Radares de Velocidade: qual a margem de erro “permitida” em Portugal?

28 Comentários

Em Portugal são muitos os radares instalados, incluindo os móveis que são usados pelas autoridades. O objetivo é reforçar a segurança rodoviária e há resultados que confirma a eficácia dos equipamentos. Sabia que os radares de velocidade dão “tolerância” aos condutores?

Radares de Velocidade: qual a margem de erro "permitida" em Portugal?


Em Portugal os radares de velocidade têm uma margem de erro de 5% ou 7%

Em Portugal, os radares de velocidade têm uma margem de erro, ou seja, o condutor não é multado caso exceda ligeiramente a velocidade máxima permitida num determinado local. Ao contrário de outros países, em Portugal a margem é em percentagem.

No nosso país, só poderá ser multado se exceder os limites de velocidade em mais de 5%, isto se estivermos a falar de radares fixos. No caso dos radares móveis, a margem de erro é de 7%.

Seguindo o exemplo, se conduzir um automóvel ligeiro sem reboque dentro de uma localidade, em que o limite de velocidade é 50 Km/h, o radar móvel só irá disparar se exceder os 53 Km/h. No caso de estar a conduzir o mesmo automóvel numa autoestrada, em que a velocidade máxima é 120 Km/h, só a partir dos 128 Km/h é que poderá ser multado se for “apanhado” por um radar móvel. Por outro lado, se circular, por exemplo, numa via em que o limite é 100km/h, um radar fixo só irá registar se ultrapassar os 105km/h.

A tolerância dos radares não constitui propriamente um benefício para os condutores. Serve, sobretudo, como uma forma de evitar a contestação dos mesmos face às penas que lhes podem ser atribuídas.

Comentários

28

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rui
    Rui

    Não é isso que se aplica. A margem de erro para notificação está acima de 10klm hora.

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Isso é fora das localidades, dentro está em 5 km/h

  2. Avatar de Naodou
    Naodou

    A margem de erro serve para compensar a margem de erro que existe nos veículos, que pode também variar consoante o tamanho da jante.

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Lol.. estas a confundir coisas, uma coisa é velocidade real vs velocidade no velocímetro, muitos carros já te mostram a velocidade real

      1. Avatar de naoteimarcomigo
        naoteimarcomigo

        se levar um GPS ligado…sim, caso contrário…não!

      2. Avatar de Pirata
        Pirata

        Os velocimetros dos carros modernos não mostram, por lei europeia, a velocidade real.
        Os velocimetros dos carros antigos não mostram, por qualidade de fabrico, a velocidade real.
        Apenas um GPS mostra a velocidade mais aproximada da real

      3. Avatar de Vitor
        Vitor

        não está a confundir nada, se te fores a guiar pelo velocimetro, podes estar a circular a mais velocidade do que apresentado…

      4. Avatar de rui
        rui

        Unicos veiculos que mostram velocidade real é veiculos com tacografo, qualquer outra viatura mostra a velocidade inflacionada:
        https://unece.org/fileadmin/DAM/trans/main/wp29/wp29regs/r039r1e.pdf
        A normal mostra que pode haver diferenças de até 10%+6km para veiculos tipicos…

        1. Avatar de poison
          poison

          Deveriam, mas podem e são mal calibrados para apresentar e gravar uma velocidade que não corresponde á real. O GPS permanece das formas mais reais de se ver a velocidade.

    2. Avatar de Nuno Almeida
      Nuno Almeida

      Todos os carros na Europa têm de mostrar velocidade menor que a real. É mesmo de lei.

    3. Avatar de Nuno Almeida
      Nuno Almeida

      Maior. Queria ter dito maior.

    4. Avatar de João
      João

      Não confundir que para o mesmo carro, a alteração do tamanho da jante não altera o tamanho da roda. Fica é com uma altura de pneu mais pequena. Não é permitido alterar o tamanho da roda.

  3. Avatar de Siili
    Siili

    Ui….
    Pedro isso não é bem assim…
    As tolerâncias dos radares têm diferentes percentagens dependendo da tecnologia usada. Radares doppler têm mais tolerância, radares laser têm uma tolerância mais baixa.
    Radares fotogramétricos idem.

    Depois existe a norma Europeia que casa fabricante é obrigado a cumprir.
    https://eur-lex.europa.eu/legal-content/EN/TXT/?uri=CELEX:42010X0513(03)

    point 5.3., the speed indicated on the speedometer must be following 0 ≤ (V1 – V2) ≤ 0.1 V2 + 4 km/h, where V1 is the speed displayed and V2 is the actual speed.
    Hence, V1 ≥ V2 must hold and V1 ≤ 1.1 V2 + 4 km/h must hold.

    Portanto não há “regra três simples” para andar acima dos limites.

    E mais… pelo que já ouvi de pessoas dentro da brigada de trânsito não levantam autos por menos de uma contra-ordenação grave, “não compensa”.

  4. Avatar de Francisco
    Francisco

    Não ao erro admisivel do radar a que somar quadraticamente a especificacao para velocimetro ,se for digitalou analogico mais o erro humano, isto tudo somado e estrsir a rq

    1. Avatar de Hacker Alhinho
      Hacker Alhinho

      Hein?!

      1. Avatar de RicM
        RicM

        O comentário foi escrito enquanto conduzia numa zona com radar e controlava o mostrador

  5. Avatar de Hacker Alhinho
    Hacker Alhinho

    E por onde nos guiamos, velocímetro ou GPS…?
    É que há veículos que no velocímetro marcam 120 kmh e no GPS marcam 110 kmh.

    1. Avatar de PoiZé
      PoiZé

      A velocidade real é a do GPS.
      Os velocímetros das viaturas estão ‘calibrados’ para que a velocidade real seja sempre inferior à velocidade mostrada no veículo – normalmente 5/10 kms/h menos quando o carro ‘mostra’ 100kms/h.
      É assim por lei, pelo menos na Europa.

      1. Avatar de AA
        AA

        Olha que cada vez mais as diferenças são menores.
        Os carros que tenho andado, a diferença entre o GPS e o Velocímetro, é só de 2 ou 3 km/h

        1. Avatar de Pirata
          Pirata

          Certamente apenas a velocidades baixas. Por normas europeias todos os velocimetros têm um desvio da velocidade real.
          Noto que tanto um tesla 3, um fiat 500 ou um seat leon ao marcarem 120 no velocimetro estão no gps a 110. Para chegar aos 120, o velocimetro tem que marcar 130-135.

          1. Avatar de rui
            rui

            https://unece.org/fileadmin/DAM/trans/main/wp29/wp29regs/r039r1e.pdf

            a 100km/h reais o mostrador pode ir até 116km/h, mas pode tambem mostrar 100Km/h, so não pode mostrar 99km/h por exemplo…

  6. Avatar de Francisco
    Francisco

    E os troços com controlo de velocidade média? Também é aplicada uma margem de erro?

  7. Avatar de Pedro Barata
    Pedro Barata

    Só falta saber qual a gama em que é aplicada a dita “margem de erro”, e se a margem de erro é o erro ou a soma do erro com a incerteza de de calibração e já agora qual o período de calibração dos mesmos

  8. Avatar de Mr
    Mr

    Não é bem assim, não tem nada a haver com contestação! Os equipamentos têm um taxa de erro, que varia de condições climatéricas, como verão e inverno, bem como outros parâmetros! Por esse mesmo motivo tem uma margem de erro!
    A ser verdade dos radares móveis ser 7%, na minha opinião, deveria ser até mais alta a percentagem, porque são muitas vezes instalados em locais adversos como inclinação e por sua vez a sua calibração é errónea, dependendo do local em uso.

  9. Avatar de jorge
    jorge

    Em muitos paises da europa a margem de erro é 5 km.

  10. Avatar de jorge
    jorge

    Eu na tugolandia de tras-os-montes e alto douro, fui controlado num radar movel, limite de 50 km passei a 62 km e me tiraram 5 paguei sobre 57 km = 40 euritos.

  11. Avatar de jorge
    jorge

    A margem do erro é por causa do conta quilometros do veiculo, esse é que adianta um pouco.