Reciclagem de baterias de elétricos é crucial para o futuro energético da Europa, diz relatório

39 Comentários

O relatório, elaborado pela Transport & Environment (T&E), indica que os materiais das baterias em fim de vida, bem como os resíduos das fábricas de baterias, têm potencial para fornecer componentes para a produção de 2,4 milhões de novas baterias para automóveis elétricos até 2030.

Baterias

De acordo com um relatório do T&E de 12 de dezembro, os materiais reciclados para baterias virão do stock de veículos elétricos e das gigafábricas de baterias planeadas em toda a Europa.

Isto representa uma enorme oportunidade para a União Europeia (UE) e Reino Unido obterem materiais localmente e de forma sustentável. O relatório indica, especificamente, que:

  • As baterias em fim de vida e a sucata das gigafábricas de baterias na Europa têm potencial para fornecer 14% de todo o lítio, 16% do níquel, 17% do manganês e um quarto da procura de cobalto já em 2030.
  • Estes materiais serão suficientes para construir entre 1,3 e 2,4 milhões de veículos elétricos localmente em 2030, até 10 milhões em 2035 e até 15 milhões de veículos elétricos em 2040.
    • Estas quantidades poderão aumentar significativamente e a região tem potencial para ser quase autossuficiente em cobalto para aplicações de transporte até 2040.

Conforme o relatório, a reciclagem de baterias poderá permitir à Europa reduzir até um quarto da sua dependência das importações de minerais para baterias de carros elétricos até ao final da década.

A recuperação dos materiais das baterias substituirá, também, a necessidade de minerais primários. O relatório concluiu que a reciclagem de minerais de veículos elétricos, na Europa, poderia evitar a necessidade de construir 12 novas minas em todo o mundo até 2040: quatro para o lítio, três para o níquel, quatro para o cobalto e uma para o manganês.

Desta forma, reduzir-se-ia, também, os potenciais impactos negativos destas minas na água, no solo e na biodiversidade.

Além de reduzir a extração e a importação de matérias-primas, a reciclagem de baterias poderia reduzir a pegada de carbono da extração de lítio em quase um quinto, em comparação com a extração na Austrália e a refinação na China – uma vez que a rede da Europa é mais limpa.

Para tal acontecer, no entanto, serão necessárias políticas fortes.

O documento esclarece que a UE não poderá explorar este potencial, se não conseguir projetos de reciclagem profícuos, e quase metade da capacidade de reciclagem anunciada para a região está em suspenso ou ainda não foi concretizada.

 

Leia também:

Será que a Northvolt vai ser salva pela chinesa CATL? Empresas estão em conversações

Comentários

39

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Marito
    Marito

    No sh***** Sherlock

  2. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    “…O documento esclarece que a UE não poderá explorar este potencial, se não conseguir projetos de reciclagem profícuos, e quase metade da capacidade de reciclagem anunciada para a região está em suspenso ou ainda não foi concretizada….”
    Óhhhh… e então aquelas missas q os padres andaram aqui a vender? Que já havia muita reciclagem e muitas empresas a reciclar 95% das baterias?

    1. Avatar de JL
      JL

      Então quase metade é zero ?

      Parece que a sua missa é que acabou de cair em saco roto.

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Metade? A ver mal novamente (hoje já é a 3ª looolooolool)
        O gráfico é bem claro. Apenas 8% dos projectos foram executados. Significa que 92% não foram e já deviam ter sido.
        E dos que foram, a principal, Northvolt, já foi à vida lool
        E tal como esta, as q subsistem, se é q entretanto tb não levaram descaminho, actuavam sobretudo na
        desmontagem e remoção de componentes mais simples, como o alumínio.
        A massa negra, aquilo q contem os materiais críticos e valiosos, continua por resolver pois é uma empreitada inviável economicamente falando, pelo tempo e complexidade envolvidos.
        Já falámos nas razões desde há 2 anos, pelo menos.
        Portanto a massa negra tem sido armazenada (resta saber em q condições pois são compostos altamente tóxicos) à espera de melhores dias ou enterrada ou mesmo despejada dentro de alguns dos milhares de contentores que todos os anos caem misteriosamente ao mar
        Enfim tristes.

        1. Avatar de Toni da Adega
          Toni da Adega

          Ou podiam apostar na reciclagem do petróleo, podia ser que ficasse mais barata.

      2. Avatar de JL
        JL

        Não é o que você refere ?

        E porque haviam de estar mais ? Há baterias para reciclar ?

        Errado, apenas 8% já está a trabalhar, para quem diz que não havia reciclagem.

        Só levam descaminho se as baterias continuarem a mostrar que duram mais que os carros.

      3. Avatar de Anung
        Anung

        Miopia? Dislexia?

    2. Avatar de rui
      rui

      O mundo não é só a Europa… vais aos EUA e lá é o que não falta já…

      1. Avatar de Anung
        Anung

        Segundo o JL o mundo é a Noruega!

        1. Avatar de JL
          JL

          Então mostre lá onde eu disse isso ?

  3. Avatar de Jingo
    Jingo

    Acho que o nosso futuro energético vai de vento em popa. Mesmo que envolva pobreza generalizada, terá valido a pena.

  4. Avatar de AlexS
    AlexS

    Nem hoje o jornalismo faz o seu trabalho e investiga as diversas reciclagens e nos dá números. É como se fosse uma palavra sagrada protegida por uma Divindade.

  5. Avatar de Grunho
    Grunho

    Antes da reciclagem ainda vem a reutilização das baterias em instalações domésticas. É que a reciclagem também polui, e muito, embora não tanto como a extracção. A começar pela do petróleo, e cada vez pior, à medida que ele fica mais fundo.

    1. Avatar de rui
      rui

      Ya, a tipica bateria tem um ciclo de vida de 40 anos, quando estamos a falar de carros claro… telemoveis e afins já não é igual…

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        40 anos?
        Está explicado pq os projectos das empresas de reciclagem não avançam. Afinal só temos baterias auto elektras desde há 12 anos. Ainda vamos ter muito q esperar. Só lá para 2 052 é que teremos a 1ª bateria a entrar no 1⁰ centro de reciclagem.
        Nem sei pq a T&E se deu ao trabalho de elaborar este relatório.

        E as estacionárias da Tesla, LG e do Leroy?
        Tb duram 40 anos? Tlv os centro de reciclagem se possam ir entretendo com estas, caso não durem tanto…

        1. Avatar de rui
          rui

          Algo me diz que estás nos 40% da população que não sabe interpretar textos complexos…
          a tipica, obviamente que irá haver exessoes pelas diversas razões, mas neste momento muito do trabalho dos centros de reciclagem é com baterias de telemoveis e outros dispositivos de consumo que por acaso devido a sua natureza de aplicação tipicamente têm cocentrações mais elevadas dos metais raros procurados.

          Quantos a baterias de armazenamento em casa, em teoria duram facilmente 20 a 30 anos, o que deverá acontecer é quando chegarem a um nivel de degradação por exemplo de 30% os donos das mesmas reforçam a capacidade com mais um banco de baterias ao lado e na exeções que isso não for possivel são comercializadas a preço de saldo e usadas onde é…

          1. Avatar de Anung
            Anung

            Diziam o mesmo dos canos de água galvanizados…
            Agora dizem o mesmo dos multicamada…

            Coisas que só o tempo dirá…incluindo nas baterias.

        2. Avatar de JL
          JL

          Já se sabe há algum tempo que elas duram mais que aquilo que se pensava, e sim, não existe mais projectos porque não as há para reciclagem, dou um exemplo, a DST está com um projecto de construção de uma fabrica de reciclagem e anda à procura de baterias.

        3. Avatar de JL
          JL

          Mas temos baterias onde ? se todas elas estão a ser utilizadas em outros projectos ?

          Eles referem isso no estudo, onde estimam uma média de 12 a 14 anos para vida util nos carros + 10 em projectos de segunda, 40 pode ser um exagero, mas o facto é que não há material.

  6. Avatar de Toni da Adega
    Toni da Adega

    Deviam era apostar na reciclagem dos combustíveis para ver se a gasolina e o gás baixam

  7. Avatar de João
    João

    Nem reciclam o plástico, quanto mais baterias.

    1. Avatar de JL
      JL

      Porque o plástico não é nenhum elemento crucial.

  8. Avatar de OutroChegano
    OutroChegano

    há umas semanas, numa conferência, ouvi um especialista afirmar que era fundamental proceder-se à reciclagem de todas as baterias porque contêm o minério que a europa nunca terá

    1. Avatar de B@rão Vermelho
      B@rão Vermelho

      Ou então apostar na prata da casa e tentar fazer uma bateria com aquilo que temos, bem sei que não é tarefa fácil inventar algo assim do nada, mas era bom não estarmos tão dependentes / expostos aos Chineses como estávamos expostos aos Russos.

    2. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      Pois a China abarbatou qs tudo neste sector mas apesar disso os decisores da UE querem é elektros. Tinha q correr mal.
      A defunta Northvolt ainda tentou uma parceria com uma fábrica chinesa a ver se aquela lhe arranjava baterias mas esta deve ter-lhe trocado as voltas e foi o descalabro.

      1. Avatar de JL
        JL

        Então o que correu mal ? Ah espere, é mais , o que quero que corra mal. Lol

      2. Avatar de JL
        JL

        Onde é que os decisores politicos dizem que querem eléctricos ?

      3. Avatar de Toni da Adega
        Toni da Adega

        Temos que juntar esforcos e trabalhar para que a china fique com 100% do mercado elektro. Com dedicacao conseguimos um futuro em que a Europa fique excluida dessa maluqueira.

        Se tudo correr bem a Autoeuropa fecha em 2027. Melhor fechar aquilo que andar a fabricar elektros como andam a falar.

        1. Avatar de JL
          JL

          Exato, e assim podemos ir de férias para sempre, os chineses que trabalhem.

          1. Avatar de Mario3
            Mario3

            E a produzir elektros sem taxinhas de CO2 como na UE, os marroquinos a produzirem energia a partir do carvão sem taxa de CO2.
            Depois dizem que a Europa não é competitiva.

          2. Avatar de JL
            JL

            Não é a mesma coisa a produzirem a combustão ?

      4. Avatar de Guelindão
        Guelindão

        Por vontade do Yamahia ainda usávamos carroça e cavalo

        1. Avatar de Anung
          Anung

          Não tem nada a ver, pois um carro tem inumeras vantagens sobre a carroça, mas o VE não tem nehumas em relação a ICE.

          1. Avatar de JL
            JL

            Não tem para quem não os conhece.

        2. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          @Guelindão, se calhar era melhor opção que um elektro looolooolool

    3. Avatar de Grunho
      Grunho

      Quando as baterias passarem ao sódio a Europa tem todo o minério que quiser.

  9. Avatar de semerodk
    semerodk

    A reciclagem de baterias ainda é uma ilusão. Só daqui a muitas décadas é que será possível mas aí o mundo já está poluído com tanta bateria a apodrecer em descampados.

    1. Avatar de JL
      JL

      Então mostre lá onde elas estão a poiuir ?

      Se é uma ilusão porque o artigo refere a sua existência ? estão a sonhar e você está acordado ?