Quais as falhas mais comuns nos carros elétricos com 10 anos?

51 Comentários

Dados sobre as falhas mais comuns nos carros elétricos ao longo dos primeiros 10 anos de vida indicam que as baterias não são, afinal, o calcanhar de Aquiles que se pensava.

Carregamento de carro elétrico

As baterias dos carros elétricos são, por muitos, apontadas como um problema desta nova era da mobilidade. Com o tempo, os dados parecem mostrar outra coisa.

Apesar dos casos ocasionais em que a bateria falha na totalidade ou em certos módulos, com um custo de reparação elevado se estiver fora da garantia, alguns dados mostram que as baterias são mais duráveis do que se pensava inicialmente.

Um estudo da consultora Grupo P3, em cooperação com os especialistas em análise da Aviloo, que analisou dados de 7000 carros elétricos, após 300.000 km, mostra que as baterias ainda têm uma capacidade média remanescente de 87%.

Baterias

Além disso, de acordo com um estudo da empresa de serviços de reparação de automóveis elétricos EV Clinic, que recolhe dados de 20 parceiros de reparação de carros elétricos em todo o mundo, as avarias mais comuns nos primeiros 10 anos de vida de um modelo elétrico centram-se em três áreas: motores elétricos, carregadores de bordo e inversor.

Por sua vez, as baterias surgem em quatro lugar. Neste caso, as baterias em forma de bolsa são apontadas como as mais problemáticas, e as cilíndricas como as mais fiáveis e mais fáceis de reparar.

 

Modelo e marca dos carros elétricos importam

Relativamente à fiabilidade dos veículos, existem diferenças em função do modelo e da marca. De ressalvar que os analisados são propostas de primeira geração, uma vez que os mais recentes ainda não acumularam dados suficientes para fornecer amostras fiáveis. De qualquer forma, considerando que terão sistemas mais evoluídos, os seus resultados futuros deverão ser melhores do que os atuais.

A Tesla é uma das empresas com melhor desempenho no que respeita a baterias. Além dela, a Volkswagen com e-Golf e e-up, a Hyundai com o Ioniq, a BMW com o i3, e a Mercedes com o Classe B receberam, também, boas avaliações.

Depois, de acordo com os dados da EV Clinic, o Renault ZOE, fabricado entre 2013 e 2016, é “incrivelmente fiável”, pois nunca foi necessário reparar um sistema de bateria.

Renault ZOE

Também a primeira geração elétrica da Smart, desenvolvida pela Mercedes e no mercado desde 2012, é uma “verdadeira obra-prima”, conforme os dados.

Há ainda dados sobre a Stellantis, incluindo a Fiat, Opel, Peugeot e Citroën, cujos motores elétricos podem falhar após 12.000 quilómetros. A detentora dos dados cita, sobretudo, problemas com a garantia, o fornecimento de peças sobresselentes e a documentação.

Os veículos elétricos não são nem tecnicamente mais seguros, nem mais inseguros do que os veículos com motores de combustão.

Escreveu o TÜV, que se foca na segurança, e não tanto na fiabilidade e facilidade de reparação, conforme citado pela imprensa.

Segundo partilhou, os defeitos são mais frequentemente encontrados na área não elétrica, por exemplo, na suspensão, eixos ou travões.

Comentários

51

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Luís Carlos
    Luís Carlos

    A Stellantis nem nos elétricos se safa. Raios parta!

  2. Avatar de semerodk
    semerodk

    Os elétricos têm muitas desvantagens. Por isso as vendas estão a cair a pique. O consumidor abriu os olhos!

    Carros com motor de combustão interna e/ou híbridos são melhores em tudo.

    1. Avatar de Nuno
      Nuno

      Deixa-me rir um bocadinho ahahahah Este artigo é o contrário disso

    2. Avatar de OUTofOFFICE
      OUTofOFFICE

      Podias fazer esse comentário em praticamente todos os artigos de elétricos, mas neste é mesmo de quem comenta só para dizer mal gratuitamente.

    3. Avatar de JL
      JL

      Não entendi, então um veiculo que centra as 2 tecnologias dá menos problemas que um que só tem uma ?

      Realmente não entende nada de automóveis.

      Sim, são melhores em tudo, pelo menos nos problemas.

  3. Avatar de Louco
    Louco

    Problema e fácil de ver poucos carregadores e preços altíssimos..

    Com salários de merda quem vai comprar carro novo eléctrico também? Puseram a carroça a frente dos bois e agora que resultado queriam ter . Até um maluco qualquer com 4 classe vê isso a léguas..

    E mais tratando se também de uma imposição..

    Como exemplo moro num 3 andar como carrego o carro??

    1. Avatar de Blackbit
      Blackbit

      ABC – Always Be Charging (citando um famoso YouTuber)
      Vais às compras, pões o carro a carregar, vais passear, estacionas num sistio de carregamento, etc…

      1. Avatar de JL
        JL

        Exato, assim evita-se as perdas de tempo.

      2. Avatar de ze
        ze

        se todos que forem as compras fizerem isso ficam na fila de espera até irem as compras bem pensado, se forem passear e os carregadores estiverem a 1km vai passear a pé e voltas a pé bem pensado gastas calorias e só iluminados

        1. Avatar de JL
          JL

          Se todos forem às compras e de seguida passarem nas bombas a meter combustível ficam em filas intermináveis.

          Só iluminados.

          1. Avatar de PorcoDoPunjab
            PorcoDoPunjab

            JL, com a pequena diferença que encher um depósito de gasolina demora um minuto.
            Carregar um eléctrico deve demorar um bocadinho mais, digo eu…
            Enquanto isso, deixa o carro na fila e vai passear e no regresso trás as compras.
            Até está bem pensado.

          2. Avatar de JL
            JL

            Um minuto demoram algumas pessoas a sair dentro do carro e decidir o que vão abastecer.

            Demora sim, bem mais a carregar, a diferença é que não é preciso tanta logística.

        2. Avatar de Antonio Vasco
          Antonio Vasco

          Mas esse vai ser o futuro, como já acontece na China e na USA , as grandes superfícies teem tudo a ganhar com a instalação de mais carregadores, porque:
          1- ganhos extra na venda de electricidade
          2- quem carrega tem tendência a ocupar aquele tempo de espera em compras
          3- é a melhor forma de carregar quem não tem onde carregar, nas cidades, acaba-se o problema dos apartamentos.

  4. Avatar de Rui
    Rui

    Agora que já temos alguns dados parece que afinal até são bem fiaveis

  5. Avatar de SF
    SF

    Abriram a caixa de Pandora. Agora os haters vem todos para aqui dizer horrores dos carros eléctricos e das respectivas baterias porque ouviram um amigo de um amigo que tinha um primo afastado e que teve uma experiência má.

    1. Avatar de LOL
      LOL

      Não gostar de algo = hater

      1. Avatar de SF
        SF

        A questão é porque não gostam? Grande parte das pessoas que não gostam nunca tiveram nem conduziram um elétrico e ainda assim dizem mal e vão buscar argumentos que não lembra a ninguém. Parece mesmo odio, eu não percebo. Dizerem que são caros e o carregamento ainda é um problema são argumentos válidos quase tudo o resto é puro desconhecimento.

      2. Avatar de JL
        JL

        Não é não gostar, porque se não têm ou nunca testaram não podem sequer saber se gostam, por isso serem mesmo haters.

      3. Avatar de Toni da Adega
        Toni da Adega

        Não gostar de algo é normal. Quando não se gosta de alguma coisa simplesmente não se compra, ignora-se segue-se a vida normal.
        Nada disso é ser hater.

        1. Avatar de RD
          RD

          Quem vem para aqui dizer mal, não ignorou. Viu uma notícia de mobilidade elétrica e abriu, e se for preciso, veio diretamente para os comentários para destilar ódio.
          O que muito se vê nos comentários do pplware é haters de mobilidade elétrica com argumentos gastos e obsoletos…
          Se não são haters, e se ignoram, então ignorem as notícias que não interessam, ou limitem-se a ler.
          Se fazem a leitura da notícia e se vêm comentar, é porque o tema de mobilidade elétrica não é assim tão insignificante para essas pessoas ignorarem.

          1. Avatar de JL
            JL

            Mesmo. Até se pode ver aqui alguns que só leram o título e foram logo a correr para a caixa de comentários.

            Isto deve uma maneira de se convencerem a eles próprios do dinheiro mal gasto. Loool

  6. Avatar de João
    João

    ao fim de 10 anos fazem-me lembrar aquelas motoretas que valia mais deitar fora que investir um tusto nelas!

    1. Avatar de João
      João

      Quando falo em motoretas, refiro-me aquelas cujas baterias elétricas custavam mais que a mota e as peças ou eram inexistentes, ou eram compostas de partículas de ouro dado o preço

      1. Avatar de JL
        JL

        Certo, mas como vê isso não acontece.

  7. Avatar de 2 dedos de testa
    2 dedos de testa

    e carrinhos de mão? Ainda vi nenhum estudo sobre eles

    eu tenho um e só precisa de óleo no eixo a cada 5 anos se tanto, só é chato que gasta muita água e comida por parte de quem empurra

  8. Avatar de Veritas
    Veritas

    Qual o custo médio de cada uma dessas partes automóveis?

    Perguntando ao Microsoft Copilot, esta é a resposta:

    O preço médio de um motor de veículo elétrico na Europa é de aproximadamente **€55.821**[43dcd9a7-70db-4a1f-b0ae-981daa162054](https://cnnportugal.iol.pt/industria-automovel/automovel/preco-medio-55-821-voce-consegue-comprar-um-carro-eletrico/20230131/63d93fd30cf28f3e15c9f628?citationMarker=43dcd9a7-70db-4a1f-b0ae-981daa162054 “1”). Este valor pode variar dependendo do tipo e da capacidade do motor, bem como da marca e modelo do veículo.

    Se precisar de mais informações ou tiver outras perguntas, estou aqui para ajudar!

    Veículos eléctricos? Para mim não obrigado.

    1. Avatar de JL
      JL

      55 euros ? Bem barato.

      1. Avatar de Veritas
        Veritas

        Aprenda a ler, e a saber interpretar, irá ver que faz toda a diferença.

        Um ponto não é igual uma vírgula. Pronto, leve lá esta como presente de Natal.

        1. Avatar de Antonio Vasco
          Antonio Vasco

          O veritas, veritas, porque não honras o teu nome? Porque és tão mentiroso?

        2. Avatar de JL
          JL

          Só posso assumir que custa 55,xxx euros porque se a maioria dos carros custa menos que isso, e ainda não chegamos à bateria que dizem que custa mais.

          Mas não sabe quanto custa um veículo eléctrico na Europa ?

          Já agora quanto custa um motor a combustão ?

    2. Avatar de JL
      JL

      Já agora, o que é capacidade do motor ?

    3. Avatar de Rui
      Rui

      O motor é mais caro que o carro ahahahahah
      Um motor eletrico é baratissimo ahah

  9. Avatar de Leonel matos
    Leonel matos

    Só me surpreendeu o zoe. Tem por aí pessoal a dizer que a Europa não percebe nada de elétricos e aparentemente o zoe em fiabilidade está melhor que todos demais

    1. Avatar de JL
      JL

      Os zoe em termos de bateria são grandes máquinas, já vi um com 400 KMS e o dono diz que não nota perda de autonomia.

      1. Avatar de Blackbit
        Blackbit

        E quantos motores eléctricos já levou?

        1. Avatar de JL
          JL

          Nenhum, algum carro precisa de trocar motor ? No máximo rolamentos.

          O pior problema do zoe é carregador camaleão.

  10. Avatar de Veritas
    Veritas

    400 km? Só isso? Isso faz-se num dia

    1. Avatar de JL
      JL

      Num dia e em 4 horas.

  11. Avatar de Leonel matos
    Leonel matos

    E fala se como se os motores elétricos não fizessem tantos ou mais km que os a combustão. E com menos manutenção já que não tem óleo filtros e essas coisas. Apenas rolamentos. A nível de manutenção certamente é menos frequente, não estou familiarizado com custos mas não vejo esse como problema dos elétricos

  12. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    Boa tarde pessoal, é só para avisar que acabei de receber um telegrama do Pai Natal a avisar que só pode entregar presentes num raio de 290 quilómetros do Pólo Norte pois acabou de mudar para um trenó
    elektro.
    https://1drv.ms/i/s!AvwLJVpLF7bcrdIC4Wh1Ukz7wM087A
    Apesar de tudo, desejo que esta quadra festiva seja vivida, em união familiar, com muita saúde e bem estar, alegria e Paz.
    Forte abraço

    1. Avatar de JL
      JL

      Até com o Natal faz preconceito ?

      Incrível como andam os alucinados.

  13. Avatar de Leonel matos
    Leonel matos

    Então só vai receber presentes a malta do polo norte.e nem todos

  14. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    Cada vez que vejo o meu frigorífico vejo nele um potencial carro eléctrico.
    Só meter 4 rodas e um volante…

    1. Avatar de JL
      JL

      Use antes o carro de mão, já tem pelo menos uma roda e um dispositivo de mudança de direção.

      1. Avatar de PorcoDoPunjab
        PorcoDoPunjab

        JL, só se for vc a pegar no carro de mão.
        Aviso-o desde já que peso mais de 100 kg.
        Arregace as mangas…

        1. Avatar de JL
          JL

          Eu já uso o meu aqui por casa, mas não precisei de fazer conversões. Lol

  15. Avatar de Leonel matos
    Leonel matos

    Mas tens condições. O meu comentário não é de forma alguma conta tu ou alguém ter elétrico. Se tens condições de ter, gostas tudo certo . Mas sabes que ainda tem pessoas que não têm condições seja financeiras seja condições de poder carregar o carro em casa. Cada 1 como já disse antes deve comprar o que pode o que gosta e o que melhor se adequa á sua realidade. Certamente tem gente para quem os elétricos dão vantagens, e tem gente para quem dá vantagem a combustão. A pessoa na hora da compra deve ver bem as vantagens e desvantagens de cada tipo de veículo. E não só no tipo de motor

    1. Avatar de JL
      JL

      Tal como eu sempre digo, cada um tem e usa o que quer, não vou limitar o uso de algo porque os outros não podem ou não querem.

  16. Avatar de Joaquim Pereira
    Joaquim Pereira

    Lexus 450h ao arrancar após estar parado 5 minutos começo a travar e o mesmo acelera, atingindo de imediato uma velocidade de mais de 100 Kms/hora (isto sempre a travar), foi batido na jante da frente, rodopiou e continuou a acelerar, parando cerca de 70 mts depois, com o uso da caixa de velocidades. Quais as razões apontadas para esta anomalia? Carro para salvados.

    1. Avatar de JL
      JL

      O lexus 450h tem caixa de velocidades ?

      Não será o famoso problema do acelerador preso ? já muito conhecido nalguns modelos da toyota e lexus.