Radares em Lisboa: 151 condutores “apanhados” nas primeiras 24 horas

41 Comentários

Os novos radares de controlo de velocidade de trânsito em Lisboa, 21 que substituem equipamentos antigos e 20 em novas localizações, começaram a funcionar a partir de 01 de junho, segundo anunciou a Câmara Municipal.

Nas primeiras 24 horas foram “apanhados”  151 condutores.

Radares em Lisboa: 151 condutores "apanhados" nas primeiras 24 horas


Os novos radares de controlo de velocidade de trânsito em Lisboa, 21 que substituem equipamentos antigos e 20 em novas localizações, começaram a funcionar no passado dia 1 de junho, dispondo de “tecnologia mais avançada” que permite monitorizar várias vias, em Lisboa.

Segundo informações, nas primeiras 24 horas em que foram ligados os 41 novos radares em Lisboa foram apanhados 151 condutores em excesso de velocidade.

As localizações dos novos 20 radares são:

  • Avenida Santos e Castro (dois sentidos)
  • Avenida Lusíada (dois sentidos)
  • Avenida Eusébio da Silva Ferreira
  • Avenida Padre Cruz (dois sentidos)
  • Avenida Marechal Gomes da Costa
  • Avenida de Brasília
  • Avenida Infante D. Henrique (dois sentidos)
  • Avenida Dr. Alfredo Bensaúde (dois sentidos)
  • Avenida Almirante Gago Coutinho
  • Avenida de Ceuta
  • Avenida Calouste Gulbenkian
  • Avenida Marechal Craveiro Lopes (dois sentidos)
  • Avenida dos Combatentes (dois sentidos).

Radares em Lisboa: 151 condutores "apanhados" nas primeiras 24 horas

Os 21 radares que substituem equipamentos antigos encontram-se localizados na:

  • Avenida da Índia
  • Avenida de Brasília
  • Avenida Infante D. Henrique (dois sentidos)
  • Avenida de Ceuta (dois sentidos)
  • Avenida General Correia Barreto (dois sentidos)
  • Avenida Marechal António Spínola (dois sentidos)
  • Avenida Marechal Gomes da Costa
  • Avenida Almirante Gago Coutinho
  • Avenida Eusébio da Silva Ferreira
  • Avenida da República
  • Campo Grande
  • Avenida Cidade do Porto
  • Avenida João XXI
  • Avenida Afonso Costa
  • Túnel Marquês de Pombal
  • Avenida Marechal Craveiro Lopes
  • Avenida das Descobertas

De acordo com a zona, há radares que registam quem passa com velocidade superior a  50 ou 80 km/h. Segundo informações, nos últimos seis meses só foi multado quem passou, em excesso de velocidade, por um radar móvel da PSP ou da Polícia Municipal.

  

Comentários

41

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Há cada gajo
    Há cada gajo

    E nestes radares só é apanhado quem quer.

    1. Avatar de MR
      MR

      Em estradas com 3 faixas de rodagem em cada sentido e com limite de 50km/h, talvez não seja só quem quer…

      1. Avatar de Hugo
        Hugo

        Os sinais estão lá. Se não cumprem é porque não querem ou não os sabem interpretar.

        1. Avatar de MR
          MR

          Não sei como está agora, mas há tempos (poucos meses) passei na Av Lusiada (em frente ao estádio do Benfica), e só me apercebi que era limite de 50 km/h porque o GPS avisou.
          Depois fui confirmar, e existem (ou existiam) alguns acessos à avenida onde não se passa por nenhum sinal com a indicação do limite de velocidade.
          Já tinha ouvido falar que aquele local era de vez em quando usado como caça à multa!
          Se pretender confirmar, convido-o a fazer a viagem (por exemplo no google maps) entre as coordenadas 38.751276,-9.169544 e 38.750606,-9.183819 e encontre o sinal de limite de velocidade.
          Assim é falso (ou era falso) quando diz que os sinais estão lá!

          1. Avatar de Rodrigo Correia
            Rodrigo Correia

            É por estas e por outras que o pessoal queixa-se queixa-se e nem se apercebe que não tem razão nenhuma…
            Desde quando é que é preciso sinais para haver limites de velocidade ?
            A Avenida Lusíada está dentro de uma localidade logo o limite é 50, só não o é se existirem sinais com outra indicação.
            Não, não é uma estrada para 50. Não há passadeiras, não há cruzamentos, não havia peões a andar de bicicleta, a pé, de trotineta mas pronto… é a lei. Boa ou má é a lei.

          2. Avatar de Manuel da Rocha
            Manuel da Rocha

            Não é por ter sinais a cada 10 metros que você sabe o limite de velocidade na via. Está numa cidade, limite é 50kmh. Se existirem sinais é para o informar que aquela via tem passadeiras, sem semáforos, que obriga a circular até 30kmh.

          3. Avatar de MR
            MR

            @Rodrigo Correia, a Av Luisiada está tão dentro da cidade como a 2ª circular ou o eixo Norte Sul que têm o limite de velocidade de 80km/h numa grande parte do percurso…

          4. Avatar de andy
            andy

            Av Lusiada…. Já fui multado 2x, por esquecimento…

        2. Avatar de jorge santos
          jorge santos

          Ou não os viram…

    2. Avatar de Caçador de multas
      Caçador de multas

      Sim… quero te ver a andar a 50 na padre cruz

      1. Avatar de Toni da Adega
        Toni da Adega

        O que lhe acontece se ele andar a 50?

      2. Avatar de plim
        plim

        Andei lá hoje e consegui o quase impossível.
        O grupo de carros que ia ao meu lado também ia a cumprir.
        No entanto li outros comentários e concordo que em circunstâncias diferentes, à noite por exemplo, seja mais difícil cumprir.
        O sinal que está junto ao viaduto do Eixo N/S, direção Odivelas/Lisboa aparenta ser muito maior do que o habitual, não é?

      3. Avatar de BC
        BC

        Eu ando. Todos os dias. E agora?

  2. Avatar de Zé Bifana
    Zé Bifana

    Parece que está na hora de agarrar no martelo…

    1. Avatar de jorge santos
      jorge santos

      Pregos e cruz? Ele já voltou de novo?

      1. Avatar de José
        José

        E, vão-lhe fazer o mesmo. Veja só, a Humanidade nunca mais aprende.

  3. Avatar de Jorge
    Jorge

    Pura caça à multa, não previne, não evita acidentes.
    Uma questão: quando há nevoeiro os radares funcionam?

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Funcionam, já as fotos vai variar conforme o nevoeiro

      1. Avatar de Micas
        Micas

        Basta que uses infra vermelhos para fotografar. Fica lá tudo.

  4. Avatar de Época de Caça à Multa Aberta: de 1 Jan a 31 Dez
    Época de Caça à Multa Aberta: de 1 Jan a 31 Dez

    Já tive o “prazer” de conduzir sob a fiscalização atenta dos radares e em algumas (muitas) zonas de Lisboa é muito penoso conduzir dentro do limite de 50, pois em zonas de três faixas e de madrugada, praticamente sem carros, dei por mim com os olhos mais no velocímetro e muito menos na estrada e mesmo assim quase ultrapassando os 50km e praguejando a cada semáforo que entretanto fechava para vermelho obrigando-me a prolongar o suplício. Se não sabia o que é estar na pele de um caracol, agora já sei. Parece-me que em longas avenidas de Lisboa (Ex: Av. Almirante Gago Coutinho entre outras longas retas e sem peões) esta medida não contribuirá para a diminuição dos acidentes, quando muito talvez os agrave, visto que a velocidades muito baixas e em longas retas a atenção do condutor perde-se quase por completo. Pergunto-me se os senhores decisores responsáveis pela instalação destes radares se alguma vez testaram os limites impostos e se irão cumprir as velocidades entretanto estabelecidas. Dúvido.

    1. Avatar de GM
      GM

      Acho que é um convite ao abandono da cidade. Em vez de captarem residentes, com estas medidas acabam por afastá-los. Há mais país para além de Lisboa (ou Porto, ou Coimbra)

  5. Avatar de Elektro
    Elektro

    “Medida representou um investimento de 2.142.487,65 euros.”
    https://www.lisboa.pt/atualidade/noticias/detalhe/novos-radares-em-lisboa-ja-a-partir-de-junho

    Não se esqueçam que está tudo a sair do bolso do contribuinte, como se não houvesse melhor uso deste dinheiro…

    1. Avatar de MR
      MR

      Está a sair, mas o objetivo é faturar mais do que foi investido.
      Resumindo, é um assalto legal aos condutores ….

      1. Avatar de Micas
        Micas

        Correcção: é uma penalização legal aos infratores.

  6. Avatar de AG
    AG

    Na verdade o que mais me deixou irritada nisto foi o governo, no OE 22, prever gerar uma receita só em multas de uns bons milhões. Seria lindo se a sociedade toda cumprisse com as velocidades e o governo ficar a arder sem esses milhões, mas enfim.

    1. Avatar de Danny
      Danny

      Mas o problema é exatamente esse! querem é receita, Não estão preocupados com segurança ou coisa alguma. Se não retiram receita pelos impostos, vai por taxas. Se nao for por ai, vamos as multas. E na estrada é fácil sacar dinheiro pois basta uma pequena distração do condutor e pronto, uma multa. E eles querem é mesmo isto, gente distraída.

      1. Avatar de GM
        GM

        Ainda hoje, Domingo, pelas 09H00, em São Jorge, Batalha, lá estava a GNR a caçar uns quantos com radar de pistola.

    2. Avatar de mlopes
      mlopes

      não foi só no orçamento 2022. em todos os orçamentos de estado isso está previsto

  7. Avatar de Profeta
    Profeta

    Bom a meu ver os radares sao bem vindos no entanto acho que poderiam ajustar um pouco as velocidades para o panorama actual. 50km/h acho um absurdo.

  8. Avatar de Paulo
    Paulo

    Governo de ladrões já acham que pagamos pouco de impostos quem se lixa é o povo viva o xulo do Costa não abram os olhos não!

  9. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    Em democracia cada povo tem o governo que merece.
    Nós merecemos isto.
    E só saiem de lá quando chegar a bancarrota. Aí piram-se para deixar a batata quente na mão dos outros, 4 anos depois voltamos a pôr os mesmos no governo ad eternum. É sempre a mesma sina… Com um povo destes, não há hipóteses, é para ficar em último, bem destacados.
    Não acreditam? Vejam os dados, não é rocket science.
    Roménia já nos vai passar em 2023.
    Fica só a faltar a Bulgária…

    Atenciosamente, PorcoDoPunjab

    1. Avatar de Manuel da Rocha
      Manuel da Rocha

      Sim… PSD de Montenegro, mais Iniciativa Liberal, do líder da CIP e Rui Moreira, juntamente com o supremo líder André Ventura, vão fazer Portugal crescer 6000000% em 3 meses.
      Fim do IA e ajuda de 60000 euros para quem comprar carros acima de 100000 euros eléctricos; Fim do ISP e a taxa única de IVA em 35%, preço do pão dispara 300% e uma caixa de chocapic passa a custar 15 euros; Aumento do preço do passe social para 300 euros mensais, para compensar a redução de 25% nas ajudas as empresas de transporte colectivo; redução do IRC para 0,0005% e fim das tributações autónomas, para incentivar as empresas a investir 700000 milhões de euros em carros para os dirigentes; fim da TSU, passando o funcionário a descontar 35% para um seguro de saúde e PPR tudo privado com 100% de possibilidade de perda total do valor pago; Vamos ser como a Argentina!!! (Passos Coelho e Paulo Portas, em 2014); Vamos ser como a República Checa!!! (Rui Rio em 2017) ; Vamos ser como a Roménia!!! (Luís Montenegro e André Ventura em 2023)

      Tudo em nome do povo. E o benefício fiscal de 80000 milhões de euros para ajudar as empresas retalhistas e petrolíferas, pois vão ter lucros de 600% ao mesmo tempo que dispensaram 32% dos trabalhadores. (É para isso que o IRC fica 5 euros por 10000 milhões de lucros e acabam as malditas tributações autónomas, ilegais pois quem paga 300 milhões por carros, para a direcção e familiares, nunca devia pagar valores fixos em impostos, já pagaram IA e pagam ISP.)

      1. Avatar de José
        José

        Pois até agora tem sido uma maravilha! Nas comunicação social, talvez, porque os portugueses a bom ver continuam na cepa torta! Pior se trabalhara no privado, já que por esses lados aumentos (a não ser no custo de vida, afinal diziam que teríamos de empobrecer para eu outros enriquecessem. Daí todos anos dizem que seriam precisos ter dois planetas Terra para alimentar a vida dos portugueses! Só podem estar a gozar com as nossas barbas!), esses, nem vê-los ou então esperar pela esmola do costume dada de má vontade. Há gente que vê milagres em todo lado desde que lhe alimentem a “Sua” gamela, os outros? Esses podem esperar.

      2. Avatar de GM
        GM

        Não esquecer que este Governo está lá desde Nov./2015, salvo alguns actores. É mais do que tempo para demonstrarem a sua valia. Ou seja, menos que zero, pois em vez de subirmos em rankings, apenas descemos.Um passo em frente, três à ré. Agora, sim, podes fazer as tuas brincadeiras tolas de números com muitos zeros.

      3. Avatar de PorcoDoPunjab
        PorcoDoPunjab

        Manuel da Rocha, argumentos para o que foi dito, tem?
        O facto é, somos ultrapassados por todos.

    2. Avatar de mlopes
      mlopes

      este tipo de comentário é a clara demonstração de que em portugal se vêem as coisas apenas pela perspetiva partidária.
      desde há muit as décadas e de forma transversal a muitos governos de vários partidos e coligações que as verbas das coimas rodoviárias estão inscritas nos oe e que se tem investido na penalização do condutor apanhando-o à socapa em vez de se investir no ensino, na educação e em prevenção rodoviária.
      esta matéria nada tem a ver com partidos e também não tem a ver apenas com educação rodoviária. tem muito a ver com educação em geral, consciência social e até com a forma como as estatísticas são feitas. um exemplo, numa via de duas faixas no mesmo sentido se o carro da via da direita guinar para e esquerda, colher o for colhido por uma outra viatura e desencadear um acidente se alguma das viaturas for acima do limite de velocidade e isso for demonstrável, mesmo que seja apenas por indícios, o acidente vai para as estatísticas como excesso de velocidade e não como manobra perigosa.
      é o que temos…é é assim há muitas décadas e sob a égide de muitos governos

  10. Avatar de paulo Sousa
    paulo Sousa

    Este é um governo de ordenados minimos e de impostos altíssimos,para a semana mais um grande aumento dos combustíveis sobre isso o xulo do Costa não diz nada isto para mim só vai lá com porrada e caixotes do lixo arder para eles sentirem que o povo não é sereno por causa do povo ser sereno é que estamos em último da Europa em tudo!

    1. Avatar de mlopes
      mlopes

      ou nasceste durante os últimos governos do costa e não conheces mais nada ou então é só ignorância…

  11. Avatar de O antipalermas
    O antipalermas

    Os lisboetas só têm o que merecem. Se fossem homens já se tinham juntado para limpar aquela cangalhada toda de radares. Tanto lixo humano para colocar na cadeia nos arredores dessa cidade mas é mais fácil limpar os bolsos do cidadão cumpridor…

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      O teu comentário consegue mostrar várias camadas de ignorância. Parabéns.

  12. Avatar de compro essa também
    compro essa também

    Caça ao patinho feio e ao patinho xpto !!

    Facil, facil !!

    É só deixar pousar !! …