Será que pode buzinar sempre quando quiser?

10 Comentários

Quem anda na estrada sabe que os condutores gostam de usar a buzina! Ou porque alguém não fez pisca, ou porque um veículo está mal estacionado, ou porque um condutor se quis meter na fila… tudo é motivo para uma “buzinadela”. Mas será que podem?

Será que pode buzinar sempre quando quiser?


É verdade que não há muitas notícias sobre alguém que tenha usado a buzina e tenha sido multado. No entanto, o Código da Estrada refere em que situações podem ser usados sinais sonoros. Quem não cumprir, está sujeito a multas.

De acordo com o Código da Estrada, o uso da buzina só é permitido em situações específicas, nomeadamente:

  • Para evitar um acidente (por exemplo, alertar outro condutor ou peão do seu perigo).
  • Para advertir outro condutor da via que vai ultrapassar, fora das localidades.

Não é permitido buzinar:

  • Sem motivo justificado.
  • Dentro das localidades, exceto em situações de perigo iminente.
  • Para expressar impaciência, chamar alguém ou cumprimentar outros condutores.

Será que pode buzinar sempre quando quiser?

Código da Estrada – Multas para quem usar a buzina indevidamente

Quem não cumprir o disposto nos n.os 1 e 2 é sancionado com coima de (euro) 60 a (euro) 300.

Além disso, quem infringir o disposto no n.º 6 é sancionado com coima de (euro) 500 a (euro) 2500 e com perda dos objetos, devendo o agente de fiscalização proceder à sua imediata remoção e apreensão ou, não sendo ela possível, apreender o documento de identificação do veículo até à efetiva remoção e apreensão daqueles objetos, sendo, neste caso, aplicável, com as necessárias adaptações, o disposto no n.º 5 do artigo 161.º.

Partilhar:
Tags:

Comentários

10

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rui Pedro
    Rui Pedro

    Poder, pode. Se a buzina permitir. Mas não deve.

  2. Avatar de Silvas
    Silvas

    Eu buzino muitas vezes para avisar ciclistas sem espelho retrovisor que vem um carro por trás.

  3. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    Eu só buzino qdo um camionista faz a rotunda por fora e me dificulta a saida. Não é nada contra ele. É contra a lei q não define um critério uniforme para todos os veículos com motor.

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Não é uma escolha dos camionistas.. é mesmo uma necessidade.

    2. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      não têm grande hipótese, o melhor aí é mesmo estar atento e ficares afastado do raio de manobra dele.
      por isso muitos países não usam rotundas e quando têm são super rotundas, maioria das rotundas não é compatível com trafego de pesados nem trafego elevado

    3. Avatar de R
      R

      na verdade veículos pesados podem e devem fazer a rotunda por fora. portanto, enerva mas nao é contra a lei

    4. Avatar de PJA
      PJA

      Ah, você é daqueles que não facilita as manobras aos camionistas. Sabe o que acontece ao atrelado se não fizer a manobra por fora?

  4. Avatar de 1 palmo na testa
    1 palmo na testa

    Claro que sim, principalmente em caso de flatulência água e com réplicas, então se borrar o banco, nem vale a pena tirar a mão da buzina.

    E à noite então, dá pontos extra por cada pobre coitado que vem à janela reclamar.

    Sim estou a gozar forte com amebas que têm carta e fazem isto

  5. Avatar de V@
    V@

    Em Portugal pode, que nada lhe acontece.

  6. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    Qualquer estrangeiro, de um país decente, que se atreva a conduzir em Portugal, em cinco minutos chega à conclusão que isto é um país de atrasados mentais do pior que há.

    Se eu fosse primeiro ministro deste penico, metia centenas de carros da polícia, descaracterizados, só a transitar nas ruas e a fotografar todos os veículos mal estacionados, parados, irem na faixa do meio km a fio, etc.

    Depois, AT a mandar as respectivas pesadas multas, acompanhadas da fotografia do artista.

    Garanto que em poucos meses contribuiria e de que maneira para encher os cofres públicos.

    Aqui na minha zona vale tudo.
    4 piscas ligados para ir ao café e carro a ocupar a via.
    Estacionado na paragem do autocarro.
    Estacionado em cima do passeio, etc.

    Sou da opinião que a única maneira de meter bárbaros na ordem é rapar-lhes o dinheiro da carteira e quanto mais depressa melhor.

    Não paga?
    Penhoras de tudo o que tem.
    Não tem nada e recebe subsídio?
    Deixa de o receber…

    Não tem nada? Preso.
    Cada dia desconta um euro.
    Quer comer? Paga a refeição.
    Não tem dinheiro?
    Água e pão não se nega a ninguém…