Residentes de Los Angeles culpam a “negligência das petrolíferas” pelos incêndios

50 Comentários

Com especialistas a afirmar que a crise climática foi provavelmente responsável por um quarto da seca que alimentou a rápida propagação dos incêndios, em Los Angeles, residentes culpam a “negligência das grandes petrolíferas” e pedem à indústria que pague os danos causados.

Bombeiros a apagar incêndio num bairro, em Los Angeles

Recentemente, durante uma teleconferência, os residentes afetados pelos incêndios de Los Angeles lamentaram a perda das suas casas e comunidades, e apelaram à instauração de processos judiciais e de políticas que possam obrigar as grandes petrolíferas a pagar os prejuízos.

Apesar de estarem ainda a determinar em que medida a crise climática exacerbou os incêndios, a investigação deixa claro que o aquecimento global cria as condições para incêndios mais graves e frequentes.

Um carro parado na terra seca e rachada do que era o fundo do reservatório de Almaden, em 28 de janeiro de 2014, em San Jose, Califórnia. Crédito: Justin Sullivan/ Getty Images via Times

Na semana passada, os cientistas climáticos da University of California-Los Angeles (UCLA) determinaram que a crise climática foi provavelmente responsável por um quarto da seca que alimentou a rápida propagação dos incêndios.

 

Evidência diz que as grandes petrolíferas têm noção do seu impacto no clima

Na perspetiva de Sam James, do bairro de Altadena e cuja casa do avô se perdeu no desastre, vocalizando a opinião dos residentes, “não devemos ser sempre nós a resolver as consequências da negligência das grandes petrolíferas”.

Têm de assumir a responsabilidade pelos danos que causaram, pagar indemnizações às comunidades afetadas que perderam as suas casas e empresas, e tomar medidas imediatas para atenuar os danos futuros.

Conforme mencionado pela imprensa, a cada dia, reforçam-se as provas de que as grandes petrolíferas sabiam há décadas que os seus produtos alimentam a crise climática, mas continuaram a vendê-los ao público e a semear dúvidas sobre o aquecimento global.

Considerando esta alegada campanha de desinformação, cidades e estados, incluindo a Califórnia, interpuseram ações judiciais que visam responsabilizar as empresas petrolíferas e exigir indemnizações.

Já estamos a pagar a destruição do clima pelas grandes petrolíferas, não apenas com dinheiro, mas com as nossas vidas, e é por isso que precisamos da nossa própria lei de superfund para o clima.

Lamentou Clara Vondrich, conselheira sénior de política da organização sem fins lucrativos de defesa do consumidor Public Citizen, recordando as leis de superfund climático, aprovadas por Nova Iorque e Vermont, que exigem que as grandes petrolíferas financiem ações climáticas.

Incêndios Los Angeles
Crédito: Robert Gauthier/ Los Angeles Times (janeiro, 2025)

O diretor Public Citizen, Aaron Regunberg, descreveu outro plano para responsabilizar as grandes petrolíferas pela fraude climática: apresentar acusações criminais. A ideia tem suscitado o interesse de funcionários públicos e procuradores.

Segundo o diretor, os litígios e as políticas locais serão particularmente importantes no segundo mandato de Donald Trump, uma vez que o agora Presidente dos EUA “deixou bem claro que a sua lealdade é para com as grandes petrolíferas”.

 

Leia também:

Cientistas afirmam: tentar inverter as alterações climáticas não nos vai salvar

Comentários

50

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de 36.71Hz
    36.71Hz

    “Evidência diz que as grandes petrolíferas têm noção do seu impacto no clima” Todos esses residentes andam de elétrico certo? Percebo o desespero e dor dos que perderam tudo e que precisam de ajuda, mas não sejam hipócritas.

    1. Avatar de Raven
      Raven

      O mais engraçado nestes tipos pseudo-verdes é que baniram (no estado) os combustíveis fósseis e a exploração petrolífera, mas como têm de consumir absurdos de eletricidade têm de comprar matéria-prima ao estrangeiro (mais cara e poluente também)… É só ridículo

    2. Avatar de MLopes
      MLopes

      não, não é hipocrisia. num mercado dominado pelas grandes corporações as escolhas de consumo são diminuídas, controladas e direcionadas para o que essas grandes corporações querem, fruto do controlo que exercem, da mentira e de um marketing altamente sofisticado e agressivo.
      com o tabaco também foi assim. as tabaqueiras sabiam o que estavam a fazer, mentiram, manipularam, etc e intimidaram na hora de pagarem pelo que fizeram. as indemnizações pagas não foram sequer uma sombra do que deviam ter sido mas o assunto não ficou por aí. deslocaram o seu foco para a ásia e áfrica e lá continuam a fazer o mesmo…

  2. Avatar de rui
    rui

    Espera, então o Governo da California é incompetente e bloqueia limpeza de florestas e não garante manutenção adequada dos reservatórios de água, e a culpa é das petrolíferas? há piadas que se escrevem sozinhas…

    1. Avatar de Joao Ptt
      Joao Ptt

      É que é mesmo, localmente queriam limpar mas se o fizessem seriam multados ou até talvez fossem presos ou algo do género, porque algum “iluminado” (leia-se: burro!) achou que limpar o mato era prejudicial para o ambiente… sendo preferível que arda tudo pelos vistos… e depois ainda metem as culpas na indústria petrolífera, é com cada uma. Cadeia é com quem aprovou tais políticas do Estado de não permitir a limpeza e queimas controladas que eram feitas no passado precisamente para prevenir problemas maiores, que foi essa a origem do problema. E eventualmente com cortou fundos monetários que permitiriam fazer tais limpezas nos casos em que tal pudesse ser legal.

  3. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    Ahahahshawahshhhh
    Se calhar deviam culpar as fabricas de baterias (não só para carros) plantadas nos vizinhos do Nevada. E a electricidade altamente intensiva em carbono necessária para a treslouquisse dos carros elektros.

  4. Avatar de Osvaldo Fernandes
    Osvaldo Fernandes

    Os Eco-Trans-Bio-Green esquerdóides da Califórnia são muito engraçados…Valeu pela gargalhada 😀

  5. Avatar de Nuno25
    Nuno25

    Isto é a chamada propaganda….
    Então falta de agua nas bocas de incendio é problematico?
    Retirar fundos aos bombeiros é problematico?
    Os bombeiros não contratar os melhores, por ideologias não é problematico?
    Se a culpa é do CO2, (como é obrigatorio dizer por causa da censura), então porque não pedir satisfação ás fabricas de carvão da china e da india que foram as principais causadoras do aumento de poluição no mundo este ano?

    1. Avatar de Raven
      Raven

      Na mouche!!!! Felizmente o Trump virou a mesa novamente para a meritocracia, não para a DEI e as palhaçadas trans! Que atrasados, aqueles democratas!

    2. Avatar de Técnico Meo
      Técnico Meo

      +1. A falta de preparação na gestão do combate ao incêndio e florestas da California nada teve a ver com o clima (quase). Mas compete a cada pais ou pelo menos deveria ser obrigatório o reflorestamento com espécie autóctones resistentes ao avançar da desertificação e perda de massa verde, que induz obviamente aumento da temperatura local e drop na humidade, bem como circulação de ar quente. A Falta de gestão ainda pior. California e Portugal neste aspecto têm muitas semelhanças, até climáticas. O artigo fala em paradigmas muito fortes e objetivos, sem duvida, mas é um tiro ao lado. Não lhe vou chamar propaganda pois não seria justo, mas uma excelente operação de branqueamento por erros politicos e de gestão, sem duvida alguma. Atenção que a PPware não tem a ver com o que está referido, simplesmente entregam esta informação como foi narrada em primeira instancia. O nosso algarve já deveria ter começado este trabalho á décadas, reflorestação inteligente, mas os campos de golfe ganham prioridade, entre outras bizarrias. Querem culpas as petrolíferas, podem, mas a culpa então remonta a muitas décadas atrás antes das grandes regulamentações ambientais. Mas é tão justo como eu culpar Estaline pela fome em Africa.

  6. Avatar de X
    X

    “Hollywood é dos sitios mais maléficos do planeta.” Vincent Price
    No entanto estão a acordar, nem os ricos se vão safar das alterações climáticas.
    Temos que ir buscar o dinheiro onde ele anda parado a beneficiar criminosos e implementar um estratégia de cura do planeta antes que seja tarde demais.

  7. Avatar de jorgeg
    jorgeg

    DEI ( inuteis incompetentes) , corruptos, depositos de agua completamente vazios e e imigrates ilegais chegarem fogo com macaricos nao tem nada a ver com os incendios. hehehe.

    este estudo deve ter sido feito na sede do partido democrata.

    1. Avatar de Raven
      Raven

      Os dems e libtards não têm nada no cérebro!

    2. Avatar de SM
      SM

      Olha, também já há avençados do Chaga no PPL…possa, a infestação da erva daninha já atinge a informação tecnológica, que praga mais reles.

  8. Avatar de Joao M.
    Joao M.

    a culpa é sempre dos outros.
    Não limpam a floresta, não asseguram que exista água no local o que aumenta situação de seca e depois a culpa é das “alterações climáticas”…. enfim.
    Como disse um governador (?) no outro dia – “se o governador da california fosse republicado já lhe estavam a pedir a cabeça” mas vá, como não é, são as alterações climáticas 😀

  9. Avatar de LM
    LM

    Como é que as petrolíferas têm culpa se o Trump diz que não há crise climática?

    1. Avatar de Sivino mendes
      Sivino mendes

      e não existe, o carbono é 0,004 % na atmosfera se baixar tudo o que é verde morre , a fabula do clima tem muitos interesses , muita gente bem paga pra contar aldrabices.

      1. Avatar de Grunho
        Grunho

        Todos os negacionistas sabem perfeitamente o que se está a passar com o aquecimento global. Mas continuam a jurar a pés juntos que não se passa nada porque têm negócios afectados pelas medidas de mitigação. Um deles é o Trumpas e os cabecilhas do lobby petrolífero que lhe financiaram a campanha.

        1. Avatar de Gunorh
          Gunorh

          Os negacionistas juram a pés juntos que a culpa é do CO2 e da Humanidade. Os realistas sabem que a natureza é muito mais complexa do que isso e que há muitos processos naturais envolvidos que a humanidade não controla.

          Completando o que o Sivino disse acima de que temos actualmente cerca de 400 partes por milhão de CO2 na atmosfera, acrescento que:
          – 200ppm é o mínimo para a flora se manter,
          – com 180ppm muitas plantas começam a definhar e a morrer,
          – com 150ppm já são muito poucas as espécies vegetais que conseguem sobreviver
          – mas 1000ppm a 1500ppm é o paraíso da maioria das plantas e o que é usado em estufas de cultivo para alimentação humana.

          1. Avatar de Grunho
            Grunho

            Essa parece nova, a dos negacionistas do “queimem lá mais petróleo, aumentem a dobrar as emissões de CO2 para melhorar as colheitas”. Mas não é. Era a cassete dos lobistas da Exxon em finais dos anos 80, princípios dos 90. Abandonaram-na pouco depois, quando o GIEC os desmascarou.

          2. Avatar de Gunorh
            Gunorh

            Não tem nada de nova e é um facto, pesquise que [o motor de pesquisa da sua escolha] é seu amigo. Contrariar só porque não lhe parece bem ou não está de acordo com o seu ponto de vista não é conhecimento, é teimosia.

      2. Avatar de JL
        JL

        E se aumentar ? O que acontece ?

  10. Avatar de Mapril
    Mapril

    Eles falam falam mas ainda não os ouvi a falar do elefante na sala: Cidades e subúrbios inteiramente em madeira ardem. E ardem bem. Estes não foram incêndios florestais. Sem prejuízo de se constatar que os incêndios a nível mundial se agravam de ano para ano, e isso decerto não é coincidência.

    1. Avatar de JoãoAlves
      JoãoAlves

      Sim porque em Portugal nos incêndios deste ano não arderam muitas casas e que não eram de madeira…até o betão derrete em incêndios graves.

      1. Avatar de João Tavares
        João Tavares

        Eu estive a combater o incêncio em Sever, Águeda, Albergaria e Oliveira de azeméis no ano passado (2024) e TODAS as casas vi e que arderam foram porque tinham tenlhados ou adornos combustíveis (madeira, plástico, …)

        O betão não arde. Se apanhar muito calor durante um tempo considerável pode é se tornar em pó (esfarelar).

        1. Avatar de Mapril
          Mapril

          Não sendo especialista, creio que se pode dizer que as casas que ardem em Portugal estão, em geral, no meio das matas. Cá, o último grande incêndio urbano ocorreu há uns 30 ou 40 anos em Lisboa, e mesmo aí as casas eram em grande parte de madeira com excepção das paredes.

    2. Avatar de JoãoAlves
      JoãoAlves

      Correcção: “Incêndios de 2024”

    3. Avatar de Sivino mendes
      Sivino mendes

      as maozinhas criminosas têm a capa das alterações climaticas é como em portugal no tempo do salazar tambem fazia calor mas não existiam fogos , quando eram apanhados levavam 28 anos de cadeia e 1 dia . agora libertam-nos para puderem continuar o seu trabalho.

      1. Avatar de Grunho
        Grunho

        Verdade, mas o poder político, vá-se lá saber porquê, não tem interesse nenhum em por cobro a esse flagelo. E no entanto não era difícil, bastava manter a patrulhar as zonas florestais um enxame de drones baratos, uns só de reconhecimento, outros com capacidade de fazer disparos. Um incendiário atingido e eliminado era o suficiente para dissuadir esses ataques.

      2. Avatar de Mapril
        Mapril

        É fácil mandar palpites

        1. Avatar de Sivino mendes
          Sivino mendes

          É facil fazer , mas depois vem os sos do criminoso defender a classe para ele puder continuar a trabalhar sem consequencias.

  11. Avatar de Sivino mendes
    Sivino mendes

    Ao menos a estupidez não tem limites , são as petroliferas que têm uma mão criminosa que ateia fogos.

  12. Avatar de Sivino mendes
    Sivino mendes

    Os incendios foi para tapar os subterraneos dos famosos onde se fazia sacrificios humanos por isso é que andam a fugir da ameriaca é para destruir provas.

    1. Avatar de Alexis
      Alexis

      Estas a brincar mas por acaso isso e verdade

  13. Avatar de Raven
    Raven

    Espera, não foi o governador da Califórnia que autorizou que desviassem cursos de água (sendo que não falta água no estado) para o oceano para protegerem uma espécie de peixe (smelt), limitando o acesso dos moradores a água!? Nem foi o mesmo governador que fez cortes no orçamento para os bombeiros daquele estado também? Agora a culpa é dos carros a gasolina… DEMENTES! Quando se protegem mais animais do que pessoas…

  14. Avatar de SouHumanoNaoOcidental
    SouHumanoNaoOcidental

    Estão todos equivocados. Não é culpa das petrolíferas ou dos governos. Estes 2 respondem a sociedade onde estão inseridas. A sociedade, seja americana, seja a portuguesa, está elaborada para ser consumista, esgotar os recursos, como a água, mas a preços absurdamente baixos.
    Queremos tudo barato.
    70% do planeta é feito de água e temos falta de água potável?
    O que se passa é que adoramos encontrar o tomate, o alface, a cebola, a melancia, a laranja, o arroz todos os dias no supermercado e esquecemos que são alimentos provenientes de regiões ricas em água e decidimos planta-los agora em terrenos com menos água disponível.
    Queremos comer 100 gramas ou mais de bife de vaca bonito, grande e barato. E esquecemos a quantidade de água e outros nutrientes necessários para alimentar um bovino.
    O problema somos nós que consumimos demais e não queremos mudar.

    1. Avatar de Grunho
      Grunho

      A ordem é precisamente para consumir. Nem sequer deixam as pessoas ir de bicicleta para o trabalho, como os holandeses que têm um QI muito mais alto que o nosso. “Tens de gastar, tens de comsumir, tens de desperdiçar, tens de poluir, que é para manter a economia a andar e os capitalistas a facturar”.

    2. Avatar de JL
      JL

      Desde quando água potável sabe a sal ?

  15. Avatar de AlexS
    AlexS

    Haha.
    Olhem as fotos, árvores com folhagem sem arder mas casas a arder. Pesquisem as fotos do pós incêndios. Muitas árvores e arbustos ainda verdes ao lado de centenas de casas ardidas ate ao solo, mas ficam as chaminés em tijolo…

    1. Avatar de JL
      JL

      MILAGREEEEEEE, MILAGREEEEEEE, MILAGREEEEEEE. lol

      1. Avatar de AlexS
        AlexS

        Não há milagre nenhum e´ciencia.
        Os materiais usados naquelas casas são altamente combustíveis mais do que as árvores em folha. Apostaria nos materiais dos telhados e janelas.

        1. Avatar de JL
          JL

          Se o fogo não chegar as árvores, elas não queimam.

          1. Avatar de AlexS
            AlexS

            E´ evidente que as fagulhas que chegaram ás casas e lhes pegaram fogo chegaram ás árvores.

          2. Avatar de JL
            JL

            Mas se não queimaram as folhas ficam verdes, durante algum tempo, depois como apanharam calor, acabam por secar.

  16. Avatar de Grunho
    Grunho

    Estes gajos dos USA, Califórnia incluída, são viciados em petróleo. Aquilo é como a heroína: nem pensar em transportes públicos, bicicletas, e mesmo carros não servem os utilitários de baixo consumo como os dos segmentos A e B europeus. E agora têm a distinta lata de se queixar das petrolíferas,

  17. Avatar de Marko
    Marko

    “Good luck with that…”

  18. Avatar de JL
    JL

    Então mas não foram os elétricos ?

  19. Avatar de Pastor
    Pastor

    Drill baby drill!!
    Venham mais 1000000 Gretas

  20. Avatar de andre
    andre

    A culpa é do governo da California, mas os endoutrinados de esquerda nunca na vida iriam culpar o seu líder de esquerda.

  21. Avatar de PJA
    PJA

    Todos os seres humanos dos países industrializados produzem grandes quantidades de CO2. Pensar que há só um culpado é redutor. No entanto é apresentar uma queixa e esperar para ver se tem sustentação legal.
    Actualmente não temos condições no planeta para viver numa sociedade não fóssil, por isso…