Saiba como polir as óticas dos faróis dos carros

24 Comentários

As óticas dos carros são construídas em plástico, mais concretamente, policarbonato. Com o passar do tempo, começam a ficar baças. Saiba como polir as óticas dos faróis do seu carro.

Saiba como polir as óticas dos faróis dos carros


Com alguns anos, as óticas dos faróis da sua viatura começam a ficar amareladas e baças.  Tal acontece por causa, especialmente, da exposição às variações climatéricas, sobretudo ao sol. Com óticas baças a eficácia e a visibilidade noturna pode ser afetada, segundo refere o ACP. 

Como polir os faróis do seu automóvel?

Para polir os faróis do seu automóvel, vamos seguir as dicas do ACP.

#1 – Lave os faróis

Comece por lavar os faróis com água morna, misturada com detergente não abrasivo. Depois deixe secar para poder passar ao próximo passo.

#2 – Isole a área

Antes de começar a polir os faróis, isole a área envolvente com, por exemplo, fita de pintor (tal como quando se pinta uma casa). Desta forma, vai proteger a pintura do carro das lixas que vai utilizar no processo de polimento.

Saiba como polir as óticas dos faróis dos carros

#3 – Passe lixa de água nos faróis

É aconselhável a utilização de dois tipos de lixa de água: a P2000, mais suave; e outra mais abrasiva: P1000 ou P1500.

Humedeça as lixas e as óticas, e inicie com a lixa mais abrasiva (P1000 ou P1500), fazendo movimentos horizontais. Passada esta lixa, lave os faróis. Volte a repetir o processo, mas com uma lixa mais suave. Para o fazer, não necessita de aplicar muita força. Vá borrifando com água os faróis ao longo do processo, para não criar atrito. Este procedimento demora cerca de 5 minutos.

#4 – Aplique massa de polir

Se os seus faróis ainda estiverem baços…é normal. Aplique massa de polir em cada farol.

#5 – Faça o Polimento dos faróis

Aplique um produto renovador de faróis (Polish). Deixe atuar durante uns 5 minutos e depois um pano de microfibras para limpar.

Esta é uma das soluções para polir as óticas do seu veículo. Se conhecerem outras soluções que funcionem, deixem nos comentários.

Comentários

24

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de M
    M

    Creio que se não for envernizado com verniz protector de UVs vai queimar de novo em pouco tempo. Desta última vez, decidi comprar os vidros e substituir. Um par de horas bem passado.

    1. Avatar de Vasco
      Vasco

      Mas este processo é complicado? O vidro tem uma cola. Como faço?

      1. Avatar de PoPeY
        PoPeY

        A maioria sim mas nem todos… Alguns bmw da para substituir somente o vidro.

      2. Avatar de M
        M

        Quando comprei os vidros comprei também um rolo de cola butyl. Para descolar usei espátulas e pistola de ar quente e para colar aqueci o farol já com a cola aplicada no forno.

  2. Avatar de Black
    Black

    E ao fim de 3 a 6 meses está igual! Isso para desenrascar até resolve, mas para ficar bom é mesmo envernizar. Pois o que a lixa vai fazer é retirar o verniz estragado e fica o plástico sem proteção (verniz), depois começa a ficar amarelo de novo e a medida que se vai lixando a óptica fica mais fina, pois estão a retirar material à óptica.

  3. Avatar de Anung
    Anung

    Eu sei como se faz até porque sou eu que faço isso nos meus carros.

    Vou esperar pela resposta do Aves cheia de teoria e links. Certamente vamos depois começar a fazer o polimento muito melhor.

  4. Avatar de PF
    PF

    Tudo correcto até á parte do Polish ,
    Aqui chegado é utilizar um polímero em vapor, fiz isto nos faróis do meu carro já faz dois anos e estão impecáveis !
    https://www.youtube.com/watch?v=g_ZKET3xxVU

  5. Avatar de António+de+Oliveira+S
    António+de+Oliveira+S

    Façam o processo até à lixa, depois existe uma máquina que liberta um género de vapor que faz o acabamento e dura bastante

    1. Avatar de LA
      LA

      Chama-se polímero.
      Mesmo depois disso, convém levar uma camada de protecção UV, senão vai amarelar na mesma ao fim de 1/2 anos.

  6. Avatar de PTO
    PTO

    É fácil tratar disso.
    Fazer um agendamento na Carglass mais próxima.
    Levar lá o carro na data e hora combinadas.
    Pagar o serviço e vir embora com os faróis como novos.
    Simples e sem espinhas.

    1. Avatar de MACnista
      MACnista

      … a pagas quanto??

    2. Avatar de Vasco
      Vasco

      Qual é o valor?

    3. Avatar de Ze+Nandoooo
      Ze+Nandoooo

      Certo. O valor está no site deles. E quem for cliente SeguroDireto tem (ou pelo menos quando fui tinha) um desconto de 50%

  7. Avatar de José Silva
    José Silva

    Também se conhece o processo, da pasta dentífrica e as metades do limão segundo da aplicação de uma boina num barbequim para polir os faróis.

  8. Avatar de Lumia
    Lumia

    Tem sempre que levar “verniz” senão ao fimd e poucos meses está igual ou pior…

  9. Avatar de Hugo Nabais
    Hugo Nabais

    O método aqui apresentado vai funcionar apenas no curto prazo. Vão voltar a ficar na mesma rapidamente!

  10. Avatar de Tafc
    Tafc

    As dos elétricos não ficam amarelas. Os carros não duram mais de 2-3 anos.

    1. Avatar de Many
      Many

      Sim, é verdade!

  11. Avatar de Manuel
    Manuel

    Limpo as minhas todos os meses com Mistolin – Tira gorduras (cor de laranja). Fazer só cuidado com a pintura…

  12. Avatar de Ricardo+Alves
    Ricardo+Alves

    Sempre fiz o processo com a a lista de água e depois polir e dura pelo menos até voltar à inspecção no ano seguinte e fazer de novo só para não implicarem.

  13. Avatar de Ricardo+Alves
    Ricardo+Alves

    *lixa

  14. Avatar de Isabel Magalhães
    Isabel Magalhães

    Se não estiverem muito baços, depois de lavar com detergente da loiça lavo com pasta dentífrica e depois com água limpa.
    É muito mais fácil e rápido.

  15. Avatar de André
    André

    Alguém aqui que possa partilhar a sua experiência na Carglass, ExpressGlass ou Glassdrive? Preços se aplicam a proteção UV? Obrigado