Radar “apanha” camião a 194 km/h numa estrada nacional…

68 Comentários

Portugal tem agora muitos mais radares de velocidade com o objetivo de aumentar a segurança rodoviária. No entanto, têm vindo a ser detetados e reportados alguns problemas. Recentemente um camião foi “apanhado” a 194 km/h numa estrada nacional.

Radar "apanha" camião a 194 km/h numa estrada nacional...


Radar de Velocidade: Condutor do camião foi multado…

Vários condutores têm vindo a reportar falhas em alguns radares de velocidade, em especial na região centro do país. Revela a SIC que um dos casos envolve um camião, que foi detetado a quase 200 quilómetros por hora e que acabou por ser multado. A Autoridade de Segurança Rodoviária diz que não há nenhum problema e aconselha os condutores a reclamar.

Num radar da nacional 109 perto da Figueira da Foz, foram registados camiões a circular a velocidades entre os 130 e os 150 quilómetros por hora.

Radar "apanha" camião a 194 km/h numa estrada nacional...

 

Em setembro, entraram em funcionamento 37 novos radares de controlo de velocidade e, até ao final do ano, o número vai aumentar. Segundo a ANSR, o número de veículos fiscalizados subiu, apesar da queda de 80% dos que circulavam em excesso de velocidade.

Em todo o sistema de radares de velocidade SINCRO (61 radares iniciais e 37 novos), durante o mês de setembro, foram fiscalizados pela ANSR quase 20 milhões de veículos, um aumento de 76%, quando comparado com igual período do ano passado. A taxa de infração aumentou de 0,29% para 0,57%, ou seja, os veículos em infração cresceram, por cada mil veículos fiscalizados, em valores aproximados, de 3 para 6 veículos – saber mais aqui.

Comentários

68

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

    1. Avatar de Daniel
      Daniel

      Eu não acredito que um camião possa atingir 194km por hora eu sou motorista de autocarros e os autocarros atingem uma velocidade superior aos camiões e o máximo que atingem é de 110km a partir dessa velocidade o motor corta a velocidade sozinho ! Isto é só para receberem dinheiro com estas mentiras !

  1. Avatar de Antonio Vasco
    Antonio Vasco

    Pois, eu fui multado no 2* dia da colocação de um destes radares, que me fotografou na via contraria (ou seja, fotografou de frente) a +7km , eu sabia que estava ali o radar e tenho a certeza absoluta que ia abaixo do limite, até porque é a subir forte (do lado em que está a descer é a descer forte) , mas como provar?
    É á entrada de Fafe.

    1. Avatar de Tiburcio
      Tiburcio

      Ir a um advogado para verificar se podem tirar fotografias dentro de uma viatura privada sem a autorização, verificar calibragem do radar, homologação, etc etc…. fazer igual aos outros, mas sempre reclamar porque eles já não tinham gente á anos e agora muito menos… Arquivam tudo

      1. Avatar de Pintor
        Pintor

        Fazendo isso por norma nunca obténs resposta até prescrever a multa. Não tem capacidade para dar seguimento a reclamações quando as mesmas são apresentadas por um advogado.
        Ter um amigo advogado que faça isso em troca de um jantar de vez em quando é uma mais valia.

        1. Avatar de Cool
          Cool

          Não precisa de ser advogado para reclamar…
          Basta estudar sempre o local encontramos, ou sinais verticais não homologados que “legislam” o radar, o radar sem inspeção obrigatória, etc etc… Nós radares móveis a marca do carro, pneumáticos etc teem que estar no auto… e nunca está… Só paga mesmo quem quer… E para não falar do modo que nos identificam… ( câmaras de frente não cumpre a lei da privacidade e mesmo apanhando a matrícula por trás não quer dizer que sejamos nós porque qualquer um faz matrículas .. É fundamentar isso tudo para eles provarem e mandar para o presidente da ANSR que tem mais que fazer, pois sabe que o país é gerido por incompetêntes….

    2. Avatar de Marco Lopes
      Marco Lopes

      A circular de Guimarães (sentido FAFE e vice-versa) vai dar uma pipa de massa ao governo…

    3. Avatar de mr
      mr

      Se é um radar de velocidade instantânea e se a foto tem mais veículos, ou se foi cortada para não apanhar toda a via, (para esconder outros veículos), pode usar esse argumento de que não se consegue provar que o veículo em transgressão é o seu

      1. Avatar de Cool
        Cool

        Exato…. porque até o radar “Doppler” não é correcto quando estão mais veículos ou obstáculos… Eles teem que trabalhar nas mesmas condições de Quando fazem as inspeções

    4. Avatar de Alphie
      Alphie

      Se tem a certeza absoluta que ia abaixo do limite deve ser fácil provar, até porque o velocímetro do carro indica sempre velocidade superior a real. Se o velocímetro marcar 100 o mais provável é ir perto dos 90.

  2. Avatar de Celestino Nunes
    Celestino Nunes

    só esquemas para obter mais dinheiro do povo, os camiões são cortados pelo tacografo para só dar os 90 kms hora… esta velocidade é impossível num pesado que esteja com tudo legal e revisado… só vigarice para arruinar ainda mais quem trabalha…

    1. Avatar de Jorge
      Jorge

      O tacografo não corta velocidades – regista velocidades e horas de trabalho/repouso. O que corta a velocidade é o limitador de velocidade que limita a velocidade, nos pesados de mercadorias, a 90 kms/h

    2. Avatar de tiago
      tiago

      Se não houvessem “chicos espertos”, que infelizmente é o que há mais por estas estradas fora, não haveria necessidade de existirem radares. Se todos se limitassem a circular abaixo da velocidade limite, não haveria necessidade de existirem radares.

      1. Avatar de mr
        mr

        Os radares fazem parte do orçamento do estado.
        Se todos começaram a andar mais devagar, vão apertar a malha de forma a manter o rendimento .
        Não estou a defender que devam circular rápido, mas o que se vê na colocação dos radares, é que são apenas armadilhas parao estado ganhar dinheiro.
        Neste momento é já começa a ser assustador conduzir com medo dos radares, pois qualquer pequena distracção de olhar para o velocímetro e já está).
        Já começa a ser mais inform importante olhar para o velocímetro do que para a estrada!
        Se fosse para segurança, colocavam um semáforo de limite de velocidade, ou algo bem visível (como os que estão na A1 pouco antes de chegar ao aeroporto com um painel luminoso com indicação 80km/h)

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          “Se fosse para segurança, colocavam um semáforo de limite de velocidade, ou algo bem visível (como os que estão na A1 pouco antes de chegar ao aeroporto com um painel luminoso com indicação 80km/h)”
          Não é A1 é 2ª circular. Mas é isto que deveria ser em todo o lado..
          A Avenida Marechal António de Spínola em Lisboa tb é um bom exemplo. Tal como a entrada da 2ª circular de quem vem de Sintra e tal como a aproximação ao túnel dos 70 na Amadora em ambos os sentidos
          Radares devidamente assinalados e não dissimulados. Assim é que se demonstra seriedade no processo.infelizmente são casos raros.

      2. Avatar de Alphie
        Alphie

        Se todos circulassem abaixo da velocidade limite, pelo menos dentro das localidades, era o caos. Os limites de velocidade são muito baixos e o que causa os acidentes são os veículos em marcha lente ou a praga de condutores estrangeiros dos úbers que param onde calha e como calha ou os africanos que não sabem conduzir e conduzem sem carta ou com cartas falsas.

  3. Avatar de Aves
    Aves

    A Autoridade de Segurança Rodoviária diz que não há nenhum problema … nos radares. E ao mesmo tempo aconselha os condutores a reclamar?!
    Como já alguém observou, os camiões têm tacógrafos, em princípio podem reclamar da multa com base na sua informação. Os veículos particulares não têm nada a que se agarrar.

    1. Avatar de AlexS
      AlexS

      É o comportamento do Estado todo poderoso sem responsabilidade. Já não somos cidadãos somos meros contribuintes. nem sequer temos o direito a ser cliente.

    2. Avatar de Nuno Nunes
      Nuno Nunes

      E melhor comecar com dash cam com informa a velocidade, este pais esta bom para ladroes

      1. Avatar de ifm
        ifm

        Sim, é o mesmo que comprares um balão do chines e ir reclamar para tribunal que o equipemento deles é que tem erro de leitura.
        Só rir com as tuas ideas Nuno.

        -Não podes usar dashcam, logo nem ia entrar como prova
        -depois com que cabimento alguem te ia dar razão, porque a tua dash cam dava um valor diferente do radar.

        se ainda disseres que vais instalar um tacografo no carro.

        1. Avatar de Nuno Nunes
          Nuno Nunes

          Tu sabias que tens dash cam ligadas ao sistemas de gps

        2. Avatar de Gazadas
          Gazadas

          Existe “pens” ligadas por exemplo á “Inosat” que fazem esse trabalho…. fica tudo registado e é legal….

      2. Avatar de Gazadas
        Gazadas

        O pessoal ainda fala mal dos Tesla…

    3. Avatar de Tiburcio
      Tiburcio

      Um carro que faça histórico…. Em último caso pode dizer que não era ele visto que qualquer Tibúrcio faz matrículas sem ser autorizado…. ( Eu já o fiz)

  4. Avatar de Santos
    Santos

    Nunca vi um camião a quase 200 km/h… Deve ser um daqueles modelos tipo Transformers…
    Com que então não há problemas com os radares mas aconselha a reclamar???? Isto deve ser gozo, só pode.

    1. Avatar de Grunho
      Grunho

      Foi de certeza um carro com matrícula falsa, e tão mal escolhida que era a de um camião. Aqui o dono do camião não precisa mais do que anexar à reclamação um documento com as características técnicas do camião para se saber que não era ele.

    2. Avatar de tiago
      tiago

      Em Espanha já apanhei TIRs a mais de 150! 40 toneladas a 150km/h, quando bate, mata tudo!

  5. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    “Num radar da nacional 109 perto da Figueira da Foz, foram registados camiões a circular a velocidades entre os 130 e os 150 quilómetros por hora.” Como ?? Camiões a circular a 150 Km/h. numa estrada nacional ?? 😐

      1. Avatar de SANDOKAN 1513
        SANDOKAN 1513

        Pois, eu já estava à espera.

    1. Avatar de Ever
      Ever

      Normal, quem pensa que os camiões estão limitados a 80km/h, ehehe, passo por poucos e garanto que vão acima do limite imposto, engraçado é terem tacogrofo para registar, mas o mais certo e estarem viciados…

      1. Avatar de Tiburcio
        Tiburcio

        Chama-se Iman…. ao meter na centralina o camião não vai a contar… porém perde o ABS… e muitas empresas que não digo o nome morrem ou morriam funcionários todas as semanas…. uma empresa acabada em “frio” que era da minha prima…. 160 eles dão … 209 tb mas só as DAF do rally

        1. Avatar de Vasco
          Vasco

          Isso era nos anos 90. Hoje é tudo digital e com controle GPS. Aliás, qualquer forma de respeito e que se preocupa com multas e afins não usa tacógrafo de discos de papel. Só se viverem numa caverna.

      2. Avatar de Alphie
        Alphie

        Os camiões estão limitados a 90 kmh. e pouco passam disso. Se tirarem o limitador já e outra história, e se tirarem o atrelado ainda andam mais.

    2. Avatar de Silvan
      Silvan

      Com aquelas rectas longas que lá existem não fico surpreendido. Só quem nunca la passou é que pode achar estranho…

    3. Avatar de mr
      mr

      Na 109 a sul da figueira, existem retas que sem trânsito é fácil de ultrapassar o limite de velocidade, mas 150 para um camião , já não sei pois nunca conduzi nenhum.

      1. Avatar de Silvan
        Silvan

        E antes também.

    1. Avatar de SANDOKAN 1513
      SANDOKAN 1513

      Eu lembro-me bem desse caso. Ainda parece que foi ontem e já passaram quase 5 anos e meio. Como o tempo passa rápido.

      1. Avatar de Tiburcio
        Tiburcio

        O povo em vez de copiar as matrículas que dão por exemplo hoje com a chegada dos ministros, andam a copiar quem trabalha…. cambada de gansos

    2. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      O tractor estava chipado eheheh

  6. Avatar de João
    João

    Deviam por o dobro dos radares e não divulgar onde estão, só assim o Portuga começa a ter o pé mais leve. Número de acidentes reduzia para metade.

    1. Avatar de Fusion
      Fusion

      Não é esse o ponto..
      Um camião a 194 achas que isso é real?

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        Não sei não… com esses veiculos electricos novos, já não me parece assim tão descabido. Não há já camiões electricos também? Se calhar… onde há fumo, há fogo…

      2. Avatar de Ever
        Ever

        194 km/h não mas ai 140km/h sim sobretudo quando vão leves…

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          120, max que apanhei até hoje. Normalmente colo-me a esses nas nacionais. Sobretudo à noite e em estradas que não conheço muito bem.

    2. Avatar de Tiburcio
      Tiburcio

      Quando visses a tua matrícula colonada não ias achar piada…

  7. Avatar de Jorge
    Jorge

    Os radares estao bem ,os camionistas e que disligam os limitadores de velocidade para andarem nessas velocidades

  8. Avatar de Xico
    Xico

    Por acaso nos pesados é fácil provar a velocidade,nos ligeiros pagam e não tem como provar .

  9. Avatar de Shynkendo
    Shynkendo

    Boas,isto é estranho,estas viaturas tem limitador de velocidade,em regra. não conseguem exceder os 100 km

    1. Avatar de Ever
      Ever

      Sim, mas há muitas maneiras de dara volta aos sistemas , é um risco que muitas empresas jogam, de forma a co seguir mais cargas em menos tempo, o problema é quando são apanhadas, ou no pior cenário haver um acidente…

      1. Avatar de pedro
        pedro

        São as multas descabidas e o teu Português.

  10. Avatar de João Paulo Cavaco
    João Paulo Cavaco

    Como se um camião conseguisse atingir 190km /h. É só vigaristas e burlões. A prevenção que deviam fazer não fazem.

  11. Avatar de quim
    quim

    Muito provavelmente, estes casos mais absurdos, devem-se ao facto de outros andarem com matriculas falsas.
    Basta alguem “roubar” uma matricula e colocar no seu carro, circular á velocidade que lhe convier e as multas vão para o dono da matricula.

    Em principio, não sei se cá é assim, mas em alguns países só com fotografia irrefutável de quem é o condutor é que não tem forma de se safar da multa.

  12. Avatar de Luis Matos
    Luis Matos

    Calculo da velocidade media entre dois pontos, radar de entra e radar de saida. Para qualquer caso terá que haver duas fotos ( foto do radar de entrada + hora de entra), (foto do radar de saida + hora de saida) e um departamento que possa depois validar os dados das contra-ordenações se for o caso é diferente dos radares de velocidade instantânea.
    No fim vai ser erro informático na atribuição entre radar para media de velocidade e foi atribuído velocidade instantânea.

  13. Avatar de PM
    PM

    Ninguém fala do essêncial e o mais importante, primeiro é impossível atingir os 190 quilómetros/hora num camião normal mesmo com inércia, depois se não for provado o erro do radar o que vai acontecer com o motorista é, que fica sem a carta profissional definitivamente, paga uma multa astronómica e ainda pode ir preso, enfim tristeza é o que posso dizer.

    1. Avatar de Alphie
      Alphie

      Impossível não é.

  14. Avatar de EEQTR911
    EEQTR911

    O governo desafinou os radares para caçar multas a torto e a direito! Tem de se pagar a JMJ e afins!

    Os pesados estão limitados a 90km/h. Nem os camiões de competição chegam aos 160km/h…

    1. Avatar de Zé

      Um camião de competição não se compara ao tunning português. Qualquer gajo da street de renome mete um camião sem carga a dar 200 km/h na boa.

      1. Avatar de Tonegt
        Tonegt

        Alguém aqui já pôs um link sobre eles a ir sensivelmente a 240…. no Paris Dakar… por isso …

  15. Avatar de Dias
    Dias

    Aqui se vê a funcionalidade dos mesmos. São crediveis como tudo.
    Miseria. Assim se vê os enganos que não deve haver por aí.
    Enfim. Pagar pagar pagar.

  16. Avatar de Profeta
    Profeta

    Os camioes sao autenticas bombas relogio e com essa velocidade sao uma arma nuclear. Duvido muito que o camiao fosse a essa velocidade. Ou o condutor estava sob efeito de droga e nao tinha nocao do que ia a fazer, mas mesmo assim paarece-me fake.

    1. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      Os radares é q estão com a moca.

    2. Avatar de Tonegt
      Tonegt

      Se a empresa tem os registos de tacógrafo…. e o camião está legal e controlado eletronicamente com limitador de velocidade… nem Jesus Cristo o pode autuar… Esses radares são a cara do governo…. FDP…

  17. Avatar de António Lourinho
    António Lourinho

    Quando o estado é o ladrão, fica-se exposto a qualquer arbitrariedade. Um camião, quase a 200km/h é anedótico e comprova bem da aferição da estupidez atrevida. Não há como comprovar, contrariando, a leitura que gera multas ( receita para o estado). Não têm credibilidade alguma. O único propósito é o de gerar receitas. Resta reclamar mas o resultado sabemos antecipadamente qual é.

  18. Avatar de Álvaro Mateus
    Álvaro Mateus

    Engraçado a 194 kms um camião quando ultrapassa se alguma viatura a mesma ia agarrada ao camião ou para a valeta só com a deslocação do ar. Esta gente tem consciência no que diz ou publica? Não me parece, nem a minha Scania 730 consegue isso.