Smart Summon da Tesla começou a criar confusão nos parques de estacionamento

38 Comentários

A Tesla tem nos seus carros algumas funcionalidades únicas e que os tornam diferentes de todos. Se o Summon era já algo completamente inovador, a empresa quis torná-lo ainda mais peculiar e totalmente inovador.

Esta novidade chegou com a versão 10 do software da Tesla, mas aparentemente está a ter efeitos pouco positivos. São já muitos os casos relatados de problemas e confusão causados pelo Smart Summon da Tesla.

Tesla Smart Summon carro condutor dono


Começam os problemas com o Smart Summon

A versão 10 do Software dos Tesla traz muitas novidades no campo do multimédia, com a chegada de serviços como o Netflix ou o YouTube. Claro que há ainda melhorias no Auto Pilot e no novo Smart Summon.

Este último é uma evolução, que traz qualquer carro para junto do seu dono, de forma automática. Esperava-se que estivesse capaz de funcionar em ambientes com outros carros, mas aparentemente não. Os problemas parecem acumular-se.

Novidade do carro da Tesla ainda não madura?

Capaz de trazer o carro para junto do seu dono, numa distância máxima de 60 metros e com linha de vista, esperava-se já muito mais. Do que tem sido publicado nas redes sociais, os problemas são constantes e em alguns casos até perigosos. Aparentemente esta funcionalidade está longe de estar pronta para entrar em produção.

A Tesla alerta os utilizadores que esta não e uma funcionalidade totalmente autónoma. Estes devem ter sempre o carro visível e atenção especial a peões e outros carros. A marca anuncia também que os condutores são responsáveis por qualquer problema com o carro.

Problemas para os donos e condutores

A Tesla está provavelmente ainda a amadurecer esta sua tecnologia. Isso pode ser visto em muitas reações que os carros têm e nalguma desorientação que é provocada por outros carros ou peões. Não era suposto ter sido lançada com este tipo de problemas, mas a verdade é que estes existem.

Se na maioria dos casos os problemas são apenas de situações de perigo, a verdade é que há também relatos de acidentes e danos. A Tesla vai certamente melhorar este sistema, uma vez que parece ser a base para a condução autónoma que quer lançar em breve nos seus carros.

Grande atualização de software Tesla V10 traz Netflix, YouTube e muito mais a estes veículos

Comentários

38

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Louro
    Louro

    Só usei uma vez para experimentar e nao causou problemas, no entanto nao tinha carros em movimento a volta.

    1. Avatar de TugAzeiteiro
      TugAzeiteiro

      Sabes que os “jornalistas” adoram causar o pânico….
      Até com aquela notícia do Tesla da Policia de um estado qualquer nos EUA ter ficado sem bateria em uma perseguição… onde afinal só se esqueceram de carregar o carro no final do turno anterior/noite anterior…. mas se fosse um carro a combustão ter ficado sem gasolina por não terem atestado, isso já não era notícia!! Tempos estranhos os que vivemos….

      1. Avatar de Vítor M.

        Que afinal não foi SÓ isso, lê o artigo todo para veres como estás errado 😉

        1. Avatar de TugAzeiteiro
          TugAzeiteiro

          O Sistema não é uma Beta?! A Tesla não alerta para isso e que a responsabilidade é do utilizador? O AP salvo erro também ainda não saiu de Beta… é software… necessita de actualizações, e todos nós sabemos como são as pessoas, vão sempre inventar a situação mais mirabolante para o sistema crashar. Ninguem morreu… ao contrário daquele incidente com os volvo’s autonomos da Google..

          1. Avatar de Vítor M.

            E por ser beta a empresa que disponibiliza terá ou não responsabilidades, o que te parece?

      2. Avatar de Louro
        Louro

        @TugAzeiteiro,
        Em parte concordo contigo, no entanto no caso nao testei num ambiente similar ao que é mostrado no video, talvez por receio que algo correce mal hehe

      3. Avatar de Gaspar Oliveira
        Gaspar Oliveira

        A diferença é que um carro a gasolina podem abastecer a qualquer hora em 5min.
        Óbvio que se a frota da policia fosse toda eléctrica sem nenhum a combustão era funcional?

        1. Avatar de TugAzeiteiro
          TugAzeiteiro

          Lá vem arroz… no outro dia demorei 10min a abastecer a mota! (tirando que fica umas 22h parada por dia) E sim… aquela frota de polícia de Fremont USA foi toda convertida para eléctrica…
          Daqui a 5 ou 6 anos os carros eléctricos carregam em 10min e mesmo assim vai haver alguém a dizer… “ah e tal mas o meu carro demora 5min a abastecer”… (mas fica estacionado uma grande parte do dia….) BOA!

          1. Avatar de maxgiger
            maxgiger

            Lá vem tanga… 10min a abastecer a mota? só se estavam a tua frente outras pessoas, depois ainda vais pagar e tal, e claro contas isso como abastecimento.
            E depois lá se fala de novo que o veiculo fica sempre parado durante xxh por dia.
            Tu usas todos os serviços que a tua operadora te oferece todo o dia?Pagas sempre o mesmo, como qualquer um.
            Quando vais passear, levas o teu carro sempre contigo a todo o sitio, seja bares, supermercados e afins? Não, tens de deixa-lo parado durante X tempo. que pena…

        2. Avatar de Louro
          Louro

          Para perceber a prática disto é necessário analizar cada caso claro, no entanto vamos pelo user comum.

          O user comum faz uns 20/30 km por dia para chegar até ao trabalho, chega lá, para o carro o dia todo (8horas de trabalho) e depois faz mais uns 20/30km para voltar para casa.

          Eventualmente vai fazer compras, e ao fim de semana se calhar vai dar uma volta com a familia, volta essa que certamente nao é passada dentro do carro a andar.

          O que nao falta é tempo para ter o carro a carregar.

  2. Avatar de Carlos
    Carlos

    “kit vem-me buscar…” quem se lembra? Ehehe

    1. Avatar de maxgiger
      maxgiger

      Pois é! essa tecnologia vai chegando a pouco e pouco.

  3. Avatar de TAU
    TAU

    O vídeo deste artigo é absolutamente hilariante! O comportamento do carro parece o daqueles condutores que não sabem fazer manobras/estacionamentos.

    1. Avatar de Comuna
      Comuna

      Os 2 peões que estão a assistir ao espectáculo, não teriam influencia no resultado? É que eles estão na passadeira parados e se tivessem saído dali podia ser diferente, digo eu, sei lá.

  4. Avatar de João Reis
    João Reis

    Cuidado, não sejam completamente cegos também. Se a tesla lançou algo que não estava devidamente testado o que deveriam fazer era lançar outra atualização para desabilitar esta função. Isto não é como nos smartphones, não funciona e faz-se o reset de fábrica. Em caso de acidente como é? De certo que algum americano mais esperto poderá levantar a questão de nem sequer ir no carro e por isso não poder ser considerado culpado do acidente. E as seguradoras como ficam? Atenção, sou apreciador da marca mas vamos com calma, não lhes podemos passar carta branca e achar que tudo o que fazem é excelente.

    1. Avatar de Vitolas
      Vitolas

      Não existe nenhum “esperto” no mundo que se safe de tal situação,senão imagina que te esqueces de travar o carro e segues a tua vida,o carro as tantas sai por ali fora e provoca um acidente,serás sempre o culpado não existe como fugir a isso.

      1. Avatar de João Reis
        João Reis

        Já para não falar dos “espertos” das seguradoras que automaticamente limpavam as mãos de qualquer responsabilidade… Isto é tudo muito bonito mas pensemos no caso mais extremo,o carro provocar uma morte, quem se responsabiliza? A seguradora salta fora e o condutor é que vai penar…

  5. Avatar de Miguel
    Miguel

    Este software também deve ter sido desenvolvido na universidade por uns recém-licenciados quaisquer com aqueles “bolsas de investigação” que só servem para as coisas sairem de borla às empresas… tal e qual a máfia portuguesa.

    Depois dá nisto. Um ganda monte de m*rda.

    1. Avatar de Cortano
      Cortano

      Se fazes melhor, vai para a Tesla.

  6. Avatar de Ricardo Oliveira
    Ricardo Oliveira

    Infelizmente e dado que muitos condutores sao burros, distraidos e sem a minima noção do que fazem na estrada, os carros têm de ser autonomos e tudo controlado, independentes do burro que vai la sentado. Eles sao sistemas para tudo, para estacionar sozinho, para alertar dos peoes, dos sinais, etc. Desresponsabilizacao absoluta do condutor.

  7. Avatar de TSSRK
    TSSRK

    Tem uma lista enorme de ifs que ele nem sabe qual deles escolher xD

  8. Avatar de Xnelox
    Xnelox

    Gostei, mas no vídeo vê-se notoriamente que o carro ainda não tirou a carta de condução

  9. Avatar de om
    om

    não será mais rápido ir busca-lo?
    enfim

  10. Avatar de Tiago
    Tiago

    Sem Legislação em Portugal para tal coisa.
    Se há um acidente com o carro, quem é o condutor?
    A seguradora assume as responsabilidades?

    1. Avatar de Vitolas
      Vitolas

      Não é necessário legislação para tal coisa,existe um condutor e/ou proprietário do veiculo,será sempre ele o responsável.
      Com as seguradoras é como em outro qualquer cenário.

      1. Avatar de Sergio J
        Sergio J

        Brincamos

      2. Avatar de João Coelho
        João Coelho

        Não será assim certamente! Pensar assim é um puro engano!

    2. Avatar de Gaspar Oliveira
      Gaspar Oliveira

      A seguradora se for provado que você não estava ao volante e se for culpa do seu carro a sua seguradora deita-se de fora. Certamente que esta nas clausulas que você tem de estar a conduzir…

      1. Avatar de Tiago
        Tiago

        Resta saber se provocar um morto, quem vai sentar o cú no tribunal.

        1. Avatar de João Coelho
          João Coelho

          Será o condutor, a empresa e por fim o Estado português. Assim por esta ordem. A companhia se vier a ser responsabilizada, o que desde já dúvido, irá reverter a sua responsabilidade, da mesma forma que o faz quando ser demonstrada que o condutor detinha taxa de álcool acima do limite!

    3. Avatar de João Coelho
      João Coelho

      Conforme comentei, mais há frente, estamos todos tolinhos com estas inovações! Tratamos este assunto como se de um computador se tratasse…e o Estado português na pessoa das entidades competentes em matéria de homologação e fiscalização está literalmente a deixar rolar. As pessoas adoram os veículos e os impostos vão entrando! Quanto e se, surgir um caso sério e grave, então sim todos vão fazer as perguntas pertinentes, até lá é o deixa andar!

  11. Avatar de Gaspar Oliveira
    Gaspar Oliveira

    Como já disse, era um grande fã do Elon Musk, mas tenho ficado desiludido.
    Parece um puto, quer ser o 1 a lançar novas funcionalidades e não espera que as mesmas estejam devidamente testadas e maduras.

  12. Avatar de Sergio J
    Sergio J

    Está é a diferença entre a Tesla e os outros. Nenhum construtor lança seja o que for sem milhares de quilómetros e horas de teste. A Tesla anda a brincar aos carros e depois vem para aqui uns falar que é só uma beta. Não no mundo automóvel não existe esse conceito de betas. Há processos que podem ser melhoradoa sim, mas nada é lançado às três pancadas.

  13. Avatar de João Coelho
    João Coelho

    Não se entende como é possível homologar veículos automóveis, onde este gênero de automatismos ultrapassam em muito um qualquer sistema eletrônico automático! É hilariante assistir aos comentários pro, na sequência de disponibilização de funcionalidades que no imediato apresentaram lacunas, em que o seu autor se limita a informar que está disponível, mas é para usar só com determinadas circunstâncias, não se responsabilizando pelos danos! Então em que ficamos? No limbo como sempre! As autoridades tardam em regular este gênero de comercialização! Estamos a falar de automóveis, os quais têm regulamentos próprios para comercialização, circulação e os seus condutores também eles precisam de habilitações próprias e adequadas! Isto tal como está é o vale tudo sem regras! E isso está naturalmente errado!

  14. Avatar de Rudolfo
    Rudolfo

    kit vem me buscar

  15. Avatar de Carlos
    Carlos

    Falam da homologação, e eu pergunto como é que algumas pessoas têm carta de condução, isso sim é um problema.
    Quanto ao resto, é uma tecnologia nova, nada começa perfeito, mas a tesla está a trazer algo novo, algo que nenhuma marca esta perto sequer, respeito para tesla.

  16. Avatar de Paulo Santos
    Paulo Santos

    Desculpem, mas no estado atual da evolução da condução autónoma este tipo de Smart Summon é uma paneleirice.
    Chegará o tempo em que será tudo autónomo, mas (no meu ponto de vista) apenas quando for eliminado o condutor humano. Até lá, devemos apostar em tudo que ajude a condução (travagem de emergência, desvio de emergência, etc.)

  17. Avatar de Elton Muscate
    Elton Muscate

    Em qualquer um dos videos que vi ate agora o condutor fica a olhar para o carro feito parvo em vez de interromper, estar em linha visual com o carro nao e so para apreciar a pintura e mesmo para estar com atencao. Depois vem dizer que a culpa e da TESLA, e digo isto sem ser grande fa da TESLA