PSP: há uma infração rodoviária a aumentar. Saiba qual!

31 Comentários

Hoje em dia são várias as infrações cometidas por quem circula nas estradas. No entanto, a Polícia de Segurança Pública (PSP) alertou recentemente para o aumento de uma infração rodoviária. Saiba a que se refere a PSP.

PSP: Há uma infração rodoviária a aumentar! Saiba qual


A Polícia de Segurança Pública (PSP) registou um acréscimo das infrações relativas ao não uso do cinto de segurança, conforme divulgado pela Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR).

De acordo com os dados da ANSR, no ano 2023 verificou-se um crescimento nessas infrações face ao ano anterior. Este comportamento coloca em evidência que, apesar das campanhas e legislação em vigor, ainda persistem falhas de cumprimento de normas de segurança rodoviária, sobretudo nas verificações de rotina efetuadas pelas forças policiais.

PSP: Há uma infração rodoviária a aumentar! Saiba qual

A divulgação sublinha que a fiscalização rodoviária reforçada por parte da PSP permitiu detetar mais casos de condutores e passageiros que circulam sem cinto — uma infração sancionável por lei. Embora o artigo não especifique o número exato de multas aplicadas nem percentagens de variação, enfatiza que a tendência é de subida.

A falta de cinto de segurança é considerada uma infração leve, exceto quando envolve o transporte de menores ou inimputáveis, caso em que é grave.

A coima pode variar entre 120 € e 600 €, podendo implicar inibição de conduzir de 1 mês a 1 ano em casos graves.

Em caso de acidente, o risco de morte ou ferimentos graves aumenta até 5 vezes quando o cinto não é usado.

O não uso do cinto pode ainda afetar o pagamento do seguro, por ser considerado negligência.

Partilhar:
Tags:

Comentários

31

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Realista
    Realista

    Não sei como conseguem andar sem cinto… os meus carros berram por todo os lados se o carro se mover sem ter o cinto apertado.

    1. Avatar de iDroid
      iDroid

      Fácil: andam como eu, com um Golf de 1998.

    2. Avatar de Blackbit
      Blackbit

      idem e ainda bem!

    3. Avatar de orelhas
      orelhas

      ainda bem para ti que não te falta dinheiro e podes comprar um carro recente!

    4. Avatar de Ze Nandoooo
      Ze Nandoooo

      Comprar apenas o encaixe ou puxar um cinto traseiro/passageiro são formas de contornar isso.
      Ambas estúpidas.

    5. Avatar de outro_chegano
      outro_chegano

      fácil: colocas o cinto e depois é que te sentas 😉

  2. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    E com o telemóvel ao volante continua, mesmo pessoal com carros modernos com Bluetooth.

    1. Avatar de Nem eu seiNem eu sei
      Nem eu seiNem eu sei

      O carro não é deles

    2. Avatar de MegaÓbvioSoçe
      MegaÓbvioSoçe

      Epah juro que me grizo todo com essa malta! São capazes de ter um carro recente e equipado com sistemas bluetooth, e mesmo assim insistem em andar com o telemóvel junto ao ouvido..

      É isso e os fones

  3. Avatar de TugAzeiteiro
    TugAzeiteiro

    Pensei que era algo que acontecia há 20 anos atrás… quando os velhos conduziam semo cinto, mas pelos vistos a moda voltou… Bem… quando forem projetados para fora do carro fica resolvido.

    1. Avatar de KYP
      KYP

      O cinto tanto pode salvar como matar. O que não falta é vídeos em que é bem visível se a pessoa levasse o cinto posto e não tivesse sido projetada, tinha morrido.

  4. Avatar de Luis
    Luis

    Estamos a deixar de lado a cultura rodviária em Portugal.
    Por exemplo temos condutores que em caso de nevoeiro nem ligam as luzes.
    Acho que seria bom criar conteúdos digitais a lembrar como se anda na estrada (anúncios, programas, pequenas aulas de condução, etc).
    Porque só as aulas para tirar a carta não chegam e preciso lembrar regras básicas.

    1. Avatar de outro_chegano
      outro_chegano

      as luzes estão desligadas mas não é culpa do condutor (que está, obviamente, habituado a que tudo no veículo esteja em modo automático), é do fabricante do automóvel que não preparou correctamente os sensores para a iluminação exterior funcionar automaticamente nessas condições atmosféricas

      1. Avatar de FS
        FS

        Atirar as culpas para os outros não vai tirar responsabilidades ao condutor. Num automóvel o responsável é sempre de quem está no comando
        É o condutor que tem de avaliar as condições atmosféricas e da via e adequar a condução às mesmas

        1. Avatar de outro_chegano
          outro_chegano

          é verdade, mas como referi, os construtores automóveis habituaram as pessoas aos sistemas automáticos portanto, e admito que ainda hoje me aconteceu, ninguém se lembra de manualmente ligar as “luzes”

          1. Avatar de FS
            FS

            O sensor de luminosidade, tal como o nome indica, detecta condições de fraca luminosidade e não de fraca visibilidade, essa é a falta de noção que as pessoas têm

        2. Avatar de contraditorio
          contraditorio

          Sim…tipo…vais numa planície sem ervas sem árvores e tens um stop…tens visibiliadde de kms à esquerda e à direita e se não páras o carro a PSP/GNR multa-te 🙂 mesmo do CE há normas imbecis que levam o condutor a ignorar 🙂

  5. Avatar de antonio
    antonio

    e andar pela faixa da esquerda, não dar pisca, entrar no stop sem parar, e telemovel

  6. Avatar de nuno a
    nuno a

    é um comportamento tipico de uma determinada regiao do globo

  7. Avatar de Rafael Almeida
    Rafael Almeida

    Onde é que viram que andar sem cinto se segurança é uma infração grave? Vão lá ler o artigo 82º nº 1 do Codigo da Estrada.
    É grave sim se for um passageiro inimputável ou menor.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Artigo 145.º — Infrações graves

      São consideradas infrações graves, entre outras:

      As que comprometam diretamente a segurança de pessoas ou perturbem gravemente o trânsito, nomeadamente:

      a) Conduzir sem usar o cinto de segurança ou não assegurar o uso de sistemas de retenção por passageiros (violação do artigo 82.º);

      1. Avatar de jorjão
        jorjão

        Mais um comentário meu para não publicarem, mas aqui fica.
        – Resposta completamente errada.

        Na alínea a) do Artº 145 temos:

        a) O trânsito de veículos em sentido oposto ao estabelecido;

        Tal como referi no comentário que não publicaram, a falta de cinto de segurança apenas é grave:

        p) O transporte de passageiros menores ou inimputáveis sem que estes façam uso dos acessórios
        de segurança obrigatórios.

        1. Avatar de Pedro Pinto

          Certo. Já te tinha respondido a esse pormenor A falta de cinto de segurança é considerada uma infração leve, exceto quando envolve o transporte de menores ou inimputáveis, caso em que é grave.
          A coima pode variar entre 120 € e 600 €, podendo implicar inibição de conduzir de 1 mês a 1 ano em casos graves.
          Em caso de acidente, o risco de morte ou ferimentos graves aumenta até 5 vezes quando o cinto não é usado.
          O não uso do cinto pode ainda afetar o pagamento do seguro, por ser considerado negligência.

  8. Avatar de Hugo
    Hugo

    Conheço pessoalmente 3 ou 4. Dizem que “não gostam” e que já viram mortes por terem ficado presos ao não conseguir tirar o cinto. Curiosamente são todos anti vacinas, do chega, etc, etc…. Não estou a querer generalizar mas é evidente que há uma tendência de algumas pessoas para ignorar estatísticas e acreditar no pai natal. Mas pronto…somos amigos na mesma 🙂

    1. Avatar de Filipe
      Filipe

      Anti vacinas são normalmente esotéricos de esquerda

      1. Avatar de jaquim
        jaquim

        Nem são de esquerda nem da dreta, mas sim idiotas

        1. Avatar de Outra vez arroz
          Outra vez arroz

          Isto

    2. Avatar de outro_chegano
      outro_chegano

      ser anti vacinas e eleitor do chega ??? não conheço, geralmente essas pessoas são todas de esquerda …

  9. Avatar de veloso
    veloso

    A minoria da maioria responsável irresponsável usa e abusa de cintos de segurança, vacinas, drogas, alcool, comida saudável, processada, velhos, novos e de fraldas, conduzem muito bem mal, os modernos e os antigos tem diferenças iguais, descendem todos de um tronco torto, podre, direito, cheio de larvas que suporta esta cambada de incumpridores, labregos, convencidos de que nunca falharão, os corretos, limpos, os fixes.. é tudo uma ….

  10. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    Eu cada vez que vou atrás de um tvde ou um autocarro da rodoviária, só fico descansado quando o ultrapassar.
    Tvde então é de bradar aos céus.
    Regras de trânsito do Bangladesh….

  11. Avatar de Lucas
    Lucas

    Todos deveréis não ter amor á vida. Sigua o proximo assasino.