Sabe porque é que as janelas dos aviões têm um pequeno furo?

7 Comentários

Quem costuma viajar de avião, certamente que já reparou num conjunto de pormenores do avião. Por exemplo, já falamos aqui o porquê das janelas serem redondas.

Mas já reparou que as janelas dos aviões têm um pequeno orifício? Saibam qual o propósito.

Sabe porque é que as janelas dos aviões têm um pequeno furo?


Furo serve para evitar a condensação… e não só

O facto de os aviões terem janelas redondas/ovais deve-se à resistência, ao nível da pressão, da mesma comparativamente a janelas quadradas ou retangulares. Mas e o furo, para que servem?

Na prática, o furo na janela serve para evitar a condensação (para que não embacie), mas também para equilibrar a pressão e regular a temperatura. À medida que o avião vai aumentando a altitude, menor é o nível de oxigénio. Nesse sentido, para os passageiros não sentirem esse impacto, o avião tem de ser pressurizado, causando uma enorme pressão nas janelas.

Sabe porque é que as janelas dos aviões têm um pequeno furo?

De referir também que as janelas do avião têm três camadas de vidro e o buraco encontra-se na do meio. Apenas o vidro exterior suporta a pressão atmosférica. O vidro central mantém-se “protegido”.

Leia também…

Sabe porque é que as janelas dos aviões são redondas?

Comentários

7

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Paulop Baptista
    Paulop Baptista

    A pressão atmosférica exterior diminui com a altitude, logo, o vidro que suporta o aumento da pressão, deve ser o interior, não?

    1. Avatar de mamba
      mamba

      não, porque o vidro exterior é selado. A pressão do ar no espaço entre os vidro é igual à pressão no interior.

      1. Avatar de Paulop Baptista
        Paulop Baptista

        Ok. Obrigado.

  2. Avatar de Jose tomas
    Jose tomas

    A teoria apresentada acima esta corretissima, trabalhei 30 anos nessa área.e confirmo. Jose tomas.

    1. Avatar de Bruna
      Bruna

      Como é que o furinho evita a condensação?… E porque não usam essa técnica nos vidros e para-brisas dos carros se é tão eficaz?