Sem combustível? Preços vão baixar já na próxima semana

36 Comentários

Todas as sextas-feiras existe uma previsão de preços no que diz respeito ao combustível. Neste “sobe e desce” semanal, temos visto todo o tipo de cenários. Para a próxima semana a previsão é que tanto o gasóleo como a gasolina vão baixar.

Por isso, se não tiver mesmo necessidade de abastecer o depósito do seu veículo, espere por segunda-feira, pois o preço do combustível vai baixar.

Sem combustível? Preços vão baixar já na próxima semana


Combustível: gasóleo desce 5 cêntimos e gasolina 5,5 cêntimos

Os preços do gasóleo e da gasolina vão descer na próxima semana. O gasóleo deverá descer cinco cêntimos por litro na próxima segunda-feira e a gasolina reduzir o seu preço em 5,5 cêntimos,  segundo revela a CNN.

Depois de duas semanas de fortes aumentos no gasóleo, finalmente o preço vai agora descer, mantendo-se, no entanto, mais caro que a gasolina 95. O valor da gasolina tem-se mantido.

A 8 de agosto, um litro de gasóleo custava em média 1,746 euros, subindo 14 cêntimos por litro entretanto. A descida de 5 cêntimos na próxima semana, a confirmar-se, atenuará esta subida das últimas semanas.

Sem combustível? Preços vão baixar já na próxima semana

De relembrar que os preços do combustível nas bombas continuam a beneficiar de três medidas de mitigação implementadas pelo Governo. Estas medidas vão ser já reavaliadas no final deste mês.

O desconto no ISP equivalente a uma descida da taxa do IVA dos 23% para 13%, a compensação por via de redução de ISP da receita adicional de IVA, e a suspensão da atualização da taxa de carbono baixaram em 28,2 cêntimos a carga fiscal do gasóleo e em 32,1 cêntimos a carga fiscal da gasolina. O desconto do ISP mantem-se até final de setembro.

Comentários

36

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Joaquim Pereira
    Joaquim Pereira

    Nacionalizem a GALP,e metam um preço justo, para ontem!!

    1. Avatar de J Martins
      J Martins

      60% do custo é impostos mas o preço resolve-se com nacionalizações…. enfim. É por estas tiradas e outras similares que nunca vamos sair da cauda da europa — brincar com o dinheiro do contribuinte desta maneira. Merecemos quem nos governa..

      1. Avatar de José
        José

        Tens também que fazer as contas às margens de lucro da companhia que poderiam ser baixas se fosse nacionalizada…

        1. Avatar de Zé

          E contas ao aumento de custo com (ainda) mais tachos.
          Basta ver o que se passa com os serviços públicos. Têm cada vez mais funcionários e cada vez têm menos gente a trabalhar. Finanças, Conservatórias, Hospitais, Escolas e por aí fora. Tudo se queixa de falta de gente e a função pública a engordar. Onde andam?
          Neste país, tudo o que é nacionalizado está um caos. Não digo que a GALP seja perfeita, mas iria acabar como a TAP, e tantas outras empresas públicas que são sorvedouros no nosso dinheiro, além dos custos com os serviços.

        2. Avatar de J Martins
          J Martins

          O problema não são as margens d elucro. Além disso, não fosse as gasolineiras terem lucro e não tinhas investimentos nem salarios nem nada. É preciso deixar de apontar o dedo aos lucros, como se fossem “o diabo” e começar a realmente apontar o dedo a onde está realmente o problema –> em quem está sentado em S. Bento e no Parlamento. Uma empresa dificilmente consegue investir em Portugal porque a fiscalidade muda mais depressa que o sentido do vento. Não há confiança. Sem empresas a dar lucro nunca irás ver salário a aumentar e a economia a melhorar -> para a vida de todos melhorar.

          NUNCA preços tabelados por decreto correu bem para a economia e para as pessoas. Apenas um exemplo, já tivemos paises (ou estados como nos EUA) que tabelaram as rendas com tetos máximos e correu mal sempre que se implementou e não ajudou ninguém.

          O que é preciso é ajudar quem mais precisa — as empresas não são a segurança social. É duro dizer isto mas é verdade. Se queres melhor condição de vida então começa-se a exigir de quem governa porque os 4 mil milhões que afundam na TAP (para dar prejuizo e de nada serve) poderiam muito bem para ajudar HOJE e em 2023 todos os que mais precisam e estão economicamente mais desprotegidos. MAs vá..o problema são os lucros das emrpesas.

          Ultima nota. Sabias que na gasolian somos taxados em Impostos duas vezes e que isso é inconstitucional? Mas não vemos ninguém a falar disso. Desde quando um imposto leva com IVA em cima? ISto não faz sentido mas a malta apenas vê problema no lucro das empresas (marginal quando comparado com o custo na fonte e os impostos). ALiás — Os empresários que têm os postos de abastecimento não ganham a mais ou a menos com a subida dos preços; A taxa de lucro é fixa e incide sobre o litro vendido.

          Enfim.

        3. Avatar de Andre
          Andre

          Sem margens de lucro grandes não há investimentos, inovação nem crescimento da empresa para poder contratar mais pessoas. Facilmente seria abafada por uma competidora estrangeira…

          Falam dos lucros das empresas como se fossem algo mau mas de maneira geral quanto mais lucraram mais Portugal como um todo beneficia com isso…

      2. Avatar de Daniel Oliveira
        Daniel Oliveira

        Mais que os 60% de impostos, o que choca é 0,40€ /litro seja lucro das gasolineiras!

        1. Avatar de Realista
          Realista

          Portanto 20% de lucro choca-te mais que 60% de imposto…

          1. Avatar de Realista
            Realista

            Ou se quiseres ver a informação de outra maneira:

            €1.056 de imposto choca-te mais do que €0.40 de lucro.

            O que estas a dizer e misturar na mesma frase alhos com bugalhos. Se baixares tudo para a mesma métrica ficas com uma visão mais global.

        2. Avatar de Joao Ptt
          Joao Ptt

          Vou fingir que é mesmo esse o valor.
          Chocante, as gasolineiras que investem milhares de milhões para fazer chegar o combustível ao cliente final tem 0,40€/ litro de lucro de um preço de 1,604€/ litro de gasolina simples 95… o Estado se estiver a cobrar 50% em impostos ganha 0,802€/ litro (se for 60% de impostos o Estado arrecada 0,962€/ litro)… quem é que está a ganhar mais? Quem tem como função providenciar o produto e toda a logística e investimentos vários… ou o Estado que tem mero papel de fiscalizador?

  2. Avatar de L.C
    L.C

    Verdade . Só temos aquilo que merecemos.

  3. Avatar de Grunho
    Grunho

    Quando já tinham quase convencido as pessoas a deixar de vez de usar o automóvel, inventaram este estratagema para as fazer mudar de ideias.

    1. Avatar de ElectroescadaS
      ElectroescadaS

      40 € não me dão para o mês inteiro com gasolina para a minha viatura mas para andar de transportes públicos sim. Eu posso optar mas há quem não o possa fazer…

  4. Avatar de MORAIS
    MORAIS

    . . . nunca descem o que dizem ! Só desce nas notícias e no papel.
    Quando dizem 5, nem metade desce . . .

    1. Avatar de B@rão Vermelho
      B@rão Vermelho

      Mas subir até sobe e por vezes um pouco mais

  5. Avatar de PAULO SILVA
    PAULO SILVA

    Gostava de fazer uma conta sobre os combustíveis mas não dá certo:

    +/- 2008 crise tempo Sócrates: barril petróleo 140 dólares, gasóleo max +/- 1,50 eur
    2022 crise de… (guerra??): petróleo 120 dólares, gasóleo max +/- 2.1 eur

    a minha regra de 3 não funciona…
    Alguém sabe explicar?

    1. Avatar de Luis Costa
      Luis Costa

      2008 Salário Minimo – 426€
      2022 Salário Minimo – 705€

      É preciso haver pessoas a trabalhar no transporte dos combustíveis assim como nos postos de combustíveis entre outras funções. Tudo isso “encarece” o valor final dos produtos. Não é a única razão, mas para se poder pagar melhor aos trabalhadores, os produtos também tendem a ficar mais caros.

      1. Avatar de Vasco
        Vasco

        Ou através de ganhos de produtividade, mas isso incomoda muita gente, nomeadamente a gestão das empresas e a postura dos trabalhadores. E por fim, como factor preponderante da diminuição do valor real dos ordenados, a elevadíssima carga fiscal directa e indirecta do nosso país.

      2. Avatar de Vasco
        Vasco

        Não esquecer que provavelmente em 2008 com o ordenado mínimos conseguia-se pagar a renda de um quarto barato e sobreviver em condições precárias mas mínimas em termos de alimentação… Em 2022 quem ganhar apenas 705€ está literalmente tramado.

    2. Avatar de J Martins
      J Martins

      Tens de de contar o preço do dolar em relação ao EURO.
      Em 2008 com 1 euro tinhas 0.64 – 0.70 Dolares
      em 2022 tens 1 euro = 1 Dolar hoje. Já naõ tens uma desvalorização do EUR em função do DOL desta magnitude desde quase inicio do ano 2000.
      O custo da moeda não explica tudo mas é um factor importante que é preciso ter em consideração.

    3. Avatar de ska
      ska

      Essa conta não poderá ser feita dessa maneira.
      Conjuntura de 2008 e 2022 são diferentes:
      Na crise de 2008 em dezembro, EUA tinham um total de impressão de dinheiro 853.3 Biliões de dollars.
      Dezembro de 2020, os EUA tinham um total impresso de 2040.7 Boliões. só esta diferença corresponde a +/- 21%.
      Na pratica o que isto significa é que cada dolla vale menos +/- 21% realtivamente a 2008.
      Podem consultar o grafico no link seguinte. https://www.uscurrency.gov/life-cycle/data/circulation

      1. Avatar de B@rão Vermelho
        B@rão Vermelho

        E lá está a falsa questão dos aumentos dos ordenados, se o salario mínimo subisse subia para todos não para uma ou duas pessoas, se o salario mínimo subisse para 1500€, íamos deixar de comer o prato do dia a 6€, o padeiro também é aumentado a peixeira também de algum lado têm de vir os €€€€ para se poder aumentar ordenados.

  6. Avatar de interesses
    interesses

    Para quem PODE abdicar do carro e usar outros meios, só tem que dizer: está caro? então não compro. Iam ver se não baixavam rapidinho os preços com as vendas a descer.

    1. Avatar de Vasco
      Vasco

      Isso é possível nos meios urbanos, como principalmente Lisboa e Porto, para quem tem um horário de trabalho fixo e não é profissional liberal. Eu sou um grande adepto de não usar carro a não ser quando é mesmo necessário. Só que essa necessidade aumenta brutalmente à medida que nos afastamos dos principais centros urbanos. De resto 100% de acordo: o consumidor tem sempre a palavra final nos pressupostos que menciona – o facto de poder abdicar do carro – e por vezes mais vale não compactuar com o estado de coisas e sofrer pequenos inconvenientes no dia a dia do que pura e simplesmente dizer sim a tudo. (Por exº, o preço dos carros de baixa e média gama em Portugal é escandalosamente alto quando comparado com os valores pagos pelos nossos vizinhos aqui da Espanha e ao adquirirmos um carro estamos de facto a assinar implicitamente a aceitação da vigarice institucionalizada…)

      1. Avatar de Grunho
        Grunho

        Mesmo fora dos meios urbanos é possível dividir a factura por 2, 3 ou 4 viajando várias pessoas no mesmo carro. Na base de 4 passageiros a bordo, a conta do combustível sai à volta de 3 cêntimos por km para cada um, desde que o carro não se meta em filas ou em trânsito de cidade.

        1. Avatar de Vasco
          Vasco

          É um facto, desde que se organize a vida dessa forma. Contudo, somos demasiado individualistas para adoptar esses comportamentos, que têm para a maioria das pessoas uma conotação depreciativa. Criou-se a ideia de que o indivíduo bem sucedido é aquele que não precisa de ninguém para coisas elementares como exercer o seu direito à liberdade de circulação, quando na realidade precisamos todos uns dos outros. É sobretudo uma questão de mentalidade que deveria ser corrigida.

          1. Avatar de Grunho
            Grunho

            Neste caso o individualismo é sinônimo de baixo QI e altos gastos.

  7. Avatar de Zé

    Adoro estes títulos. Se a pessoa não tem dinheiro para combustível não é porque o preço vai baixar uns cêntimos que já o pode ter.

    1. Avatar de Pedro Pinto
      1. Avatar de ElectroescadaS
        ElectroescadaS

        E como se compra os bens necessários? Com pedras e paus?

        1. Avatar de Mr. Y
          Mr. Y

          Acho que estão a interpretar mal o título. O “Sem combustível?” não quer dizer que não se tem capacidade de comprar mas sim se o carro está a ficar sem combustível.

          Por vezes os títulos podem soar a clickb@it (e não é ilegal) mas neste caso é mesmo má interpretação.

          1. Avatar de ElectroescadaS
            ElectroescadaS

            Neste caso nem se trata do “título” apenas uma questão de semântica da qual a conversa começa a descambar. Sei perfeitamente que o dinheiro físico será algo que num futuro próximo deixará de existir mas nem tanto ao mar nem tanto à terra como se costuma dizer.

  8. Avatar de Bernardo duro
    Bernardo duro

    Vai ao mecânico não pede fatura vai ao cabeleireiro não pede fatura vai ao não pede fatura depois querem serviços públicos saúde paguem os impostos…

    1. Avatar de Pedro Pintas
      Pedro Pintas

      tás muito mole como o resto do povo… o governo vai ao dos portugueses e eles ainda o defendem!

    2. Avatar de Grunho
      Grunho

      A esses negócios as finanças só são vão se não quiserem. Basta fazer uma inspecção rápida e analisar as contas bancárias, o que já há muito tempo é possível. E é o que fazem sempre que o negócio tem a infeliz ideia de apresentar uma declaração muito diferente dos índices que as finanças lá têm.

    3. Avatar de ElectroescadaS
      ElectroescadaS

      Pois da minha parte tudo o que compro tenho a fatura. Sou marreta… 😀