“Quem compra carros a um nazi?”: lojas da Tesla cercadas de protestos contra Musk

69 Comentários

No sentido de perturbar as vendas e protestar contra a intervenção política de Elon Musk, as lojas da Tesla receberam protestos, este fim de semana, nos Estados Unidos da América (EUA).

Protestos contra a Tesla nos EUA

Conforme mostram algumas publicações no Bluesky, , durante o fim de semana, ocorreram protestos em dezenas de lojas da Tesla, nos EUA, com manifestações geralmente pacíficas.

Happening now: Protesters at the Tesla service center just outside of Minneapolis. Signs reading “Unplug Mad King Musk”, “This car runs on facsism”, “Who buys cars from a nazi?”, “Say no to doge”, “Don’t buy swasticars, BAD DOGE!”.

[image or embed]

— daviss (@daviss.bsky.social) February 15, 2025 at 5:34 PM

Os protestos procuraram perturbar as vendas da fabricante de automóveis e reclamar sobre a intervenção do diretor-executivo da empresa na política.

Recorde-se que Elon Musk lidera, desde a tomada de posse de Donald Trump, no dia 20 de janeiro, o Departamento de Eficiência Governamental (em inglês, DOGE), que muita controvérsia tem suscitado.

 

Postura de Elon Musk está a causar descontentamento

Alguns grupos de apoio aos protestos, como o Anonymous, dizem que estes são apenas o começo, havendo planos para continuar a pressionar a Tesla e, por sua vez, Elon Musk.

Enquanto o conselho de administração da Tesla, que tem autoridade sobre o diretor-executivo, permanece em silêncio, os membros da empresa parecem estar a formar uma resistência.

Elon Musk

De facto, recentemente, o The Washington Post conseguiu uma gravação de uma reunião de funcionários da Tesla, onde alguns expressaram abertamente preocupações sobre Elon Musk:

De acordo com uma gravação obtida pelo The Washington Post, funcionários e gestores de topo numa recente reunião de pessoal de uma divisão da Tesla expressaram abertamente a sua preocupação com o facto de Musk estar a prejudicar a missão comercial e de sustentabilidade da empresa.

Lê-se no órgão de comunicação social, que revela ainda que, segundo alguns funcionários entrevistados, crescem as preocupações de que Musk possa estar a “manchar a marca”.

Embora alguns funcionários da empresa comecem a falar abertamente, a publicação do The Washington Post destaca que a maioria do descontentamento é partilhado em privado:

Dentro da Tesla, a maioria das discussões sobre o desconforto com o diretor-executivo acontece discretamente durante o almoço ou em mensagens privadas, disse um dos funcionários que falou com o The Post, e os trabalhadores usam ferramentas de comunicação externas, temendo que a empresa possa estar a monitorizar o pessoal em busca de sinais de deslealdade.

 

Vendas da Tesla caem na Europa

Conforme informámos, os números de janeiro de 2025 indicam que as vendas da Tesla estão a cair a pique, na Europa, com muitos a associarem a queda à insatisfação relativamente à presença de Elon Musk na política, especialmente na europeia.

Dados de vários países europeus mostram que a fabricante automóvel caiu em todos os mercados e entregou cerca de metade dos veículos do ano passado.

 

Vendas da Tesla afundam na Europa e em Portugal seguem o mesmo caminho

Comentários

69

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Anung
    Anung

    Porque é que esta malta destes protestos têm todos a mesma figurinha? De gende que não trabalha nem quer trabalhar?

    1. Avatar de Traulitada
      Traulitada

      eu sei que sabes a resposta mas podes ofender alguns deles que andam por aqui. lol

    2. Avatar de PTO
      PTO

      Tu pelos vistos tb não trabalhas, andas sempre aqui metido a comentar a qualquer hora do dia.

      1. Avatar de Anung
        Anung

        Se fores da área até te dou trabalho 😉

        1. Avatar de Zak
          Zak

          Qual é a área? estou a procura 🙂 , IT

          1. Avatar de Anung
            Anung

            É coisa manual, vergar a mola.

    3. Avatar de Nirelle
      Nirelle

      Caso não saibas, eles são os que foram despedidos por não ceder dados privados do povo americano.

      1. Avatar de BurroFuiEuQueEstudei
        BurroFuiEuQueEstudei

        E foram reclamar para o Tik Tok………

    4. Avatar de Gustavo
      Gustavo

      Tesla – o carro do carolo.

  2. Avatar de Quim
    Quim

    Nenhum deles deve ter Hugo Boss no seu armário

  3. Avatar de B@rão Vermelho
    B@rão Vermelho

    Eu acho que este Srº está descontrolado, iludido, aliado da realidade e as pessoas começam a perceber isto, como empresário sabe melhor que ninguém juntar equipas de trabalho, mas como pessoa é uma desgraça, na minha modesta opinião.
    Há coisas estranhas neste momento a acontecer nos EUA, este fim de semana estava a ver a chegada do Vice presidente dos EUA, e chegou de avião oficial dos EUA acompanhado da esposa e dos filhos, mais parecia que estavam em gozo de ferias, ou o Musk de boné na sala oval da casa branca acompanhado do filho e o presidente em plano de fundo, isto mais parece um convívio de amigos endinheirados que que o governo do país mais influente do planeta.
    Se isto não vos preocupa…

    1. Avatar de obvio
      obvio

      Claro que sim, isto é uma tentativa de tomada de posse numa escala mais alargada que uma simples nação ou duas, através da recolha de informação e influência através de cargos de poder para exercer pressão em vários sectores, assim condicionam as reações, atingindo os propósitos pessoais de megalomania, e, quando finalmente repararem que isto já foi feito antes por um sujeito com um bigodinho estranho, olha…não chorem depois, actuem agora e deixem lá as modas de ostentação.

      1. Avatar de B@rão Vermelho
        B@rão Vermelho

        A história tem o estranho habito de se repetir, e mais estranho ainda é o homem não aprender nada com a história.

        1. Avatar de 36.71Hz
          36.71Hz

          Não parece, no primeiro mandato do Trump, estava tudo com medo, o mundo ia acabar e no final só baixou a inflação, preços das casas desceram, 0 guerras…

          Pelos vistos parece que não aprenderam nada.

          1. Avatar de jaquim
            jaquim

            Estás completamente enganado seu iludido, vai consultar os dados. E vão rebentar novamente com a economia dos states, pessoalmente espero que vão bem fundo, prejudicando também aqueles que não votaram no idiota

    2. Avatar de 36.71Hz
      36.71Hz

      Pessoal que sabe fazer/gerir dinheiro, a governar um pais??? Aiiii que medooo, ainda a inflação baixa bem como o desemprego e o preço das casas.

      Tens preocupação do quê mesmo??? Havemos de estar a 3 anos daqui e ainda hei-de ouvir isto (facepalm)

  4. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Eu estou mesmo a ver o conselho de direção da Tesla reunir para decidir correr com o CEO por causa destes problemas, que sujam o nome da empresa.

  5. Avatar de Técnico Meo
    Técnico Meo

    A Europa política está a agonizar. A luta contra os usa está feroz. No meio destes antagonismos políticos estão os europeus e ucranianos.

    Um político que não sabe reconhecer a derrota , é um político que leva o seu povo ao sofrimento.
    Não temos defesa, nem exército, nem liberdade de expressão que chegue para podermos apontar o dedo aos USA. A dívida histórica para com eles , é colossal no mínimo.
    Há 2 anos que se fala numa fábrica de munições em Portugal, do 5.56 aos obuzes de 80 mm, nem sequer saiu do papel. Mas do papel já saiu dinheiro para mais 3 mesquitas em Lisboa.Nos próximos tempos esta luta ideológica só vai intensificar de forma incompreensível.

    Na vez de colocar o foco no mau estar das populações, a Europa política decide ir na senda do suicídio. Polícia e justiça do Pensamento, com pessoas a serem presas e / ou visitadas por posts em redes sociais, emigração descontrolada , crime violento em flecha, corrupção e gasto público em coisas estúpidas sem pretendentes.

    Para os haters: imagem um dia, entrar-vos pela porta dentro, a polícia e um mandato de detenção por posts online de ódio contra o Musk, os usa, entre outras coisas. Ou directores de sites online interrogados por artigos com conotação política não imparcial.
    Fica a ideia. Não odeiem o mensageiro ok ?

    1. Avatar de Técnico Altice
      Técnico Altice

      Falou tanto e só disse asneiras, não acertou uma.
      Mas muito obrigado por encher chouriços, acho que estão em falta na festa do Fumeiro

      1. Avatar de Técnico Meo
        Técnico Meo

        Obrigado hater. Vai fazer melhor as fusões que está tudo com perdas acima de meio DB .

        1. Avatar de Técnico Altice
          Técnico Altice

          Que curioso, então já não há liberdade de expressão
          Não foi um “operador da meo” que disse “E não é discriminação chamar gratuitamente….”
          Mas vá estas perdoado, tens as tuas limitações..

          1. Avatar de Técnico Meo
            Técnico Meo

            Não se percebe o teu comentário. Podes ajudar Brother?

        2. Avatar de Byte Bandit
          Byte Bandit

          Essa das fusões foi bem metida! 😀
          Abraço técnico meo (o original, não a cópia bacoca)

      2. Avatar de rui
        rui

        Onde está a asneira no comentario dele?

        1. Avatar de Técnico Altice
          Técnico Altice

          Acho que é mais fácil dizer onde é que está o que ele disse bem.

          Ele só acertou em “A” tudo o resto foi asneira.

    2. Avatar de Um gajo sério
      Um gajo sério

      A diferença entre a verdadeira cobra coral e a falsa cobra coral é que a verdadeira é extremamente perigosa e venenosa, já a falsa é completamente inofensiva. Nos humanos é ao contrário. As pessoas falsas são extremamente perigosas e venenosas.

    3. Avatar de Nirelle
      Nirelle

      Fogo!! Escreveu tanto e não escreveu nada de jeito 🙁

      1. Avatar de Anung
        Anung

        É necessário ter um QI superior a 82 para compreender o que foi escrito. Não te culpabilizes, não és o responsável.

    4. Avatar de Perfectly Balanced
      Perfectly Balanced

      “Para os haters: imagem um dia, entrar-vos pela porta dentro, a polícia e um mandato de detenção por posts online de ódio contra o Musk, os usa, entre outras coisas. Ou directores de sites online interrogados por artigos com conotação política não imparcial.” – acho piada que quem se queixa disto não saiba que as leis que fundamentam estes mandatos existem à décadas.
      De alguma forma o pessoal sabe que se vier para o falar para um café, praça pública, escrever num jornal com um discurso que possa ser considerado “Discriminação e incitamento ao ódio e à violência” é punível por lei mas acha que se o fizer através num artigo num blog ou post numa rede social que está imune.

      1. Avatar de Técnico Meo
        Técnico Meo

        E não é discriminação chamar gratuitamente nazi às pessoas? Ou fascista ? Ou até comuna? E já agora, que tal punir falsas narrativas, boatos, rumores, etc? Quem decide o que é válido e o que vão é válido? Quantas notícias saem todos os dias complemente adulteradas? Algum jornalista preso, ou despedido? O problema Mestre, é que nos últimos anos a balança só tem um peso, não vou dizer de que lado. Dito isto, a tua análise está correcta, mas desfasada da realidade. É como confundir conceitos como Direito e justiça. Nada a ver.

        1. Avatar de To Canelas
          To Canelas

          “E não é discriminação chamar gratuitamente nazi às pessoas? Ou fascista ? Ou até comuna?”
          Não é descriminação, é difamação.
          “E já agora, que tal punir falsas narrativas, boatos, rumores, etc?”
          Também pode ser punível se causar dano a alguém. Por exemplo, mentir para obter obter vantagem ilícita é crime e chama-se estelionato.
          “Quem decide o que é válido e o que vão é válido?”
          A lei e os tribunais.
          “Quantas notícias saem todos os dias complemente adulteradas?”
          Demasiadas
          “Algum jornalista preso, ou despedido?”
          Despedidos deve ter acontecido várias vezes mas muito difícilmente alguém vai preso por espalhar boatos e rumores. Mas pode acontecer se causar um grande dano a alguém.

          Infelizmente mentiras vem de todo o lado, desde a extrema esquerda à extrema direita.

          1. Avatar de Técnico Meo
            Técnico Meo

            Bem haja pela partilha. Muita verdade no que escreveu. Juro por Deus que não percebo estes tempos. Talvez esteja mesmo já velho demais. Talvez tenha sido jovem e irreverente e estarei esquecido porque as nossas memórias têm uma estrutura que não permite armazenar como um disco Rígido. É como se o bom senso tivesse deixado de existir. Problemas do ensino? Televisão? Redes sociais? Educação em casa? Facilidades a mais? Hipersensibilidade a mais? E os pais, têm tempo para educar? Será que há pais? Muitas perguntas mesmo.

  6. Avatar de AlexS
    AlexS

    Mais uns que não sabem o que são Nazis… e como tão próximos dos Nazis estão…

    1. Avatar de BurroFuiEuQueEstudei
      BurroFuiEuQueEstudei

      Nem eu sei o que é um Nazi. Como a palavra é usada por tudo e por nada, acho que é um termo pejorativo, mas não tenho a certeza….. mas de tanto usada acho que já perdeu o valor, assim como as seguintes: “Genocídio; Fascismo…”

  7. Avatar de OraBolas
    OraBolas

    Pode não ser ainda um nazi mas vai amadurecer e se não cair de podre irá ser um bom exemplar

  8. Avatar de halnaweb
    halnaweb

    A minha opinião:
    como empresário, considero que o Musk como sendo a cara das suas empresas, misturar política dá sempre mau resultado, e, pelos vistos, independentemente do facto de ser a pessoa mais rica do mundo não se livra de levar as suas empresas ao prejuízo. Tenho a certeza absoluta que ele está consciente das suas acções, mas não deixa de ser questionável.

    Como consumidor, vendo atitudes de manifestação de atitudes com cumprimento de saudação Nazi, acaba por directa ou indirectamente afectar comprar produtos ou serviços associados ao Musk. Porque no fundo é o meu dinheiro que vai para o negócio dele.

    Em conclusão:
    A história já viu este filme antes, e não acabou bem, como estes exemplos
    Henry Ford – Magnata da indústria automóvel, tinha tendências antissemitas e chegou a influenciar a propaganda nazi.
    Mussolini e Hitler – Utilizaram o poder económico e mediático para manipular a opinião pública e fortalecer regimes totalitários.
    Joseph McCarthy – No auge da Guerra Fria, espalhou o medo do comunismo nos EUA, atacando adversários políticos sob pretexto de “segurança nacional”.
    Silvio Berlusconi – Empresário que usou os seus meios de comunicação para controlar a política italiana, misturando interesses empresariais com governança.

    A história mostra que quando empresários ou políticos acumulam demasiado poder sem controlo, a liberdade de expressão e a democracia ficam em risco.
    São factos incontestáveis.

    1. Avatar de Zé

      Acho que aqui já nem é a questão dos políticos terem demasiado poder. Já não há é políticos. Nos USA principalmente temos uma verdadeira elite no poder (não é de agora, mas cada vez pior). Ou andam na política para ficarem podres de ricos, ou são podres de ricos e vão para a política para ficarem mais ricos ou pior, granjear poder absoluto. E o mais fantásticos é que continuam a aplaudir.
      Até o starwars acertou uma:
      “So this is how democracy dies, with thunderous applause”

    2. Avatar de Zé

      Acho que ainda mais relevante que a comparação com o regime nazi, é o perceber como é que a Alemanha lá chegou. Foi mais de uma década de caminho até ao cimentar do regime e mesmo assim muita gente não viu ou não quis ver. E muito do que acontece agora não foge assim tanto ao playbook.

    3. Avatar de X
      X

      Por o povo a votar contra os seus proprios interesses é um das artes dos hiper-ricos de extrema direita que querem dividir para reinar, exagerando ameaças e criando sensações e noções erradas em relação aos outros e à realidade.
      Não se deixem manipular.

  9. Avatar de AL
    AL

    Estão a ser injustos com o “pobre” senhor. É óbvio que não é nazi, pois estes sabiam fazer bons carros.

    1. Avatar de Nirelle
      Nirelle

      Mas ele também não sabe fazer carros. Só o desenho que ele fez para criar a cybertruck faz lembrar um desenho de uma criança de 3 anos.

      1. Avatar de AL
        AL

        Leia bem o meu comentário e verá que concorda comigo.

  10. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Qualquer empresário sabe que não pode ser as 2 coisas quando tenta fazer algo na política e o erro dele foi não perceber isso.

    Tem que decidir se quer ser político ou empresário, as duas coisas não combinam nem que esteja a ser bem tencionado.

    O Montenegro e afins passam as empresas para o nome das mulheres, filhos menores… 🙂

  11. Avatar de Jacs
    Jacs

    hoje não voltava a comprar um , foi um erro.

  12. Avatar de 36.71Hz
    36.71Hz

    Nem digo ridículo, é só triste. Hoje em dia é tudo nazi, é tudo racista, gozam literalmente com quem no passado sofreu a sério!

    Hoje em dia, todos os dias alguma figura faz um gesto nazi ou diz algo que ofendeu alguém… Perdeu-se completamente o rumo da humanidade.

    1. Avatar de BurroFuiEuQueEstudei
      BurroFuiEuQueEstudei

      Nisso estou completamente de acordo, até os Judeus são chamados de nazis hoje em dia……..

  13. Avatar de Manuelhorta
    Manuelhorta

    Estas “pessoas” é só entulho.

  14. Avatar de Pureza
    Pureza

    Concordo plenamente

  15. Avatar de jpr
    jpr

    e foram para a manifestação a usar o petróleo oriundo de Paises democráticos

  16. Avatar de Anónimo77
    Anónimo77

    O progressismo cultural parolo ataca sempre aqueles que querem acabar com a insanidade cultural que afecta neste momento o ocidente, o que muitos se esquecem foi graças ao Elon Musk que hoje em dia a mobilidade automóvel é uma realidade dos nossos dias não esquecer que é uma mulher que está a frente da Space X .

    1. Avatar de Anónimo77
      Anónimo77

      *mobilidade automóvel eléctrica

  17. Avatar de andre
    andre

    Uma minoria ruidosa que não trabalha e tem tempo para se ofender pelos 2 motivos do costume. Aliados aos media tradicionais de esquerda que querem dar a sensação de que essa minoria representa o povo, aliados aos governantes europeus que anulam as eleições pelos 2 motivos do costume, quando os votos efetivos nas urnas demonstram a realidade.

    temos o triumvirato, os idiotas uteis, os jornalistas que estão a perder o emprego e os governantes que estão a perder o poder.

  18. Avatar de Manuel
    Manuel

    Fotografia: Grandiosa manifestação de esquerdistas de iPhone…

  19. Avatar de vic
    vic

    As vendas da Tesla afundam porque os socialistas europeus já não têm dinheiro, simples. No entanto os fabricantes de carros Chineses estão a comemorar

  20. Avatar de Stanley
    Stanley

    Musk quer que os EUA financiem a ida de seus foguetões para Marte. Está tão cego com sua obsessão que ignora o prejuízo de sua marca de carros.

  21. Avatar de Tiozinho
    Tiozinho

    Claro, perderam os empregos que eram de mamar á conta de quem paga impostos. Para não ficarem em casa a olhar para a TV foram protestar, assim ainda ganham uns dollars.

  22. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    O descontentamento para com os carros tesla nada tem q ver com o posicionamento político do seu CEO.
    Estou em crer que este tipo de manifestações não passam de encenações para tentar desculpabilizar o flop que são esses carros.

    1. Avatar de 36.71Hz
      36.71Hz

      “o flop”

      Tesla Model Y – 78.119
      Tesla Model 3 – 37.901
      BYD Qin Plus – 31.482 (3.631 EV + 27.851 PHEV)

      Só o carro mais vendido de 2024… Imagina se não tivese sido flop…

      1. Avatar de Zé

        Já as cybertruk estão a enferrujar nos parques de estacionamento da marca… ai espera, são inox e não enferrujam 😀

    2. Avatar de JL
      JL

      Flop ? A marca que tem o veículo mais vendido em 2023 e 2024 e são flop ? Looool

      1. Avatar de LJ_ICE
        LJ_ICE

        Uma gota no oceano!

        As vendas de elétricos estão a cair…

        1. Avatar de JL
          JL

          Gota ? Não entendi.

          E por estarem a cair, são flop ?

  23. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    As vendas baixaram por conta da concorrência e do novo modelo que já está esperado e foi anunciado no início do ano, a partir de estará à venda e vamos ver notícias como tesla recupera nas vendas.

  24. Avatar de I'm
    I’m

    A resposta de 1 milhão $ só será respondida em março, quando sair o novo Y, até la é especulação. No entanto já há muita gente que vai virando as costa a marca. Agora saber se a incursão de Musk na política já um sinal de declinio da Tesla face as marcas chinesas e ele está-se a ca$%&% no assunto e vai para a política.

  25. Avatar de PJA
    PJA

    Depois de toda a polémica com o gesto nazi do Sr. Musk, que me pareceu mais infantil do que intencional, agora gostava de saber a sua opinião sobre o nazismo. Que tal uma publicação na sua rede social sobre o que pensa sobre o nazismo.

    1. Avatar de X
      X

      Isso é facil de responder, enquanto o musk acusa os outros da oposição de serem os nazis distrai o povo enquanto ele proprio faz coisas de nazis.

  26. Avatar de LJ_ICE
    LJ_ICE

    Fazem muito bem! O Musk charlatão já enganou muita gentinha!
    Está na hora de pagar pelos crimes!