Receitas da Tesla afundam num trimestre complicado para a empresa de Elon Musk

100 Comentários

Apesar de ser uma das marcas que mais interesse gera no mundo automóvel, a verdade é que a Tesla já teve melhores momentos. A prova disso vem nos mais recentes resultados financeiros, onde ficou claro que as receitas estão a afundar e a comprometer a saúde financeira desta fabricante automóvel.

Tesla Elon Musk trimestre receitas

As receitas da Tesla afundam mais do que o esperado

A Tesla divulgou o seu relatório de resultados para o segundo trimestre de 2024, revelando resultados mistos. A empresa reportou uma receita de 25,5 mil milhões de dólares e um lucro líquido de 1,48 mil milhões de dólares. Embora tenha havido um aumento de 2% na receita relativamente ao ano anterior, o resultado líquido sofreu uma queda de 45%.

As margens de lucro bruto da empresa de Elon Musk foram de 18%, um ligeiro aumento face aos 17,4% do trimestre anterior, mas uma diminuição face ao segundo trimestre de 2023. A Tesla atribuiu a queda das margens de lucro aos cortes de preços e à diminuição da procura, trazendo as margens para o seu nível mais baixo em seis anos.

Neste trimestre, a Tesla produziu aproximadamente 411 mil veículos e entregou 444 mil. Também alcançou as implantações trimestrais mais elevadas de produtos de armazenamento de energia, com 9,4 GWh distribuídos. A produção do Model 3 e do Model Y atingiu as 386.576 unidades, com entregas que totalizam 422.405 unidades. Para os restantes modelos, a produção foi de 24.255 unidades, com 21.551 entregas.

Tesla Elon Musk trimestre receitas

Trimestre complicado para a empresa de Elon Musk

A Tesla produziu e a entregou menos veículos do que no ano passado, com uma queda de 4,76% na produção e uma quebra de 14% nas entregas. Contudo, ao superar as expectativas dos analistas, trouxe algum alívio para a empresa. A construtora de Elon Musk abandonou inicialmente os planos para um veículo “Model 2” mais acessível, mas mais tarde decidiu fazer renascer este plano.

Elon Musk anunciou um próximo evento de lançamento do robotáxi inicialmente agendado para agosto, agora adiado para outubro. A Tesla também registou despedimentos significativos, incluindo toda a equipa do Supercharger, apenas para recontratar muitos deles mais tarde.

A tecnologia de assistência ao condutor da Tesla está sob intenso escrutínio após um recall devido ao uso indevido do condutor. Apesar disso, os acionistas da Tesla aprovaram um enorme pacote de compensação para Elon Musk depois de um juiz o ter rejeitado inicialmente.

Comentários

100

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Anung
    Anung

    Aguardemos os comentários dos falhados invejosos a rir de contentes depois de contarem os tostões para pagar a renda da casa!

    1. Avatar de JL
      JL

      Está a aguardar pelo seu comentário ?

      1. Avatar de Anung
        Anung

        Obrigado por não me fazeres esperar mais.

        1. Avatar de Realista
          Realista

          Extremismos não nos levam a lado nenhum.

          1. Avatar de Anung
            Anung

            Claro que levam

    2. Avatar de 2 dedos de testa
      2 dedos de testa

      Estava à espera de um comentário de Un Tesla Boy, não fiquei desapontado e foi o previsível.

      1. Avatar de Anung
        Anung

        Os invejosos também nunca falham. Mas o JL já tinha respondido, não era necessária a tua intervenção. Mas obrigado na mesma.

        1. Avatar de JL
          JL

          Respondi ? Além de não ter feito pergunta nenhuma, eu é que a fiz, e respondeu muito bem.

          1. Avatar de Anung
            Anung

            Foste o primeiro a quebrar a minha aguardo. The first fish on the bait

          2. Avatar de JL
            JL

            Mas o seu comentário é que exprime inveja, já que não tem e gostava de ter.

          3. Avatar de SVR
            SVR

            Esquece o artista ou está a gozar ou então é pior que os fanboys dos cantores… o Musk pode gozar com quem quiser, falhar em meia dúzia de negócios que continua a ser o Deus na terra que tudo pode e aí de quem ouse pronunciar se contra ele

  2. Avatar de TdSR
    TdSR

    Não é novidade nenhuma. As vendas da Tesla estão a cair.
    Existe elétricos bem melhores no mercado.

    O Musk charlatão já não engana ninguém com as suas promessas de conto de fadas.

    1. Avatar de Anung
      Anung

      Então diz lá quais os melhores pelo mesmo preço!

      O charlatão tem a marca que mais vende carros electricos no mundo.
      A diminuição da procura por VEs é geral, e mesmo assim tiveram receitas 25 mil milhoes no segundo trimestre…

      1. Avatar de Realista
        Realista

        A procura global reduziu face ao esperado, mas não diminuiu (diminuir significa que é menor que no período anterior). Aliás nunca se venderam tantos VE no mundo como em 2024…

      2. Avatar de JL
        JL

        Não houve diminuição de procura, houve sim diminuição do crescimento, ou seja, a curva não está a subir tanto como estava.

        1. Avatar de Chuck Norris
          Chuck Norris

          Cada um interpreta dos dados como quer. Tu vez uma diminuição de crescimento os outros vem uma diminuição de procura.

          1. Avatar de JL
            JL

            Exato, portanto não sabem interpretar, porque não houve nem uma nem outra.

          2. Avatar de Anung
            Anung

            No fim apenas importa os resultados financeiros

          3. Avatar de Realista
            Realista

            Ou seja, mantiveram os lucros…

        2. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Na UE, únicos líricos (a par do UK) q traçaram metas para o fim dos carros a combustão , a diminuição foi evidente no 1⁰ semestre.
          Isso dá-me um gozo do caraças, reforçado pelo facto de se ter verificado um incremento nas vendas de todos os tipos de carros durante o mesmo período.

          1. Avatar de JL
            JL

            Aumento nos eléctricos ? Pois, já os diesel e gasolina foram por aí abaixo.

          2. Avatar de Realista
            Realista

            Gozo do caraças da-me é pagar menos de €2 para fazer 100km… e sem talões ou promoções.

            Lolol

        3. Avatar de pn
          pn

          Não. As vendas diminuíram 5% em relação a 2023 e já tinham diminuído ainda mais no 1Q de 2024. As vendas do Model Y na Europa cairam 26% no primeiro semestre YOY. Não é diminuição de crescimento, é queda, por mais cor de rosa que se tente pintar.

          1. Avatar de Anung
            Anung

            ÓH JL, mas tu dizias que era mentira, que tinham crescido!
            Em que ficamos, admites o engano ou admites que és aldrabão?

            E Portugal está longe de ser o mundo….

            Pensa bem antes de responder, ouvi dizer que o clube”Madames do Ampere” não gosta de aldrabices.

          2. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            PT=Posse of Tykes

          3. Avatar de JL
            JL

            Quem disse a aldrabice foi você, existem muitos mais locais onde está em crescimento, aliás, este artigo diz isso mesmo, tanto que diz que a receita aumentou, logo vendeu mais, se o resultado liquido diminuiu, quer dizer que houve mais investimento.

            Mas para quem não sabe analizar numeros, os disparates que saem são identicos aos seus.

          4. Avatar de Anung
            Anung

            Aldrabão

          5. Avatar de pn
            pn

            A receita dos EVs diminui 7%. Não são precisos artigos, os resultados da Tesla são públicos e estão online.
            E o que sobem em Portugal pouco importa para os resultados globais. É menos de 1% das vendas globais.

          6. Avatar de Realista
            Realista

            Eu preocupava-me mais com a Toyota e os legacy…

            Ainda ontem a imprensa japonesa noticiava que a Tailândia ia atacar o mercado Japonês uma vez que as empresas locais estavam alteraram para veículos elétricos e procuram expandir operações.

        4. Avatar de JL
          JL

          Se não querem porque andam a comprar cada vez mais ?

    2. Avatar de Miguel Abreu
      Miguel Abreu

      Bem, eu também não gosto muito do estilo do Musk, mas daí a chama-lo charlatão não é verdade e é não conhecer a história da Tesla…

      1. Avatar de TdSR
        TdSR

        Apresento-te o site: elonmusk.today

        Não tens de agradecer. Quem tem de aprender a história da Tesla/Musk és tu.

        1. Avatar de JL
          JL

          Então ? Mais um site do rebanho ?

          1. Avatar de kekes
            kekes

            Não é de rebanho, é de realidade de rebanho já conheces muito.

          2. Avatar de JL
            JL

            Se conhecesse não estava a perguntar.

            Mas ok, já confirmei que é uma página cheia de piadas engraçadas. Loooool

        2. Avatar de Anung
          Anung

          Méééééé….

          O que vale é a inveja produzir boa lã

          1. Avatar de JL
            JL

            Ao menos isso.

          2. Avatar de Realista
            Realista

            Se as ovelhas não tivessem todas preocupadas com o aumento da eletrificação, não andavam aqui pastar…

            trolololol

          3. Avatar de JL
            JL

            Muito bom. Looool

    3. Avatar de Teslarato
      Teslarato

      Claro que sim, existe EVs Chineses mas eu nunca compraria, nem mesmo das marcas Alemã , espanhola ou francesa e sim são de péssima qualidade (testei quase todos o que estavam no mercado) mas gosto muito do meu MYP 23. Ja agora, ninguem diz charlatão (isso é típico baby boomer)

      1. Avatar de Antonio+Vasco
        Antonio+Vasco

        O que é isso de MYP 23?

        1. Avatar de Realista
          Realista

          Model Y Performance 2023.

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            2023? Daqui a 4 anos falamos.

          2. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            *ou 80 mil KMS…

          3. Avatar de JL
            JL

            O meu tem 10, podemos falar já.

          4. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Na sua mão nem 1 ano tem. Sabe lá vc metade da triste história desse carro:
            https://youtu.be/_C_56L7kPf4?si=GewUflTxqrwLcgh4

          5. Avatar de JL
            JL

            Já tem mais de um ano, foi adquirido em Abril do ano passado.

            Outra vez o pseudo mecânico que não sabe levantar o carro num elevador ?

            Olhe, pelo que estou a ver os audi para ele são uma grande treta, pistons perfurados, fap , turbos, enfim, eu se fosse a si vendia o chaço:

            https://www.youtube.com/@angelgaitanoficial/search?query=audi

          6. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Não sabe levantar um carro no elevador? Ahahah

          7. Avatar de JL
            JL

            Não, quem é o maluco que levanta um carro no elevador pelas pelas rodas ?

          8. Avatar de JL
            JL

            Sabe muito bem que não é esse video, boa tentativa de desculpar os sensacionalistas, continue.

          9. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Então qual é?
            Só lhe mostrei este e o do Taxi 3 com 7000 kms! E o do Taxi S com ~300 mil.

            Agora, ao que parece, é vc que anda muito interessado nesse canal ultimamente. Até vai ver os audis chipados no barraco do ZéManel!

          10. Avatar de JL
            JL

            Eu não, tanto que só vi um vídeo, que é aquele onde ele se queixa que a Tesla montou um parafuso ao contrário e não vende o parafuso, chegou para ver que dele só saem mentiras.

          11. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            A questão do parafuso está no vídeo q lhe indiquei por último e serviu apenas para demonstrar que o carro não está no elevador içado pelas rodas que era o que vc estava para aí a inventar para desacreditar o trabalho do homem.

            Qt a ser mentiroso ou não. Olhe venceu a Tesla em tribunal com essas “mentiras “. Penso q está td dito qt à idoneidade da pessoa e quem é o mentiroso nesta história.

          12. Avatar de JL
            JL

            Venceu ? Onde está a prova que venceu ? Mostre lá o documento do tribunal a dizer que venceu ?

          13. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Os documentos estão todos nos vídeos q ele fez sobre o assunto. É verificar, provavelmente até há uma playlist só para isso.

          14. Avatar de JL
            JL

            Claro que estão, e você engoliu a mentira.

        2. Avatar de rui
          rui

          Tesla Model Y Performance de 2023…

        3. Avatar de Anung
          Anung

          Make Your Pokemon 2023

          1. Avatar de Realista
            Realista

            Mindlessly Yapping Petrolheads 2023

          2. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Mediocre Yawn Parade 2023

      2. Avatar de B@rão Vermelho
        B@rão Vermelho

        O que é que chamas de experimentar?
        Ir ao “fundo” da rua e voltar e ter logo um diagnostico, deves de ser piloto de alta competição 🙂 🙂 e super talentoso 🙂 🙂
        Acredito que a Tesla seja melhor acho que pelo preço não há concorrência, mas não faz da Tesla melhor ou pior que as outras marcas, encontras-te um carro que satisfaz as tuas necessidades apenas e só isso.

      3. Avatar de George M.
        George M.

        As siglas engraçadas para as marcas Legacy ainda são verdadeiras hoje.

        BMW: Broke My Wallet & Big Money Waste
        VW: Virtually Worthless & Vintage Wreck
        AUDI: Another Useless Deutsche Invention
        FIAT: Fix It Again Tony & Failure in Italian Automotive Technology & Found In A Toilet
        FORD: Found On Road Dead & Fast Only Running Downhill
        TOYOTA: The One you Ought to Avoid
        KIA: Killed In Action
        SAAB: Swedish Automobiles Allways Breakdown & Shape Appears Ass Backwards
        ACURA: Another Crummy Useless Rotten Invention
        GM: Great Mistake & Goofy’s Manufacturing
        VOLVO: Very Old Looking Vehicular Object
        CHEVROLET: Constantly Having Every Vehicle Recalled Over Lousy Engineering Techniques
        LOTUS: Lots Of Trouble Usually Serious
        MG: Mostly Garaged
        JEEP: Junk Engineering Executed Poorly

        1. Avatar de Realista
        2. Avatar de PTO
          PTO

          Faltou-te este:

          TESLA: The Elitist Sub-standard Lackluster Automobile

    4. Avatar de jorgeg
      jorgeg

      looll vindo de um inutil que nunca consegui nada na vida e deve viver na cave dos pais , simplesmente HILARIANTE!!!

      Parabens!

      1. Avatar de Anung
        Anung

        A inveja é a energia que move essa gente 🙂
        Mas move só a língua, que o corpo dá mais trabalho….

        1. Avatar de JL
          JL

          Inveja ? Só se a for a sua, está a chamar invejosos aos que têm?

          1. Avatar de Anung
            Anung

            Acalma-te senão ainda estouras a bateria com tanta energia.
            Não a gastes toda, guarda alguma para amanhã.

          2. Avatar de JL
            JL

            A bateria pelo menos é recarregável…

          3. Avatar de Anung
            Anung

            E a inveja renovável.

            Já podes invejar verdemente….

          4. Avatar de JL
            JL

            Sim, parece que sim.

          5. Avatar de JL
            JL

            Mas invejar o quê? Não estou a entender, num artigo onde o assunto é Tesla está a chamar me invejoso ? Opa, tão desorientados que eles andam.

        2. Avatar de Nirelle
          Nirelle

          Que auto consciência indireta!! Acho que o @Anung se viu ao espelho 🙂

      2. Avatar de SVR
        SVR

        Bem se já achava que Anung era a conta alternativa do mítico Jorges, tanto pelo palavreado usado como pela adoração a um Americano desprezível , agora tenho a certeza…

        Juro que não sei como é aguentas é ainda estar aqui com os teus amores do outro lado do oceano… ah e o trumpet já voltou a corrida podes voltar ao teu user principal novamente

  3. Avatar de Blackbit
    Blackbit

    Enquanto não sair o “Model 2” acho difícil o volume de vendas da Tesla aumentar significativamente e consequentemente os seus lucros.
    Pode ser por razão estratégicas mas sem ganhar volume e com modelos que competem num mercado cada vez mais competitivo (leia-se concorrência chinesa) a Tesla não verá os seus lucros aumentar e tenderá a ver a sua quota de mercado diminuir.

    1. Avatar de B@rão Vermelho
      B@rão Vermelho

      O problema é que na China trabalham por uma taça de arroz, e nem sabes o tamanho da mesma, logo é quase impossível competir com eles, se a Tesla amanha lançar um VE por 1000€ os “Xineses” lançam por 500€, colocam menos 3 bagos de arroz na taça e siga.

      1. Avatar de Sn
        Sn

        A história de que os chineses trabalham por uma taça de arroz, já não é verdadeira. Cada vez mais os trabalhadores chineses ganham mais e o salário médio já ultrapassa países como o Brasil e o México. O que China tem é eficiência e energia barata.

        1. Avatar de JL
          JL

          Já ganham mais que muitos europeus.

      2. Avatar de Blackbit
        Blackbit

        Os salários mais baixo não explicam a enorme diferença de preço dos caros chineses face aos europeus e americanos, nem os supostos subsídios de estado chinês.
        Talvez a elevada verticalização das suas produções (menos intermediários a ganhar dinheiro) e acesso a matérias primas mais baratas explique isso.

  4. Avatar de Carlos Fernandes
    Carlos Fernandes

    É uma boa altura para comprar ações da tesla.

    1. Avatar de Anung
      Anung

      Esperar mais um bocado.

    2. Avatar de TdSR
      TdSR

      Sim, o charlatão Musk faz pump nas ações e os fanboys descartam os problemas dos veículos e empresa.

      1. Avatar de JL
        JL

        Vê se logo que entende muito de ações. Ahahaha

  5. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    Sinto pena de quem foi iludidoce levado a investir em acções da Tesla nos últimos 2anos.

    1. Avatar de Anung
      Anung

      Quem as comprou no inicio de 2023 ainda pode ganhar bom dinheiro

      Sinto mais pena dos que investiram no BES, PT, Banif…
      Desses e daqueles sem seguro de saúde e sem casa.

      1. Avatar de JL
        JL

        E quem comprou antes acabou porque comprar carros novos só com o rendimento que teve.

        1. Avatar de Anung
          Anung

          E se tivessem encontrado uma pepita de ouro de 500kg estavam ricos.
          Ricos e todos fotovoltaicos.

          1. Avatar de JL
            JL

            A sério ?

          2. Avatar de Realista
            Realista

            Por isso é que se diz, que se achar um poço de petróleo estás rico…

      2. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Para memória futura:
        Nov 2021 381.58 USD
        Dez 2021 352.26 USD

  6. Avatar de trabalhei da Altice, sabiam?
    trabalhei da Altice, sabiam?

    Se ele baixar os precos do model 3 eu compro um, já o disse. Mas prefiro investir no SP500 to que comprar um carro da tesla, neste momento 😀

  7. Avatar de Mario
    Mario

    Só vim ler os comentários do JL. O grande moralista e sacerdote dos carros elétricos.
    Gosto particularmente de os ver a carregar ao sol.
    Eu ao Musk já tinha pedido um subsídio ao Estado por as vendas estarem a diminuir.

    1. Avatar de JL
      JL

      Obrigado sacerdote dos carros a combustão.

      O Musk não é a VW e outras alemãs, como até aconteceu com a Auto Europa.

    2. Avatar de PTO
      PTO

      @Mario
      O Musk está fartinho de receber subsídios do Estado Americano. Já faz isso há décadas.

  8. Avatar de PTO
    PTO

    Menos 45% no resultado líquido? Coisa pouca. 😀 😀
    E o Moskas que se prepare para ver a Tesla a cair ainda mais, a procura por EV’s vai continuar a descer a bom ritmo. O conto de fadas utópico dos EV’s, inventado e promovido pelos burocratas políticos, está a desvanecer a olhos vistos.