Buerkli

O grande objetivo da empresa suíça passava por bater o recorde estabelecido, em 1991, de 1.732 metros. E conseguiu-o, através de um comboio pensado para passageiros. Caso quisesse bater o recorde estabelecido por um comboio de mercadorias, teria de acrescentar mais carruagens e, consequentemente, mais comprimento.

A viagem não foi excessivamente rápida: o comboio viajou a cerca de 30 km/h. Contudo, representou um arrojado desafio técnico que envolveu sete maquinistas e 21 operadores.

O comboio partiu do túnel de Albula, pelas 14h20 de um sábado, e pouco mais de uma hora depois, pelas 15h40, chegou ao seu destino, no cruzamento do viaduto de Landwasser. Segundo a RhB,

Comentários

16

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Mais parece o Snowpiercer, com 1001 carruagens

  2. Avatar de André R.
    André R.

    Lá vão mais umas toneladas de diesel pro galheto em prol de um record… o dinheiro aqui gasto dava para contratar mais bombeiros para ajudar nos fogos que lá se fazem sentir…

    1. Avatar de Nhecos
      Nhecos

      A linha é electrificada.

      1. Avatar de André R.
        André R.

        Tens razão, fazendo zoom e colocando os óculos conseguem-se ver as catenárias… my bad…

    2. Avatar de Grunho
      Grunho

      É o contrário. Quanto mais longo o comboio, menor a quantidade de combustível consumido por tonelada deslocada.

    3. Avatar de ilmari
      ilmari

      As linhas de caminho de ferro são integralmente electrificadas na Suíça.
      Abr.

  3. Avatar de Realista
    Realista

    Vai ter de parar na estação aos bocados. Em para-arranca.

  4. Avatar de Theboice
    Theboice

    Deveriam acrescentar ao título a seguir a comboio colocarem “de passageiros” caso contrário é uma enorme falácia dado haverem comboios com mais de 16 km

    1. Avatar de Cunha
      Cunha

      isso e o que esta escrito na noticia, a pressa de criticar

      1. Avatar de Theboice
        Theboice

        Vens tarde…

  5. Avatar de José Astucio
    José Astucio

    Os comboios deviam crescer em largura e nao em comprimento por causa das estacoes. Um comboio com 20 metros de largura e 200 metros de comprimento seria o ideal

    1. Avatar de Grunho
      Grunho

      Para essas dimensões o ideal é o balão dirigível. Que até é mais rápido que o comboio “normal”, está ela por ela em consumo de energia e não precisa de infraestrutura ferroviária. Já se estuda recuperá-lo.

    2. Avatar de AlexS
      AlexS

      Deve ser giro passar num tunel ou numa ponte…

  6. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    Se fosse cá estava sempre parado devido às greves…

  7. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    Anda havia lugar sentado?

  8. Avatar de pdsermqq
    pdsermqq

    O maquinista chama-se Alonso.