Procura de carros elétricos abaixo do esperado já está a obrigar a cortes na produção

227 Comentários

Apesar de se venderem cada vez mais carros novos eletrificados, parece que a procura não está a responder às expectativas dos fabricantes. A Volkswagen que criou uma unidade de produção exclusiva para elétricos, está a reduzir a mão de obra, bem como as horas de trabalho nessa unidade.

Procura de carros elétricos abaixo do esperado já está a obrigar a cortes na produção na Volkswagen


A Volkswagen tem já nos seu planos para a sua fábrica em Emden, uma redução do número de trabalhadores, bem como das horas de trabalho. Esta unidade de produção foi convertida no ano passado para a fabricação de modelos totalmente elétricos.

Algumas das mudanças vão passar, por exemplo, numa primeira fase, por não ter o turno de produção da tarde. Esta ação deverá acontecer dentro de duas semanas. Posteriormente, segundo a agência de notícias alemã Deutsche Presse-Agentur GmbH, 300 dos 1.500 funcionários temporários que a fábrica emprega não terão os contratos renovados, a partir de agosto.

Transição para o carro elétrico mais lenta do que o esperado

Manfred Wulff, chefe do conselho de trabalhadores da fábrica, referiu que a empresa está a enfrentar “uma forte rejeição do cliente ao veículo elétrico”. A procura por carros elétricos atualmente, segundo ele, é 30% menor do que o esperado.

Volkswagen ID.2all: Procura de carros elétricos abaixo do esperado já está a obrigar a cortes na produção
Volkswagen ID.2all, o carro elétrico acessível a todos

A Volkswagen está a enfrentar um problema real no seu salto para o segmento elétrico, mesmo sendo a marca que mais vende carros deste tipo depois da Tesla. Contudo, a distância entre a Volkswagen e a Tesla a nível global ainda é muito grande.

Em 2022, o Volkswagen ID.4 foi o terceiro carro elétrico mais vendido na Europa. O Volkswagen ID.3 ficou em quinto lugar. No primeiro trimestre de 2023, o Volkswagen ID.3 e o Volkswagen ID.4 conseguiram posicionar-se como o terceiro e quarto carros elétricos mais vendidos, respetivamente.

Contudo, em 2022, o Tesla Model 3 vendeu cerca de 24.000 unidades a mais na Europa do que o Volkswagen ID.4 (91.475 unidades contra 67.490 unidades). O Tesla Model Y vendeu 137.052 unidades. No primeiro trimestre deste ano, a Volkswagen vendeu 17.316 unidades do ID.3 e 16.646 unidades do ID.4. Já a Tesla, no mesmo período, colocou no mercado 19.621 unidades do Model 3 (sofrendo uma quebra significativa de 40%) e 71.683 unidades do Model Y.

Há depois a questão da China e das marcas que estão a invadir o mundo. A Volkswagen que era líder de vendas de elétricos na China, hoje já foi ultrapassada pela BYD. No mundo, apenas o Volkswagen ID.4 está entre os 10 carros elétricos mais vendidos do mundo.

As margens de lucro nos carros elétricos para as empresas que estão a apostar na transição, são ainda muito reduzidas, principalmente quando comparado com a Tesla e com os carros a combustão, daí a Volkswagen e outras empresas mais antigas, garantirem que, para já, não estão focadas na produção em quantidade,

Comentários

227

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de José
    José

    Mesmo, ao preço dos eletricos , mesmo não pode haver procura.

  2. Avatar de Tuga Pobre
    Tuga Pobre

    Era de esperar, em primeiro as pilhas para alimentar os motores não são viaveis, por varias razões, Tempo de carregamento, autonomia, rede de abastecimento praticamente inexistente fora das grandes cidades, preço e Poluição que geram no seu fabrico, entre outros….
    Quanto a mim, existe ainda uma grande indefinição da tecnologia que irá alimentar o motor eletrico.
    Não tenho duvidas que o futuro passrá por motores eletricos, não em 2035 mas lá para 2050 quando a tecnologia estiver consolidada, mas o que irá alimentar o motor eletrico essa sim é a grande incognita que hoje existe na minha modesta opinião.
    Já para não falar do preço dos eletricos que só esta acessivel a uma franja pequena da população mundial….

    1. Avatar de rui
      rui

      +1. E não se esquecem que os elétricos 2-3 veze mais danificam a superfície das estradas

      1. Avatar de JL
        JL

        Provas disso ?

          1. Avatar de JL
            JL

            Onde é que diz que é 2-3 vezes mais ?

          2. Avatar de rui
            rui

            O carro elétrico pesa 2,5 vezes mais do que carro normal.

          3. Avatar de JL
            JL

            Pesa ? Então prove lá isso, tenho um que pesa 1600 kilos, qual é o carro normal do mesmo tamanho que pesa 640 kilos ? Estamos a falar de um familiar segmento C com 4,5 metros de comprimento, bagageira de 450 litros.

            Fico a aguardar.

          4. Avatar de rui
            rui

            https://edition.cnn.com/2021/06/07/business/electric-vehicles-weight/index.html
            …..basta por no google: electric car weight vs gas car weight.

          5. Avatar de JL
            JL

            Onde é que diz que pesa 2 a 3 mais ?

            Até diz que que quanto mais pesado melhor.

          6. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            @JL, o seu carro pesa 1600 kgs?!?!?!
            Ou está a mentir agora ou mentiu qd disse que comprou um S com 9 anos.
            O S desse tempo com bateria mais pequena e portanto o mais levezinho deles todos pesa 2.108 kg

          7. Avatar de JL
            JL

            Eu disse quantos metros ele tinha, pelo comprimento estava a falar do S ? Acho que não, não é? Já usei o mais pequeno para nao ir para coisas grandes, porque aí até ganha a muitos, por ser mais leve.

          8. Avatar de JL
            JL

            Já agora, o S nao é segmento C nem sequer tem apenas 450 litros de bagageira ? Só tem isso 3 vezes. Contando com as 2 ….

          9. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            @JL Golf com bateria de 100? Naaa Golf com materia de 34 pesa mais 300kgs que o Golf a gasolina.
            Se fosse com bateria de 100 era quase uma tonelada. Muito provavelmente o carro não se iria mexer pois mesmo com 34 as prestações já sao bem modestas a aliar a uma autonomia ridícula como em todos os elektros.

          10. Avatar de JL
            JL

            Não foi você que disse isto ?

            “@Traveller Temos que analisar e comparar carro iguais e não o que dá mais jeito:”

            Onde está o golf com bateria de 100 kwh para comparar ?

            Errado, se a bateria de 100 kwh pesa pouco mais de 400 kilos ? no máximo adicionava mais 200 a 250 kilos.

            Nâo se mexia ? não, como se os eléctricos tivessem falta força. LOOOL

            Autonomia ridicula têm os a combustão, considerando a energia que transportam.

          11. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            @JJ você está bem loool O que disse foi que o carro tem 34 kWh de capacidade bateria.
            O @Traveller veio com a tanga q se retirasse o…”peso turbo, intercooler, motor de arranque, radiador, caixa de velocidades, etc e vais ver” e o GolfE é o melhor exemplo. Foi-lhe retirado isso tudo, acrescentada uma bateria minúscula e mesmo assim o carro fica com mais 300kgs
            Quer melhor exemplo? Caraças… Vcs são capazes de dizer q 1+1 são 7 looooloooloool
            E autonomias ridiculas têm os elektros não venha com mais tangas. Para fazerem 150 kms têm q andar atrelados a + de 300 kgs de peso morto. Isso é q é ridiculo looolooolool
            Alem disso para carregar um elektro implica o supra sumo do desperdício e da ineficiência. Sao 60 a 70% de perdas na Central 10 a 25% na distribuição , até 30%no carregamento e até 100%qd parado mais de 30 dias looolooolool
            Que comédia.

          12. Avatar de JL
            JL

            Pois disse, mas também disse que para ter 100 kWh precisava de mais 600 kilos o que não é verdade.

            Então os a combustão andam agarrados a mais de 300 kgs com capacidades energéticas ridículamente altas para desperdiçarem 70% daquilo que se lá mete.

            Isso sim é uma vergonha, e por isso querem acabar com eles, já que são teoricamente “lâmpadas incandescentes” gastam muito e produzem pouco.

          13. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            @JL é fazer a conta.
            Se 34 dá 300kgs a mais mesmo deduzindo “peso turbo, intercooler, motor de arranque, radiador, caixa de velocidades, etc e vais ver” lool.imagine triplicar a capacidade sem deduzir mais nada.
            Não tirem as palas que não é preciso loooloool

          14. Avatar de JL
            JL

            Eu já fiz a conta, não a viu ou não lhe interessou ?

          15. Avatar de Realista
            Realista

            Se existissem perdas de 60% na produção de energia, significa que a refinação do petróleo ainda é pior, porque os combustíveis necessitam de eletricidade para serem produzidos…

            É precisamente para evitar as perdas que as refinarias avançaram com as centrais de cogeração para aproveitar o calor que era um subproduto não aproveitado da refinação e assim gerar eletricidade.

            Numa central elétrica de gás as perdas pela transformação andam nos 15%. Na distribuição as perdas andam nos 5 a 7%, e na transformação para DC cerca de 15%.

            Os valores que está a indicar são demasiado altos e não correspondem à verdade. É verdade que existem perdas mas não são tão grandes como para o existem para os combustíveis líquidos, que vão desde a sua extração, refinação, armazenamento e transporte até passando pela degradação porque o combustível têm prazo de validade…

            E sim, é verdade que um carro elétrico perde carga se estiver parado porque ele apesar de estar parado está a trabalhar na mesma e possui sistemas que estão sempre ligados). No entanto a perda de 100% da carga ocorreria a de longos meses, provavelmente anos e não em 30 dias.

            Aliás tudo o que dizes está certo, só que está exagerado de uma tal forma que parece que é mau. 🙂

          16. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Não vi nada, só garganta. loolool

          17. Avatar de JL
            JL

            @yamahia, sabe quanto consumiu a refinaria de sines em energia primária para produzir combustíveis ?

            Anote: 11 806 GWh

            Isto é apenas 24.18 % de toda a energia elétrica consumida no pais.

            Por isso é que a Nissan dizia que para haver eletricidade para ve’s bastava deixar de produzir os combustíveis que não gastam….

            Ah, aqui fica o relatório, usei numeros de 2019 porque são os que ilustram uma situação normal do pais a funcionar. Se quiser pode usar os seguintes, tem até 2021.

            https://www.galp.com/corp/Portals/0/Recursos/Investidores/SharedResources/Relatorios/PT/2021/AIRGalp2021PT2book1IMRFull.pdf

            Ah, já agora tem ai as emissões CO2 para você adicionar ás suas contas de maneira a não ficarem tão enviesadas.

          18. Avatar de JL
            JL

            Já agora, se os 5.7 milhões de veiculos que existem em Portugal fossem eléctricos, nem se chegava perto disso, ficava pelos 14 a15 % de toda a energia.

          19. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Lamento mas essas contas estão erradas.
            Se todos os 6 milhões de carros fossem elektros o consumo em electricidade seriam 77.760TJ ou 21.600 GWh, o dobro daquilo que a GALP gasta. Portanto não venha com tretas

            Depois da refinaria não sai apenas gasóleo e gasolina, certo? Sai querosene para os aviões sai óleo diesel para os navios, saiem diversas matérias primas para tintas, diluentes, plásticos ,estradas etc.
            Quer acabar com essa industria toda em prol dos elektros?

            Tb quer acabar com a indústria exportadora de produtos refinados? Exportação de gasolina, diesel e outros produtos para países da União Europeia (UE) e outros mercados internacionais?

            Tb quer acabar com a geração de electricidade através do óleo diesel ou gasóleo e ainda GPL?
            Olhe só na Madeira deixava metade da Ilha às escuras.

            E o GPL? Propano e Butano etc, tb quer acabar com as botijas? Quem não tiver gás canalizado come a comida crua e toma banho de água gelada?

            É isso que vcs queren?

            Deixe de ligar a sensasionalistas da UVE é o que lhe tenho a dizer sobre esta matéria.
            Nem sei como é que ainda lhes dão ouvidos. Só alucinados. Então o Zé bigodes nem o classifico. Burro até dizer chega !

          20. Avatar de JL
            JL

            Errado, você fez a conta ao consumo de 40 kWh por cada 100 kms, que é uma total mentira.

            Não invente, não vale a pena.

            Não vale a pena chamar nomes, aqui sabemos bem quem se engana sempre de propósito.

          21. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Não me enganei nada. Nem de propósito nem sem o ser.
            Esses nrs só pecam por defeito. Nc por excesso.
            Normalmente quem compra BEV quer justificar o investimento fazendo kms por fazer para depois vir dizer que poupou muito a comparar com o combustão. É o q tenho observado da V/postura.
            Um que fazia 12000 ao ano diz que agora faz 27000. Anda mais e gasta menos. É o argumento para se convencerem a eles próprios e ao resto do mundo que não foram enganados. Looolooolool

            Bom, a base foi 300 kWh/mês num mês , 20 kWh/100, 18000 kms por ano.
            Nada exagerado. Há poucos elektros apenas com esta quilometragem anual.
            Portanto os nrs só pecam, isso sim, por defeito.

            Já agora?Ficou ofendido com a boca à UVE e ao Zé Bigodes pq?
            Trabalha para eles?

          22. Avatar de JL
            JL

            Obrigado por confirmar que se enganou de propósito.

            A média por veículo em Portugal é de 9000 kms ano PONTO, não há como fugir a isto.

            A média por veículo já com perdas por carga é de 16.9 kWh. Ponto.

            Portanto inventa porque quer, só para lhe dar um número mais alto.

            Eu ofendido ? Demonstrei isso? Você é que ficou todo atrapalhadeco devido a isto, já que nunca inclui nas suas contas enviesadas este facto.

          23. Avatar de Realista
            Realista

            Os BEVS fazem kilometros desnecessários como ter de circular com o carro se o mesmo entrar em regeneração do filtro de partículas…

            ou ter de deixar o carro ao ralenti para arrefecer o turbo…

            hahahaha

          24. Avatar de Realista
            Realista

            21.600 GWh é 42% da produção nacional de 2022 que se situa nos 50.900GWh…

            https://www.pordata.pt/portugal/producao+de+energia+eletrica+total+e+a+partir+de+fontes+renovaveis-1127

            Ou 35% se considerarmos a produção energética de Portugal em 2016, antes de termos desligado as centrais a carvão.

            Qual é o teu problema mesmo?

          25. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            @Realista… não percebi o alcance desse raciocínio loooloool

            @JL Acho que vc é amigo do Zé Bigodes ou trabalha para ele looolool

            Qt ao resto, se compra um BEV para fazer 9000 kms ano mais valia estar quieto.

            A media dos 9000 só existe pq o combustível está caríssimo. Se andassem a oferece-lo como o fizeram á electricidade no indexado, o panorama seria bem diferente. Não duvide.

            Já agora o que podemos entender entre a electricidade consumida e a electricidade comprada?.
            Podemos deduzir que a GALP apenas precisou comprar 1500TJ?? Os restantes 35000TJ consumidos foram produzidos lá na refinaria com recurso aos produtos refinados??

          26. Avatar de JL
            JL

            O bigodes das bifanas ?

            Lol

            Quem compra não sei, não foi isso que eu disse, a disse que a média portuguesa desde há vários anos é essa, não falei que faz isso, uns fazem mais como eu e outros menos.

            Não interessa onde é produzida, o facto é que foi produzida e com recurso a fontes altamente poluentes, coisa que você se esquece sempre de mencionar nas suas contas, por conveniência.

            Agora imagine, essa energia teve emissões para produzir outra com mais emissões, enfim, ainda há quem defenda isto .

          27. Avatar de Realista
            Realista

            Ainda bem que confirmas que o combustível está caríssimo…

            Então imagina ter que andar a dar voltas ao carro só porque o filtro de partículas começou a regenerar LOL

        1. Avatar de Traveller
          Traveller

          Isto vir para aqui mandar achas sem o mínimo de noção tem muito que se diga então quem conduz eletricos é melhor ir tirar carta de pesados :-).
          Vamos então a factos Mercedes GLA – 1700Kg, Mercedes GLE -2400KG, Tesla Model 3 – 1700Kg, model Y – 2000Kg

          1. Avatar de Traveller
            Traveller

            Rui um artigo que compara um Hummer eletrico a um civic é que é LOL. mas fica com a tua, a Bateria é mais pesada sim mas depois tira peso turbo, intercooler, motor de arranque, radiador, caixa de velocidades, etc e vais ver. Depois a tesla tem a construção maioritariamente em alumínio.

          2. Avatar de rui
            rui

            Volta a escola, aula de física número 2.

          3. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            @Traveller Temos que analisar e comparar carro iguais e não o que dá mais jeito:

            Golf Electrico 1590 kgs
            https://www.ultimatespecs.com/pt/car-specs/Volkswagen/117997/2019-Volkswagen-Golf-2017-e-Golf.html#:~:text=Volkswagen%20Golf%202017%20e-Golf%202019%2C%20Pot%C3%AAncia%20136%20cv%2C,Altura%20148.2%20cm%2C%20Peso%201590%20kg%2C%205%20portas

            Golf 1.4 Turbo 1293 kgs
            https://www.ultimatespecs.com/pt/car-specs/Volkswagen/1252/Volkswagen-Golf-5-14-TSI-140.html#:~:text=Mais%20imagens%20Com%20consumo%20m%C3%A9dio%20de%207%20litros%2F100km%2C,linha%20de%204%20cilindros%20turbo%20comprimido%2C%20a%20Gasolina.

            Uma diferença de 300 kgs.
            Ou seja uma bateria pequena como é a do e-GOLF (35,8kWh) dá logo 300 kgs a mais ao carro, agora imagina 1 bateria de 100 kWh, é logo 900 kgs a mais comparativamente a um igual a combustão.

            Mais. Se os elektros tivessem a mesma autonomia dos combustão, não se mexiam. 250kWh provavelmente não iriam ser suficientes!

            E digo mais. Carros elektros com bateria mais de 50+, devido ao peso, deviam ser proibidos de entrar na baixa pombalina que aquilo está td podre. É um perigo!!!

          4. Avatar de JL
            JL

            Mostre lá onde está o golf com bateria de 100 kWh ?

            Começa por dizer que temos de comparar coisas iguais e depois sai com essa ?

            Só mesmo vindo dos tradicionais haters que não dão uma para caixa.

          5. Avatar de Realista
            Realista

            Portanto 23% mais pesado…

            No meu tempo na matemática 23% era MUITO menor que 200 ou 300%. Se calhar agora é um 23% que se identifica como um 400%.

            Novos tempos.

          6. Avatar de Traveller
            Traveller

            @Yamahia estava a dar pela tua falta, quer dizer que uma diferença de 300kg em 1590Kg é uma diferença 2 a 3 x mais. é uma diferença assim tão grande para ser assunto? e estas a comparar modelos iguais mas que foram projetados para serem carros a combustão e depois adaptados para VE. O que não acontece agora e nunca aconteceu com a Tesla. Já agora o VE pesa o mesmo carregado e por carregar já os pesos dos carros a combustão é com o deposito vazio se for cheio já é outro valor mas bem sei que andam sempre com ele vazio ou metem 10 euritos e depois dizem que a autonomia é de 1000Kms 🙂

          7. Avatar de Realista
            Realista

            Se meterem sempre €20 euros de combustível o preço nunca sobe…

          8. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            @Traveller e onde é que eu disse que era 2 ou 3x’mais loolool.
            Claro que é uma diferença grande e o carro é o exemplo perfeito onde retiraram tudo o que foi argumentado que pesava igual á bateria e espetaram com uma bateria. Mais igual não poderia haver.
            Bateria bem pequena por sinal que hoje em dia já muitos poucos carros usam. Se fosee a media da moda seriam 600 kgs a mais. Coisa pouca. Ehehe
            Dá para perceber bem o impacto que tem uma bateria num carro elétrico a comparar com um semelhante a combustão e que quanto mais kWh de capacidade mais peso. É elementar meu caro Watson.

          9. Avatar de Realista
            Realista

            Mas mais 600kg de aumento em relação a que peso base?

            Se for num peso de 10.000kg, ter 10,600kg não é nada…
            Se tiver 100kg e passar para 600kg a diferença já é muita…

            Qual é a base?!

            É por isso que se usa a percentagem para se ter algo relativo a outra.

            Não entendi para que estás a atirar valores absolutos ao ar para parecer que é uma enormidade. Mantendo a mesma proporção, para pesar mais 600kg um veículo teria que pesar 2600kg e a versão elétrica pesar 3200kg (+23%)

            Onde é que está a enormidade?

          10. Avatar de JL
            JL

            Ele pensa que para meter mais bateria é preciso adicionar mais umas caixas. Loool

            A bateria completa de um model s 100, com 100 kwh de bateria pesa 600 kg, mas é formada por 16 módulos de 25 kilos cada, ou seja, a bateria em si pesa 400 kilos, portanto aumentar de 34 para 100 não vai pesar mais de 300 kilos que aquilo que já pesa, já que tira uma e mete outra.

          11. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Fdx @realista… Ao peso do Golf 1.4 TFSI
            1200 eqq coisa kgs.
            Devo estar a explicar para paredes looolooolool

          12. Avatar de JL
            JL

            Mil trezentos trinta e quantos ?

            Looo

          13. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            @JL 600 kgs?
            Lá vêm mais uns versículos da biblia elektra. Looolooolool
            E o carro despido pesa 1900 kgs looloool
            Que crentes. Pior que os do iPhone ahahahah

          14. Avatar de JL
            JL

            Especificações de um carro de 2006 ?

            Sim claro.

            1900 kg ??? Onde disso isso, tem de ler com mais atenção.

          15. Avatar de Realista
            Realista

            O teu exemplo é só estúpido.

            É o mesmo que dizeres és um bexiga d’aço e que queres fazer 5000km sem parar e para isso adicionaste um atrelado com 450kg só de combustível…

            Obviamente que não vais fazer isso, porque é preferível parar para reabastecer e sobretudo porque necessitas de satisfazer as necessidades biológicas.

          16. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Lá vem o versículo do bexiga de aço. Eheh.
            Eu mijo onde me apetece. Não é preciso chegar á bomba dos elektros. Inventqm
            cada uma eheh . Estea gajos nao existem looloolool

          17. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            @ JL quem disse que vc disse? Já tá todo queimadinho.
            Looolooolool

          18. Avatar de JL
            JL

            Pois não disse, onde inventou os 1900 kgs despido , ninguém sabe.

          19. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            @ JL vc disse que uma bateria de 100 pesava no mazimo 600 kgs.
            Dado que o S 100 pesa2,5TONS, significa que o carro sem bateria pesa 1900kgs. É isso?

          20. Avatar de JL
            JL

            Não, porque o S 100 pesa 2167 kilos, portanto o carro sem a bateria deve pesar uns 15xx kg.

          21. Avatar de JL
            JL

            Aliás, 2167 pesa o plaid com 1020cv, o normal pesa 2068 kg.

          22. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Pouco importa.
            E portanto acha normal só a carcaça do carro pesar uns singelos 1600 kgs?!?!

            Outro exemplo:
            “Os veículos com bateria de 75 kWh pesam 2.050 kg, enquanto os de 100 kWh têm 2.250 kg.”
            Por outras palavras ao acrescentar 25kWk de capacidade na, adiciona 200 kgs ao carro.
            Pouco difere do exemplo do Golf.
            https://carroeletrico.com.br/blog/tesla-model-s-p100d/

          23. Avatar de JL
            JL

            Se eu acho normal ? O que nao acho normal é vir comparar veículos de 2006 com veículos atuais.

            O que também não acho normal é nesse site não dizerem que tipo de tração têm, porque tração também pesa.

            A diferença de 75 para 100 kwh são 2 módulos a menos: os 75 usam 14 módulos, cada 1 pesa 25.5 kgs cada. O compartimento da bateria é o mesmo, portanto deve pesar uns 50 kilos a menos de a bateria for a única diferença.

        2. Avatar de rui
          rui

          Não digo que “Até diz que que quanto mais pesado melhor”. Digo que mais pesado danifica mais a estrada – o que é obvio.

          1. Avatar de JL
            JL

            Danifica porquê? Porque razão trazem pneus mais largos ? A física não serve para nada ?

          2. Avatar de rui
            rui

            O elefante danifica mais a estrada do que a formiga.

          3. Avatar de JL
            JL

            Comparação absurda, não consegue arranjar outra ? ou as formigas pesam 30% menos que os elefantes ?

          4. Avatar de Realista
            Realista

            Estavas certo se a diferença de pesos fosse da magnitude 4e+9… (Em termos percentuais uma diferença de 133333333333,333%)

            Já que uma formiga pesa 0,000003 kg e um elefante pesa 4000 kg.

            Assim em bom rigor a melhor comparação seria estares a comprar um elefante Africano (6000kg) com um Elefante Asiático (5000kg).

            Deixa de ser chico-esperto nas ilações.

        3. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Deve haver engano no relatório pq este só fala em investimento e produçao de verduras. Não encontro nada que confirme os 11 806 GWh que vc indica como tendo sido gastos na actividade.
          Mande lá o outro para a gente ver.

          1. Avatar de JL
            JL

            Não encontra porque não quer, está lá o consumo em TJ, basta converter, não está em kWh.

        4. Avatar de JL
          JL

          Errado, você fez a conta ao consumo de 40 kWh por cada 100 kms, que é uma total mentira.

          Não invente, não vale a pena.

      2. Avatar de João
        João

        Pesam na maior parte dos casos 20 a 30% mais, mas nunca 2.5x … por exemplo , o bmw i4 pesa 2125kg, e o série 4 a combustão , pode chegar aos 1830kg para a versão 440d . É and m exemplo , mas só para mostrar que sim, os EV são mais pesados, mas não , não são nem perto de 50% mais pesados

        1. Avatar de rui
          rui

          Danificam mais a estrada = devem pagar mais impostos.

          1. Avatar de JL
            JL

            Danificam como? Não estou a perceber ?

          2. Avatar de Traveller
            Traveller

            então podem criar um imposto por peso e depois vamos ver quem vai pagar mais se for eu sem stress mas o SUV model Y é bem menos pesado que muitos SUV’s que por ai andam a combustão, como devia ser na AE por peso e não por altura.

          3. Avatar de Realista
            Realista

            Olha que se queres ir por aí tem cuidado, porque as estradas danificam-se mais por causa das alterações climatéricas e essas são provocadas pelo veículo a combustão…

            Cuidado com o que desejas. 🙂

    2. Avatar de AiOGajo
      AiOGajo

      Neste momento mais provável existir dentro de uma localidade um posto de carregamento do que um posto de abastecimento de combustível líquido…

      E a rede está a crescer dia para dia.

      Diz-me uma localidade qualquer dentro do território nacional a ver se não encontro um posto de carregamento num raio de 10km.

      🙂

      1. Avatar de AiOGajo
        AiOGajo

        PS: Continental

      2. Avatar de JL
        JL

        E postos para carros a pilhas nem sequer existe nenhum no país.

      3. Avatar de Eestaem
        Eestaem

        Quer dizer que eu vou ter de estacionar o carro a 10 km de casa para o deixar a carregar durante a noite? É que no meu prédio não tem garagens e na rua é o salve-se quem puder para estacionar. Se conseguir deixar o carro em frente da janela mesmo assim ainda tenho de atirar uma extensão do 5to andar. O meu vizinho de baixo ainda faz uma gambiarra para me roubar luz de noite ! É por isso que não troco o meu fiesta de 98. Nem para trocar por um do ano 2010 quanto mais por um a pilhas

        1. Avatar de Realista
          Realista

          Se é um trinta e um para estacionar, é porque é uma zona com bastante densidade populacional… e aí quase de certeza que tem um carregador a 100 metros de casa.

        2. Avatar de R
          R

          Quem lhe disse que o carro é um bem para todos? Isso também vai acabar.

        3. Avatar de Traveller
          Traveller

          Vais deixar o carro na bomba para atestar á noite? Vais há bomba e atestas.
          Com o eletrico é igual vais a um posto rapido e atestas/carregas depois tens mais opções que não tens no a combustão se tiveres forma de carregar em casa carregas e fica muito mais barato. Se fores ás compras metes a carregar, se vais almoçar a um restaurante metes a carregar, etc.

          1. Avatar de Realista
            Realista

            Eu demorava cerca de 30 minutos a atestar o carro:

            Tinha que me deslocar à bomba e só em deslocações eram logo 15 a 20 minutos (10 para cada lado) mais o tempo de encher o depósito, apresentar o cartão de pontos/desconto, pagar e pedir fatura… isto se não tivesse fila.

            Carregar o carro em casa são 10 segundos: 5 segundos para meter a ficha quando chego e 5 segundos para tirar a ficha quando saio.

    3. Avatar de JL
      JL

      Não existem cá carros a pilhas, mas sim, até tem razão, nos paises onde existem não são viaveis.

      Esses não têm tempo de carregamento, e sim a autonomia também é baixa.

      Quanto ao preço, os a pilhas são bem mais caros que os a baterias.

  3. Avatar de Fusion
    Fusion

    Por esta altura já todos os ricos ou fanáticos do ambiente compraram carro a pilhas (porque toda a gente sabe que essas pessoas gostam de ter o último brinquedo da moda)..

    Já em relação ao comum humano, trabalhador, com a corda ao pescoço e com contas para pagar, esta mais preocupado em como pagar a prestação da casa e chegar ao fim do mês com comida na mesa.. não estão bem preocupados se um pássaro random na polinésia francesa tem calor no inverno porque as temperaturas subiram

    1. Avatar de Black Russian
      Black Russian

      Comentário completamente sincero e correto da realidade deste “produto”……..todos os ricos já compraram o “novo” brinquedo……..o average Joe está-se a borrifar para tudo o resto tirando teto onde dormir e comida na dispensa e frigorifico……

      Enquanto os EV não ficarem tipo o “carocha”, vão continuar um produto para empresas e riquinhos…..

      1. Avatar de JL
        JL

        Quer dizer então que sou rico ?

        1. Avatar de Camões
          Camões

          Se não és Rico és fanático do ambiente.
          Escolhe o que mais gostas para a sociedade saber que existes.

          1. Avatar de JL
            JL

            Eu ? Onde falei em ambiente ?

            Eu escolhi o que gostei.

          2. Avatar de Realista
            Realista

            Quando entenderes que comprar um Dacia Sandero a gasolina por €12.000 e andar com ele 200.000km, com um consumo médio de 4L/100km e um preço médio de gasolina de €1,5 vai-te custar outros €12.000 só em combustível (excluindo outras despesas e impostos) consegues entender que o ambiente não têm nada a ver com opções de compra…

    2. Avatar de JL
      JL

      Não existem cá carros a pilhas, como compraram ?

      Está a dizer então que sou rico ? obrigado.

    3. Avatar de PTO
      PTO

      É exatamente isso!

      Ou os EV’s descem para um preço tão acessível como os carros de combustão ou dificilmente serão adotados pela população com ordenados dentro da média nacional. E ão sendo adotados por essa população o ritmo de vendas acabará por abrandar significativamente os construtores vão ter de reduzir fortemente os níveis de produção.

  4. Avatar de Traveller
    Traveller

    O Titulo não devia ser esse mas pronto, marcas europeias andaram dormir e agora estão a anos luz da Tesla e não vendem.Porque a procura de carros eléctricos está bastante alta e muito acima do esperado. no ano passado ninguem espera que a venda de eletricos fosse superior a carros a gasoleo e está a ser.

    1. Avatar de Tuga Pobre
      Tuga Pobre

      A resposta a isso é simples. 80% das marcas deixaram de ter carros a diesel, logo não podem ser vendidos. Inventaram esta coisa dos Hibridos, que é uma farsa pois 99% do tempo de um Hibribro trabalha com o motor a combustão que é a gasolina. Igual ou mais poluente que os motores a diesel.

      1. Avatar de Realista
        Realista

        99% trabalha em modo elétrico queres tu dizer…

      2. Avatar de Naodouonome
        Naodouonome

        Mas alguma vez? 95% trabalha a eléctrico e 3% a combustão. 2% é porque me engano ou quero ter todos os cavalos disponíveis.

      3. Avatar de JL
        JL

        Mostre lá provas disso ? a maioria dos híbridos arranca em modo eléctrico, só em AE é que usa mais o a combustão. Agora dizer que 99%, ou não tem nenhum, ou o que teve não soube usar.

        Atenção, o híbrido não é aquele carro em que se senta lá e já está poupar combustível, não, isso é errado e muitas pessoas pensam assim, o hibrido é um carro (dependendo do modelo) que tem ferramentas para ser económico, só o facto de se sentar lá e acelerar não quer dizer que vai ser económico.

      4. Avatar de PTO
        PTO

        Não percebes um corno de híbridos. Atiras umas percentagens tiradas do cú e achas que és o maior. Vai informar-te melhor sobre os híbridos da Toyota, Nissan, etc e vê como eles funcionam em circuito urbano.

    2. Avatar de Alberto
      Alberto

      Ninguém esperava? Se a maioria das marcas já não produz e vende casos a gasóleo como a Renault, é uma falácia essa comparação.

      1. Avatar de Alberto
        Alberto

        Carros”

      2. Avatar de JPR1974
        JPR1974

        essa é nova, quantas meganes quer novas a diesel?

      3. Avatar de PTO
        PTO

        A Renault não vende carros a diesel?
        Eh pá, querem ver que se esqueceram de avisar a Renault Portugal e eles continuam a vende-los a diesel em quase todos os modelos?
        Alguém que os avise, sff.

  5. Avatar de Rui
    Rui

    Não percebo porquê!
    Mas quem é o pobretanas que não tem 50 000€ para comprar um eléctrico! Tristeza!

    O que é que dirá a média de idade do parque automóvel nacional de 15 anos?

    https://www.escapelivre.com/2023/01/a-idade-media-do-parque-automovel-europeu-e-nacional-todos-os-numeros/

    Obviamente que não há poder de comprar para mudar!
    Tão simples quanto isso. Muitos quando vão comprar um carro, escolhem usado a baixo de 5 000€…….

    Compra um carro eléctrico quem pode, não é quem quer!
    Eu gostava de ter um Taycan, mas não dá!

    1. Avatar de B@rão Vermelho
      B@rão Vermelho

      O Dacia, começa a partir dos 22.000€, o problema do tuga é que tem de ostentar um grande carro para a vizinhança ver, o que a vizinhança não vê depois é as latas de sardinhas e salchichas à mesa, mas o importante é passear num carro para o qual não têm rendimentos. nem se quer faz falta um carro tão caro.
      Mas continua a haver gente que prefere ser escravo do carro.

      1. Avatar de Fusion
        Fusion

        Porra 22.000€ é barato?
        Com esse dinheiro compro três carros para os próximos 20 anos e ainda tenho dinheiro que sobre para gasolina.

        1. Avatar de AiOGajo
          AiOGajo

          Extremistas são aqueles que acham que os carros novos são vendidos a €5.000…

          1. Avatar de Rui
            Rui

            Não percebeu que estou a falar de carros usados? Como acha que a média chega a 15 anos?

            E já agora, se quer carros novos, há a menos de 10 000€ de lugares novos!

          2. Avatar de AiOGajo
            AiOGajo

            Sim, a menos de €10.000 já nem consegues comprar um Axiam (o vulgar papa-reformas) já que os preços começam nos €11.000.

            Mostra-me aí um carro novo a menos de €10.000.

            PS: Até te dou uma ajuda, o mais barato é o Sandero a gasolina e os preços para a versão base a começam nos €12.200.

            E se queres fazer contas, diz-me quanto é que custa manter um Dacia Sandero durante 200.000km.

            (Eu dou-te outra dica: Fica mais caro que o carro)

          3. Avatar de JL
            JL

            Mas consegue comprar um Citroen AMI que pertence à mesma categoria, mais barato, mais económico.

          4. Avatar de Rui
            Rui

            Cada trengo!!!!

            Como é? Mas estão a comparar um papa-reformas de 2 lugares com um carro de 5 lugares? A sério!? O AMI serve para fazer o quê sem ser andar dentro de uma cidade?

            O AMI nem sequer pode andar em auto-estrada! É um quadriciclo!!!!

            Sejamos sérios! Já agora vamos comparar uma bicicleta com um carro!!!! Enfim!

          5. Avatar de JL
            JL

            O que é um axiam ? Não é a mesma coisa ?

          6. Avatar de AiOGajo
            AiOGajo

            Qual é a parte do “a menos de €10.000 já nem consegues comprar um Axiam” que não entendeste??

            Se nem com menos de €10.000 consegues comprar um carro de 2 lugares estas a dizer que não estou a comparar a mesma coisa???

            Tu tens é falta de percebas…

            Acaba com a minha argumentação e mostra lá um carro novo por menos de €10.000.

          7. Avatar de JL
            JL

            Qual é a parte que não entendeu que um Citroen ami custa menos de 10000 euros e pertence à mesma categoria ?

        2. Avatar de B@rão Vermelho
          B@rão Vermelho

          @Fusion, para um VE é barato, se realmente é barato ou não isso é outra conversa, para os modelos atuais de VE à venda é o mais barato
          @Rui, desculpa, não tinha percebido a tua ironia, eu pessoalmente o último carro novo que comprei foi uma Mitsubishi Strakar em 1998, dai para cá nunca mais comprei carro novo, por norma tenho um carro entre os 8 e 10 anos, e tenho o carro que necessito e não o que me envaide-se, tinha um Smart à 8 anos e tive a necessidade de um viatura maior, mas não com mais lugares e por isso comprei uma Dacia Dokker comercial, o mais provável é comprar o Dacia Spring, mantendo a carrinha para deslocações maiores.

      2. Avatar de Há cada gajo
        Há cada gajo

        Como se o Dacia fosse um carro…

        1. Avatar de JL
          JL

          Sim, é um carro pequeno, utilitário.

        2. Avatar de PTO
          PTO

          Claro que é, e a versão Bi-Fuel até dá uma boa poupança em relação a carros só de gasolina/gasóleo.

          1. Avatar de Realista
            Realista

            Verdade.

      3. Avatar de João
        João

        Fujam desse carro ! O Dacia Spring é um EV Chinês muito low cost e muito muito frágil ao nível da construção . Eu também achava piada ao conceito e ao preço mas depois vi um vídeo no Carwow Espanhol que me mostrou o quão mau é o carro ao nível da robustez estrutural e o quão caro pode ficar uma reparação de um embate frontal em que nem os airbags dispararam. Para terem uma ideia , a substituição de peças por originais ficou orçamentada em cerca de 18.000€ . Como disse: até achava piada ao carro até ter visto o vídeo

        1. Avatar de JL
          JL

          Vídeo criado para ter visualizações, já que mostra preços de peças que nem estão disponíveis.

          Em quantos carros não acontece isso ? por isso é que existe as perdas totais.

  6. Avatar de pdsermqq
    pdsermqq

    A farsa do carro elétrico está a desmoronar.

    1. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      Vá, faz um esforço e não leias só o título…

      1. Avatar de pdsermqq
        pdsermqq

        Não me digas que és daqueles que acredita nesta “revolução” que os governantes tentam impingir? Devias-te informar melhor rapaz.

        1. Avatar de JL
          JL

          Não existe nenhuma revolução, você é que está a tentar criar uma, mas como vê, está cada vez mais sozinho.

          1. Avatar de Realista
            Realista

            O meu carro antigo a gasolina não produzia poluição pois metade do que o motor queimava era imposto…

            hahaha

    2. Avatar de Realista
      Realista

      Fumarentos a fumarar… lol

      Quando experimentarem um BEV não querem outra coisa.

    3. Avatar de JL
      JL

      Olha o secalharya, a cassete é sempre a mesma, não muda há anos, deve ser pago para dizer estes disparates.

      1. Avatar de pdsermqq
        pdsermqq

        K7 têm os políticos que tentam enganar o povo 24/7. Bem tentam impingir EVs para sacar os últimos trocos ao zé povinho.
        Quem está informado devidamente não cai nesta artimanha.

        1. Avatar de JL
          JL

          Os políticos a impingir para sacar ? então são burros, já que sacam muito mais nos a combustão, a sério que acabou de dizer isso ?

          Pois, ao que parece você é que está desinformado e caiu.

  7. Avatar de Realista
    Realista

    A VW cancelou as encomendas para o económico E-Up que quer trocar pelo ID.2 por ser mais rentável para a empresa, no entanto este modelo ainda nem sequer está disponível, e ficaram sem ofertas de veículos elétricos por menos de €42.000 (Portugal)…

    Depois vem o que já está no texto do artigo, sabendo que a concorrência está a apertar e que existem modelos equivalentes de outras marcas como a Renault, Citroen, Fiat e que o um Tesla Model 3 custa menos que o seu carro mais barato e pequeno é fácil entender que a estratégia da VW não está a dar frutos.

    Já a Dacia viu as vendas do Spring subirem 75% em 2022, onde venderam 48.900 unidades (E em 2023 – Q1 já venderam 15.000 unidades do Spring – ou seja prevê-se mais um aumento de vendas).

    Assim, o problema não é o carro elétrico, mas sim o preço de aquisição que para particulares que está proibitivo e até pode “comer” poupanças nos custos de posse…

    1. Avatar de Luís Costa
      Luís Costa

      Quem comprar um Spring só porque se quer achar “ambientalista” é mas é louco.. já vi tantos por aqui e aqueles pneus parece pneus de bicicleta.. a segurança daquele carro deve ser TOP

      1. Avatar de Realista
        Realista

        Porque querem ligar o ambientalismo ao carro elétrico?

        Isso é só um argumento estúpido usado por quem não entende nada de automóveis.

        Eu tenho um carro elétrico não por ambientalismo mas porque é MUITO mais económico e têm uma performance MUITO superior ao equivalente a combustão…

        1. Avatar de Miguel
          Miguel

          E aí tudo bem… és dos que prefere então a caixa automática pela performance à caixa manual.
          Eu por acaso sinto mais prazer em condução lenta com caixa de velocidades do que rápida com caixa automática, mas há gostos para tudo, por isso as marcas nunca deixaram de fazer caixa manual mesmo quando a automática é “melhor”.

          1. Avatar de Realista
            Realista

            Qual performance da caixa automática?? Um carro elétrico nem sequer tem caixa* o que lhe confere suavidade e mais rapidez na aceleração…

            O tempo que demoras a passar da primeira para a segunda mudança, num arranque, já te custou 2 a 3 metros para um carro elétrico e podes vir com um qualquer Audi desta vida com 200cv de potência que um humilde Smart F2 elétrico come-o de cebolada.

            Depois ainda existe as passagens de caixa nas cidades, boa sorte com a embraiagem no meio do transito, que até faz doer o pé.

            Sim, a caixa manual dá um bom prazer de condução numa viagem a velocidades media/baixa se for num carro sozinho – porque se tiver companhia é muito melhor não ter passagens de caixa – mas são cada vez são mais raras essas viagens e sinceramente após quase 20 anos a conduzir veículos com caixa manual, hoje já só tenho veículos com caixa automática a combustão (ou sem caixa) e prefiro o elétrico para as fazer que é MUITO mais confortável e tenho sempre o binário pronto ao mínimo pressionar do pé…

            *exceto o Taycan

          2. Avatar de Miguel
            Miguel

            Exacto, era isso que queria dizer. Temos a mesma opinião, apenas situações de vida diferentes e portanto actualmente gostos diferentes tb.
            Não acho que estejas errado, mas também não acho que esteja errado em gostar mais de caixa manual, mesmo sendo “lenta”.

          3. Avatar de King Banido
            King Banido

            Performance num carro eletrico é para rir mesmo, e quando falo em performance não me refiro apenas em linha reta, as curvas contam imenso e de momento só o Taycan é que é capaz de ser EV e desportivo ao mesmo tempo.

            Os 400cv de um Tesla em nada servem apartir do momento que dentro de Nurburgring é passado por um Hyunday i30N Fastback e por um John cooper work e deixa de os ver. Era um Model 3 Performance o Tesla em questão.

            Por isso concordo com o teu comentário em relação ao Audi de 200cv vs um Smart, mas depois ao mesmo tempo discordo, porque em arrancada sim é dificil para o Audi, mas a curvar tadinho do smart…

          4. Avatar de Realista
            Realista

            A questão é:

            Já experimentaste um veículo elétrico para teres termo de comparação ou até mesmo um veículo com mudanças automáticas?

            Se não tiveste é difícil saber o que gostas mais.

          5. Avatar de Traveller
            Traveller

            Mais um iluminado que vem falar de achometros o Tesla model S é o VE de produção com a volta mais rápida em Nürburgring.

            https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_N%C3%BCrburgring_Nordschleife_lap_times

          6. Avatar de King Banido
            King Banido

            @Traveller
            O mais rapido dos EVs é mais lento que um a combustão, que não tem tração instantanea. O meu ponto é este, quero lá saber qual é o EV mais rapido…
            Basta ver pela comparação que existem videos que o comprovam e caso queiras, até devo achar os links, mas um Model 3 performance foi incapaz de ganhar de um Hyundai I30N Fastback, que nem é o melhor do segmento, por isso yap, a nivel desportivo os EVs ainda tem muito que comer.

            Quanto a essa lista, yap é verdade que é o mais rapido o model S track package, mas tambem relembro que isso aconteceu depois de sair o Taycan, e com um package especifico para Nurburgring, por isso ok é o mais rapido, depois de ter levado uma sova do Taycan.

        2. Avatar de Luís Costa
          Luís Costa

          Repara que eu não falei económico nem nada disso e para quem quer andar na cidade é o suficiente (eu moro em zona que se tem de fazer longas distâncias seja para o que for), daí a crítica, um carro daqueles com aquela segurança nem dado e acredita que há quem compre com esse argumento que eu disse.

      2. Avatar de Realista
        Realista

        Porque querem ligar **SÓ** o ambientalismo ao carro elétrico?

      3. Avatar de JL
        JL

        Quem compra só por esse motivo ?

        Para um carro leve, os pneus devem ser o suficientes, um carro mais pesado terá também pneus mais largos, mas claro que isto não deve fazer parte do seu conhecimento.

        1. Avatar de Miguel
          Miguel

          E pneus finos = menos atrito, logo melhor autonomia.

          1. Avatar de JL
            JL

            Nop, o atrito tem a ver com o peso do carro, um carro leve com pneus largos não fica mais seguro.

        2. Avatar de Luís Costa
          Luís Costa

          O meu carro é mais leve e no entanto tem pneus mais largos

          1. Avatar de JL
            JL

            Quanto pesa ?

          2. Avatar de Realista
            Realista

            O pessoal quando quer ser do contra, implica com tudo… daqui a pouco reclamam da cor do pneu.

            Qual é o problema do pneu ser fino mesmo?

            Aliás, no inverno é mais seguro ter pneus finos do que pneus grossos pois os finos melhoram a tração em ambientes escorregadios. Pneus finos também reduzem a fricção com a estrada e a resistência ao vento o que se traduz numa maior em eficiência energética.

            No entanto também possui desvantagens como por exemplo, o desgaste é maior num pneu fino que num pneu mais largo. Mas todos os pneus possuem vantagens e desvantagens, mas agora criticar um pneu… sério?

            Já estou a ver este pessoal que critica pneus finos, todo babado quando passa um trator.

          3. Avatar de Luís Costa
            Luís Costa

            @JL, 930kg

          4. Avatar de Luís Costa
            Luís Costa

            @Realista, por isso é que no NCAP tem uma estrela.. deve ser porque os pneus são mais seguros

          5. Avatar de JL
            JL

            Por ter pneus mais largos não quer dizer que seja mais seguro, sendo assim pesa apenas 80 ou 90 kilos a menos.

            E são os recomendados 165/70-R14 ?

          6. Avatar de Luís Costa
            Luís Costa

            @JL os meus? 175 65 14

          7. Avatar de Realista
            Realista

            O que tem a ver os testes NCAP com a largura do pneus?

            Tens algum fetiche por pneus largos?

          8. Avatar de JL
            JL

            1 cm na largura faz assim tanta diferença ? faz mais usar uns bons pneus do que isso.

          9. Avatar de Realista
            Realista

            Rally:

            https://www.torquenews.com/sites/default/files/image-1084/a-russina_sti_wins_.jpg

            Off Road:

            https://farm4.static.flickr.com/3013/2798660165_e3225c6986_o.jpg

            Drag Racing:

            https://qph.cf2.quoracdn.net/main-qimg-8f4772507433c3c5d9a1ea4e9a7ddd99-lq

            Tudo depende do que necessitas do pneu. Existem alturas em que um Pneu largo faz sentido, existem alturas em que um pneu mais pequeno faz mais sentido e até existem alturas em que uma combinação dos dois faz mais sentido.

            Ter fetiche por Pneus largos e andar com eles só por razões estéticas é que não faz sentido.

  8. Avatar de awake
    awake

    Com a crise economica em que nos encontramos, ao valor que se encontram os Teslas e com o tempo de entrega que conseguem…pouca ou nenhuma concorrência têm, pelo menos até as marcas chinesas entrarem em força na Europa.

  9. Avatar de Luís Fonseca
    Luís Fonseca

    As marcas pensam que podem impingir o que querem aos clientes!

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Se fossemos obrigados a trocar podiam…

      1. Avatar de Há cada gajo
        Há cada gajo

        Obrigados ?? Mas isto é o tempo da outra senhora? BEm, até parece porque vivemos debaixo de inúmeras ditaduras, mas, obrigados ??? Quem pagaria ?

        1. Avatar de JL
          JL

          Da outra senhora ? então onde posso comprar um carro novo a gasolina sem ser de injeção, ou seja, carburado ? ou então um diesel sem sistemas de alta pressão e com filtros de particulas, posso ? onde ?

  10. Avatar de King Banido
    King Banido

    Estamos em Portugal… é normal não haver poder de compra e quando há, a malta tende a pensar 2 a 3x antes, pelo menos gosto de pensar que sim.

    Em tempos dei-me ao trabalho de fazer as contas e não compensa ter um eletrico.
    Dinheiro inicial x manutenção x combustivel, um carro a diesel de 25k, ao longo de 10 anos não chegava perto de 50k que é o preço de um Tesla, o unico EV atualmente que dá resposta às pessoas, mas depois para alem do preço inicial, ainda existe outras questões… Redes publicas, casas sem garagens e até mesmo a prórpria rede eletrica que terá de levar um revamp para que seja possivel adicionar tal carga.

    Um dia os eletricos vão ser o ideal, mas hoje e cá em Portugal, é demasiado complicado…

    O maior exemplo disso é que é raro ver um EV a dar tudo numa AE, sendo que 98% dos meus encontros com EVs andavam a 80km/h, tudo porque não ha resposta para o abastecimento rapido que os a combustão já nos habituaram…
    Gastar 50k num Tesla porque é o top de gama dos EVs e porque tem 400cv, mas depois não poder usar os cavalos todos porque nao se chega a casa, é só pessimo, mas quem os comprou já sabia para o que ia.

    1. Avatar de Há cada gajo
      Há cada gajo

      Tem cuidado com o que aqui dizes, pois podes ser censurado pelo fanatismo reinante…

      1. Avatar de JL
        JL

        Pode falar à vontade, afinal disse tanto mas sem conteúdo.

    2. Avatar de JL
      JL

      Não é verdade, nunca andei na AE a 80 kmh, será que só conhece os nissan leaf na AE ? ou será que só conhece este ev ?

      O tesla é o top dos evs ? portanto eu tem razão no paragrafo atrás, só conhece o nissan leaf e agora o tesla, e secalhar os mais caros que os mais baratos não chegam a 50k.

      Já agora, há carros a menos de 40 mil com mais autonomia que os teslas.

      Não chega a casa ? portanto também nunca andou num ev, ok, não entendo então a razão do testamento.

  11. Avatar de Miguel
    Miguel

    Eu não compro porque não quero que escavem Lítio aqui em Portugal e sou contra os incêndios propositados na Serra da Estrela.

    1. Avatar de Realista
      Realista

      Não te preocupes que agora a nova tecnologia de baterias é o sódio…

      1. Avatar de JL
        JL

        Depois vai dizer o mesmo sobre o sódio.

        Provavelmente nem sabe que existem dezenas minas em Portugal de litio a trabalhar há décadas.

        1. Avatar de Miguel
          Miguel

          Não sabia que já existiam à decadas, fico triste… mas é prova que não nos trás riqueza.
          De qualquer forma, não sou contra os eléctricos, consigo ver as potencialidades, apenas compreendo que não é para todos, logo não gosto de me sentir pressionado a “gostar”

          1. Avatar de JL
            JL

            Não trás porquê ? existem muitos empregos associados a isso e são quase todas empresas portuguesas.

            Nem ninguém o vai pressionar, mas não vale a pena inventar para não gostar.

        1. Avatar de JL
          JL

          Que opinião tão enviesada, enfim, parece conversa dos cavaleiros de outros tempos.

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            O homem não disse mentira nenhuma. Até foi bonzinho ao anuir aos nrs da ECO no que concerne ao impacto ambiental do elektros. Vários indicadores apontam para nrs bem mais altos.

          2. Avatar de JL
            JL

            Principalmente se forem seus.

            Nao me referia aos números, mas enfim, são opiniões que valem o que valem.

          3. Avatar de JL
            JL

            Eu fiz um enorme esforço para continuar a ler logo após este parágrafo. Agora as pessoas têm de comprar os carros que ele quer, ou carros que tenham de fazer Lisboa -Porto mesmo sem ser preciso.

            Faz lembrar a conversa de um amigo meu:

            – epá , isto não vai de Lisboa ao Porto e vir sem carregar.

            – vais ao Porto muitas vezes ?

            – já lá não vou há 6 anos.

            Looooooool

            “ Exemplo deste problema: a maioria dos carros elétricos vendidos têm 60 kilowatts (kW), ou menos, de capacidade de bateria e estes não conseguem fazer um trajeto Lisboa-Porto sem carregar pelo menos uma vez na autoestrada, mesmo se conduzidos à velocidade normal de 120 quilómetros/hora. Daqui decorre a grande falácia do marketing: “um carro elétrico para ir para o trabalho”.”

          4. Avatar de Júlio Costa
            Júlio Costa

            Claro, quando a verdade custa a opinião é enviesada, se fosse a favor estava tudo bem

          5. Avatar de JL
            JL

            Qual verdade ? Não entendi.

  12. Avatar de Jota
    Jota

    E essa procura há-de ser sempre abaixo do esperado enquanto continuarem a praticar estes preços absolutamente pornográficos!

  13. Avatar de Tuga Pobre
    Tuga Pobre

    Incendios, ra ai está uma causa da poluição das ultimas decadas. Urge fazer alguma coisa concreta e eficaz para minimizar esta situação que todos os anos é a mesma coisa, 2 ou 3 meses poluem mais que o restante ano tudo o resto….

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Fogo, sem dúvida… quem me dera acabar com os fogos todos… o que precisamos para o ambiente é mais floresta e menos lutas destas…

      1. Avatar de Mike
        Mike

        O que se precisa é menos eucaliptos, pois é uma espécie importada e que nem deveria de existir em Portugal! Esta-se a desregular a fauna à custa de grandes lucros e assim as temperaturas máximas vão subindo de ano para ano. Comparem uma cidade alemã com uma cidade em Portugal (até pelo Google Maps) e vejam a quantidade de “verde” que existe numa cidade na Alemanha e em Portugal… Árvores ajudam a reduzir a temperatura nas cidades, mas infelizmente não há governo que veja isso e crie regras de forma os municípios terem X hectares de “verde” nas cidades/vilas/aldeias…

  14. Avatar de TugAzeiteiro
    TugAzeiteiro

    Muito falam que o problema do carro elétrico são as baterias, dos carregadores, bla bla bla, outros que é o preço dos elétricos, outros que é a concorrência dos carros Chineses que estão a invadir a Europa… agora o que poucos consegues perceber é que a procura de carros, (quer seja EV’s, a combustão ou híbridos/Plug-in) está a abrandar muito devido à crise económica que tanto a Europa como os EUA estão a atravessar! Um bom indicador é que até há coisa de 8 meses atrás não havia carros para entrega e atualmente até já dão descontos de milhares de euros! Deixem de ser velhos do restelo, o carro elétrico é apenas e só um produto tecnológico e como tal tem um potencial de evolução enorme… coisa que um carro a combustão já não tem!

    1. Avatar de Há cada gajo
      Há cada gajo

      O carro a combustão não tem porquê ? Onde ficam os combustíveis sintéticos nessa frase ?

      1. Avatar de JL
        JL

        Esses combustiveis não resolvem nada, apenas transportam a poluição de CO2 de um lado para outro e ainda adicionam os NOx da combustão e algumas partículas onde operam, depois se ainda for considerada a pesada cota de energia que consomem, já que falam sempre que os ev’s fazem muita poluição devido ao consumo de carvão na geração de energia, então esses não são melhores, já que consomem 8 a 10x mais energia.

        1. Avatar de Joaocesar
          Joaocesar

          A poluição do CO2 é uma mentira propagada a anos.
          Sem o CO2 tudo morre , é bom começarem a pensar fora da caixa e investigarem a fundo sobre as patacuadas ensinadas a muito, se querem deixar de ser enganados investiguem mas não vão atras dos artigos cientificos e cientistas pagos para dizer aquilo que o pagante lhes diz para dizer.

          1. Avatar de Grunho
            Grunho

            Sem o CO2 morrem os negócios dos capitalistas que vivem da poluição: venda de carros e combustíveis, aviação, produção de betão. É por isso que eles se esforçam para atirar areia aos olhos das pessoas a dizer que é um problema inventado.

          2. Avatar de JL
            JL

            É isso, feche -se numa garagem com o carro a produzir co2 e depois diga se ganhou vida. Looool

        2. Avatar de Júlio Costa
          Júlio Costa

          Claro, devia pensar que um dos piores gases nem é o C02 mas sim o metano, e a principal fonte deste gás e a produção de eletricidade usando carvão, ora sejam bem vindos elétricos… E já agora, se não entendeu a opinião daquele senhor num dos jornais mais conceituados do países onde fala claramente da alta pegada carbónica dos elétricos, infelizmente não lhe posso fazer desenhos. Passar bem

          1. Avatar de JL
            JL

            Looooooooooll

            Vê se aqui com cada pérola.

            O metano é o próprio gás meu caro.

            Se diz isso então não leu a opinião do senhor, onde claramente os ev têm emissões muito mais baixas.

            Mas enfim, normal vir esta opinião de quem vem.

  15. Avatar de Sandro
    Sandro

    é só ilustrados aqui…ou não

  16. Avatar de JL
    JL

    Fraca procura ou não os entregam os que foram encomendados ? há marcas desde grupo com tempo de espera de mais de um ano.

  17. Avatar de Sergio J
    Sergio J

    As vendas não estão abaixo do esperado, alguns analistas e marketeers é que querem pôr os carros à frente dos bois. A transição tem de ser evolucionária e não revolucionara como nos querem fazer parecer

    1. Avatar de Realista
      Realista

      Até porque eles falharam em 30% da previsão, mas significa que acertaram em 70%… 🙂

  18. Avatar de Naodouonome
    Naodouonome

    O problema da VW foi o antigo CEO e as decisões que ele tomou.
    Os carros da VW são feios por fora, os interioes horríveis com a falta de botões físicos dos vidros, volante, AC e som.
    Infotainment com imensos reboots
    Decisão péssima de colocar o selector de marcha junto ao quadrante.
    Autonomia e claro o preço em relação aos concorrentes.
    Falta patentes.
    A ver se os Cupra não estão a vender que nem ginjas, não é por ser barato antes pelo contrário custam entre 40 a 55mil €

    1. Avatar de Joaocesar
      Joaocesar

      cupra , feios que até doi.

      1. Avatar de JL
        JL

        Esses sao tao bonitos que até evito de os ver, isto porque estou bem servido por agora. Ehehe

      2. Avatar de Realista
        Realista

        Eu não acho o Cupra feio… antes pelo contrário 🙂

        Se achas feios (provavelmente porque como agora não é necessário uma parte frontal tão grande os eixos estão mais nas extremidades do veículo) o que achas do design dos Aehra?

        https://uploads-ssl.webflow.com/62fb8fab056b69059f714eda/648c259dda39b2e310f35432_slide-aehra-suv-sedan.jpg

    2. Avatar de Realista
      Realista

      Os Cupra quadriplicaram as vendas só no Q1 de 2023 comparativamente a Q1 de 2022…

  19. Avatar de Toni
    Toni

    Olha que pena ..kkkk
    Muita gente Ainda vai chorar pelos carros a combustão voltarem ….

    1. Avatar de JL
      JL

      Chorar para não voltarem ? pois

    2. Avatar de Realista
      Realista

      Realmente se eu se vir um na estrada a voltar para a minha direção fico a chorar…

      … porque o fumo a bater-me nos olhos têm esse efeito em mim.

  20. Avatar de Raul Dias
    Raul Dias

    Ao preço elevado junta-se as inúmeras desvantagens…

    1. Avatar de Realista
      Realista

      Todos os veículos possuem desvantagens…
      O que é desvantagem para ti?

  21. Avatar de Dono da verdade
    Dono da verdade

    Na minha opinião enquanto um carro eléctrico nao for tão rápido e prático de carregar como um ICE não vão vender muito depressa. A não ser que hajam fortes incentivos ou proibição de usar ICE

    1. Avatar de JL
      JL

      Não é mais rápido, mas perde-se menos tempo .

  22. Avatar de PTO
    PTO

    Era previsível que isto acontecesse mais cedo ou mais tarde.

    Conforme os ricalhaços e a classe média alta vai ficando servida de elétricos, eles deixam de se vender à mesma velocidade porque quem está abaixo dessas classes não tem poder de compra para gastar num carro elétrico aos preços que os vendem. Nem tem dinheiro nem os poucos que o possam ter são loucos para gastar quantias dessa num carro a pilhas na conjuntura económica em que vivemos.

    Por isso, ou os construtores baixam os EV’s para preços similares aos carros de combustão (e deixam de mamar à grande e à francesa nas margens de lucro) ou bem podem fechar as fábricas.

    1. Avatar de JL
      JL

      Então a classe média e rica só compra VW ? Os pobres compram teslas ?

      1. Avatar de Grunho
        Grunho

        A capacidade da classe média assalariada comprar carros acaba nos 20k euros. Daí para cima só para a burguesia exploradora. E vw deve ser a pior de todas as compras possíveis.

        1. Avatar de JL
          JL

          Fixe. Entao parece que Portugal está cheio deles, já que os carros mais vendidos estão acima desse valor.

          Portugal sempre na frente. Hehehee

          1. Avatar de JL
            JL

            Ah, para não gozarem comigo, o último que comprei ficou por 18 mil, apesar de ter uns anos,’portanto posso-me classificar fora da classe burguesa e exploradora.

          2. Avatar de Grunho
            Grunho

            Os 1% de cima da população portuguesa são 104 mil indivíduos. E os tais carros vendidos acima desse valor são muito menos que 104 mil.

      2. Avatar de PTO
        PTO

        Tens dificuldades de interpretação da língua portuguesa.

        1. Avatar de JL
          JL

          Não, mas você deve ter , já que nem leu ou não entendeu o artigo.

  23. Avatar de João
    João

    Eu vejo o meu próximo carro como um EV ou Híbrido – se a zona onde moro for melhorada ao nível da distribuição elétrica poderei instalar uma wallbox de 7kwh , senão só poderei ter uma de 3,7 – se assim for, para tão fraca potência não posso ter um EV porque seria penoso carregar em casa ! A questão para mim é que para além de muito caros, os EVs não tem uma rede de carregamento suficientemente robusta e capaz de atender a quem não tem onde carregar em casa . Há vários comentários a falar em passar cabos pela varanda, etc, e mesmo que fosse feito não é viável pois nem sempre temos lugar na rua em frente ao prédio . Mas isso nem é a maior questão : vi comentários que dizem que quem não tem onde carregar sempre o pode fazer ao longo do dia, etc. talvez hoje em dia isso ainda seja possível , mas pensem , se tivermos por exemplo o triplo dos EVs nas estradas . O que temos de infraestrutura é pouco e não creio que a adaptação seja rápida a esse nível – vendem-se mais carros elétricos do que se melhoram os postos de carregamento . Não é uma crítica nem aos adeptos dos ICE nem dos EVs, é apenas constatar que devido a preços e infra-estrutra , a transição não pode ser ao ritmo que se quer, e neste momento quem tem dinheiro e condições para ter um carro elétrico , já o tem na maioria dos casos , o que significa que é natural que comece haver um abrandamento …

  24. Avatar de Joaocesar
    Joaocesar

    Nem de borla aceito um carro a pilhas.

    1. Avatar de JL
      JL

      Nem eu, mas como não existem cá, não estamos mal. Lol

    2. Avatar de Realista
      Realista

      Eu tenho um carro de 7 lugares a consumir 14L/100km…
      Se puder ficar com o seu agradeço que isto está a dar cabo da carteira.

  25. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    Andaram-se a enganar a eles próprios e a manipular e criar falsas expectativas no publico em geral. Agora olha caíram na real.

    1. Avatar de pdsermqq
      pdsermqq

      A Tesla sempre fez isso e agora o pessoal está a abrir os olhos. Não conseguem vender os carros por isso fazem descontos todas as semanas.

      1. Avatar de Traveller
        Traveller

        Não conseguem vender o model y no primeiro trimestre foi só o modelo mais vendido, deixa ver em que país, ups foi no mundo e de todos os tipos quer combustao quer VE que híbridos

      2. Avatar de JL
        JL

        Tesla ? desde quando o assunto aqui é a tesla ?

        O homem tem mesmo um fetiche pela tesla. LOOOOOOOOOOL

      3. Avatar de Realista
        Realista

        Até parece que as outras marcas não fazem descontos nos veículos a combustão…
        No entanto quem não tem noção da realidade manda estas postas de pescada mal informadas só para ver se cola no teto.

  26. Avatar de pdsermqq
    pdsermqq

    Felizmente já muita gente percebeu que isto do carro elétrico é uma farsa só para alguns (os mesmo de sempre) encherem os bolsos. Benefícios do carro elétrico, ZERO. Malefícios? Inúmeros.

    1. Avatar de JL
      JL

      Muita gente ? dê-me então um exemplo ?

      Para os mesmos de sempre ? não entendi, eu comprei um carro e carrego em casa com energia que eu produzo, portanto os mesmos de sempre deixaram de ganhar.

      O seu problema deve ser esse, deve estar a ver o seu ganho a ir pelo ralo. loooooooool

    2. Avatar de Realista
      Realista

      Fazer 1000km custa-me cerca de €15 no meu carro elétrico.

      Realmente o beneficio é ZERO, porque tenho de pagar ZERO às petrolíferas. 🙂

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Olha que hoje já é dia 1 de Julho de 2033. A Cooperativa lá teve q aumentar o kWh…

        1. Avatar de JL
          JL

          Já recebi a conta dos aumentos, e sim, agora é que vai ficar por 15 euros 1000 kms, antes nem a 5 euros chegava.

        2. Avatar de Realista
          Realista

          Não te preocupes, nem que o preço fosse o dobro continuava a pagar menos que 1L de combustível 😀

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Qd a gasolina estiver a 3€ é capqz, mas para isso tens que andar só á volta do quarteirão lá de casa looolooolool

          2. Avatar de Realista
            Realista

            Pago €1.3 já com todos os impostos para fazer 100km lol mesmo que pague €2.6 nem com o gasóleo a €1 fazia igual…