Suíça cancela incentivos fiscais para compra de carros elétricos

70 Comentários

Os incentivos fiscais são uma das medidas mais comuns para alavancar as vendas de carros elétricos. Numa medida controversa, a Suíça decidiu tributar estes carros da mesma forma que faz para os a gasolina, afirmando que já não são necessárias isenções fiscais especiais.

Suíça incentivos fiscais carros elétricos

O Conselho Federal Suíço anunciou esta decisão, afirmando que suspende a isenção de impostos de importação de 4% do país. Esta decisão entra já em vigor no dia 1 de janeiro de 2024. Embora a isenção esteja em vigor na Suíça desde 1997, o governo agora diz que “não é mais necessária” devido às altas taxas de adoção de carros elétricos no país.

O Conselho Federal considera que a isenção de impostos como incentivo já não é necessária, dado o forte aumento da participação dos veículos elétricos no total das importações de automóveis e a convergência de preços.

A medida espera corrigir défices nas receitas fiscais, segundo o comunicado, e garantir financiamento para transportes públicos e autoestradas. Espera-se que a remoção da isenção traga uma receita fiscal adicional de 2 mil milhões de francos suíços (2 mil milhões de euros) para 3 mil milhões de francos anuais.

As importações anuais de carros elétricos para a Suíça cresceram seis vezes entre 2018 e 2022, atingindo 45.000 unidades no ano passado. Os carros elétricos definidos representam já 23% de todas as importações de automóveis.

Suíça incentivos fiscais carros elétricos

Os importadores de automóveis suíços não gostaram desta decisão, afirmando que foi “um dia negro para a mobilidade elétrica na Suíça”. Peter Gruenenfelder, chefe da associação de importadores de automóveis Auto-Suisse, disse que as novas medidas “contrastam fortemente com as metas de redução de CO2 para veículos novos estabelecidas pelo mesmo governo”.

A União Europeia quer as emissões dos automóveis em 55% relativamente aos níveis de 2021 até 2030 e a zero até 2035. Para compensar o preço inicial mais elevado dos carros elétricos, 21 dos 27 Estados-membros da UE oferecem incentivos fiscais na compra de um carro elétrico.

Vinte países também oferecem dinheiro para apoiar na compra, além de outras vantagens como estacionamento e direito de circular em corredores bus. Entretanto, a Alemanha está a reduzir os subsídios aos carros elétricos, à medida que cada vez mais pessoas os compram, afirmando que o programa de subsídios já não se encontra a um nível sustentável.

Comentários

70

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Lol
    Lol

    Carros elétricos movidos a carvão…..

    1. Avatar de JL
      JL

      Onde até mesmo com carvão são menos nefastos. Que não é o caso da Suíça. Escusa de inventar.

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Nem a gás, qt mais a carvão lool
        1-Volvo XC40 2018 T3
        2-Volvo XC40 Recharge
        Percurso. Viseu-Vilamoura pela Deslocação em AE vel. max. 120 kms /h
        Consumos XC40 2018 T3:6,7/100, Volvo XC40 Recharge:31,5kWh 100
        Emissões declaradas no ISV XC40 2018 T3:145g/km, Volvo XC40 zero emissões (a mentira do século)
        Emissões Reais por cada 100 km percorridos XC40 2018 T3: 14,5 kgs CO2, Volvo XC40 13,7 kgs CO2
        Tempo necessário para concluir o percurso XC40 2018 T3:4,5 horas, XC40 Recharge: 9 HORAS

        Isto sem contar com os custos ambientais associados à bateria.

        1. Avatar de JL
          JL

          Quando se faz as contas com numeros errados dá nisso:

          6.7 * (2.66 + 0.6) = 21.8 kg CO2 / 100 kms isto sem contar com a produção do motor e do resto.

          31.5 kwh * 200 gramas kwh (média Portugal) = 6.3 kg CO2.

          Conclusão é só 3.46 vezes menos emissor de CO2.

          Como vê, tenta aldrabar as contas não sei para quê.

          Não é mentira nenhuma, e se o considera, devia adicionar as emissões ao a combustão que adicionou ao elétrico, senão quem está a criar uma mentira é você.

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Ó Xor @JL explique lá a esse prof de matemática que por cada kWh de electricidade produzida a partir do gás liberta 424g de CO2.
            Agora vem-me com médias? Esqueceu-se do que estava a falar? Ai o Alzheimer loooloool

          2. Avatar de JL
            JL

            Errado, a média tuguesa são 219 gramas kwh.

            Vá, pode meter mais umas gramas na conta.

            Que interessa só do gás ? se a maior parte é renovável ?

          3. Avatar de JL
            JL

            Quanto ao resto tem o relatório da T&E, ou pensa que sabe mais que eles ?

          4. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Está-se a queixar de quê? Vc é que veio práqui cag* postas de pescadas que até com electricidade de carvão um elektro polui menos que um combustão.
            Apenas lhe lembrei que nem com gás, qt mais com carvão.
            Grave numa pedra: “Segundo os seus amigos da T&E cada 1 kWh de electricidade produzida a partir do gás emite 434g CO2 por cada kWh de electricidade produzida”

            Quanto à “média tuguesa são 219 gramas kwh.” isso só se for na produção. Não se esqueça que produção e consumo são coisas diferentes! De consumo PT tem necessidades que rondam os +70% fóssil. portanto 219 gr/kWh só nos seus sonhos!
            De qq forma o para o caso é irrelevante. O que estava em cima da mesa era a sua afirmação estapafurdia. Se com gás mal consegue como quer conseguir com carvão que emite mais do dobro em comparação com o gás?
            Haja bom senso!
            Diesel tb safa 😛
            https://www.instagram.com/reel/Cy2EBwbLc8H/?utm_source=ig_web_copy_link&igshid=MzRlODBiNWFlZA==

          5. Avatar de JL
            JL

            Postas de pescada não, um facto, não tem como não o negar nem vir com contas e argumentos errados.

            Como viu, até com carvão e tem muito menos emissões com gás natural.

            Errado, o consumo de energia fossil está aqui, escusa de continuar a inventar.

            Não é nos meus sonhos é nos relatórios da EDP e até da REN, 70% renovável como pode ver a seguir:

            https://datahub.ren.pt/pt/eletricidade/balanco-mensal/

            O consumo não gera emissões, só os veiculos a combustão geram emissões no consumo, já nem isto sabe ?

          6. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            São melhores são, Model S 6,014 L/100km, BMW D 4,5 L/100km.
            Eficientes à brava esse elektros looolooolool
            E o estudo não e isento. Se fosse um estudo isento era o dobro.

          7. Avatar de JL
            JL

            Sim, como vê são melhores.

            Não é nenhum estudo, são números dessa ocorrência.

            Não tem nenhum bmw d.

          8. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            São nrs de alguém (estudo ocorrência_chame-lhe o que quiser) que tem interesse em provar umas solução para atravessar a Austrália em carro eléctrico!

            Não tem alusão a BMW D? Vá lá ver novamente (“4.392 litres/100km – about the same fuel efficiency as a diesel BMW 3 series.”)

          9. Avatar de JL
            JL

            Não foi solução, foi um desenrasque, também lá está escrito.

            “the BMW i3 came in as the most efficient, recording a fuel consumption rate of 4.392 litres/100km – about the same fuel efficiency as a diesel BMW 3 series.”

        2. Avatar de O impostor
          O impostor

          Yamahia, isso é que são aldrabices da tua parte:

          A viagem em si demora cerca de 4:45 a 5h (velocidade legal), uns 525km, para esses carros em questão:

          – o modelo a gasolina não tem que parar para reabastecer se sair totalmente cheio e for com o pé muito (muito) leve e chegar praticamente vazio. Na realidade toda a gente deve parar pelo menos 1x (mínimo dos mínimos) e nesse caso para chegar com gasolina a casa e ir ao WC. Paragem entre abastecer algo, pagar e ir ao WC: 15 minutos. Portanto entre 5:00-5:15h

          – elétrico: não é um modelo ideal para longas viagens, consegue uns 300 km reais ou menos. Se fizerem uma única paragem de uns 50 minutos ou melhor, 2x 25 minutos (e enquanto carrega WC e comer algo), já chega. Portanto umas 6h.

          Diferença numa viagem grande ~1h ou 20% mais.

          Diferença no resto do ano: como carrega em casa, não há perda de tempo. Se o ICE precisar de 15 minutos cada mês para abastecer, gasta 3h/ano a carregar. Portanto a diferença é que o ICE gasta mais tempo ao ano com essas coisas.

          Relativamente à poluição, num VE é sempre menor, mas até se carregarem com painéis solares fica zero…

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            @O impostor. Não é aldrabice nenhuma.
            A aldrabice vem desta industria. O Rogério dos carrosEV (canal YT de PT) testou esse carro (XC40 Recharge) neste percurso e de boa fé contou e filmou a odisseia. Coincidência ou não, esse vídeo que já estava online há uns meses, mal começou a ser discutido neste espaço, foi apagado. Imagino eu por pressões da malta elektra amiga do ZéBigodes. Portanto já está mesmo a ver a origem da aldrabice e das sucessivas tentativas de branqueamento da coisa.
            Agora para se saber se é verdade ou mentira, é contactar o Rogério por email carrosevportugal@gmail.com . Ele se for homenzinho vai confirmar.

            Qt à questão do alcance o XC40 2018 T3 baseado na consulta às suas características chega e sobra para fazer Viseu-Vilamoura. Pessoalmente para estas coisas uso um que faz ida e volta com uma perna às costas. E ainda dava para ir pá night no Porto.

            Qt à questão de parar, há quem não goste de parar (é o meu caso) e se tiver que parar há-de ser num sítio que me agrade e não onde o carro indica. Isto de ser escravo dos carros tem que se lhe diga lool

            Mas se quiser mais uma odisseia com um elektro e das situações patéticas associadas, tem aqui um para se entreter.
            https://youtu.be/Y9kdy-3MJiE?si=pok-8Cvfgw6BcZ7x
            Este o ZéBigodes não conseguiu mover influências para que fosse apagado. Imagino eu porque não está a lidar com bonecos. Então manda os ponta de lança reclamar que vão deixar de assinar o canal e deixar de ver os vídeos deles loool

          2. Avatar de O impostor
            O impostor

            Não sei quem é o Rogério dos carrosEV, nem tem ele que ser isento ou fazer bem as coisas. Eu tenho um carro a Diesel que faz 1100 km com um depósito (se eu for simpático até faz 1200km) e tenho um Tesla que faz quase 400 em AE. Se fosse em trabalho ou algo urgente em que tenho que ir e vir muito rápido, aí iria no diesel, fora isso eléctrico sem pestanejar.

            Um diesel é para comer km, um elétrico para conforto e poupar dinheiro, um gasolina…uma má decisão se não für para fazer muito poucos km ao ano

          3. Avatar de JL
            JL

            Razão automovel ? estiveram a fazer tempo e a jantar ? LOOOL, eles próprios assumiram que não precisaram de tanto tempo.

            Mas ainda liga a novatos ?

            Então porque não usou as características do XC40 electrico para calcular a viagem ? os a combustão cumprem o WLTP, os eléctricos não ? que grande aldrabice sua.

            Curioso como refila tanto com algo que nao gosta e não quer, acaba por ser uma pessoa estranha.

          4. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Novatos? Qd se chama novatos a gajos que percebem de carros…
            E estudaram os processos antes de se fazerem à estrada é de rir. Fará se não percebessem isso é que era. Havia de sair daí uma coisa esperta ahahah

          5. Avatar de JL
            JL

            Até podem perceber de culinário e serem novatos na mesma.

            Uma avaria não é o normal.

            Tanto que não estudou ou ganhou prática que nunca mais voltou a acontecer.

        3. Avatar de luis nascimento
          luis nascimento

          não percebo as contas que se fazem na net. tenho um automóvel eletrico e a única coisa de que me arrependo é de não o ter comprado há mais tempo. tenho um diesel e posso dizer que o elétrico fica com o consumo a metade dos custos do diesel. carregar , carrega em 45 minutos mas posso e carrego geralmente em casa.

          1. Avatar de JL
            JL

            Sim, essa é a verdade de quem os tem, mas quem não tem faz tudo para os outros não quererem, vá-se lá saber porquê ?

          2. Avatar de O impostor
            O impostor

            JL, simples:

            – quem não tem porque não pode, tem inveja de quem tem ou está para ter e inventa umas coisas

            – quem não tem porque para eles um carro precisa de fazer muito ruído e deitar fumo como sinal de força, não gosta de perder com um eléctrico silencioso, logo diz que são maus por X ou Y.

            Seja como for, ainda faltam uns anos até um elétrico poder fazer 600 km a velocidades de autoestrada (120-140 km/h), coisa que num diesel é fácil. Mas um gasolina normal nunca fez e Miguel se queixou.

          3. Avatar de JL
            JL

            Grande verdade.

          4. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            “– quem não tem porque não pode, tem inveja de quem tem ou está para ter e inventa umas coisas”
            @O impostor até estavas a ir benzinho mas agora estragaste tudo, já parece a conversa dos putos dos iphones loool

            “poder fazer 600 km a velocidades de autoestrada (120-140 km/h), …Mas um gasolina normal nunca fez e Miguel se queixou.”
            Quem disse? Antes de ter o Zagoil ia pra Almeria num gasosas e para lá abastecia em Málaga e para cá era em Albufeira. Em qq dos casos dava mais de 650 kms. Velocidades bem acima dessas e carro bem carregado! A limitação não era por causa de consumo excessivo, era mesmo pq o depósito do gasosas é mais pequeno. Com um depósito do mesmo tamanho, o gasosas chegaria lá na mesma sem parar para abastecer, embora com menos uns litros que o diesel, mas nada do outro mundo.

    2. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      Carros a combustão movidos a… ar e vento?

      1. Avatar de Realista
        Realista

        Tecnicamente isso é na mesma energia solar…

    3. Avatar de Realista
      Realista

      Carvão, Óleo, Gás, Solar, Hídrico, Eólico, Térmico, Lágrimas das Petrolíferas…

      O meu carro anda com qualquer coisa e a companhia elétrica muda para mim para o que for mais barato. 😀

  2. Avatar de Isto vai de mal a pior
    Isto vai de mal a pior

    Primeiro incentiva-se, depois vem o passo seguinte, penalizar quem não aderiu…

    1. Avatar de Jorge
      Jorge

      E depois vão aumentar o IUC desses carros e depois vão aumentar a tarifa da energia eléctrica e depois… e depois… e depois…

  3. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Já não é preciso incentivos as pessoas já os compram mesmo sem eles, ao primeiro tinha lógica mas com os números atuais não existe lógica gostar dinheiro dos contribuintes a financiar as vezes carros acima de 50.000€.

    Sou a favor que se financie ainda mais um tempo para os carros até 25.000€ para forçar também os fabricantes a reduzir margens.

    1. Avatar de Valdemar Santos
      Valdemar Santos

      Carros elétricos, novos, até 25.000€, por mim podiam financiar eternamente 😛

    2. Avatar de Grunho
      Grunho

      Para um carro destinado à classe média assalariada o limite são 20 mil. E é muita guita num país em que as pessoas são miseravelmente pagas. 25 mil só para a burguesia exploradora. O estado tinha que prescindir do IVA para os tornar acessíveis à classe média.

      1. Avatar de O impostor
        O impostor

        Classe média assalariada? Deve ser um novo termo técnico para “não tenho guito mas quero ser da classe média”

        Ainda bem que estou na burguesia exploradora, assim tenho guito e sou da classe média…

  4. Avatar de B@rão Vermelho
    B@rão Vermelho

    E a seguir lá vem o IUC e outra coisa qualquer para compensar a perda do ISV
    Talvez seja o Costa a ir para a Suíça.
    Acho que Portugal deve fazer campanha em favor do Costa, para os prémios Nobel da PAZ, depois de uma declaração dele, acabou com duas guerras, Ucrânia e Palestina, pelo menos já não são noticia nas Tvs, como tal acho que acabaram 🙂 🙂

    1. Avatar de PeterOak
      PeterOak

      Este comentário merecía um prémio!

    2. Avatar de Amilcar Alho
      Amilcar Alho

      Da mesma forma, dar o Nobel da Medicina ao Puttin… Acabou com a Covid…

    3. Avatar de luis nascimento
      luis nascimento

      explica em português o que queres dizer, o pessoal não está a entender, ou então estas sintonizado no canal erredo

  5. Avatar de Joao M
    Joao M

    Subsidios e incentivos devem, a meu ver, ser sempre temporários. Tenho EV e aproveito estes incentivos mas sou da opinião que devem ser temporários (nomeadamente o IUC, que tanto se fala).
    EM Portugal isto também vai acontecer e já começaram alguns incentivos a desaparecer ou a mudar para 2024 (acho que os 4000€ que são “devolvidos” a quem compra EV vai acabar em 2024 e ser trocado por outra coisa mais “barata”).
    Tenho é pena que outras coisas que são “temporárias”, em Portugal, também não acabem – como as taxas “extraordinárias”, “temporários” e “provisórios” que se tornaram permanentes ( sobretaxa do IRS, a taxa adicional de solidariedade e a contribuição extraordinária de solidariedade por exemplo).

    Enfim, um estado pesado e gordo precisa sempre de dinheiro dos contribuinte.

  6. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    Sério? Então não vêem que esses carros poluem ZERO?

    1. Avatar de JL
      JL

      Onde é que falam em poluição ?

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        file:///storage/emulated/0/Android/data/com.microsoft.emmx/files/Download/MicrosoftEdgeDropFiles/Default/1699614412573.webp

        É o q mais se vê praí. Sempre a enganar o próximo. Isso é muito feio 😛

        1. Avatar de Mr. Y
          Mr. Y

          Feio é não ver que os outros também poluem!
          Quando é que tiras o raio das palas e olhas à tua volta?

          1. Avatar de Mr. Y
            Mr. Y

            @Yamahia quantos anos tens? Andas na primária?
            A sério que o teu argumento são os stickers “Zero emissions”? Sabes o que é marketing? Nas letras pequeninas deve indicar ‘emissões zero, ou perto disso, em condução’
            O pessoal não é assim tão tapado como tu pensas e não sabe que o fabrico das baterias também provoca poluição.

          2. Avatar de JL
            JL

            E esses são todos zero emissões, só alguém com eles tapados é que vê aí um escape.

        2. Avatar de JL
          JL

          Volto a perguntar: onde é que no artigo falam em poluição?

    2. Avatar de Jota
      Jota

      Nada polui zero

    3. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      É fácil testar quanto poluem.
      basta colocar 2 carros ( 1 eléctrico e um a combustão) a trabalhar dentro de um espaço fechado. E medir a qualidade do ar passado umas horas. Isso dá para mais ou menos ver a diferença entre ambos.

  7. Avatar de Ever
    Ever

    Em Portugal para o ano também vai ser assim, acabam os incentivos, e começam a taxar o IUC aos elétricos…

    1. Avatar de JL
      JL

      Errado, por cá vão continuar, já foi confirmado.

      Lamento desiludir os seus desejos.

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Somos uns mãos largas e muito ricos. Na Alemanha e Suíça são muito pobres.

        1. Avatar de JL
          JL

          Na alemanha vão continuar tambem.

          Suíça, são, e como se vê já nem precisam.

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Na Alemanha vão baixar. Baixa para 3000€ e só para carros até 45000€.

          2. Avatar de JL
            JL

            Acho muito bem. Chega para mais carros e para carros mais baratos

    2. Avatar de freakonaleash
      freakonaleash

      Não de acordo com o OE2024, o qual será aprovado.

  8. Avatar de compro essa também
    compro essa também

    Todos os que são contra os subsídios já podem migrar para a Suíça mas antes talvez devam confirmar …

    Pelo sim…

    Pelo não…

    Sem pelo ….

    😉

    HAHAHAHA ! !

  9. Avatar de Herlander
    Herlander

    Se o Governo tem um receita X de impostos com os combustiveis, se essa receita diminuir, certamente vai buscar esse dinheiro a outras áreas ou seja preparem-se para novos impostos na energia eletrica. É só sumar 1+1.

    1. Avatar de Joao M
      Joao M

      exacgto. quem pensa que isto das taxas e impostos tem a ver com “salvar o planeta” e diminuir poluição é, simplesmente, ingénuo. É apenas uma desculpa para ir buscar mais euros aos bolsos dos outros.

      1. Avatar de JL
        JL

        Porque é que o tabaco paga mais imposto que o pão?

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Deve ser porque a agricultura do tabaco polui mais que a agricultura dos cereais.

    2. Avatar de JL
      JL

      Fixe, essa já produzo, também me livro desses impostos.

  10. Avatar de João
    João

    Cerca de 9t de co2 para serem fabricados está longe de ser zero. O consumismo também polui . Mas em circulação também não são isentos de poluir – não há comparação com os fósseis, mas daí a dizer zero vai uma grande distância…

    1. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      Onde está o tubo de escape no VE? O Zero emissions tem a ver a emissão de carbono na condução.
      Soa a marketing? Soa mas as pessoas não são assim tão tapadas…

    2. Avatar de JL
      JL

      Os a combustão também têm umas toneladas de emissões durante o fabrico, no entanto nunca se fala dessas emissões, e não são essas emissões que figuram nos documentos e nos impostos, portanto os ve são sim zero emissões.

  11. Avatar de compro essa também
    compro essa também

    Se pensarem bem talvez concluam que misturar coisas das quais mostram nada saber é só estupidez e especulações descabidas …

  12. Avatar de mikado
    mikado

    Só Portugal continua a dar o mesmo incentivo 🙁 Se podem comprar carros elétricos então também podem pagar os impostos que vem com eles.

  13. Avatar de João
    João

    Acho que o pessoal se esqueceu de contabilizar toda a poluição associada á produção de um veículo, seja ele movido a gás, gasolina, diesel etc.. ou seja, o homem faça ele o que fizer estará sempre a poluir o planeta, evidentemente, uns mais que outros.