Região Beiras e Serra da Estrela compra 31 autocarros elétricos e a hidrogénio

27 Comentários

A Comunidade Intermunicipal da Região Beiras e Serra da Estrela (CIMRBSE) viu aprovada uma candidatura para a aquisição de 31 autocarros limpos no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Região Beiras e Serra da Estrela compra 31 autocarros elétricos e a hidrogénio


Aquisição de 31 autocarros elétricos e a hidrogénio por 11,6 milhões de euros

Com um financiamento de 11.635.650,00 euros, para a Região Beiras e Serra da Estrela, esta operação vai permitir melhorar a mobilidade intermunicipal nos 15 municípios da CIMRBSE – Almeida, Belmonte, Celorico Da Beira, Covilhã, Figueira De Castelo Rodrigo, Fornos De Algodres,
Fundão, Gouveia, Guarda, Manteigas, Mêda, Pinhel, Sabugal, Seia, Trancoso – promovendo um sistema de transporte público mais sustentável e eficiente.

O apoio prevê a aquisição de 31 autocarros, onde se incluem 16 viaturas elétricas e 15 movidas a hidrogénio, de forma a assegurar o transporte à população de todo o território.

Região Beiras e Serra da Estrela compra 31 autocarros elétricos e a hidrogénio

Para complementar esta iniciativa, serão ainda instalados oito carregadores elétricos duplos e uma estação de abastecimento de hidrogénio, garantindo a operacionalidade da nova frota.

A operação inclui ainda ações de sensibilização junto da comunidade e um programa de monitorização das novas viaturas, reforçando o compromisso da CIMRBSE com a inovação e a sustentabilidade na mobilidade regional

Comentários

27

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Blackbit
    Blackbit

    E há estações de reabastecimento de H2 ? A que preço?

    1. Avatar de Realista
      Realista

      12 a 16 meses após começarem a circular com H2 vão encerrar o programa e referir que chegaram à conclusão que o hidrogénio para autocarros não é viável pois é demasiado caro…

      Assim aproveitam e pedem mais 11 Milhões de financiamento a Bruxelas.

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Até parece que são os 1ºs a ter autocarros a H2.

        1. Avatar de JL
          JL

          Não são os primeiros, mas os primeiros em Portugal também já não têm o posto de abastecimento.

          1. Avatar de JL
            JL

            Esses não foram bos primeiros.

            Então já construíram o posto ? É que já passaram 8 meses e ainda não existe.

          2. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Não?
            “A PRF Gas Solutions instalou, em Cascais, a PRIMEIRA estação de abastecimento portátil para veículos movidos a hidrogénio em Portugal. …”

            https://www.pesadosemercadorias.com/pt/noticia/4543/prf-inicia-a-construcao-do-primeiro-posto-de-abastecimento-publico-de-hidrogenio-em-cascais

            Então diga lá quem foram os 1⁰s.
            Isto de mandar postas de pescada para o ar e meter o rabo entre as pernas…

          3. Avatar de JL
            JL

            Essa não foi a primeira, a primeira foi instalada em Gaia em 2004, era a que servia os autocarros STCP até 2007.

            Essa é a que ainda existe, porque a do artigo que você postou antes ainda está em construção, no YouTube deles tem um vídeo à 9 meses do timelapse da construção, provavelmente está parada por falta de subsídios, já que ninguém instala um posto desses sem ajuda.

          4. Avatar de Realista
            Realista

            O Posto custa 4.6Milhões… só a construir.

          5. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Isso foi um experimento. Nunca passou à fase comercial.

          6. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Um posto faz as x’s de 100 carregadores de 75 mil cada e não apodrece em meia dúzia de anos, nem fica desactualizado num par de anos.

            E deixa lá que fazer a rede até aos carregadores não custa menos que isso. Custos esses que, curiosamente, nunca entram nas contas. Alguém há-de pagar as subestações, transformadores, obras etc. Normalmente é sempre o mesmo; Um gajo conhecido por ZéPovo.

          7. Avatar de JL
            JL

            Por acaso faz menos, e não custa 75 mil, já custam menos de 20 mil, um posto de carregamento carrega mais carros num dia que um posto de abastecimento de hidrogénio durante o mesmo tempo , chama-se “idle time” e capacidade de armazenamento de cada 1, que raramente passa os 300 kilos por dia.

          8. Avatar de JL
            JL

            Sobre a rede o custo é maior para o posto de abastecimento, basta que ele tenha produção no local.

          9. Avatar de JL
            JL

            Não foi experimento nenhum, funcionaram durante alguns anos.

            Pelo menos era um posto fixo e não portatil como é o caso do unico que existe em Portugal.

      2. Avatar de JL
        JL

        Tal como já o fizeram há quase 20 anos no Porto com os da STCP.

    2. Avatar de PeterJust
      PeterJust

      “The cost to build a hydrogen fueling station typically ranges from $1 million to $2 million, but can vary significantly based on factors like location, station size, and the specific technology used. Some sources estimate costs as high as $2.5 million in certain regions like Japan. ”

      Não vejo o que está a impedir o H2 de ser o combustível de eleição! Ainda por cima fica muito mais caro por km mesmo que se use gasóleo ou postos elétricos públicos ultra rápidos! Só um génio percebe e compra veículos a H2

      1. Avatar de JL
        JL

        Só fica 14x mais caro.

    3. Avatar de cAPEX
      cAPEX

      A descer a serra não gastam nada! XD

      1. Avatar de JL
        JL

        Depende, se for a combustão gasta, se for eléctrico ou hidrogénio até recupera alguma energia.

  2. Avatar de Minion
    Minion

    eu estou à espera duns míseros 800€ desde 2023 por ter instalado painéis solares, pelo fundo ambiental…tristeza de país!

  3. Avatar de Mendes
    Mendes

    Os elétricos vão rapidamente para a sucata…

    1. Avatar de JL
      JL

      Então qual teve e foi para a sucata ?

  4. Avatar de Manoel
    Manoel

    Que perigo! Basta uns desacatos, protestos, ou arruaceiros, e temos uma combinação que põe em risco os ocupantes. Baterias (fuga térmica) e hidrogénio (gás altamente inflamável), nem pensar!

    1. Avatar de JL
      JL

      Menos perigosos que os que existem.

  5. Avatar de Rui
    Rui

    Com fundos comunitários até conseguem comprar um vai e vém à lua!!!!!

    375.000€ + IVA em média que fica cada autocarro? 461 000€!!!!

    O que custa é ver que um autocarro superior, por exemplo o Temsa HD13, a combustão, custa 150.000€ a menos!!!!! Esta diferença de preço não daria para combustível para toda a vida útil da viatura?

    1. Avatar de JL
      JL

      Osa hidrogénio custam 3x mais que os eléctricos a baterias. Estes últimos são bem mais rentáveis que a gasóleo.

  6. Avatar de Fernando Meira
    Fernando Meira

    Autocarros de combustão e convertidos para eléctricos bem baratos dão o mesmo resultado.
    Quanto à baterias para carregarem através do solar ou através do vazio à noite, complementa o solar diurno e paga as baterias em poucos anos e mesmo assim ainda fica por menos de metade destes novos…