Radares de velocidade no IC29/VCI para “acalmia do tráfego”

36 Comentários

As autoridades usam radares de velocidade com o objetivo de garantir a segurança rodoviária. Além dos radares espalhados por várias autoestradas portuguesas, também as grandes cidades têm instalados este tipo de equipamentos de monitorização de velocidade.

A Infraestruturas de Portugal (IP) vai instalar e colocar em funcionamento radares no IC29/VCI no Porto até final de setembro.

 Radares de velocidade no IC29/VCI para "acalmia do tráfego"


Radares de velocidade em funcionamento ainda este mês

A IP vai pôr a funcionar, ainda este mês, radares no Itinerário Complementar (IC29) – Via de Cintura Interna (VCI), no Porto, uma medida de “acalmia do tráfego” e reforço da segurança rodoviária, indicou hoje à Lusa.

“A colocação dos radares tem como objetivo alertar os automobilistas para a necessidade de adequar a velocidade de circulação, cumprindo os limites de velocidade estabelecidos”, adiantou a IP, em comunicado.

 Radares de velocidade no IC29/VCI para "acalmia do tráfego"

Segundo a IP, “trata-se de uma medida de acalmia de tráfego visando o reforço da segurança rodoviária nestes locais de aproximação à zona de curva e onde são frequentemente praticadas velocidades excessivas face às características geométricas da via”.

Os equipamentos efetuam o controlo da velocidade instantânea nos locais e sentidos onde se encontram instalados, a IP prevê que os mesmos estejam em funcionamento até ao final de setembro.

A IP revela ter ainda prevista a instalação de dois radares similares na Autoestrada 43 (A43).

Comentários

36

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Jane Doe
    Jane Doe

    Diria que este é um exemplo de boa utilização de radares. São bastantes na mesma via, numa via onde a ocorrência de acidentes o justifica, e devidamente sinalizados.
    Duvido é que isto melhore, de forma significativa, o fluir do trânsito, porque o problema de base é a incapacidade estrutural para o tráfego actual.

  2. Avatar de R
    R

    Se a intenção é “acalmia”, que até me parece bem, então deveriam sinalizar convenientemente os radares, algo que nos mais recentes não foi feito.

    1. Avatar de Álvaro Campos
      Álvaro Campos

      Na VCI estão muito bem assinalados e visíveis, mas mesmo assim continuam a ser ignorados por muitos

      1. Avatar de Wilma Dickfit
        Wilma Dickfit

        Os novos não estão comparsa

      2. Avatar de PedroFortunaGomes
        PedroFortunaGomes

        Muito bem sinalizados os que não fazem nada mas o que realme.fe da multa não está.

    2. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      Sinalizar bem os radares? Estão tão bem sinalizados (ou melhor ainda) que os sinais de limite de velocidade.

  3. Avatar de Hugo Monteiro
    Hugo Monteiro

    Eu sei que acalmia é pretendida €€€€€€€

    1. Avatar de Jane Doe
      Jane Doe

      Com a quantidade de radares que vai ter, e o trânsito habitual, pouco vão render, e assim é que deve ser, assim é que os radares cumprem a sua função.

  4. Avatar de E---lectrão
    E—lectrão

    caça às multas 🙁 🙁 🙁

    1. Avatar de RC
      RC

      Como se as autoridades tivessem falta de motivos para multar. 😀 😀 😀

  5. Avatar de JS
    JS

    So tenho pena que essas multas nas sejam para investir na melhoria das vias
    Apesar de termos,Arrabida,Infante,Freixo e futuramente Areinho o transito é sempre no para arranque multas deverão ser so de madrugada quando não houver grande transito

    1. Avatar de RC
      RC

      Como tem essa certeza ?

  6. Avatar de xico
    xico

    Ai agora a desculpa é a acalmia. Já nao sabem mas é onde podem ir roubar mais dinheiro

    1. Avatar de RC
      RC

      Não sabem? o que não faltam são motivos para multar, se não andassem de olhos fechados, então até tinham dinheiro para fazer melhores vias.

  7. Avatar de Rui Ferreira
    Rui Ferreira

    Em vez de se limitar a velocidade máxima deveria-se também subir a mínima. A partir do momento em que todos os carros andem num nível de velocidade semelhante, deixa de haver problemas no trânsito da VCI.

    1. Avatar de Jane Doe
      Jane Doe

      +1
      Não só na VCI, mas nas AE. Andar muito mais devagar que o resto do trânsito (sem motivo que o justifique) é tão ou mais perigoso que o excesso de velocidade.

    2. Avatar de Luis Borges
      Luis Borges

      Esse ‘e o “truque” para evitar o efeito “minhoca/onda” no transito. Todos na mesma velocidade. So tem vantagens.

    3. Avatar de gustavo
      gustavo

      vais aumentar a velocidade mínima numa estrada que tem 3 a 4 vias e que em hora de ponta, mal dá para andar a 40
      se tivesses dito multar ultrapassar pela direita e burros a dormir na via do meio, tinhas toda a razão…a velocidade mínima não faz nenhum sentido

      1. Avatar de Fernando Pessoa
        Fernando Pessoa

        Ou o pessoal que de manhã, na saída para matosinhos, vai pela faixa do meio para fugir à fila para a saída e depois tenta-se meter em cima da saída.

      2. Avatar de Grunho
        Grunho

        Hora de ponta ali é zero kms/hora. Um ciclista que lá passasse.era logo o homem mais rápido em pista.

  8. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Só faltou o slogan “seguro e eficaz”.

  9. Avatar de Sigsegv
    Sigsegv

    Acalmia do quê? Poucos acidentes há nessa zona do ic29. É mesmo só para caça a multa. Parece me é um bom ponto para apanhar os incautos.

    1. Avatar de Eu sei lá
      Eu sei lá

      Se fores dentro dos limites estabelecidos, não te multam. Quem cumpre, não tem que temer qualquer radar

      1. Avatar de Jane Doe
        Jane Doe

        Porque o importante é cumprir os limites… Ir a 70 num dia de chuva e muito transito é na boa, ir a 90, sem trânsito e com piso seco é perigoso, podemos atropelar algum rato.

        1. Avatar de gustavo
          gustavo

          lá está, parece que tens de voltar a tirar a carta amigo
          devias saber que a velocidade deve se adaptar as condições da via.
          velocidade máxima não significa velocidade obrigatória
          só faltou dizer que travar a 70 é igual a travar a 90

          1. Avatar de Ricardo
            Ricardo

            Não sei se reparou mas o (a) Jane Doe estava a ser irónico e a referir exactamente o que falou.

  10. Avatar de terror nas estradas
    terror nas estradas

    Se o povo se comportar de maneira minimamente civilizada/humana nem de tanta policia e radares precisavamos e poupavamos muito em impostos. Os chicos espertos labregos que por ai andam a espalhar o terror nas estradas merecem as multas.

  11. Avatar de compro essa também
    compro essa também

    A cada piso novo um radar ajudar o povo, noentanto o pato voa.

    Pato, amigo, o radar esta contigo !!

    Pato, amigo, o radar esta contigo !!

    😉

    🙂

  12. Avatar de Vítor
    Vítor

    Os radares já foram instalados, contudo não sei se já servem de apoio para multar. Mas que já estão a funcionar, já.

  13. Avatar de Pedro
    Pedro

    Mais uma forma de roubar o Povo, para alimentar um regime falido.

  14. Avatar de José Fortunato
    José Fortunato

    Porque não desviar o tráfego de pesados nestas vias!! Radares resolvem apenas uma pequena parte do problema pois não são as multas que vão resolver o grande problema do movimento destas vias!!!

  15. Avatar de João Ramalho
    João Ramalho

    Considero que quem toma única e exclusivamente estas medidas tem que ser no mínimo incompetente na sua função. Nas viagens diárias que tenho nestas vias constato diariamente falta de respeito pela via em que deve seguir.l, sinto que jogamos ao ‘floor is lava’ nas faixas da direita, mudanças de faixa sem o mínimo de atenção em quem segue na outra via, completa ausência de sinalização de mudança de direção. Gostava de saber em cada polícia da brigada de trânsito quem atende a isto. Mas os ‘especialistas’ concordam que os únicos problemas são velocidade e telemóvel (concordo) mas não são de todo os únicos. Apenas é muito fácil e cómodo apenas o controlo destes últimos fatores.
    País de brincadeira

    1. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Isto sem tirar nem por.

  16. Avatar de PedroFortunaGomes
    PedroFortunaGomes

    A ideia é acalmar o tráfego e realmente acalma de tal forma que chegamos a demorar 1h da Arrábida ao freixo. Mas já agora onde andam os ecologistas devem ter recebido uma grande pipa de massa para estarem calados a poluição subiu quase para o dobro com estas medidas. Mas isso não interessa para nada. Se ao invés de coçarem radares fossem construídas vias com qualidade e se levantassem contraordenacoes a quem anda a 60 na VCI e não impede o resto do código da estrada isso sim fazia com que a sinistralidade diminuísse

  17. Avatar de João Ribeiro
    João Ribeiro

    Alguém sabe se já estão em funcionamento e se sim desde quando? Obrigado

  18. Avatar de Vítor Almeida
    Vítor Almeida

    A partir da instalação dos radares e dos sinais respectivos, o trânsito no IC29 pára na rotunda de Valbom. Isto é que é segurança?