Salicórnia: O ferryboat 100% elétrico já circula em Aveiro

23 Comentários

A aposta em veículos elétricos não acontece apenas nos veículos terrestres. Exemplo disso é o Salicórnia, o ferryboat 100% elétrico que vai começar a circular em Aveiro a partir de hoje.

Salicórnia: O ferryboat 100% elétrico já circula em Aveiro


De acordo com a informação da Câmara de Aveiro, o ferryboat 100% elétrico que agora vai andar pelas águas de Aveiro é o primeiro da Europa. Batizado de Salicórnia,  vai entrar em operação regular. Substituindo o ferry Cale de Aveiro.

A Câmara Municipal de Aveiro informou que o Salicórnia funcionará em regime gratuito até ao final de sexta-feira. Sem emitir dióxido de carbono (CO2), ao substituir o ferry Cale que era movido a combustível, vai permitir a redução da emissão das mais de 300 toneladas de CO2, diminuindo igualmente em cerca de 30% o consumo energético.

https://www.youtube.com/watch?v=Z4b05_w0um8

O navio tem a capacidade para transportar 260 passageiros e 19 viaturas, mais 90% e 30% respetivamente do que o “Cale de Aveiro”, com baixos níveis de ruído, e vista panorâmica no piso superior.

Comentários

23

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Megaman
    Megaman

    Muito bom para Aveiro e São Jacinto. Era bom ter a mesma iniciativa para Caminha e Lá Guardia

  2. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    “funcionará em regime gratuito até ao final de sexta-feira. Sem emitir dióxido de carbono (CO2),”
    Fine, a ver se vou lá dar uma voltinha e tentar perceber como não emite CO2.
    Imagino q deve ter um cabo ligado a uma eólica. Vamos ver se estou certo.

    1. Avatar de RPG
      RPG

      Explica lá então como é que o barco emite CO2. Através dos passageiros? Lol

      1. Avatar de _RJCA_
        _RJCA_

        Deve ser mais metano…

      2. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Emite a termoeléctrica do Pego por ele. Está descansado que nada se perde, td se transforma.

        1. Avatar de JL
          JL

          A termoelétricas do Pego já não existe.

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            “A Central de Ciclo Combinado a gás natural do Pego, com uma potência instalada de 830 MW, é composta por dois grupos de 418 MW (net), de veio único, cada um com uma caldeira de recuperação de calor tipo Benson.”
            http://www.trustenergy.pt/pt/activity/asset/pego-ccgt

          2. Avatar de JL
            JL

            Mas vive em que planeta ? a central do Pego já fechou há 2 anos.

            https ://observador.pt/2022/11/27/central-a-carvao-do-pego-um-ano-depois-sentimentos-de-perda-misturam-se-com-otimismo/

          3. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Isso foi a de carvão. Pelos vistos meteram lá uma a gás!

          4. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            http://www.elecgas.pt/pt/Apresentacao/Elecgas/Projeto/Paginas/Projeto
            “O Gás natural é fornecido pela Endesa e a totalidade da electricidade gerada é vendida também à Endesa, no âmbito de um contrato de Tolling com a duração de 25 anos.”

            “COPYRIGHT 2024 ELECGAS”

          5. Avatar de JL
            JL

            Pode ser projecto, mas não existe a trabalhar.

          6. Avatar de Realista
            Realista

            Antigamente tinhas dois pontos de emissão de C02:
            As centrais elétricas e o barco.
            Agora tens só tens algumas centrais elétricas…

          7. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Só q a queimar mais gás.

    2. Avatar de JL
      JL

      Claro que tem uma eólica, tal como acontece com a produção dos combustíveis, são produzidos com eólicas e painéis solares, por isso é que você nunca conta com o CO2 da produção deles, faz todo o sentido.

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Nem com o metano libertado no refino do gás .

        1. Avatar de JL
          JL

          Nem com metano libertado nas refinarias e poços de extração.

  3. Avatar de Honorato
    Honorato

    Por o que ouvir dizer não consegue levar um ambulância pela altura da ponte

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      O pessoal das ambulâncias gosta de passeios?

  4. Avatar de _RJCA_
    _RJCA_

    A “fuselagem/carroçaria ou lá como se chama” não poderia ter placas solares também para ajudar a acumular energia ou é algo que ainda não é viavel?

  5. Avatar de Realista
    Realista

    Alguém já reparou que os moliceiros de Aveiro também são elétricos?

    1. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      Sendo que aquilo é a Veneza de Portugal , deviam ser a remos.

    2. Avatar de _RJCA_
      _RJCA_

      Não fazia ideia…