Se tiver o carro sujo… não vai passar na Inspeção! Conheçam as novas regras

64 Comentários

Os centros de Inspeção Automóvel já voltaram a abrir e é importante que faça contas para saber se o seu veículo deve ir à inspeção por estes dias. Como já informamos o prazo foi prorrogado por cinco meses contados da data da matrícula e não abrange veículos anteriormente reprovados.

Em novembro de 2020 há novas regras para a inspeção automóvel. Saiba quais são.

Se tiver o carro sujo... não vai passar na Inspeção! Conheçam as novas regras


Quando for à inspeção automóvel limpe o seu veículo

São vários os pontos que fazem parte da Deliberação n.º 723/2020, que se refere à “Aplicação de procedimentos para as observações e verificações constantes nas inspeções periódicas aos veículos, com a classificação de deficiências”. Ao todo são 27 pontos  sendo de destacar o ponto 16 onde é referido que…

Sempre que as condições de limpeza prejudiquem as observações durante a inspeção, o veículo deve ser reprovado e o inspetor deve descrever na ficha de inspeção a não realização dos ensaios e verificações correspondentes à inspeção por não existirem condições de limpeza

Mas há outros pontos importantes tais como a…

  •  Necessidade de ser necessário remover elementos desmontáveis como tapetes, tampas, coberturas, painéis ou outros, concebidos para serem retirados facilmente sem utilização de ferramentas.
  • Sempre que se verifique que o número do quadro é inexistente ou não localizável, contenha indícios de alteração ou viciação, ou não corresponda ao constante nos documentos de
    identificação do veículo, comprometendo a sua identificação, este deve ser reprovado
  • O veículo não deverá ser sujeito a inspeção, quando o inspetor considere que o seu estado ou o da sua carga não permitem a realização de todos os ensaios e verificações sem colocar em risco a sua integridade física ou a de terceiros ou provocar danos em equipamentos de inspeção, nas instalações ou no próprio veículo

Toda a informação pode ser consultada no documento publicado pelo Instituto da Mobilidade e Transportes Terrestres (IMT) no Diário da República.

Leia também…

COVID-19: Não se esqueça de fazer a inspeção ao seu veículo

Comentários

64

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de leon
    leon

    É que vai ser a malta a levar chumbos , levavam os carros sujos já era mesmo para ocultar algumas coisas, agora tem de ir lavadinhos para se ver bem tudo, e finalmente o controlo de filtro de partículas, lá vai começar a dor de cabeça a quem os removeu e aqueles que tem os carros alterados que parecem locomotivas.

    Mal posso esperar por Novembro para começar a ver ai os relatos da malta.

    1. Avatar de DiogoF
      DiogoF

      Basta dar +dinheiro que passa tudo.

      1. Avatar de leon
        leon

        deves pensar que isso é mesmo assim…

        1. Avatar de DiogoF
          DiogoF

          já vi a fazerem

          1. Avatar de fc
            fc

            Então está a ser conivente com alguem que poderá hipoteticamente a meter a sua vida em risco.

          2. Avatar de Nuno
            Nuno

            Se já viste fazer e nada disseste, estás a ser cúmplice. E se passaram um charuto sem travões? E se a seguir atropelaram uma criança?

        2. Avatar de Woot!
          Woot!

          Claro que é. Claramente não conheces a área.

      2. Avatar de M
        M

        é triste mas é verdade

  2. Avatar de Figueiredo
    Figueiredo

    Os parolos e as parolas estão tramados(as).

  3. Avatar de ok
    ok

    Será que é desta que acaba os azeiteiros na estrada?

    1. Avatar de Anon
      Anon

      Estes nunca iam a inspeção.

      1. Avatar de leon
        leon

        tem de ir, pois há muito que existe registo fotográfico para garantir que o carro esteve no IPO, e fica registado na base de dados, isso de não irem ao IPO era no tempo em que não havia fotos e cruzamento de dados… passam é todos pela porta do cavalo, com conhecimentos de outra forma não passavam no IPO, no entanto as autoridades não são parvas, se são apanhados sabem muito bem que grande parte das modificações são ilegais e não são possíveis homologar, carro e documentos apreendidos e inspecção B, e toca a desmontar o que modificou.

  4. Avatar de kim
    kim

    estamos em portugal….50 ou 100 paus resolve isso td se compra xD

    1. Avatar de Samuel MG
      Samuel MG

      50 euros!! Com 2 euros até se resolve é o preço para lavar o carro.

  5. Avatar de Sc
    Sc

    Basta olhar para a estrada para perceber que os centros nao servem para nada, motas com ruído acima do limite, carros modificados… para não falar no monopólio dos centros de inspeção.

    1. Avatar de leon
      leon

      no continente as motas não vai ao IPO só nas ilhas, ainda gostava de saber porquê, que ainda cá no continente não foi tornado obrigatório as motas ir ao IPO.

      Quanto aos IPO’s não servirem para nada, não é bem assim, não existe monopólio só existia se fosse só uma empresa a controlar as inspecções, mas são varias, e cada uma tem as suas politicas, uns mais minuciosos que outros, e hoje em dia cada vez é mais difícil passar um carro no IPO ao contrario de antigamente.

      1. Avatar de DiogoF
        DiogoF

        De 1000 em 1000 motociclos vão a inspeção. E o motociclo do meu pai foi logo escolhido. Isto já 10 anos atras

        1. Avatar de leon
          leon

          mentiroso sou eu e não minto tanto, no continente os IPO não fazem inspecções a motas, ganha juízo ou pensas que o pessoal que aqui anda fala por falar.

          1. Avatar de Helder Ferreira
            Helder Ferreira

            Entãonão fazem…Inspecção B. Basta não teres espelhos ou piscas ou pneu careca ou falta de reflectores ou excesso de barulho e o policia, se quiser, pode mandar a moto para uma inspecção.

          2. Avatar de DiogoF
            DiogoF

            Só te tou disser o que se passou com o motociclo do meu Pai. Se não acreditas problema teu e melhor perguntares aos mecânicos de motas e tu verás se não e verdade

  6. Avatar de António
    António

    Depois pagas por fora e fica tudo igual

  7. Avatar de jaugusto
    jaugusto

    … então e se cheirar mal?

  8. Avatar de EuTech
    EuTech

    pagaste pelo teu carro + iva…pagaste por umas jantes mais bonitas+ iva, ou simplesmente tiraste as Lâmpadas halogenas do teu carro mais antigo para por umas led e tens de averbar no livrete… mas depois de pagar homologar ja pode andar na estrada ja nao é perigo… é tudo uma roubalheira nessas Inspecções, entao se vais num dia que o dito inspector acordou com os t#mates de fora ou nao deu a sua pela manha, simplesmente nao passa o teu carro na inspecção porque esta de trombas!
    enfim….

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      repões as peças de modo a passar na inspeção (lâmpadas, pneus,…) depois trocas para o que queres, até nova inspeção.
      Lâmpadas são fáceis de trocar e rápido a troca por umas led, mais potentes.
      Quanto aos pneus, basta ter outras jantes, para ter lá os pneus velhos para gastar até ao fim.

      1. Avatar de Robin
        Robin

        Até ao dia em que encontra uma operação Stop depois pagas-as todas juntas.

    2. Avatar de Roberto
      Roberto

      As lâmpadas led desde que não encandeiem acho que não á stress, o que me causa admiração é ver os faróis que se veem por aí , a transparência a muito que deixou de existir, e gostava de saber agora que se fala tanto em segurança, que segurança pode existir quando as marcas colocam aquela porcaria a substituir o vidro e que ao fim de algum tempo luz a noite é ZERO.

    3. Avatar de Nuno
      Nuno

      Vende o chaço, compra um que tenha as lampadas e as jantes que queres de origem, e livras-te de ires à inspeção por 4 anos. E se quiseres, no final desses 4 anos, trocas por outro, que é o que as pessoas NORMAIS fazem.

  9. Avatar de Luis
    Luis

    É só dar +20€

    1. Avatar de Nãovejomaisbenfica
      Nãovejomaisbenfica

      Diz lá onde é isso.

    2. Avatar de leon
      leon

      outro, gostava de saber onde é esses centros corruptos…

      1. Avatar de Helder Ferreira
        Helder Ferreira

        Qualquer oficina de equina conhece….

      2. Avatar de Tiago
        Tiago

        Leon vives aonde mesmo? Em Portugal nao é… ainda faz meses tive um amigo meu que fez como faz todos os anos , recebe a carta da inspeção em casa feita verde sem se chatear…. porque? Porque tem o carro todo alterado e compensa-lhe mais pagar a inspeção x20 do que mudar tudo para original .

    3. Avatar de ovingadorortográfico
      ovingadorortográfico

      Com muito menos ficas com a viatura lavada. Há muita vista curta aqui.

  10. Avatar de Fulano
    Fulano

    Mais uma forma de roubar quem trabalha….

    1. Avatar de int21h
      int21h

      então mas quem trabalha é porco? qual é o problema em limpar o carro?

  11. Avatar de Xico fininho
    Xico fininho

    Já agora para que servem as inspeções..
    Como passa na inspecção os carros alterados aqueles que vao á nossa frente dão uma gazada e deixo de ver a estrada com tanto fumo
    Sem catalisador filtros partículas panelas etc etc

  12. Avatar de Mendez
    Mendez

    E os gajos que agora usam pneus gigantes para corrigir os defeitos das suspensões como vai ser ser ?

    1. Avatar de leon
      leon

      Desde que tenhas as medidas homologadas não vejo como poderão vir a ter problemas…

      1. Avatar de Jlucas
        Jlucas

        Medidas homolgadas ? duvido que possam ser homolgadas certas medidas que se vê actualmente , nem as marcas assumem o risco, aquilo esforça as suspensões as transmissões, esforça a estrutura do carro e até os travões sofrem , ideias parvas tiradas da muita televisão que vêm.

        1. Avatar de Jlucas
          Jlucas

          E faltou-me referir que aumenta os consumos e com os fracos motores da actualidade a fiabilidade cai drasticamente.

        2. Avatar de leon
          leon

          amigo muitas medidas não são aprovadas marca, mas vai-se a uma instituição que existe no norte, faz-se a prova Impar com as medidas pretendidas, paga-se 160€ eles passam o certificado de homologação, depois é só ir ao IMT mandar entregar o certificado e acrescentar as medidas averbadas no DUA e feito, quando a eventuais problemas isso cada um sabe de si, se são ideias tiradas da e televisão ou da internet é irrelevante.

          1. Avatar de Jlucas
            Jlucas

            Até ao dia que existir um acidente,basta um um braço de suspensão ceder e agora que é tudo em alumínio é fácil ou um veio de transmissão partir,e uma roda sair disparada e fazer estragos ou provocar acidentes, etc, e depois alguém vai ter de dar a cara, podem ter a certeza que as companhias de seguros são as primeiras a saltar fora.

    2. Avatar de Roberto
      Roberto

      Mas isso ninguém pensa no mês passado o meu irmão foi comprar uns filtros, e entraram na loja uns “manos” com uma manga de eixo partida a dizer que tinha sido comprada lá, portanto queriam outra porque aquela estava em garantia, o tipo da loja acalmou-os logo ao dizer isto vai para a fabrica para analise para saber o porque de partir.

  13. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Então, mas é preciso tirar os tapetes do carro para fora e abrir o porta-luvas para passar na inspeção?

  14. Avatar de Freddy
    Freddy

    só para aclarar uma coisa, que parece que faz muita complicação a esta malta. tirar a FAP não é sinal de o carro começar a deitar fumo preto, o fumo preto é provocado por excesso de gasóleo na câmara de combustão . Existe por este pais fora muitos carros a que a FAP foi retirada e não deitam ponta de fumo, vá malta sei que percebem muito de informática, aproveitem esse conhecimento e façam como eu e muitos outros, pesquisem…

    ps: sou contra o retiro da FAP, mas também compreendo que os custos da sua substituição, assim como a possibilidade de algum dia vir estragar o turbo relativamente as altas temperaturas provocadas por uma saída de escape demorada e restritiva (por vezes derivado a uma actualização dos parâmetros da ECU aka repro ou reprogramação como queiram chamar) façam com que muitos removam a FAP…

    ps2: não vale a pena alguem vir aqui a insultar-me ou algo parecido, acho que estou a falar para adultos…

    1. Avatar de leon
      leon

      o referes é a realidade nua e crua, mas cada um sabe no que se mete, agora uma coisa é certa, quem tem carros com fap removido ou alterados, mesmo que não fumem quase nada, não tem os níveis de opacidade de fabrica o que vai dar chumbo no IPO, obrigando a reverter as coisas se querem que o carro seja aprovado.

      1. Avatar de Woot!
        Woot!

        leon…vou dizer outra vez como muitos já disseram. 50€!!

        1. Avatar de Jlucas
          Jlucas

          Até ao dia que apanhas alguém que não se corrompe e e faz queixa de ti e depois os 50€ vão sair muito caro.

          1. Avatar de Woot!
            Woot!

            Queixa de mim? Mas quem te disse a ti que eu faço isso? O meu carro está totalmente legalizado. Mas não é a mim nem ao zé, basta ires a uma oficina que conheça alguém do IPO, ninguém denuncia ninguém e o carro passa e podes já tu conhecer alguém.

            É sempre tudo até ao dia mas continua a acontecer.

  15. Avatar de PoPeY
    PoPeY

    Eu adoro quando vou consultar a lei e conjugam o verbo “dever”… Ou seja, deve isto e aquilo, mas não significação que seja obrigado… nhec nhec nhec nhec

    Quanto aos +20€ no cinzeiro, embora funcione, mas já não é desculpa para tudo. Uma coisa é facilitar um pormenor ou outro, outra é o carro estar com deficiências graves… Na minha opinião esqueçam isso.

  16. Avatar de Regabof
    Regabof

    Onde é que diz que vão passar a fiscalizar o FAP?

    1. Avatar de leon
      leon

      amigo e que tal procurares o decreto de lei que já está publicado na internet , entre tantas outras noticias em sites de especialidade automóvel, se tens o FAP removido, é melhor mesmo começares a fazer contas à vida.

      1. Avatar de Regabof
        Regabof

        Não removi o Fap. Mas essa história de fiscalizar o FAP já se fala à muito e até agora que eu saiba não vão ver nada.

  17. Avatar de Atento
    Atento

    Acho muito bem, pois andam aí carros que são umas autênticas retretes. Mas quem assim procede, nas suas casas deve ser uma autêntica lixeira. Para o Chico esperto do Sr. Pedro que tem soluções para tudo, recomendo-lhe que ande de bicicleta (mas de sapatos, pois de chinelos pode cheirar mal), quanto à sua famigerada troca de pneus, proponho aos responsáveis que fixem a matrícula do veículo por meios que não se consiga apagar, assim Sr. Pedro acabam os ditos chicos espertos. Felicidades, cumpra as regras, seja limpo e uma boa condução.

  18. Avatar de Carlos Pinto
    Carlos Pinto

    Vivo em Geneve e os carros têm que ser lavados incluindo o motor é obrigatório.

    1. Avatar de Coelho
      Coelho

      se lavas o motor, nuca vai se ver o oleo que pinga… qual a ideia ?

  19. Avatar de falcaobranco
    falcaobranco

    Só digo que aqueles 30 min que vou passar na inspecção, vou-me fartar de rir… 😀 😀

  20. Avatar de loool
    loool

    Ir com o carro sujo à inspeção já dá chumbo desde 1999

  21. Avatar de Xzz
    Xzz

    E por isto que as regras vao apertar, metem se a mandar boquinhas em vez de ficarem calados.

  22. Avatar de Litos
    Litos

    Acho que já não é necessário afixar o dístico da inspecção, no vidro do carro.
    Confirmam!??

    1. Avatar de sapa
      sapa

      aaaoooosss annoooosssssss!!!

  23. Avatar de Pepe
    Pepe

    Não devia ser obrigatório a inspecção, ciganos e azuis escuros com pocilga ambulantes nem a geninha (GNR), PSP ou BT fazem NADA… Nem qdo estão parqueados em frente à uma garagem enquanto vão beber café e criar confusão… Estado de m&r€@…

  24. Avatar de Jay thhoms
    Jay thhoms

    E os gajos que agora usam pneus gigantes para corrigir os defeitos das suspensões como vai ser ser ?

    http://www.northwaydrivingschool.com.au/driving-school-south-morang/