Repsol espera que o preço dos combustíveis sintéticos fique entre os 2 ou 3 euros por litro

19 Comentários

Enquanto alternativa aos combustíveis fósseis, ainda que menos consensual do que a eletricidade, os sintéticos têm conseguido ganhar algum destaque. Segundo a Repsol, o preço desta opção deverá estar entre os dois ou três euros por litro, em 2030-2050.

Combustíveis sintéticos

A Repsol Foundation realizou um evento, onde reuniu especialistas do mundo automóvel e das energias renováveis, e onde foram discutidos tópicos, como o preço das novas alternativas, a qualidade de cada uma e a capacidade de responder à procura, no futuro.

Um dos presentes, Alfonso de las Heras, consultor de H2 & Synthetic Fuel do Repsol Technology Lab, partilhou que “o risco real está na integração e produção de combustíveis sintéticos de forma competitiva”. Isto, porque “à medida que uma molécula se torna mais complexa, os custos de produção são maiores, porque o processo é mais complicado e é necessária mais energia”.

Repsol

Na sua perspetiva, o custo desta alternativa é, para já, alto devido a duas principais razões: “o custo do hidrogénio e o preço do eletrolisador”. No entanto, acredita que, nos próximos anos, ficará mais barata, nomeadamente, pela redução do preço das fontes renováveis. Entre 2030-2050, o preço dos combustíveis sintéticos será, pela sua estimativa, de dois ou três euros por litro – um valor semelhante àquele previsto pela HIF Global.

Combustíveis sintéticos (verdes)

Outra oradora a intervir, durante o evento da Repsol Foundation, foi Alba Soler, executiva de Renewable Fuels Science da unidade de investigação da Concawe. Para ela, os combustíveis sintéticos têm um potencial muito grande e haverá o suficiente para todos os transportes e setores.

Atualmente, e apesar desse potencial, acredita que “não há grandes projetos” a envolver combustíveis sintéticos, devido à falta de legislação.

 

Leia também:

Apesar do dedo alemão, combustíveis sintéticos só alimentarão 1,75% dos carros em 2035

Comentários

19

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Realista
    Realista

    Não sei se é alto nem sem se é baixo…
    Mais alto que eletricidade é de certeza, mas agora em termos comparativos com a gasolina e gasóleo não sei.

    1. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Basta baixar o preço da produção da electricidade e baixar o preço da produção de Hidrogénio e torna-se mais económico.

  2. Avatar de Toni da Adega
    Toni da Adega

    Estamos quase lá. Já temos datas realistas com uma pequena margem de erro de 20 anos.

  3. Avatar de JL
    JL

    Que bom, quer dizer que nessa altura a electricidade vai estar muito mais barata, a conta é simples, se por cada litro de efuel são necessários 27 kwh de electricidade, assumindo que o consumo de energia é apenas uma parte do custo, portanto para esses valores a electricidade deverá estar a um custo de 1 a 2 cêntimos o kWh.

    Venham eles a esse preço. Loool

    1. Avatar de Grunho
      Grunho

      Está-se mesmo a ver que com tanto eléctrico a carregar baterias a electricidade vai ficar mais barata.

      1. Avatar de JL
        JL

        Se fica barata para uma necessita 10x maior, mais barata fica para uma necessidade menor. Simples.

  4. Avatar de luisa
    luisa

    Faz me confusão fazer planos para 2030 a 2050 para combustíveis fosseis sintéticos. Não sei porque teimam neste método! Está mais que certo que não é o mais eficiente e quantinuam a teimar nisto. Quando chegarmos a 2030 vão ter uma surpresa!

    1. Avatar de JL
      JL

      Não são fósseis sintéticos, são apenas sintéticos, feitos de energia renovável, tem razão, isto é o mesmo que instalar paineis solares para depois usar em frigoríficos classe F, lâmpadas incandescentes, etc .

      1. Avatar de Rambo
        Rambo

        A historia, carros classicos e esportivos a combustao poderia ser preservados e assim continuar a ser usados para colecionadores usando essa gasolina sintetica

    2. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Talvez seja para utilização industrial e não para automóveis.

      1. Avatar de Mr. Y
        Mr. Y

        Ou para outros transportes como navios, aviões, camiões, cruzeiros, etc.

    3. Avatar de Ivan
      Ivan

      podes então formular o porque da tua afirmação? o porque de combustível feito a partir da captura de carbono do CO2 proveniente da atmosfera e o hidrogênio proveniente da hidrolise da agua não e eficiente? se a energia utilizada nestes dois processo mais no processo da criação de uma cadeia de carbonos para formação de octana por exemplo for de energias renováveis (solar e eólica por exemplo) podemos chegar a uma pegada de carbono neutra pois o Co2 libertado poderá mais tarde ser removido do ar como fonte de carbono para o processo. uma comparação grosseira e pensar como funciona o ciclo da agua a diferença e que vamos estar a usar sempre o mesmo carbono reciclando assim e evitando que seja necessário a utilização de combustíveis fosseis e se usarmos a mesma formula química não haverá problemas para os típicos motores de combustão. Deve ser mais eficiente usar carros elétricos onde a exploração do lítio causa um enorme impacto ambiental para não falar que tratar e degradar lítio depois de “gastas” as baterias não é algo que seja assim tão simples quanto o que parece

      1. Avatar de JL
        JL

        Porque não tem como eliminar os NOX.

        Então e os minerais para produzir tudo isso ? Vêem de onde ? Cobre, platina, pálido, lítio, terras raras, veem de onde ?

        Já agora, o litio também é usado em motores a combustão, em menor quantidade mas é.

        Essa parte também não é tão simples, já que precisa de instalar 10 x mais renováveis para fazer o mesmo.

  5. Avatar de NunoManuelAlves
    NunoManuelAlves

    A falácia dos combustíveis sintéticos que ninguém quer. Neste momento ninguém quer carros a combustão, é de rir pensar que em 2030 alguém vá pagar seja o que for por esta mentira. Para não falar nos custos astronómicos para produzir está mistela ineficiente, para mim e capaz de ser pior que o Hidrogênio sendo este último uma anedota de mau gosto☹️☹️☹️☹️

    1. Avatar de JL
      JL

      Bem verdade, hidrogénio ainda tem viabilidade usando pilhas de combustível, porque a combustão a Toyota já provou que não. Ainda assim tá difícil de os meter a rodar, as vendas têm caído a pique e o hidrogénio não para de aumentar, atualmente já custa mais de 3x para fazer 100 kms do que fazer o mesmo com gasolina.

  6. Avatar de Dani Silva
    Dani Silva

    A parte económica vai matar os combustíveis sintéticos.

    Com este tipo de preços, nunca na vida irá concorrer com os carros eléctricos.

    1. Avatar de JL
      JL

      Por isso é que digo que estes combustíveis são a solução para uma transição mais rápida, e por isso a UE aceitou as exigências da Alemanha. Loool

  7. Avatar de Rafael José
    Rafael José

    Para o bem do Ambi€nt€… Já todos nós sabemos.

  8. Avatar de Frebia
    Frebia

    Bom, vou-me focar só no possível preço (2/3€Lt), podem bebe-la toda e que faça bom proveito.