Recorde: portagens “faturaram” 3,7 milhões de euros por dia

23 Comentários

As portagens continuam a gerar muita receita! Em 2023, as receitas de portagens subiram 18% para recorde de quase 1.350 milhões.

Portagens


Portugal ocupa o sexto lugar dos países onde mais se fatura com portagens…

As portagens cobradas nas autoestradas portuguesas no ano passado atingiram o valor mais elevado de sempre, que corresponde a cerca de 3,7 milhões de euros por dia. Face a 2022, estas receitas das concessionárias subiram mais de 200 milhões, segundo revela o Jornal de Negócios.

Os dados foram partilhados pela ASECAP (Associação das Sociedades Europeias Concessionárias de Autoestradas com Portagem) e são o somatório de todas as concessionárias que se encontram atualmente em atividade.

Segundo revela o relatório, além do recorde do aumento de receitas das portagens em 2023, registou-se também um crescimento recorde no tráfego das autoestradas com uma média diária de 17 780 veículos, o que representa um aumento de 8,3% face ao ano anterior.

No que diz respeito ao “Ranking Europeu”, Portugal ocupa o sexto lugar dos países onde mais se fatura com portagens. França lidera com 11,9 mil milhões de euros, seguida da Alemanha (7,876 mil milhões) e de Itália (5 mil milhões).

No que diz respeito a identificadores eletrónicos destinados ao pagamento de portagens, em Portugal há 3,2 milhões de dispositivos ativos.

 

Partilhar:

Comentários

23

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de B@rão Vermelho
    B@rão Vermelho

    Em quanto isso os nossos vizinhos Espanhóis vão desenvolvendo o país com estradas grátis, é assim a classe politica em Portugal depois vão trabalhar para a empresas que ajudaram a enriquecer quando tinham o poder nas mão.

    1. Avatar de Naodou
      Naodou

      Já viste o estado do piso das portagens na Espanha? Péssimo

      1. Avatar de cK
        cK

        E já viste os daqui de Portugal? Há estradas no Afeganistão melhores…

        1. Avatar de PTO
          PTO

          Nas portagens? Ou não sabes ler aquilo a que estás a responder?

  2. Avatar de k
    k

    Não estou admirado. Os preços das portagens têm vindo sempre a subir desde sempre. Mesmo que faturassem exatamente o mesmo número de veículos, as faturação ia ser mais elevada porque os preços são os mais altos desde sempre.
    E autoestrada é demasiado conveniente em relação às alternativas de estradas horríveis, perigosas, cheias de buracos, curvas e lombas mal feitas que são as nacionais. Muitas delas não são sequer uma opção.

    1. Avatar de Damnupa Kot
      Damnupa Kot

      porque acham que temos boas autoestradas e as nacionais/municipais foram descuradas?
      justamente pq passou a ser uma grande receita para os papões do costume!

  3. Avatar de Figueiredo
    Figueiredo

    Portugal é um País estranho, os Portugueses pagam para construírem estradas e depois ainda têm de pagar para andar nessas mesmas estradas que foram pagas com o seu dinheiro.

    1. Avatar de Grunho
      Grunho

      E no fim dão os votos aos lacaios políticos dos donos das autoestradas.

    2. Avatar de B@rão Vermelho
      B@rão Vermelho

      Também pagas a tua casa ou o teu carro e depois pagas a manutenção é igual.
      Para o sul a nacional é uma ótima alternativa, para o norte não há uma alternativa simpática à AE

      1. Avatar de GM
        GM

        Sem dúvida. Foi o percurso que usei. Apenas por necessidade de chegar mais depressa a casa usei a A10, entre o Infantado e o Carregado. De resto, tudo EN / EM. Menos consumo de combustível, menos despesas com AE’s. Apesar de mais tempo na deslocação.

      2. Avatar de Naodou
        Naodou

        Uma coisa é pagar a manutenção de algo privado, outra coisa é pagar a manutenção de algo público!! O que acontece é que tanto o estado como as empresas que gerem essas estradas têm lucros brutais, esse custo impede o desenvolvimento de empresas e o incentivo a imigração interna como também ao turismo.

      3. Avatar de Figueiredo
        Figueiredo

        Que estupidez, o dinheiro dos Portugueses que financia o Orçamento do Estado (OE) já contempla a manutenção das estradas, auto-estradas, e demais vias de trânsito.

        Portagens e empresas privadas a “gerir” e efectuar a manutenção daquilo é um meio ou bem público, é simplesmente saquear o Orçamento de Estado (OE) e viver às custas do dinheiro dos Portugueses que o financia.

        «…Também pagas a tua casa ou o teu carro e depois pagas a manutenção é igual…»

        Que palermice, um imóvel ou um carro são bens privados, você queria o quê? Que fosse o Estado a fazer a manutenção dos bens privados dos cidadãos? Isso seria comunismo, mas já acabou em 1991.

    3. Avatar de Veritas
      Veritas

      É como a TAP. Foi privatizada com o seu próprio dinheiro.

      Investimentos seguros a 100%

  4. Avatar de Veritas
    Veritas

    Os Portugueses pagam duplamente os custos com as estradas em Portugal.

    Rico negócio.

    1. Avatar de Antonio+Vasco
      Antonio+Vasco

      Gostava que provassem esse gasto no orçamento de estado, as concessões são dadas para isso mesmo, para não as pagar imediatamente porque não há orçamento que chegue para isso

      1. Avatar de Vitor
        Vitor

        Embora esse “não ha orçamento que chegue” seja irrisorio comparativamente ao que o estado gasta em empresas falidas.

      2. Avatar de Figueiredo
        Figueiredo

        As concessões é privatizar o que é Público, o que compete ao Estado, de forma camuflada.

        «…porque não há orçamento que chegue para isso…»

        Então não há? Basta acabar com os subsídios que se dá aos negócios/empresas privadas, instituições particulares de solidariedade social, fundações, associações, entidades, e demais esquemas de parasitagem e saque dos Dinheiros Públicos que já há Orçamento do Estado (OE) para isso e muito mais.

  5. Avatar de Mario2
    Mario2

    Engraçado… Reclamam que está caro, mas o tráfego bate recordes… Eu quando acho uma coisa cara não a compro ou não uso. Se acham as portagens caras é simples não andem nelas, agora culpar A ou B é igual.

    1. Avatar de paula rocha
      paula rocha

      Concordo contigo, No entanto estes numeros não batem certo. Dá uma média de 208€ por cada veículo por dia

  6. Avatar de Tuga
    Tuga

    Ganho o ordenado mínimo tudo isto e muito mais devia de ser grátis para pessoas na mesma situação.

    1. Avatar de Bruno
      Bruno

      lol. Isso, a classe média que pague tudo.
      Se as classes mais altas pagam mais no mínimo deviam ter acesso ao mesmo.
      Não estou a dizer que não tem razão, mas não é só para quem recebe o ordenado mínimo

      1. Avatar de Figueiredo
        Figueiredo

        Não se define o estatuto de Classe-Média Portuguesa pelo salário, você pode ter um bom ordenado ou razoável, mas isso não faz de si um membro da Classe-Média, aliás, a Classe-Média Portuguesa a nível de ordenados caracteriza-se pelo salário mínimo.

  7. Avatar de Tafc
    Tafc

    Já dá para o jantar de Natal do Marcelo.