Se conduzir com ar condicionado gasta mais combustível?

20 Comentários

Os dias são de enorme calor e na semana que passou foram batidos vários recordes ao nível da temperatura. Conduzir com este calor não é propriamente agradável, mas ainda bem que os carros estão equipados com ar condicionado. Mas será que o ar condicionado gasta mais combustível?

Se conduzir com ar condicionado gasta mais combustível?


Segundo o ACP, quando o ar condicionado de um automóvel está ligado é ativado um compressor que exige energia adicional ao motor. Nesse sentido, vai precisar de mais combustível para desempenhar de forma correta a sua função. Nos automóveis com motorizações menos potentes, além do aumento do consumo de combustível, pode ainda notar-se uma ligeira perda de potência do motor.

Para quem acha que abrindo as janelas o problema fica resolvido, também não é verdade. Circular com as janelas do carro abertas tem um impacto crescente no gasto de combustível. Em condições normais de condução, viajar com o ar condicionado ligado é sempre mais dispendioso do que circular com as janelas abertas.

Se conduzir com ar condicionado gasta mais combustível?

Porque deve optar por ligar o Ar Condicionado?

Como vimos, a utilização do ar condicionado pode ser muito vantajosa. Sobretudo quando falamos de conforto e segurança, visto que:

  • Garante maior qualidade do ar interior, evitando a entrada de impurezas.
  • Permite o controlo da temperatura no interior do habitáculo.
  • Permite obter as condições propícias a uma condução mais concentrada e segura, evitando a sonolência e fadiga.
  • Reduz a probabilidade de odores desagradáveis.
  • Contribui para uma melhor visibilidade, ao desembaciar de forma eficaz os vidros (durante o inverno).

Caso ligue o ar condicionado, mantenha os vidros fechados. Mas lembre-se: em ambiente urbano, sempre que a temperatura exterior o permita, se abrir um pouco as janelas, o ar vai circular e não vai necessitar de ligar o AC, revela o ACP.

Comentários

20

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Eu
    Eu

    Uma vez fiz uma viagem porto lisboa de madrugada, praticamente com o maximo ligado a viagem toda, gastei mais 3 barras de combustível que o costume.

    1. Avatar de Eu
      Eu

      Os* máximos (luzes)

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        E se fores só de mínimos ligados ainda gastas mais

      2. Avatar de Antônio
        Antônio

        Como é possível? Se for verdade mais vale andar de dia!

    2. Avatar de rjSampaio
      rjSampaio

      Um carro típico têm mais de 45kw, os máximos normalmente 50W, o impacto é mínimo.

  2. Avatar de André
    André

    “Bateram recordes de temperatura” sim.. Sim… E a seca extrema que até choveu de noite.

    1. Avatar de bla bla
      bla bla

      O mundo não é só Portugal.

      1. Avatar de Cenas
        Cenas

        Nem vale a pena.

      2. Avatar de R
        R

        Centro da europa também choveu.. Mas foi de tarde hehe..

  3. Avatar de João
    João

    Bom dia a todos,não percebi,estamos falando sobre o consumo do ar condicionado, e vocês responde sobre maximos,e médios, e mínimos,pelo que sei faróis não consome combustível

    1. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      Tb nc dei por isso eheheh

      1. Avatar de Realista
        Realista

        É porque nunca tiveste um 1.4 a gasolina… normalmente quem quer andar mais rápido têm de desligar o AC porque se não o carro não desenvolve.

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Atenção que há 1400 cc que são autênticas feras.
          Por acaso até ja tive. Punto GT. Diz-te alguma coisa? 1:20H de Lisboa aos Carvalhos. Só para que conste. E com ar condicionado ligado loolooloool

          1. Avatar de Realista
            Realista

            A maioria dos 1.4 debita cerca de 80cv e não possuem indução de ar forçada.

            Já o Punto GT Turbo têm… um turbo como diz no nome do carro.

            Coisas diferentes.

    2. Avatar de rjSampaio
      rjSampaio

      “faróis não consome combustível”

      Como a eletricidade não vem do ar, qualquer coisa elétrica que ligues no automóvel vai meter mais “esforço” no alternador, o esforço no alternador vai meter mais esforço no motor.

      Dos faróis aos rádio, tudo vais aumentar o consumo de combustível.

      1. Avatar de Vítor M.

        Não há a mínima dúvida.

      2. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Se não existisse um alternador até era de considerar, mas como existe, esse consumo de combustível é nulo ou muito residual. Nc na vida gasta 3 traços do depósito para fazer LIS_OPO.

  4. Avatar de João
    João

    E há uma outra vantagem em usar o AC : segurança – já me aconteceu bater uma pedra no vidro lateral, que se levasse a janela aberta me teria atingido .

  5. Avatar de Nuno Jose Almeida
    Nuno Jose Almeida

    Em condições normais de condução, viajar com o ar condicionado ligado é sempre mais dispendioso do que circular com as janelas abertas.

    Não é verdade, a partir de uma certa velocidade que nem é muito e varia, o AC gasta menos que janelas abertas

    1. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      Condições normais é até 70 kms/h