Sabia que pode ser multado se não passar na passadeira?

19 Comentários

Além dos condutores, os peões também têm as suas responsabilidades na estrada. É muito comum vermos peões a atravessaram as faixas de rodagem e às vezes sem qualquer cuidado. Mas será que pode ser multado se não passar na passadeira?


Saiba quais as coimas por não passar na passadeira…

Quem circula a pé também está abrangido pelo Código da Estrada. É preciso respeitar a sinalização, os condutores e toda a lei.

O artigo 99, do CE, revela quais os Lugares em que podem transitar (os peões):

  • 1 – Os peões devem transitar pelos passeios, pistas ou passagens a eles destinados ou, na sua falta, pelas bermas.
  • 2 – Os peões podem, no entanto, transitar pela faixa de rodagem, com prudência e por forma a não prejudicar o trânsito de veículos, nos seguintes casos:
    • a) Quando efetuem o seu atravessamento;
    • b) Na falta dos locais referidos no n.º 1 ou na impossibilidade de os utilizar;
    • c) Quando transportem objetos que, pelas suas dimensões ou natureza, possam constituir perigo para o trânsito dos outros peões;
    • d) Nas vias públicas em que esteja proibido o trânsito de veículos;
    • e) Quando sigam em formação organizada sob a orientação de um monitor ou em cortejo.
  • 3 – Nos casos previstos nas alíneas b), c) e e) do número anterior, os peões podem transitar pelas pistas a que se refere o artigo 78.º, desde que a intensidade do trânsito o permita e não prejudiquem a circulação dos veículos ou animais a que aquelas estão afetas.
  • 4 – Sempre que transitem na faixa de rodagem, desde o anoitecer ao amanhecer e sempre que as condições de visibilidade ou a intensidade do trânsito o aconselhem, os peões devem transitar numa única fila, salvo quando seguirem em cortejo ou formação organizada nos termos previstos no artigo 102.º
  • 5 – Quem infringir o disposto nos números anteriores é sancionado com coima de (euro) 10 a (euro) 50.
  • 6 – Quem, com violação dos deveres de cuidado e de proteção, não impedir que os menores de 16 anos que, por qualquer título, se encontrem a seu cargo brinquem nas faixas de rodagem das vias públicas é sancionado com coima de (euro) 30 a (euro) 150.

Ainda relativamente a este assunto é preciso saber o que diz o Artigo 101 – Atravessamento da faixa de rodagem:

  • 1 – Os peões não podem atravessar a faixa de rodagem sem previamente se certificarem de que, tendo em conta a distância que os separa dos veículos que nela transitam e a respetiva velocidade, o podem fazer sem perigo de acidente.
  • 2 – O atravessamento da faixa de rodagem deve fazer-se o mais rapidamente possível.
  • 3 – Os peões só podem atravessar a faixa de rodagem nas passagens especialmente sinalizadas para esse efeito ou, quando nenhuma exista a uma distância inferior a 50 m, perpendicularmente ao eixo da faixa de rodagem.
  • 4 – Os peões não devem parar na faixa de rodagem ou utilizar os passeios e as bermas de modo a prejudicar ou perturbar o trânsito.

O ponto 5 refere que quem infringir o disposto nos números anteriores é sancionado com coima de (euro) 10 a (euro) 50.

É  importante também referir o Artigo 104 – Equiparação que equipara a circulação de alguns veículos ao trânsito de peões:

  • a) A condução de carros de mão;
  • b) A condução à mão de velocípedes de duas rodas sem carro atrelado e de carros de crianças ou de pessoas com deficiência;
  • c) A condução de velocípedes por crianças até 10 anos, nos termos do n.º 3 do artigo 17.º;d) O trânsito de pessoas utilizando trotinetas, patins ou outros meios de circulação análogos, sem motor;
  • e) O trânsito de cadeiras de rodas equipadas com motor elétrico;
  • f) A condução à mão de motocultivadores sem reboque ou retrotrem.

Em Resumo…

Em resumo, o mais importante a saber é que “Os peões só podem atravessar a faixa de rodagem nas passagens especialmente sinalizadas para esse efeito ou, quando nenhuma exista a uma distância inferior a 50 m, perpendicularmente ao eixo da via.” Caso não cumpram a coima vai dos 10 aos 50 euros. É também fundamental que o atravessamento da faixa de rodagem deve fazer-se o mais rapidamente possível.

Comentários

19

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Nuno José Almeida
    Nuno José Almeida

    Sabia

    1. Avatar de Umx
      Umx

      E os peões que atravessam na passadeira e nem olham para o lado?

      1. Avatar de SergioA
        SergioA

        Culpa do condutor. Peao tem prioridade.
        Abrande e se or necessario pare a viatura.

        Vai tambem culpar as criancas que brincam na estrada porque o seu popozinho esta estcionado no passeio?

        1. Avatar de Anónimo
          Anónimo

          O comentador Sérgio tem toda a razão.

        2. Avatar de LurkerHS
          LurkerHS

          Na verdade não é bem assim. A responsabilidade civil é sempre do condutor.. mesmo que a culpa seja do peão. O peão tem também de se certificar de que a sua passagem é feita com segurança…

  2. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    Tendo em conta que nem os STOP’s a malta respeita, incluindo muitas vezes a própria polícia, que é uma contra-ordenação muito grave, diria que vai ser difícil alguém ser multado por não passar na passadeira.

    A má notícia é que se houver um acidente e tiver a passadeira a 50 metros ou menos aí talvez tenha de pagar mesmo a multa, não obstante a eventual responsabilidade do condutor.

  3. Avatar de Mike
    Mike

    Mas na realidade quantas pessoas já foram multadas? Não conheço sequer uma…

    1. Avatar de Ifm
      Ifm

      Vão tirar a tua matrícula queres ver???

      Depois vem os M que estavas da passadeira…

      Se o sujeito for atropelado fora da passadeira leva com as dores a e conta, vale mais que a multa da polícia que não servem para nada, q não sei beber jolas no posto e a ver o insta depois de montar o radar dentro do veículo com AC de não tiver vão para a tasca

      1. Avatar de wjwbss
        wjwbss

        em teoria.. na realidade todos sabemos quem sao os culpados, nao e?

  4. Avatar de AJ
    AJ

    multa de travessia imprudente.

  5. Avatar de Grunho
    Grunho

    Tá bem. E se o peão não pagar a multa penhoram-lhe os sapatos.

  6. Avatar de Lopes
    Lopes

    Só vi aplicarem essas multas em Faro e foi há mias de 10 anos.

  7. Avatar de Aves
    Aves

    Conta-se que em ruas/avenidas com escolas houve, em tempos, polícias que queriam disciplinar os alunos a atravessar nas passadeiras e cobravam multas.
    O que sei que há, na pré-primária, é uma sensibilização para se atravessar na passadeira – e que quando se chega à passadeira se olha para os dois lados para ver se os carros param. É com cada um – que parece que vai em frente – e salta, literalmente, para a passadeira, sem olhar. Eu admito que se vá distraído a pensar na vida, mas atravessar-se à frente dos carros que nem têm tempo para parar não é grande ideia.
    Outros põem-se à beira da passadeira a olhar para ontem, não se sabe se querem atravessar ou não e afinal não querem, deu-lhes para parar ali.

  8. Avatar de Gonca
    Gonca

    Mais imprtante seria o n1… digo eu.
    O pessoal faz da passadeira um prolongamento do passeio

  9. Avatar de SergioA
    SergioA

    Parem de culpar os vulneraveis.
    Ja esta a altura de alterar o codigo da estrada, nao?
    O popozinho ja nao e dono das ruas. E convidado, por isso todo o peao tem o seu direito de caminhar e atravessar a rua em total seguranca.
    A expressao jaywalking ja nao se aplica nos dias de hoje.

    1. Avatar de Anónimo
      Anónimo

      A expressão “jaywalking” nunca existiu em Portugal, é uma invenção americana. Quanto a alterar o Código da Estrada, o lobby kkkarrista tem muito poder, ao ponto de nem sequer respeitar o Código da Estrada atualmente em vigor.

      1. Avatar de SergioA
        SergioA

        Exacto, por isso so com camaras e a identificar que estao a gravar (pass pixi por exemplo) e que o senhor automobilista consuz como deve ser.
        E nao venham com leis da privacidade, essa desculpa nao pega.
        Foi o que me safou de muitas tentativas de culpa (pedalar pela cidade, claro)

  10. Avatar de joaoD
    joaoD

    Certamente o sr SérgioA deve morar numa zona onde nao ha pessoas a passar a estrada ja nem digo na passadeira sem olhar so pk podem ( o carro tem travões que pare) pk nas passadeiras nem estao em cima sem olhar muitos ja estao a atravessar e qd nao fazem dela uma passarell. Quanto ao estacionar em cima do passeio talvez seja pk cada vez ha mais carros e menos espaco para estacionar pk esta na moda fazer estradas mais estreitas e passeios mais largos… mas cada um com a sua opinião

    1. Avatar de Anónimo
      Anónimo

      Estranha forma a tua de defenderes a criminalidade.