Quer poupar no consumo de energia? EDP lança painéis solares para varandas

60 Comentários

Visando a transição energética do país, a EDP criou uma alternativa mais leve e compacta aos tradicionais painéis solares. Desta forma, os consumidores poderão poupar até 25% no consumo de energia da rede.

Painéis solares flexíveis da EDP para varandas de apartamentos

Numa tendência que se espera crescente, há cada vez mais telhados de casas e fábricas forrados com painéis solares, com os consumidores a reconhecerem as vantagens deste tipo de geração de energia.

Entretanto, na quarta-feira, a EDP Comercial anunciou a produção de eletricidade a partir da energia do sol para apartamentos com varandas.

 

EDP quer que as famílias poupem no consumo de energia

A empresa portuguesa pretende responder “a uma parte importante do processo de transição energética do país”: o consumo energético das famílias.

Painéis solares, a instalar em gradeamento de varandas, vêm permitir que estas famílias possam fazer parte da transição energética e aproveitem, também elas, os benefícios do sol.

Escreveu a EDP, num comunicado citado pela imprensa nacional, explicando que procura chegar aos “proprietários de casas que tenham varanda com gradeamento e boa exposição solar”.

Com apenas três quilos e meio por painel (e não os 20kg de um painel tradicional), a oferta EDP Solar Apartamentos “é capaz de produzir energia suficiente para permitir uma poupança no consumo de energia da rede de até 25%”.

Carcaterísticas dos painéis solares flexíveis da EDP para varandas

Os painéis solares da EDP para apartamentos são flexíveis e pesam menos de 4 kg. Principais características:

  • Dimensões: 1380 mm por 790mm
  • Peso: 3,4 kg
  • Potência 200 w
  • Garantia painéis: 12 anos
  • Garantia de instalação: 3 anos

Painéis solares flexíveis da EDP para varanmdas de apartamentos

No mesmo comunicado, a EDP esclareceu que estes sistemas fotovoltaicos para a varanda se ligam diretamente “a uma simples tomada elétrica” e podem ser monitorizados em tempo real, através de uma aplicação móvel.

Além disso, evitarão a produção de mais de 100 quilos de emissões de carbono por ano.

Para poder instalar estes painéis solares mais leves e compactos na varanda, o consumidor deve:

  • Garantir que o sistema solar é instalado num local da varanda com boa exposição solar. As orientações mais indicadas são sul, este ou oeste.
  • Verificar se a varanda tem, no mínimo, 2,9 metros de comprimento, para ser possível instalar o sistema solar (de dois painéis).
  • Garantir que o local de instalação não tem sombras ou que tem o mínimo possível, para que a produção solar seja o mais otimizada possível.
  • Verificar que o sistema solar pode ligar diretamente a uma tomada exterior ou interior com ligação à varanda.

Comentários

60

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    Se oferecerem os painéis e restantes componentes eu aceito.

    1. Avatar de Gonçalo
      Gonçalo

      Claro agora querem tudo oferecido ahah se querem poupas na fatura têm de investir

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Fiz a simulação. Pouparia no máximo 10€ mês e teria q pagar 24€/mês durante 48 meses.
        Grande poupança. Vão enganar outro.
        PS.: Dei todas as condições favoráveis ao autoconsumo. Varanda com mais de 11,7metros de comprimento, forte exposição solar e altos gastos durante o dia.

        1. Avatar de zequinha
          zequinha

          Compreendo a tua preocupação, mas faz sentido considerar o longo prazo.
          Mesmo que a poupança mensal seja de 10€, ao fim de 12 anos terias poupado 1.440€, enquanto pagarias 1.152€ pelo sistema. No final, ganharias 288€. Além disso, com a inflação e aumento do preço da energia, essa poupança tende a ser maior ao longo dos anos. O autoconsumo é uma boa aposta a longo prazo!

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Tem o seguro incluído?
            A garantia de 12 anos cobre a mais que certa destruição por via de fenómenos da natureza? Eis a questão.

            Mesmo que tudo corra bem, andar 12 anos para “lucrar” possíveis 2€ por mês não me parece grande espingarda. Mas OK

        2. Avatar de Gonçalo
          Gonçalo

          10€ ahah como é que fazes essas conta eu só nos meses de janeiro poupo 50€ por mês pago 0 de eletricidade.
          24*48 = 1152€
          Mesmo com essas constas aldrabadas em 5 anos tinhas o investimento pago

          1. Avatar de JL
            JL

            Simulei e deu isto:

            Solar

            Produza a sua energia e poupe na fatura, com menor investimento.

            Ver características

            Painéis 4

            Bateria –

            Redução consumo da rede 13%

            Investimento:

            A partir de 23,00€/mês 48x s/juros

            Poupança anual estimada – 127€ a 191€”

            Claro que é uma amostra daquilo que consigo com os meus..

          2. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Provavelmente contou com o carro elektro a carregar durante o dia.
            Foi a única coisa com que não contei pq não tenho.
            De resto fui o mais favorável possivel aos painéis com tudo a funcionar durante o dia e não apenas o frigorífico como sucede com a maioria das pessoas.

            De resto a sua simulação tb não convence. Vai acrescentar 23€ à conta da luz durante 48 meses e
            Ou seja, não poupa nada e ainda paga um remanescente por cima.

          3. Avatar de JL
            JL

            Contei pois, e disse que carregava apenas uma vez por semana, portanto bem fazível.

            É um investimento que está pago ao fim de 48 meses.

          4. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Eu sei que contou com o elektro a carregar de dia e andar à noite.
            Ainda assim não fica pago ao fim de 4anos. Nem lá perto.
            Mas ainda ninguém respondeu. O seguro contra fenómenos da natureza está incluído?
            Méquié se vier uma rabanada de vento e levar aquilo tudo? A EDP substitui? Agarra-se ao pau q é bem bom.

          5. Avatar de JL
            JL

            Meti ambos, porque se carrego uma vez é porque o faço ao fim de semana.

            Fica, porque são 48 meses que é igual a 4 anos.

            Já tem esse seguro na sua casa ? Só tem de adicionar os painéis.

        3. Avatar de JL
          JL

          Coloque um sistema a sério , gaste cerca de 5000 euros e poupe cerca de 80 a 100 por mês.

  2. Avatar de TheD
    TheD

    Cuidado que a EDP é tramada… manda-vos as coisas para casa e não quer saber mais de ajudar o cliente com as instalações e depois ainda se metem com serviços extra.

    Para instalações foto-voltaicas consultem apenas empresas dedicadas a este assunto.

    Para este tema dos paineis nas varandas, em Portugal, se os paineis ficarem no exterior da varanda, que é uma zona comum do edificio, poder-se-á colocar em causa a estrutura e a estética do edificio, pelo que pelo codigo civil, exige a uma aprovação pelo condominio. Não é assim tão simples quanto a EDP fará entender.

    Se a instalação for no interior da varanda, na área privada, com estruturas normais de paineis, aí sim, o condominio já não tem voto na matéria.

    Independentemente, é “obrigatório” o registo do sistema de paineis na DGEG, mesmo que gratuito.

    Fujam da EDP solar. Só querem meter dinheiro ao bolso.

  3. Avatar de João
    João

    Cá em Brasil onde o povo vive de aparências, a instalação é proibida em praticamente qualquer prédio por questões estéticas.

    1. Avatar de Vitor Afonso
      Vitor Afonso

      E aqui igual!!!! Até os sistemas de ar condicinados nas paredes dos edificios são proibidos por lei mas ninguém quer saber!!!!

      1. Avatar de João
        João

        Lei idiota não deve ser cumprida msm. Aqui não é questão de lei, é questão de estatuto dos condomínios, mas a maioria dos moradores acham feio (acho que nunca se olharam no espelho)

  4. Avatar de MLopes
    MLopes

    uma excelente forma de desfigurar as cidades. já não basta os aparelhos de ar condicionado…

    1. Avatar de joao
      joao

      Melhor algo feio que funciona e é útil que que bonito e inútil.

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Funciona? Só se for para os bolsos da EDP

        1. Avatar de João
          João

          Não tem só da EDP para comprar.

      2. Avatar de Mário
        Mário

        Depois queixam-se que a temperatura aumenta nas zonas proximas dos paineis…. no sh.

        1. Avatar de João
          João

          E o sr vai dormir do lado dos painéis? Mas é cada uma que é difícil de acreditar.

          1. Avatar de JL
            JL

            Ele prefere um gerador a diesel, e esse não aquece nada.

  5. Avatar de nome
    nome

    Só é obrigatorio registo se enviar para rede mais de 700W

    1. Avatar de TheD
      TheD

      Fazer o registo, mesmo para instalações inferiores a 700W, impede que a EREDES conte o excedente como consumo.

  6. Avatar de Rui K14
    Rui K14

    Alguém sabe a marca do equipamento para poder pesquisar e ter uma noção caberá na minha varanda?
    Claro está, nunca contratarei o serviço à EDP!

    1. Avatar de Carlos Fernandes
      Carlos Fernandes

      Estava a pensar no mesmo.

  7. Avatar de Pipoca Doca
    Pipoca Doca

    Não se esqueçam de pedidos de autorização do condomínios e do município porque no exterior conta como alteração de fachada, deve ser pré-aprovado ou levam com multa.

    1. Avatar de Nrc
      Nrc

      Não é assim que funciona… ter os paineis na varanda, uma powerwall, um 3*3 da Virgem Maria ou a maquina da roupa com a de lavar empilhada, é exatamente a mesma coisa

    2. Avatar de Gonçalo
      Gonçalo

      Isto é colocado na varando não acho que seja necessário para isso também era preciso aprovação para meter uma jarra de flores

      1. Avatar de Filipe S.
        Filipe S.

        como é uma coisa “amoviel” nao altera a fachada do prédio pois a qualquer altura pode ser retirada.

      2. Avatar de B@rão Vermelho
        B@rão Vermelho

        Pelo que ouvi liga-se diretamente a uma tomada eléctrica de casa não necessita de inversor

    3. Avatar de Fusion
      Fusion

      Mesmo sendo preso nas grades?

      Não estou a pensar colocar isto, mas efetivamente na minha varanda nas grades e parapeito dá espaço e cabe perfeitamente isto. Dá mesma forma que penduro o estendal da roupa nas grades da varanda, da mesmo forma prendia isto as grades e nem sequer ficava em contacto com a parede exterior do prédio.

      Numa situação dessas o que dizes também se aplica?

      1. Avatar de TheD
        TheD

        Isto é super simples de resolver. Basta validar com o condomínio.
        Se não houver um regulamento próprio, ou eles não impençam, siga para bingo… caso contrário, a aprovação em ata, é necessária.

  8. Avatar de TugAzeiteiro
    TugAzeiteiro

    Portanto, basicamente vamos comprar algo que servirá essencialmente para a EDP produzir energia, já que a maioria não está em casa durante o dia (no trabalho) e o consumo que possamos ter em casa é basicamente do frigorífico…

    1. Avatar de Gonçalo
      Gonçalo

      Há muita gente em tele trabalho e a energia que não consumires vendes à rede

      1. Avatar de GM
        GM

        Esquece o vender à rede. Precisas, primeiro, de certificar a instalação com um termo de responsabilidade de um electricista. O que gastares nesse item, a juntar ao investimento no equipamento, este morre antes de conseguires amortizar o investimento com as vendas à rede. Estou a falar de pequenas unidades de produção para auto-consumo.

        1. Avatar de Gonçalo
          Gonçalo

          Esqueco? ahah Vendo à rede há 2 anos no verão não pago electricidade, a certificação terás sempre a não ser que sejas tu a montar e mesmo que sejas tu a montar facilmente arranjas um electricista que te certifique isso essa é a parte mais fácil a nivel de instalação eletrica os paineis é a coisa mais facil que há o electricista só precisa de ver fusíveis disjuntor e cablagem instalado de resto nem lhe interessa

          1. Avatar de GM
            GM

            E que potência tens instalada? Achas que compensa certificar a instalação para uma potência de 400Wp??

    2. Avatar de Fusion
      Fusion

      Quero acreditar que a energia captada entra diretamente na rede, e no fim do mês são feitos os ajustes

      energia gasta – energia gerada = total da fatura

      Se consumires 100 e gerares 25 só tens que pagar 75

      Pelo menos foi essa a leitura que fiz, se não for isso então não vejo vantagem de andar a colocar isto nas varandas.

      1. Avatar de bernardo silva
        bernardo silva

        isso é q era bom ahahaha. Esse era o mundo ideal mas infelizmente nunca aconteceu. Vendes a energia a 3 ou 4 centimos e pagas a 15 ou 20.

      2. Avatar de GM
        GM

        Depende muito da orientação que tens das varandas, e se tens ou não obstruções de horizonte. Tenho um sistema idêntico cá em casa, e a produção é baxíssima, fruto da orientação (a Poente) e da existência de obstruções de horizonte, que limitam a produção. Se puderes instalar com orientação Sul, com alguma inclinação (vais gastar também nessa estrutura, o que irá estender o período de amortização. Agora, se o dinheiro que gastares no equipamento não for determinante para o teu dia-a-dia, e tiveres a noção que com o que produzes, mesmo pouco, é produção local, sem recurso a outro tipo de energia para a produção de electricidade, pode-te pelo menos fazer sentir melhor, mais “amigo” do ambiente.

      3. Avatar de AJMS
        AJMS

        Fusion essas contas estão erradas, a energia gerada não é toda abatida na CONSUMIDA DA REDE. A energia gerada parte é consumida na habitação, o que sobra é injetada na rede e dessa energia injetada parte pode servir para abater no consumo na rede, netmetering de blocos de 15 minutos

      4. Avatar de alex
        alex

        sim se for em simultâneo… Senão vai direto para a rede..
        Se cada painel produzir 200W, se estivesse a produzir os 200W e estivesses a gastar 100W durante esse tempo não irias pagar nada, mas os restantes 100W vão para a rede. A menos que tenhas baterias e pode carregar as baterias para depois usar essa energia para quando estiveres a gastar mais do que a produção dos paineis.

  9. Avatar de Nrc
    Nrc

    Essa imagem induz em erro… a varanda é para dentro das grades; para a coisa não degenerar em semântica e arquitetura/engenharia/varanda/fachada, quando alguém vos pedir para ir à varanda, vocês não se colocam do lado de fora pois não? Pronto, é isso.
    E mesmo assim, seria tão valido como colocar aqueles vasos que ficam pendurados para o lado de fora (agora que isso vai ficar uma azeitice, vai)

    1. Avatar de 36.71Hz
      36.71Hz

      Isso não funciona assim em primeiro lugar, em segundo as grandes podem ter uma margem sobre a extremidade da varanda em si, logo ainda é considerado varanda se seguirmos a tua lógica.

      Mas como já foi dito aqui e bem, se é amovível, não é alteração de fachada.

    1. Avatar de alex
      alex

      Supostamente não. Os da EDP são de 200W. Depois além dos painéis precisas do inversor.

  10. Avatar de Manuel
    Manuel

    Não, nada disso. Se não venderes a energia a EDP não paga nada nem desconta nos KW ao fim do mês. Das a energia de graça há E-REDES.

  11. Avatar de sirHamiltonCampeão2025
    sirHamiltonCampeão2025

    Breve as ruas, estradas e campos são todos espelhados! Devem fazer bem ao meio ambiente *rolleyes*

    1. Avatar de 36.71Hz
      36.71Hz

      Sabes que desde 1883, as coisas evoluíram certo??? E tens tecnologias e vidros que reduzem o reflexo.

      Tu que és um eco assumido, preferias que se usasse combustíveis fosseis? É que chega a um ponto, que já ninguém entende… se fazem é porque fazem, se não fazem é porque não fazem…

      1. Avatar de sirHamiltonCampeão2025
        sirHamiltonCampeão2025

        Gasolina polui menos que as baterias radioativas em carros elétricos.

        1. Avatar de JL
          JL

          Então prove lá isso senhor ambientalista ?

        2. Avatar de Grunho
          Grunho

          Não há baterias radioativas no mercado.

  12. Avatar de Alex
    Alex

    Esses paineis parecem uns da ecoflow xD

  13. Avatar de Mike
    Mike

    A EDP pede esse valor por apenas 2 painéis de 200W cada?! Por esse valor existe o mesmo sistema na Alemanha com painéis de 455W cada e bateria de 1600Wh para acumular energia não consumida: https://www.ankersolix.com/de/products/a17c13z1?s_1=BUNDLE-A5651441-2&o_2=3&o_2_p=0&s_3=B5507415&ref=balkonkraftwerk-balkon-solaranlage&o_c=de&s_2=

    Procurem no Google por “Balkonkraftwerk” e encontram kits bem mais baratos prontos a ligar à tomada, tal como o kit da EDP!

  14. Avatar de sapaofendida
    sapaofendida

    Estou à espera que a xiaomi lançe paineis solares a 50 EUR x4

  15. Avatar de Grunho
    Grunho

    E porque não uma instalação de painéis baratos comprados no aliexpress mais baterias de chumo/ácido usadas?