Radares de Velocidade apanham milhares de “aceleras” numa semana

47 Comentários

Quem anda na estrada sabe que as vias de circulação são muita das vezes controladas por radares de velocidades. Aliás, hoje em dia há apps e até informação pública que indica onde estão os radares. Mesmo assim, são milhares os que são “apanhados” a alta velocidade.

Atenção aceleras! Radares de Velocidade apanham milhares numa semana


Radares de Velocidade: apanhdos 14.000 condutores em excesso de velocidade

A Guarda Nacional Republicana (GNR) e a Polícia de Segurança Pública (PSP) lançaram a Campanha de Segurança Rodoviária “Viajar sem pressa”, inserida no Plano Nacional de Fiscalização (PNF) de 2024. Em apenas uma semana, foram detetados mais de 14.000 condutores em excesso de velocidade.

No mesmo período, de 16 a 22 de janeiro, adianta ainda a ANSR, foram registados um total de 2519 acidentes, de que resultaram 8 vítimas mortais, 41 feridos graves e 707 feridos leves.

As autoridades relembram que num atropelamento, a probabilidade de existirem vítimas mortais aumenta em função da velocidade a que circulam os veículos.

Atenção aceleras! Radares de Velocidade apanham milhares numa semana

Se um veículo circular a 30 km/h, a probabilidade das consequências de um atropelamento serem mortais é de 10%. Aumentando a velocidade para 50 km/h, a probabilidade passa a ser de 80%.

A ANSR, a GNR e a PSP relembram que a condução em excesso de velocidade é um risco para a sua segurança e dos outros:
  • A velocidade é a principal causa de um terço de todos os acidentes mortais;
  • Quanto mais rápido conduzimos, menos tempo dispomos para imobilizar o veículo, quando algo de inesperado acontece;
  • Numa viagem de 20 km, aumentar a velocidade de 50 para 60 km/hora, permite ganhar apenas 4 minutos. Viaje sem pressa.

A sinistralidade rodoviária não é uma fatalidade e as suas consequências mais graves podem ser evitadas através da adoção de comportamentos seguros na estrada.

Comentários

47

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de LA
    LA

    Mais que o excesso de velocidade, é irem a conduzir e a mexer no telemóvel (a enviar mensagens, a jogar e por ai fora). Isso sim, deveria ser motivo de preocupação.

    1. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      Este tipo de infracção não é simples de detectar nem é barata? Além de implicar invasão da privacidade.
      Mas com o crescimento da capacidade de análise de imagens isso poderá tornar-se comum.

      1. Avatar de Jenkins
        Jenkins

        invasão de privacidade? LOL
        Não deves ter mesmo noção da quantidade absurda de pessoas que vão a conduzir e a mexer no telemóvel (jogar, redes sociais, etc) senão não dizias isso.
        A andar de mota é que se consegue ver bem isso. Fico mais preocupado com o perigo que essas causam do que a “privacidade” delas

        1. Avatar de Mr. Y
          Mr. Y

          Eu tenho noção e acho uma estupidez mas isso não deixa de ser invasão de privacidade.
          A instalação de radares que façam este tipo de análise terão de ter uma lei que os permita usar estas imagens para permitir multas.

    2. Avatar de Antonio Ferreira
      Antonio Ferreira

      @LA, também é uma enorme verdade, os 120€ de coima por falar ao telemovel pelos vistos é pouco, pois não serve de lição para ninguem. Mas, o mais importante a reter, para aqueles que se desculpam das suas incurias com o classico “Caça á multa”, tenham em atenção no texto:

      (…) Se um veículo circular a 30 km/h, a probabilidade das consequências de um atropelamento serem mortais é de 10%. Aumentando a velocidade para 50 km/h, a probabilidade passa a ser de 80%. (…)

    3. Avatar de José+Carlos+da+Silva
      José+Carlos+da+Silva

      Mais o cigarrinho… E o bracinho pendurado fora do carro. Mas isso é socialmente aceitável e incentivado.

      1. Avatar de Antonio Ferreira
        Antonio Ferreira

        e o deitar o cigarrinho acabado de fumar, ainda aceso, pela janela fora ? (caça á multa)

  2. Avatar de João
    João

    Quanto mais depressa sairmos da estrada menos riscos corremos que alguém nos mate.

  3. Avatar de Carlos+Fernandes
    Carlos+Fernandes

    “apanhdos 14.000 condutores em excesso de velocidade”. Advogados limpam isso em 3 tempos.

  4. Avatar de TugAzeiteiro
    TugAzeiteiro

    Os radares apanham milhares todas as semanas, mas curiosamente o número de acidentes não tem diminuído…

    1. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      Os radares não estão onde seriam eficazes contra a sinistralidade.
      Por exemplo, é raro o fim de semana que não há acidentes rodoviários na estrada do cabo da roca de onde resultam feridos graves ou mortes. Radar nem vê -los pq só iriam facturar ao fds. Portanto não vale a pena.

      1. Avatar de B@rão Vermelho
        B@rão Vermelho

        @Yamahia é verdade, mas mesmo que lá estive-se o radar a caminho do Cabo da Roca, não podes por um radar em cada curva, e tens duvidas que os acidentes são sempre por excesso de velocidade?
        Eu à anos que vou ao Cabo da Roca, e nunca tive um acidente, até te posso dizer que talvez tenha sido a minha geração a começar está moda de ir ao Cabo da Roca aos domingos de manhã, depois das noitadas.
        Já agora, costumas lá ir?
        Se lá vais podemos combinar um dia para bebermos um café.

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Por acaso deixei de lá ir. Exactamente por causa destes excessos, a maioria deles para a objectiva do fotografo.Mas se for para beber um café estou la batido…de carro 🙂
          Qt ao radar, sim é impossível em cd curva, mas ponham lá daqueles de velocidade média ou então daqueles escondidos atrás das árvores. Em curvas diferentes todas as semanas.

          1. Avatar de B@rão Vermelho
            B@rão Vermelho

            Quando quiseres podemos combinar, sou fácil de encontrar ando de colete de moto clube exatamente como tenho aqui o meu nome 🙂 B@rão Vermelho 🙂
            O convite estende-se a todos os que andarem por estes lados 🙂

          2. Avatar de Yamahia
    2. Avatar de AdN
      AdN

      mas isso é só a sua opinião pessoal, ou tem dados que suportem isso?

      1. Avatar de TugAzeiteiro
        TugAzeiteiro

        E você tem?

    3. Avatar de Grunho
      Grunho

      Moral da história: os radares têm de apanhar dezenas ou centenas de milhares todas as semanas, para ver se o número de acidentes finalmente diminui. Assino já por baixo.

  5. Avatar de Simple
    Simple

    Os carros novos facilitam muito a velocidade, embora venham com tecnologias que evitam acidentes, ex: travagem automática, regulação de velocidade. Substitui um carro com 22 anos por um novo e agora não me vejo sequer a circular pela via da direita (em autoestrada) quando antes sentia-me confortável nessa via. E’ a leveza do carro, as ajudas na aceleração, o conforto no conduzir que parece que convida a altas velocidades, os 120 parecem 50km/h.

    1. Avatar de Vitor Afonso
      Vitor Afonso

      Ainda bem que o meu “caga latas” não não para grande coisa… Devagar também se vai ao longe…

    2. Avatar de lols
      lols

      nice desculpa para circular na faixa do meio xD

    3. Avatar de Antonio Ferreira
      Antonio Ferreira

      @Simple. Mas o que tem o carro novo ? as regras de condução são diferentes ? Bela desculpa para não cumprir as regras. Gostava de ver a cara do GNR ao lhe passar a multinha de 600€ por conduzir na faixa do meio e você desculpar-se com “Sr. Guarda, a culpa não é minha, é do meu carro novo”.

      1. Avatar de Simple
        Simple

        Não é que tu pensas que vais a 50, mas já estás nos 120, só experimentando.

        1. Avatar de Antonio Ferreira
          Antonio Ferreira

          Para isso ha o conta kilometros que nos permite ver a velocidade a que vamos. Concordo que nos primeiros dias com o carro novo nas mãos essa sensação de parece que vamos a 50 mas já vamos a 120 acontece, mas isso é nos primeiros dias, e há que ter mais atenção então. Agora como desculpa eterna, não me parece que seja possível

  6. Avatar de jorge santos
    jorge santos

    “Numa viagem de 20 km, aumentar a velocidade de 50 para 60 km/hora, permite ganhar apenas 4 minutos. Viaje sem pressa.” – A aumentar para valer a pena é aumentar para 100Km/h.

    Mas o grande problema é que “depressa e bem há pouco quem”… então há que limitar pelos “limitados”.

    1. Avatar de Grunho
      Grunho

      Depende do local. Se for numa cidade como Lisboa ou Porto, é igual andar a 25, 30, 50 ou 60 kms/h. Logo a 100 ou 200 metros adiante paras num semáforo e o ciclista que ultrapassaste passa por ti e é sempre o primeiro a arrancar. Em ambiente urbano o tempo das deslocações não depende das velocidades que atinges. Depende do tempo que perdes parado. E o tempo que perdes parado depende da quantidade de carros que apanhas pela frente. Se queres andar mais rápido pede ao autarca que meta as portagens urbanas.

    2. Avatar de Hugo
      Hugo

      E bem claro deixaste quem é o limitado…

    3. Avatar de B@rão Vermelho
      B@rão Vermelho

      @jorge santos, eu tenho como lema de viajem, vou devagar para chegar depressa

  7. Avatar de honorato
    honorato

    hoje na A32 depois do túnel estava a GNR escondida com radar no inicio da descida. estavam com uma BMW 320. o peugeot 205 xad em 5 na descida não passa dos 100km/h um gajo na descida ganha tempo se acelerar, é raríssimos a GNR estar la

  8. Avatar de há+cada+gajo
    há+cada+gajo

    Outra vez a mesma conversa para enganar os tolos e fazer cobranças à descarada. Desde quando é que a velocidade mata ? Se assim fosse, já não haviam pilotos de corridas. O problema é profundo e de dificil resolução enquanto não houver vontade e determinação politica: educação e comportamento. A falta destes dois elementos contamina todo o cenário. Não vale a pena andarmos sempre a bater na mesma tecla. Os números da sinistralidade assim o dizem e, no entanto, nunca se passaram tantas multas nem nunca houve tantos radares a trabalhar. O resto é só conversa. E assim se faz dinheiro. Apostar na mesma receita de sempre e esperar resultados diferentes, é burrice. Para outros, é esperteza saloia.

    1. Avatar de Antonio Ferreira
      Antonio Ferreira

      (…) Desde quando é que a velocidade mata ? Se assim fosse, já não haviam pilotos de corridas. (…) hahahahahaha, a melhor do ano até agora. Quer comparar a célula de sobrevivência existente num carro de corrida com o habitáculo de uma carro normal ? Mais ainda, carros de corrida andam em circuitos, ou no caso dos ralis, em estradas e ambientes controlados.

      Não sei se já lhe disse isto alguma vez, mas espero sinceramente que nem você, nem ninguém da sua família seja afetado por um acidente provocado por algum desses chicos espertos, irresponsáveis, saloios, e outros nomes que me apetece dizer mas que não posso derivado de excesso de velocidade.

      Você deve ser o único “inteligente” no mundo (e quiçá do universo) que acha que todos os estados mentem á descarada quando dizem que a velocidade mata.

      As regras/leis são para cumprir, se não gosta, não quer, não lhe apetece, compre uma ilha, fique la, e viva de acordo com as suas vontades. Já enjoa essa.

      1. Avatar de há+cada+gajo
        há+cada+gajo

        Apesar de espalhafatoso, nada do que dizes contraria o que eu disse. Considero-me inteligente sim, e isso é uma vantagem comparativa face a comentários jocosos como o teu, irrefletido e apenas com vontade de se mostrar como o supra sumo do tema e incapaz de interpretar o que quer que seja. E a tua ultima frase confirma tudo o que disse, pois só lês o que interessa para do alto da tua sapiência despejares essa verborreia descontrolada. Tenho pouca tolerância e enjoou rapidamente com pessoas que tecem comentários como os teus.

        1. Avatar de B@rão Vermelho
          B@rão Vermelho

          Desculpa discordar de ti, mas o exemplo que das dos pilotos, infelizmente muitos acabam por morrer, exatamente porque vão em excesso de velocidade, mas o exemplo também não é o mais feliz, só pelo facto de que os pilotos andam rodeados das melhores opções de segurança, a principal é que circulam todos para o mesmo lado.
          O excesso de velocidade não quer dizer que seja uma velocidade muito alta, podes ir a 30 Kl e ir em excesso de velocidade para aquele piso ou condições de estrada, imagina ir a descer a Serra da Estrela coberta de gelo sem as proteções da estrada , 30 Kl é uma velocidade alta.

          1. Avatar de há+cada+gajo
            há+cada+gajo

            Então ? O que dizes não é excesso de velocidade. É comportamento. E isso educa-se. Onde é que está a dificuldade em separar as coisas? Alguém educado (educação em sentido lato) percebe que tem de adaptar a condução às condições da estrada.

          2. Avatar de B@rão Vermelho
            B@rão Vermelho

            Infelizmente não somos todos educados da mesma maneira, e achares que é uma questão de educação sem consequências é que vai resolver as coisas, o livre arbítrio nunca funcionou nem nunca vai funcionar, para pessoas como nos que fomos educados com os princípios básicos de convivência em sociedade resulta, eu nunca matei ninguém nunca roubei ninguém não quer dizer podemos acabar com os tribunais.
            Eu já falei por aqui à 20 anos atras apanhei uma multa de 125.000§, por excesso de velocidade, onde podia ir a 70 Kl, ia a 210 kl, de mota na altura uma TDM 850, acreditas que nunca mais apanhei uma multa, seja de qualquer tipo.

        2. Avatar de Antonio Ferreira
          Antonio Ferreira

          Boa Sorte

  9. Avatar de Rui
    Rui

    A mais pura e infame das mentiras!!
    Nenhum dos automobilistas “apanhado” em excesso de velocidade se viu envolvido num acidente e nenhum dos automobilistas envolvido num acidente foi “apanhado” em excesso de velocidade.
    Mostrem-me o contrário, por favor.
    Isto não passa da extrapolação dos factos, para uma pífia tentativa de constatação do óbvio, do tipo: o lume queima, logo se há lume, vai haver queimadura.
    Falso!!
    Haverá queimadura, se alguém “meter a mão” no lume, de outra forma o lume existe por si só, sem queimar ninguém.

    1. Avatar de Yamahia
  10. Avatar de o tuga nao percebe nada disto
    o tuga nao percebe nada disto

    E começarem a fiscalizar a malta que vai a 90 na autoestrada, não? é que se eu for a 120 e um gajo a 70 na via central…. os acidentes acontecem.

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Podes andar a 90kmh à vontade. Ir na faixa do meio já é outra história e é punido por lei.

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Eu ando a 51 e ultrapasso camiões q seguem a 50 na faixa da direita pq posso e é legal looolooolooll
        J/K

      2. Avatar de Pois, pois
        Pois, pois

        Se for na do meio a ultrapassar…

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          E se apenas houverem 2faixas?

  11. Avatar de Zé

    Todos os que são multados por excesso de velocidade não estão a cumprir a Lei. Já me aconteceu também. É a vida. Se cumprirmos os limites não somos multados. É tão simples.

    1. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      Depende dos locais onde as leis são aplicadas. Muitos não fazem sentido nenhum.
      E não raras x’s qd é colocado o radar o limite de velocidade passa de 80/90 para 50/60.
      Percebes porquê?

  12. Avatar de Soberbo
    Soberbo

    Apesar de concordar que a lei é para ser cumprida, está claro que em muitos casos o objetivo é faturar.

  13. Avatar de VTPC213
    VTPC213

    Deviam era multar quem anda de SUV de 2000 e tal quilos a rebentar as estradas.