Radares Térmicos: agora fica “tudo a nu” dentro do carro

81 Comentários

Atualmente as autoridades têm ao dispor várias tecnologias para controlo de velocidade e assim melhorar a segurança rodoviária. A mais recente “novidade” nesta área são os Radares Térmicos. Saibam para que servem.

Radares Térmicos: agora fica tudo a "nu" dentro do carro


A utilização de radares de velocidade por parte das entidades policiais continua a ser uma prática comum. O objetivo é garantir a segurança rodoviária, punindo os infratores.

Em Portugal a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) é responsável pela aprovação dos equipamentos que podem ser usados em controlo e fiscalização do trânsito. Em Portugal são usados dois tipos de radares, os fixos e móveis. No caso dos radares móveis, destaque para o Sistema Nacional de Controlo de Velocidade (SINCRO).

Radares Térmicos conseguem saber quantos vão dentro do carro…

Os radares de velocidade e de ruído são já bastante comuns, mas há um “novo” tipo de radares que poderá vir dar uma ajuda às autoridades policiais. Falamos dos radares térmicos cujo objetivo é ligeiramente diferente dos outros tipos de radares. Este tipo de radares estão já a ser testados em Espanha, França e no Reino Unido e o objetivo é fornecer informações em tempo real sobre o número de ocupantes a bordo dos veículos.

Além do número de ocupantes, estes radares permitem também saber o posicionamento dos passageiros dentro do habitáculo. Através da assinatura digital, é possível saber se dentro do carro estão adultos, crianças e até animais.

Em alguns países, este tipo de radares permitirá também aplicar sanções a quem circula nas faixas direcionadas para transportes públicos.

Para Portugal não há qualquer tipo de informação sobre a utilização deste tipo de radares. Como referido, na nossa vizinha Espanha, já se fazem testes com estes equipamentos.

Comentários

81

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Tiriri
    Tiriri

    Oh, assim acabam as aventuras de “Os 4 amigos e um Comercial” 🙂

    1. Avatar de Realista
      Realista

      Obviamente que nessas aventuras só é detetado “2 amigos e um Comercial” porque o sistema não consegue captar calor para quem está atrás de uma capada de metal…

        1. Avatar de polik
          polik

          Não! tem a certeza

          1. Avatar de Realista
            Realista

            Basta ver na imagem que o sistema só apanha a cabeça e as partes protegidas a metal não deixam irradiar o calor…

      1. Avatar de Tiriri
        Tiriri

        De certeza? Dois amigos numa mala geram muito calor. Ainda mais se não forem só amigos…

  2. Avatar de Rui
    Rui

    Hoje em dia há assim tantos casos de 6 ou 7 dentro de um carro de 5 para isto compensar ?

    1. Avatar de joão
      joão

      Existem cidades que permitem que uses faixas especificas se o carro tiver mais que 2 ou 3 passageiros. É por isso que os meninos ricos já vao para escola de motorista

    2. Avatar de deepturple
      deepturple

      É uma questão de controlo, my friend, controlo!
      Por enquanto ainda dá para levar um cadáver na boa, desde que já esteja frio!

      1. Avatar de Hitman001
        Hitman001

        “É uma questão de controlo, my friend, controlo!” bem verdade…e sim se o corpo ja tiver frio é na boa, ou embrulhado em manta térmica…

    3. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      se viajasses para fora saberias que principalmente nas autoestradas e vias rapidas existem faixas dedicadas para mais que X pessoas que são muito mais rapidas e com muito menos transito, precisamente para promover a partilha de automoveis e ter menos trafego, acontece que há sempre chico espertos em todo lado.

      1. Avatar de GM
        GM

        E, lá fora, nesses locais para onde costumas viajar, num carro de 5 lugares podem viajar 6 ou 7? Parece-me que não.

    4. Avatar de AdN
      AdN

      Pode ser também para apanhar aquelas carrinhas de caixa longa que são modificadas para levar até 12 mais malas, que ficaram conhecidas das autoridades aquando daquele acidente em que faleceram portugueses que regressavam ao nosso país por essa forma, sabendo que a empresa de transporte cometia uma ilegalidade mas o preço era apelativo…

  3. Avatar de berlaitada
    berlaitada

    As carrinhas ford transit com 47 marmanjos lá dentro estão condenadas LOL

    1. Avatar de John
      John

      Aí nas imagens termicas não dá para contabilizar quantos são

    2. Avatar de Ya
      Ya

      Nem por acaso há uns tempos vi sair 17 pessoas (indianos) duma carrinha, aquilo nunca mais acabava.

      1. Avatar de berlaitada
        berlaitada

        Eu um dia estava parado num semáforo em Queluz, eram 7 da matina e estavam na boa 20 pessoas paradas no passeio (sem ser na paragem de autocarro) e depois vi chegar uma carrinha azul escura ford transit que já trazia lá gente dentro e entraram todos… Os pneus ficaram visíveis só pela metade, parecia o citroen Bx para quem se lembra…

        1. Avatar de Tiago
          Tiago

          Bx é muito moderno gostava mais do “boca de sapo” ! 🙂

      2. Avatar de Joselito
        Joselito

        Cada indiano só conta como 1/3 ,

  4. Avatar de Tiago
    Tiago

    Cada vez mais o Ocidente parece a China.

    1. Avatar de xxx0pt
      xxx0pt

      Concordo, estava a pensar nisso. Ditadura disfarçada… Qualquer dia fazem toque retal em operações stop para ver se não trazes nada escondido…

    2. Avatar de Camões
      Camões

      Ora nem mais, em nome da segurança (disfarçada) perde-se a LIBERDADE. Povo Europeu cada vez mais trouxa.
      Salazar provavelmente era um santo nesta época em que vivemos.

      1. Avatar de Hitman002
        Hitman002

        Bem que fazia falta alguém de pulso firme para com estas novas “tendencias”, mas afinal é sempre para o nosso bem…para nossa “segurança”.

    3. Avatar de atuamae
      atuamae

      isto.

      Eles querem lá saber da prevenção rodoviária lol, controlo populacional disfarçado, nada mais.

      1. Avatar de Mr. Y
        Mr. Y

        Controlo populacional disfarçado?

        Estes jovens andam a fumar cada coisa!

        1. Avatar de GM
          GM

          Andam, andam. Tomaram o gosto durante a pandemia.

        2. Avatar de xxx0pt
          xxx0pt

          Não entendes que com cruzamento de dados e AI todas estas ferramentas possibilitam o controlo populacional 24/7? Não entendes que aos poucos perdes toda a liberdade? Não há justificação plausível para aplicarem estes controlos mas os carneiros nunca pensam nisso…

          1. Avatar de Tiago
            Tiago

            Saber quando e onde estamos, com quem. Isto mais parece o livro 1984.
            Mas, com as premissas de proteger a população, conseguem implementar facilmente estas medidas de controlo.

          2. Avatar de Mr. Y
            Mr. Y

            É esse o risco de ver o Black Mirrror e pensar que já vivemos num mundo caótico, quer dizer, estamos quase lá mas ainda não nesse ponto.

            Não é sermos carneiros é ter bom senso. Já há uma quantidade enorme de radares a vigiar-nos: radares de velocidade, no checkin dos aeroportos, nos tribunais, nos semáforos, sistemas de video-vigilância, de reconhecimento facial, de dados biométricos, etc.

            Agora daí a dizer que é uma ditadura ou estamos a ser controlados é um salto muito grande. Se estivessemos realmente numa ditadura, o RGDP nem sequer tinha nascido.

            Estes radares térmicos são apenas o uso da tecnologia para detectar o número de passageiros num veículo.

    4. Avatar de jorgeg
      jorgeg

      +1 Não se preocupem e nome da democracia e da liberdade!
      O Povo Continua a eleger os mesmos martelos corruptos de sempre e depois da nisto.

  5. Avatar de Tás
    Tás

    E se forem todos abraçados e aos melos? O radar também conta?

  6. Avatar de Realista
    Realista

    Eu era capaz para fazer uma resistência em forma de cabeça para os bancos de trás, assim o sistema detetava 4 passageiros e automaticamente não me passava multa para circular nessas zonas destinadas a circulação de carros cheios…

    E não há na lei nenhum regulamento que me proíba de fazer isso.

    1. Avatar de Trim
      Trim

      Umas bonecas insufláveis com ar quente…

  7. Avatar de Eu
    Eu

    Lá se vai o direito à privacidade… sempre a ver formas de ganhar dinheiro com o povinho sempre a desebolssar.

  8. Avatar de jhvs
    jhvs

    E quando se vai exigir que as viaturas das forças de segurança sejam igualmente fiscalizadas? bem como os seus ocupantes… testes de alcoolémia.. drogas… seguros das viaturas…etc, etc…

    1. Avatar de GM
      GM

      Luzes a funcionar, velocidades máximas, estacionamento correcto….

  9. Avatar de Pascoal Soares
    Pascoal Soares

    ah e tal a PPLware sabe porque motivo em França usam isso ?? parece que não !!! o uso dos radares termicos em França estao a ser usado pela simples razão que criaram uma faixa de rodagem onde so pode ser usado na partilha de transporte (blablacar, boleia, transporte público, táxis e veículos de emissão zero…) este radar de momento so estao a funcionar na autoestradas A6 e A7 http://www.lerepairedesmotards.com/actualites/2023/radar-thermique-covoiturage.php

    1. Avatar de Vítor M.

      E ler o artigo?

      Diz assim “ Além do número de ocupantes, estes radares permitem também saber o posicionamento dos passageiros dentro do habitáculo. Através da assinatura digital, é possível saber se dentro do carro estão adultos, crianças e até animais.

      Em alguns países, este tipo de radares permitirá também aplicar sanções a quem circula nas faixas direcionadas para transportes públicos.”

      1. Avatar de GM
        GM

        Vitor, o problema está no “…permitem também saber…”, porque permite isso e muito mais. E o problema está no “muito mais”. É aí que choca com as liberdades.

        1. Avatar de Vítor M.

          Boas. Porque se é um radar, a velocidade é o principal fator. Eu entendo que está fácil interpretar. Falamos em radares para controlo do tráfego, acima de tudo. Além disso, estes permitem também saber, através de uma mancha térmica, o número de passageiros, além de outras coisas descritas na peça. Mas percebo o que falas sobre as liberdade, acho que isso deveria ficar muito bem definido e nesse sentido, cabe bem a tua preocupação.

        2. Avatar de Pascoal Soares
          Pascoal Soares

          em França não e um radar de velocidade e só mesmo para saber se um carro particular tem mais de 2 pessoas lá dentro mais nada e logico que com a foto térmica, vão logo saber se estas a simular um pessoa usando o aquecedor dos bancos um bebe e um cão e usado somente para vias de partilha como mencionei a pouco ate mesmo o taxis que não tem cliente tem que usar as faixas normais e não a de partilha, por enquanto não associa se vais com a tua esposa ou namorada ao lado conta como boleia.

      2. Avatar de Pascoal Soares
        Pascoal Soares

        so que em frança nao e considerado faixa de transportes publico

        1. Avatar de Vítor M.

          Mas não fala só de França. E até em Portugal poderá vir a ter outras funções.

  10. Avatar de Ska
    Ska

    Todos os dias a passar ponte vejo os carros descaracterizados a passar na berma com os pirilampos acessos.. isso é abuso de poder..

    1. Avatar de Trim
      Trim

      Fala do que não sabe e não sabe do que fala…

  11. Avatar de Mr. Y
    Mr. Y

    Tinham que vir os paranóicos das ditaduras e da falta de liberdade…

    Se se está a pensar em fazer estes testes em Portugal é porque provavelmente se pretende implementar um sistema de Car Pooling ou semelhante a outros países onde carros com mais de dois passageiros podem usar determinadas faixas, como se faz em Espanha ou França.

  12. Avatar de Pedro
    Pedro

    viva o Bigbrother !!! é este o tipo de sociedade que queremos ?

    1. Avatar de Diogo
      Diogo

      Lembro-me a série ” Persons of Interest”

    2. Avatar de Grunho
      Grunho

      Sempre existiram big brothers em benefício de capitalistas (ex.: centrais de informações dos bancos) e nunca ninguém se preocupou com eles. Por que raio nos havíamos de preocupar agora?

  13. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Passo a passo a privacidade deixará de existir, este é só mais um, uma vergonha!!!

    1. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      Porquê? Tens medo de ser apanhado com a amante ao lado? 🙂

      1. Avatar de GM
        GM

        Apenas a esposa tem que ver se tem ou não amante. Mais ninguém tem que ver com o assunto. Muito menos as autoridades.

        1. Avatar de Mr. Y
          Mr. Y

          Mesmo dando de barato que as autoridades estejam interessados na vida amorosa do Ricardo, como é que eles sabiam se era a amante ou a esposa?

          Por favor, não venhas com o absurdo de dizer que vai haver uma base de dados com a nossa assinatura térmica digital e chegam lá cruzando estes dados todos!

          1. Avatar de GM
            GM

            Olha para o grande país do oriente. Deve dar umas pistas.

        2. Avatar de Mr. Y
          Mr. Y

          Sim, o grande país do oriente é visto como uma ditadura e daí?

          1. Avatar de GM
            GM

            Não é visto como. É uma ditadura.

          2. Avatar de Mr. Y
            Mr. Y

            A parte mais importante não respondeste. E daí?

      2. Avatar de Mr y
        Mr y

        “Mr.Y” porque..? Nome e foto

  14. Avatar de Roberta Martins
    Roberta Martins

    Se um gajo tiver o besugo em estado de malandrice, vai aparecer um vergão na imagem?

    1. Avatar de GM
      GM

      Aparecem 6 cabeças num carro de 5 lugares. Multa.

    2. Avatar de deepturple
      deepturple

      A menos que seja mecanicamente assistido por ar comprimido.
      Com o avanço tecnológico já não digo nada!

  15. Avatar de Condutor do Meio
    Condutor do Meio

    Incrível as coisas que se inventam para ir atrás do pequenino

    1. Avatar de Pascoal Soares
      Pascoal Soares

      primeiro vai ver o que e imagem térmica e depois podes falar de RGPD!

  16. Avatar de Avelino Ferro
    Avelino Ferro

    Ainda não chegou cá (que eu saiba não temos faixas exclusivas para carros cheios), mas eu já encomendei 3 bonecos e resistências de 12 volt, para simular corpos quentes…

  17. Avatar de Nuno
    Nuno

    Vim aqui só para ler as desculpas esfarrapadas dos bêbados e dos aceleras que criticam todo o tipo de formas de controlo com medo de serem apanhados…

    1. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      Quero acreditar que a maioria são trolls…

  18. Avatar de Giggio Giacomet
    Giggio Giacomet

    Creio que direito a sigilo passa longe…. “Primeiro Mundo” e onde fica meu direito de ir e vir sem ser molestado?? Algo a invadir e bisbilhotar quem o o que estou levando em meu carro, viola o princípio do direito ao anonimato. Cumpri as regras de trânsito e por isso exijo o direito de trafegar sem ser molestado pelo Estado!

    1. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      Se cumprires as regras de trânsito então não tens nada a recear…

  19. Avatar de O Engenheiro
    O Engenheiro

    Quando confundes Radar com uma câmara térmica :O

  20. Avatar de Hugo
    Hugo

    Onde está a privacidade?
    E a tão famosa proteção de dados e direitos do cidadão?
    Que vergonha claro que Portugal vai correr gastar milhares de euros dos blocos dos contribuintes para que a polícia possa invadir toda e qualquer privacidade .
    Não tarda fazem o mesmo para saber quantas pessoas estão dentro das habitações!!!
    Vergonha de Europa !!!
    Ainda falam mal do Salazar e da Pid !!!!

    1. Avatar de Nuno
      Nuno

      Qual a privacidade que tens quando andas numa estrada pública com vidros transparentes no carro?
      De quem é a privacidade que é invadida de a imagem não identifica ninguém?
      Porque raio têm as pessoas a mania de criticar tudo? É para poderem andar bêbados e em excesso de velocidade?

      1. Avatar de xxx0pt
        xxx0pt

        Qual é mesmo a relação entre estes radares e os bêbados ou excessos de velocidade? Nenhuma…
        Quando numa operação stop te quiserem fazer um toque retal para ver se não tens nada escondido tu vais autorizar porque “não tens nada a esconder” é isso?

        1. Avatar de Nuno
          Nuno

          Volto a perguntar “Qual a privacidade que tens quando andas numa estrada pública com vidros transparentes no carro?”
          Alguém sabe responder em vez de vir para aqui com desejos?

        2. Avatar de Nuno
          Nuno

          P: “Qual é mesmo a relação entre estes radares e os bêbados ou excessos de velocidade?”
          R: Qual é mesmo a relação entre estes radares e o toque retal?

  21. Avatar de Antonio
    Antonio

    Até vão ver se é mulher ou homem

  22. Avatar de rjSampaio
    rjSampaio

    A muita gente a falar da falta de privacidade, ao qual eu sigo, é só fechar a janela.
    É impressão minha ou este sistema é efectivamente como as cameras térmicas, e os vidros simplesmente ocultado a assinatura térmica?

    Vejam a própria foto, notase perfeitamente que não dá apra ver pelo vidro, e só se vê as cabeças por estar aberto.

  23. Avatar de Pedro
    Pedro

    FAKE, as cameras térmicas não passam vidro.