Scania da Volkswagen compra a unidade de baterias para a indústria pesada da Northvolt

8 Comentários

Esta sexta-feira, a Scania anunciou a compra da divisão da Northvolt que fabrica baterias para a indústria pesada, concretizando uma aquisição apresentada pela primeira vez em fevereiro, por um preço não revelado. A sueca declarou falência no mês passado.

Fábrica da Northvolt

Num golpe para a indústria europeia de baterias e carros elétricos, pela esperança que se lhe depositava numa alternativa às fabricantes asiáticas, a Northvolt declarou falência, no mês passado, após vários problemas, nomeadamente uma dívida crescente.

Entretanto, esta sexta-feira, a Scania anunciou que concordou em comprar a divisão da Northvolt que fabrica baterias para a indústria pesada, concretizando a transação apresentada pela primeira vez em fevereiro, por um preço não revelado.

A fabricante de camiões da Volkswagen tinha proposto a compra da Northvolt Systems Industrial por 6 milhões de dólares, em fevereiro. Contudo, a falência da empresa sueca terá suspendido o plano.

Esta aquisição pela Scania dá forma à primeira venda de ativos da Northvolt, após a falência.

Scania

 

Unidade da Northvolt continuará a funcionar como habitualmente

Segundo a Reuters, a unidade comprada pela Scania emprega cerca de 260 pessoas e produz sistemas de baterias para utilização na construção e exploração mineira, bem como outros equipamentos da indústria pesada.

Além de uma fábrica na Polónia, a divisão da Northvolt possui um centro de investigação e desenvolvimento, na Suécia. Conforme comunicado pela Scania, as operações da Northvolt Systems Industrial continuarão a decorrer como habitualmente.

Com esta aquisição, a Scania reforçará a sua oferta de eletrificação para aplicações todo-o-terreno.

Afirmou a empresa, acrescentando a aquisição vai ao encontro da sua estratégia de desenvolver atividades complementares para aumentar a competitividade da empresa a longo prazo.

Comentários

8

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    “…Além de uma fábrica na Polónia, a divisão da Northvolt possui um centro de investigação e desenvolvimento, na Suécia…”
    A bem da contenção das malditas emissões de CO2, devia ser ao contrário. Fabrica na Suécia e escritórios na Polónia.

    1. Avatar de Jose
      Jose

      https ://executivedigest.sapo.pt/noticias/ao-contrario-do-que-se-pensava-carros-eletricos-podem-piorar-as-emissoes-de-co2-denuncia-estudo/

      1. Avatar de Yamahia
  2. Avatar de Mário
    Mário

    Esta empresa já sacou fundos e mundos até ao limite que podia sacar, vamos ver se não vai ser criada um novo nome/empresa para sacar mais fundos e quando não poder sacar mais fecha…

    1. Avatar de Carlos Fernandes
      Carlos Fernandes

      Estava a pensar no mesmo, agora com a papinha feita e sem despesas vai ser só lucrar.

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Atenção q a VW enterrou muita nota na Northvolt.

        1. Avatar de David
          David

          Se enterrasse esse dinheiro a resolver problemas nos motores do grupo, ou nos sistemas eléctricos da Audi… etc… talvez tivesse sido melhor…

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            O mal já está feito e provavelmente querem recuperar algum.