Submarino russo surgiu no noroeste de França. NATO admite estar pronta para a defesa

45 Comentários

Recentemente, surgiu um submarino russo diesel-elétrico B-261 Novorossiysk, no noroeste de França, perto da costa da Bretanha. Neste cenário, a Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO) reforçou que está pronta para defender os aliados e manter a vigilância no Atlântico.

Submarino russo B-261 Novorossiysk avistado pela NATO

Construído em 2010 em São Petersburgo, lançado em 2013 e parte da Marinha Russa em 2014, o B-261 Novorossiysk emergiu, na semana passada, ao largo da costa da Bretanha.

De acordo com o canal VChK-OGPU, no Telegram, que pertence a fontes militares russas, o submarino diesel-elétrico foi forçado a emergir devido a uma grave falha técnica no sistema de combustível.

Especificamente, o combustível começou a fluir diretamente para o porão, criando uma situação explosiva. A tripulação não tinha as peças sobressalentes necessárias nem especialistas qualificados para reparar a falha, pelo que não conseguiu resolver o problema por conta própria.

O aparecimento deste submarino russo na região sublinham a crescente atenção às forças submarinas no teatro ocidental e a necessidade urgente de melhorar a consciência marítima entre os aliados.

Resposta da NATO reforça prontidão na defesa do Atlântico

Aquando da deteção do submarino russo, a NATO enviou, prontamente, uma fragata da Marinha Francesa, refletindo os procedimentos-padrão para rastrear embarcações militares estrangeiras em águas monitorizadas pela organização.

A NATO está pronta para defender a nossa Aliança com vigilância constante e consciência marítima em todo o Atlântico.

Assegurou a NATO, por via do X.

De acordo com o Comando Marítimo da NATO, o submarino tem operado à superfície, numa postura que o torna visível aos sistemas de deteção e representa um desvio das operações típicas de submarinos, que costumam dar prioridade à permanência submersa.

O incidente sublinha as operações navais russas em curso nas aproximações atlânticas à Europa e destaca a capacidade da NATO de detetar e responder às atividades submarinas nas suas zonas estratégicas.

Reunião ministerial da NATO acontece esta quarta-feira

A reunião de ministros da NATO agendada para esta quarta-feira vai reunir os governantes com a pasta da Defesa dos 32 Estados-membros da NATO.

A eles juntar-se-ão o homólogo ucraniano e, também, a representante da diplomacia da União Europeia, Kaja Kallas, no quartel-general da organização político-militar, de que Portugal faz parte e é um dos países fundadores.

À entrada, em Bruxelas, na Bélgica, o secretário-geral da NATO, Mark Rutte, por quem a reunião será presidida, reforçou que a organização está pronta para responder a provocações russas, pois “é muito mais forte do que a Rússia”.

Comentários

45

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      Este submarino é uma tecnologia extraterrestre.
      No outro dia estava a afundar no mediterranêo, hoje aparece milhares de quilómetros a norte a atacar a França.
      Dizem que está avariado, que vai afundar, que leva armas atómicas, que estão prontos para nos atacar.

      Eu só digo uma coisa, deem mais pó branco, daquele que dá cocegas no nariz a esta malta, e muito sal grosso metido até ao pescoço.

      1. Avatar de jorgeg
        jorgeg

        lolll +1
        Ja nao da mais para levar com os sociopatas corruptos do ocidente, e so mentiras e propaganda com um desejo mortal de serem aniquilados!

  1. Avatar de FOSS
    FOSS

    È só teatro no teatro. Pelo menos até ao dia em que não for. 🙂

  2. Avatar de guilherme
    guilherme

    No outro dia o submarino ia afundar, hoje já vai atacar frança, lol.

    Em Bruxelas aqueles políticos estão Morrinhos de mandar os filhos dos outros para uma guerra.
    Aviões, Barcos, Submarinos já fazem isto há anos e nunca se passou nada agora anda tudo maluco, deixem lá os Russos que eles não querem guerra com mais ninguém já que a Ucrânia já lhes dá bem que fazer.

    1. Avatar de Pedro António
      Pedro António

      Achas que o “há anos” se pode comparar á situação atual? Há anos íamos passar férias na Rússia e na Ucrânia….

      1. Avatar de Carlos
        Carlos

        Sem dúvida, hoje o “clima” está mudado, as sirenes tocam a rebate e o “in” ameaça em grau vermelho.
        Todos devemos estar mais atentos.
        E começar a preparar uma economia de guerra

    2. Avatar de Nuno
      Nuno

      Não existe melhor justificação para se pagar mais impostos e mais dinheiros para armas, que é dizer que os Russos vem conquistar a Europa e temos de estar em alerta máximo!!! Aqueles Russos são mesmo MAUS!!!!

      1. Avatar de freakonaleash
        freakonaleash

        “Aqueles Russos são mesmo MAUS!!!!”
        Sim são maus.
        Recorda-se do que fizeram em Bucha?
        São piores que maus. São carniceiros sem alma humana!

        1. Avatar de PorcoDoPunjab
          PorcoDoPunjab

          Freak, sem querer diminuir o que se passou em Bucha, olhe que só no Iraque foram quase 500 mil pessoas mortas durante a invasão e ocupação dos EUA.
          Já não falo no Afeganistão e outros locais…

          Portanto, olhar só para um lado é assim meio suspeito.
          Diga lá que os EUA são maus tb.
          Já sei, quem não quer levar com uma bala dos EUA, não é?
          É maravilhoso…

          1. Avatar de freakonaleash
            freakonaleash

            Whataboutism como resposta a um comentário a lembrar um massacre de civis é uma forma fraca de estabelecer qualquer argumento.
            Mas deduzo que a sua resposta seja motivada por lhe ter tocado num nervo, assim perceciono que a minha menção de Bucha foi bem sucedida.

        2. Avatar de Pedro
          Pedro

          freak,
          Em Bucha a Ucrânia matou um numero infindável de civis Russos.

          Quando a Russia aceitou retirar as suas tropas, porque a Ucrânia dava sinais de querer resolver o problema de forma diplomática( primeiro da BieloRussia e depois mais tarde na Turquia ), e a pedido da EU( hoje sabe-se que foi a EU que pediu a Russia para abandonar aquela frente de pressão ), como gesto de boa fé, a Russia retirou as suas tropas.
          Foi mais 1 erro, porque todos os civis que tinham estado a apoiar os Russos, foram identificados, e mortos.
          É mais um crime de guerra que a Ucrânia cometeu.

          Agora não me venha dizer que você ão sabia já disso, porque isso é hipocrisia da sua parte, se o fizer.
          É como o vosso fuhrer disse,
          Se eles querem continuar a ser Russos que abandonem a Ucrânia.

          5 regiões, seguiram esse concelho mesmo, e já o fizeram.
          Há cada vez mais relatos de polacos ucranianos apavorados porque cada vez mais houvem gente a falar Russo..porque será??

          1. Avatar de freakonaleash
            freakonaleash

            1º não faço ideia do que está para aí a falar;
            2º Negou categoricamente o massacre de civis ucranianos pelas mãos de soldados russos;
            3º fontes independentes (tass, RT, pravda não valem), porque não faço, mesmo, ideia do que está para aí a falar;

          2. Avatar de Pedro
            Pedro

            A hipócrisia é uma coisa terrivel.
            Acabou de confirmar aquilo que eu disse acima.

          3. Avatar de freakonaleash
            freakonaleash

            Nada do que eu escrevi confirmou nada do que você afirmou caro Pedro.
            Pedi-lhe que me explanasse de forma sumária do que está a falar e o alavancasse em fontes independentes. Aparentemente é incapaz de acorrer ao meu pedido. Lamento imenso a minha deceção consigo:(

      2. Avatar de Hugo Nabais
        Hugo Nabais

        Claro! Devíamos ficar quietos e deixá-los anexar a Ucrânia. Não é connosco.. Já agora a Moldávia e a Roménia a seguir. E devíamos se calhar deixar de ter forças armadas, não é preciso para nada, já não há guerras…

        1. Avatar de PorcoDoPunjab
          PorcoDoPunjab

          Hugo, mas nós não temos forças armadas.
          O que temos são Generais às pazadas que se promovem uns aos outros.
          Soldados e pessoal para trabalhar, está quieto.

          1. Avatar de freakonaleash
            freakonaleash

            Uma infeliz realidade. Mas já li algures que este último ano houve um forte aumento de praças.

    3. Avatar de Inculto
      Inculto

      Exato… Eu sou do acordo que se deve fazer como na altura dos Reis…

    4. Avatar de Man
      Man

      O Macronas bem queria um entalado… Já anda a merecer á muito…

      1. Avatar de freakonaleash
        freakonaleash

        Ainda vai receber é um enlatado da forma que o submarino russo arrasta-se por águas da NATO!

    5. Avatar de Manuel da Rocha
      Manuel da Rocha

      Os media é que fizeram avisos de “650 mísseis” a bordo. O submarino está a viajar, a baixa velocidade, para a Rússia, quase sempre, à vista, pois precisa de oxigénio, de fora. O reactor está a falhar, estão a navegar a diesel, os 2 rebocadores, estão, junto a Kalinengrado, à espera dele, para o rebocar, para a base norte, onde vai ser reparado. O Belgorod, fez o mesmo percurso, em 2022, ainda lá está… à espera de reparação.

  3. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    O submarino tem um problema e é obrigado a vir à superfície, ai Jajus que vamos ser invadidos por um submarino Russo avariado.
    Faço ideia quantos submarinos da NATO andam perto do território Russo.
    Ah espera, mas esses são dos bons….

    Estes europeus estão feitas umas doidas malucas.

    1. Avatar de Manuel da Rocha
      Manuel da Rocha

      Segundo o Trump, são 4… 2 no Atlântico e 2 no Pacífico.

    2. Avatar de freakonaleash
      freakonaleash

      Se não vêm à superfície para se arrastar para reparações imprevistas atravessando território hostil então sim os submarinos da NATO são, objetivamente, bem melhores e ainda bem!

      Se nós evitamos incursões por território russo por respeito então é bem que os russos se sintam “apertados” quando pisam a linha.

      1. Avatar de PorcoDoPunjab
        PorcoDoPunjab

        freak, como se as máquinas feitas pelos EUA não avariassem tb.
        E desde quando é que os EUA evitam incursões seja por onde for?
        Deve estar a brincar, só pode…

        1. Avatar de freakonaleash
          freakonaleash

          Consegue argumentar sobre as incursões russas em território NATO?

          1. Avatar de PorcoDoPunjab
            PorcoDoPunjab

            freak, consegue argumentar contra as incursões da NATO em território Russo?
            Ou pensa que a todo momento não estão submarinos ocidentais junto à Rússia?

            Já agora que fala na NATO.. consegue argumentar das incursões da NATO sobre Belgrado e Tripoli?

            Será que a Sérvia e a Líbia atacaram a NATO?
            Não soube de nada, mas tudo pode acontecer.

          2. Avatar de freakonaleash
            freakonaleash

            Deixe de mover os poste à baliza se quer diálogo!

            “Consegue argumentar sobre as incursões russas em território NATO?”

            Se conseguir peço que desenvolva sobre as ditas incursões da NATO em território russo pois não faço a mínima ideia do que está a falar.

            Obrigado

          3. Avatar de Pedro
            Pedro

            Que eu saiba a Russia nunca violou território de membros da NATO.
            Mas a NATO viola constantemente território Russo.

            Mas se você sabe de algum caso onde a Russia viola o Mar alheio, por favor diga-nos, é que nós desconhecemos.

            freak,
            Sabe o que são Aguas Internacionais??
            Já ouviu falar disso?

            Devialer um pouco mais, mas o seu nivel de maturidade parece-me ainda ao nivel de um adolescente, se tanto.

          4. Avatar de freakonaleash
            freakonaleash

            Olá Pedro!
            Bem vindo!
            Experimentar usar o browser para pesquisar sobre os voos de caças russos sobre zonas aéreas da NATO ou sobre a incursão de drones na Polónia.
            Vou ser o homem grande e não o vou atacar pessoalmente mas peço que evidencie as incursões da Rússia sobre território NATO se quiser diálogo da minha parte.
            Obrigado e bom resto de dia!

          5. Avatar de Pedro
            Pedro

            freak,
            “…voos de caças russos sobre zonas aéreas da NATO ou sobre a incursão de drones na Polónia…”

            Qual foi a parte do que disse acima que não entendeu??

            Aguas Internacionais, são…isso mesmo.
            Internacionais.

            “Zonas Aérias da NATO”
            O senhor toma alguma medicação?

            O que são “zonas aéreas da NATO””??
            As Aguas Internacionais são de todos meu caro.Não são da NATO, da Russia,da China ou dos EUA, são de todos.

            “incursão de drones na Polónia…”
            A Russia apenas é responsável pelos drones que ela lança sobre a Ucrânia, e nunca sobre os drones que a Ucrânia, apanha, e lança sobre a Polónia.
            Se a polónia está ofendida, muito rápidamente pode resolver isso, basta pedir a Ucrânia para parar de enviar drones para território Polaco.

            Em um exercicio para crianças, imagine que nós os dois andamos a pedrada, ai você agarra uma pedra que lhe mandei, e atira-a sobre uma terceira pessoa atingindo-a.

            Sou eu culpado pela pedra que você lançou á terceiros?
            Se eu for seu Paí, e se você for menor de idade, ai sim, mas tirando isso, eu não sou responsável pelas suas acções.
            So faltava agora essa.

            A Ucrânia agarra os drones Gerbera que caem, poe fita cola, enchem de combustivel e lançam sobre a Polónia, onde raio é que a Russia é culpada???
            Tenho muita curiosidade em perceber a sua lógica, defacto.
            Já agora porque culpa a Russia e não Portugal?
            Portugal envia armamento para a Ucrânia, que a mesma lança sobre a Russia.
            É Portugal culpado, quem lança o Armamento, presumo eu de livre vontade(E olhe que este presumo, é mesmo isso, pois eu não tenho a certeza..)?

  4. Avatar de Factos
    Factos

    Adoro esta novela, muito melhor que o big brother.

    1. Avatar de Inculto
      Inculto

      Ou o futebestas…
      Ao ver o que dá na TV, penso logo nos resultados das eleições

  5. Avatar de Zé

    A ver estamos sempre. Tomar acções de jeito é que já não é coisa de europeu. Mas vamos continuar a ver.

  6. Avatar de Pedro António
    Pedro António

    Por acaso não invadiram um país? E estaline? Que crimes cometeu? e quem são os melhores amigos? Afeganistão, Coreia do norte, China, Turquia, Índia…. Tudo bonzinho, porque não vais para lá?, até podes ter a sorte de te mandarem para a frente…

  7. Avatar de Pedro António
    Pedro António

    Os russos é só rir, atrasados em tudo. Só por terem armas nucleares já pensam que são donos disto tudo. Um país falido e pobre…. Até aos coreanos recorreram…a Rússia é governada por velhos ultrapassados… que querem viver até aos 150 anos….

  8. Avatar de Pedro António
    Pedro António

    Há aqui saudosistas a defender o que já não existe (nem virá a existir, talvez sim uma oligarquia) a URSS comunista, tal e qual. Estes nem reparam que até na Europa o comunismo desapareceu (salvo Portugal).

  9. Avatar de Max
    Max

    Dando outro alinhamento à coisa:
    – Post de 29/09/2025: “Submarino russo navega em emergência e corre risco de explosão. O submarino russo Novorossiysk sofre uma avaria técnica grave, que o coloca em risco de explosão. Enquanto atravessa o estreito de Gibraltar e é perseguido por um avião espião americano, o navio procura desesperadamente um porto seguro.”
    – BBC, 13/10/2025: “O secretário-geral da NATO, Mark Rutte, brincou sobre a condição da frota naval da Rússia: “Que mudança em relação ao romance de 1984 de Tom Clancy, A Caça ao Outubro Vermelho. Hoje, parece mais a caça ao mecânico mais próximo”, disse Rutte num discurso na Eslovénia, dizendo que o navio “quebrado” estava “mancando” para casa”.
    – BBC, na mesma notícia; “Moscovo negou que um de seus submarinos tivesse que emergir devido a problemas técnicos. “As informações divulgadas por vários meios de comunicação sobre um suposto mau funcionamento e, como resultado, ter emergido o submarino diesel-elétrico Novorossiysk na costa da França não correspondem à realidade”, disse o serviço de imprensa da Frota Russa do Mar Negro, conforme citado pela agência de notícias Interfax. “De acordo com os regulamentos internacionais de navegação, os submarinos devem navegar pelo Canal da Mancha apenas enquanto estiverem à superfície”, acrescentou.”
    De modos que é assim, o Novorossiysk lá continua “mancando” para chegar ao porto de São Petersburgo, como dizia o primeiro post.

  10. Avatar de SouHumanoNaoOcidental
    SouHumanoNaoOcidental

    Vocês não percebem nada!!
    Estao a ver os anúncios na TV, radio e internet para se comprar um produto?
    Como é que as empresas de material bélico fazem para vender os seus produtos?
    Primeiro contratam lemingues que têm medo até da própria sombra para gerir a NATO e depois criam na nossa mente que existe um inimigo que nós não sabemos que existe e que vem aqui destruir tudo.
    No final os nossos políticos, que são outros atrasados mentais, como os lemingues da NATO, vão comprar armas com dinheiro que não temos para nós defender de um inimigo imaginário.
    Conclusão: é o melhor negócio do mundo porque compramos um produto que muito provavelmente nunca irá ser usado numa guerra.
    Desde que a Nato foi criada quanto do seu equipamento militar foi usado numa guerra?
    E atualmente quanto dele ainda está operacional?
    Portanto meus senhores esta notícia do submarino é mais um anúncio de uma empresa de venda de material bélico que precisa de vender equipamento.

    1. Avatar de freakonaleash
      freakonaleash

      Tapar o sol com a peneira deve uma especialidade do seu controlador.
      Dissuasão sabe o que é?
      Sem dissuasão contra os russos os países bálticos já teriam sido tomados à muito tempo.

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        É isso que o comité central, exige que diga, pela mensalidade que recebe?

        1. Avatar de freakonaleash
          freakonaleash

          Desculpe Pedro mais vai ter de explanar no que é que o meu comentário reflete a posição do comité central (do PCP julgo).
          Obrigado

          1. Avatar de PorcoDoPunjab
            PorcoDoPunjab

            freak, o maior inimigo da Europa não é a Rússia nem a China.
            O maior inimigo já cá está dentro de portas e a aumentar o seu exército e influência a cada minuto que passa.

            Preocupe-se com os Russos que eles agradecem.
            Aliás, não consigo perceber essa pancada contra os Russos.

            Eu não tenho nada que me ligue à Rússia, nem ideologicamente ou por motivos familiares, nada mesmo, mas sei ver as coisas.

            A NATO parava na Alemanha e depois estendeu-se até onde está actualmente, apesar dos pedidos do Yeltsin e do Gorbachov para não se estenderem para Leste.
            Resultado foi o que se viu…

            Aproveitaram a queda da URSS para quase espetarem com a NATO em Moscovo.

            Como se isso não bastasse, querem cercar a Rússia totalmente, pelo lado Oeste já está cercada, agora querem tb usar o flanco Sul para a estrangular.
            A NATO só não vai até ao Cazaquistão e Mongólia só se não puder.
            Com um bocado de sorte ainda espetam com a China na NATO tb e aí sim está o ramalhete completo.

            Agora faço aqui uma pergunta, já a fiz anteriormente a outra pessoa, mas respostas está quieto.

            O que vc acha que aconteceria se os EUA se vissem numa situação igual?
            Qual seria a reacção dos EUA se o México aceitasse uma base Chinesa ou Russa dentro do país?
            É que se cada país pode escolher os seus amigos, isso é válido para todos, ou só vale para quando der jeito?

            Cuba aceitou uma base Russa e foi o que viu.
            Claro que a Rússia ou qualquer outro país não pode usar os argumentos dos EUA, porque os EUA têm sempre razão.

            Aqui há uns meses foram dois ou três bombardeiros Russos a Caracas.
            Caracas fica para aí a uns 3k km de Miami ou mais.
            Reacção dos EUA?
            Rússia está a provocar-nos, não tem nada que fazer isto no nosso quintal, como gostam de chamar ao continente americano.

            Claro que Moscovo ou qualquer outro país não pode usar argumento semelhante quando querem espetar uma base da NATO junto às fronteiras, além das que já há…

            Volto a perguntar, o que fariam os EUA numa situação igual de bases à porta?
            Se vai dizer que são coisas diferentes, mais vale não dizer nada.

            E não me acertou em nervo nenhum, os meus nervos estão em locais diferentes dos seus.
            Não viu a minha foto?
            Sou um PorcoDoPunjab, não um porco, um PorcoDoPunjab.
            A diferença é total.

  11. Avatar de VAOpoK
    VAOpoK

    O Trump e companhia querem começar outra gu€rra.