Suíça acelera em direção à condução autónoma nas estradas do país

8 Comentários

Há países onde a interpretação das tecnologias permite um maior investimento no futuro. Há anos que temos vindo observar a evolução da condução autónoma, mas até hoje, na Europa, por exemplo, são poucos os passos concretos para abrir as estradas a esta tecnologia. No entanto, a Suíça parece querer dar passos certos e o Conselho Federal prepara uma alteração legislativa que permitirá a condução de automóveis sem condutor em determinadas zonas.

Ilustração condução autónoma na Suíça


Suíça dá um passo em frente na adoção da condução autónoma

Existem vários níveis de condução autónoma e ao longos dos últimos 10 anos, algumas marcas tentam “forçar” a evolução da tecnologia para atingirmos este patamar nas nossas estradas. No entanto, há vários desafios ainda a ultrapassar. Se uns países são mais cautelosos, outros olham para a evolução tecnológica com bons olhos.

Nesse sentido, em breve, alguns automobilistas poderão ser “dispensados do seu dever de cuidado e controlo do veículo”. Segundo informações, na quarta-feira passada, o Conselho Federal Suíço enviou propostas de alteração da lei que diz que atualmente, todos os condutores são obrigados a manter sempre o controlo do seu veículo. Contudo, o futuro está nos carros autónomos e no progresso tecnológico, e o governo quer entrar no comboio.

Temos de aproveitar estas oportunidades o mais cedo possível.

Afirma a entidade, salientando que vários países vizinhos já estão a trabalhar nesta questão.

Estão previstos dois tipos de casos: aqueles em que um carro se conduz sozinho, mas o seu condutor está presente, e aqueles em que um veículo se conduz mesmo que não esteja ninguém a bordo.

No primeiro caso, será necessário definir troços de estrada em que os condutores podem ser autorizados a deixar a tecnologia entregue a si própria. No segundo caso, será necessário listar todos os parques de estacionamento onde os proprietários de automóveis podem deixar os seus veículos e ativar um sistema para que o carro possa estacionar sozinho sem pôr em perigo os peões, por exemplo.

 

Mais económico, mais respeitador do ambiente

O Conselho Federal só vê vantagens. “Espera-se que os veículos automatizados façam com que o tráfego flua mais suavemente”, diz. As consequências positivas são menos abrandamentos, tempos de viagem mais curtos e um menor consumo de combustível, uma vez que os veículos a gasolina também serão beneficiados. Além disso, de acordo com o Gabinete de Prevenção de Acidentes do país, a automatização dos veículos tem o potencial de reduzir o número de acidentes graves.

No que diz respeito ao estacionamento, a tecnologia pode otimizar a utilização do solo: se o condutor estiver fora do carro e este estacionar sozinho, não é necessário abrir a porta quando o veículo estiver estacionado e os carros podem ficar quase ao lado uns dos outros, ou seja, em espaços mais estreitos. E a lei não deixará pedra sobre pedra: para ativar estes sistemas, o condutor terá de estar no exterior. E se tiver animais de estimação, também.

Comentários

8

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Antônio
    Antônio

    Porque não teem as estradas como as portuguesas… Aqui parece Beirute…

  2. Avatar de PM
    PM

    Nunca permitirei que um qualquer carro conduza por mim, nem mesma a estacionar…

    1. Avatar de JL
      JL

      Está com medo com ele o faça melhor que você ?

      1. Avatar de PM
        PM

        Pergunta estúpida, simplesmente gosto de ser eu a fazer as coisas. Limite-se à sua opinião e deixe a dos outros.

        1. Avatar de JL
          JL

          Exato, porque receia o pior ou o melhor. Loool

        2. Avatar de Grunho
          Grunho

          Quando a pergunta é estúpida não se responde. E não se insulta. Além disso, a pergunta faz sentido.

    2. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Nunca digas nunca, no futuro isso não será opcional, é só uma questão de estares vivo para ver o dia ou não

  3. Avatar de Grunho
    Grunho

    Uns gostam mais de conduzir, outros de ser conduzidos, mas em Portugal não tens o direito de deixar de controlar o carro por 1 segundo que seja. Portanto, por mais sofisticadas ajudas à condução que tiveres, se aquilo falhar e cometer algum crime o criminoso és tu e é assim que és tratado pela lei.