Semáforos ficam vermelho quando os condutores apitam

20 Comentários

Quem costuma circular nas grandes cidades conhece bem o que é o tormento das buzinas dos automóveis e o stress dos semáforos. Os condutores têm pouca paciência e vingam-se nas buzinas para reclamar por tudo e por nada.

E se quanto buzinasse o semáforo ficasse vermelho? A estratégia é interessante e parece funcionar.

Semáforos ficam vermelho quando os condutores apitam


Se número de decibéis ultrapassa os 85 dB… semáforos ficam a vermelho

Para combater a poluição sonora, a Polícia de Mumbai, na Índia, implementou um sistema “anti-buzinas”.  Este sistema, implementado nos semáforos, tem com base um conjunto de sensores para deteção de ruído que atuam sempre que o número de decibéis ultrapassa os 85 decibéis.

Semáforos ficam vermelho quando os condutores apitam

Quanto mais os condutores usarem a buzina, mas tempo têm de ficar parados nas filas de trânsito, segundo revela o The New York Times. Os sensores de ruído foram instalados em zonas estratégicas.

Além do tempo de espera aumentar, a Polícia de Mumbai tem também frases de alerta para sensibilizar os condutores.

Semáforos ficam vermelho quando os condutores apitam

A Polícia de Mumbai publicou um pequeno vídeo no Twitter onde mostra o sistema em ação.

https://twitter.com/MumbaiPolice/status/1223090017397960705

O exercício foi realizado no final do ano passado, e as entidades policiais têm vindo a discutir como o implementar em toda a cidade onde vivem mais de 20 milhões de pessoas.

Leia também…

Código da Estrada: Afinal quando pode usar a buzina do seu carro?

Comentários

20

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Chicosoft
    Chicosoft

    É uma questão de tempo até um miúdo descobrir que pode levar uma buzina e empatar o trânsito todo por diversão… Ou alguém que queria atravessar a estrada e não esteja para esperar.

    1. Avatar de Fábio
      Fábio

      Há sempre alguém a falar mal… É claro que se alguém se lembrar de fazer isso, só vai fazer uma vez, ou acha que os condutores iriam apenas parar o carro e ficar tudo tranquilo?
      Se é um sistema que para já está a funcionar, deixem de meter tantos problemas nas soluções e comecem a dar mais soluções para os problemas.

      Abraço

      1. Avatar de Xnelox
        Xnelox

        Vou de mota, fico na primeira fila, fica verde…. apito e arranco… Está é a criatividade da chavalada

        1. Avatar de Hugo
          Hugo

          Não sejam dramáticos. Assumindo que isso acontecesse, garanto-te que me acontecia uma, duas, três…talvez 20 vezes, não sei, e a partir daí cada vez que alguém viesse a aproximar de mota não iria facilitar a passagem.
          Pões-te na frente da fila porque há o bom senso de todos os condutores em assumir que isso não os prejudica, no entanto sabemos bem que há muita gente que não pode ver uma mota para ficar com o coração aos saltos. Esse tipo de comportamento só te iria prejudicar a longo prazo.

  2. Avatar de Abreu
    Abreu

    Geralmente a via que se ouve buzinar está congestionada por isso acho eu, se não a deixem fluir eles vão buzinar mais!

    1. Avatar de Louro
      Louro

      Sim, por consequencia irao ter de esperar mais, o que os levará a buzinar menos.

      Era para ficar aqui o comentário mas por alguma razao foi lá para baixo.

      1. Avatar de Abreu
        Abreu

        Não acho que isso vá resolver nada. Onde eu vivo (Funchal) não temos problemas com buzinas, só em caso iminente de acidente nos a usamos, mas há países como o Egipto..Jesus e só barulho

        1. Avatar de Hugo
          Hugo

          Lá está, daí a implementação deste sistema. O objectivo é mudar a mentalidade.
          Pode não mudar nada, mas pior não fará…

          1. Avatar de Abreu
            Abreu

            Existe no código de estrada um sinal proibido buzinar

            E buzinar sem razão aparente msm sem sinal da direito a multa.

          2. Avatar de Hugo
            Hugo

            Ninguém é multado por buzinar no trânsito.

  3. Avatar de golo
    golo

    sendo na índia era mais pratico acabarem com a buzinas, ehehe

    1. Avatar de Filipe Coelho
      Filipe Coelho

      Ahahah, obrigado por isto! Fizeste-me rir bastante 😀

  4. Avatar de Caprice
    Caprice

    Nao sei como vao fazer, algumas pessoas gostam de enervar outras de prepositadamente, neste caso um exemplo simples é alguem assim que passa o verde buzinar …. 😀

  5. Avatar de Gerardo
    Gerardo

    Lindo, principalmente para os bois que têm a mão na buzina e assim que passa a verde buzinam

  6. Avatar de Bruno Baptista
    Bruno Baptista

    Interessante: eles criam um dispositivo para diminuir a poluição sonora e como consequência aumentar a poluição do ar pelos carros parados por mais tempo.

  7. Avatar de Louro
    Louro

    Sim, por consequencia irao ter de esperar mais, o que os levará a buzinar menos.

  8. Avatar de Rafael
    Rafael

    A minha pergunta vai, como vão fazer as ambulâncias ou a policia? vão mudar o sinal para vermelho e congestionar o transito.
    Mas acho uma ótima ideia

    1. Avatar de Xnelox
      Xnelox

      E os semáforos junto aos estádios sempre que há jogo vão ficar permanentemente vermelho.

  9. Avatar de Xnelox
    Xnelox

    O objectivo não vai ser alcançado, só a empresa que vai vender a solução é que sai benefíciada

  10. Avatar de Diogo
    Diogo

    Até já a m**** dos semáforos são sensiveis… lol