Prior Velho: já se sabe quanto vão pagar as seguradoras

72 Comentários

Quase passados dois meses depois do enorme incêndio que aconteceu no Prior Velho, onde arderam mais de duas centenas de viaturas, já se sabe quanto vão pagar as seguradoras.

Prior Velho: já se sabe quanto vão pagar as seguradoras


Seguradoras pagam em média 29 mil euros por cada carro

Tal como informámos recentemente, de acordo com a Associação Portuguesa de Seguradores, os custos estimados das indemnizações pagas e provisionadas para regularizar os danos nas viaturas afetadas pelo incêndio de agosto no Prior Velho, em Loures, rondavam os 2,85 milhões de euros.

Hoje foi revelado que as seguradoras vão assumir 3,6 milhões de euros em indemnizações. 232 viaturas que arderam tinham seguro, 154 tinham cobertura incêndio, destas 117 ficaram destruídas e 37 são reparáveis.

O valor médio pago por veículo com perda total foi de quase 29 mil euros.

Prior Velho: já se sabe quanto vão pagar as seguradoras

Depois das informações que obteve após a peritagem, a empresa diz que foi num carro a combustão que o fogo começou, devido a um curto-circuito provocado por um defeito num relé. Uma informação que contraria os relatos iniciais – que davam conta da origem ter sido num veículo elétrico.

A empresa, que afasta quaisquer responsabilidades pelo incêndio, está parada desde dia 16 de agosto.

Comentários

72

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de ricardo
    ricardo

    Lol… defeito num relé, curto circuito…
    Va lá , não terem dito que foi um cigarro num banco dum carro…

    1. Avatar de bartolomeu
      bartolomeu

      O que eles se esqueceram…é que os carros tradicionais…teem fusiveis, que queima acima de x corrente.
      Não faz sentido o que eles estão a dizer…claramente estão a encobrir a verdade.

      Depois… os relés são dispositivos mecanicos, que teem duas opções, normalmente aberto e normalmente fechado.
      A maioria dos relés usam o normalmente aberto, os carros por exemplo usam este por motivos obvios..

      Logo o que eles dizem, nem sequer faz sentido…mas como este país é um país de corruptos, aldrabões,etc…ninguém vai abrir uma investigação e por estes criminosos na prisão, porque claramente não podem operar no ramo.

      Eu gostava de saber, qual a desculpa que vão dar sobre o mercedes electrico que pegou fogo a uma mata na Amadona..é que não havia mais nenhum carro nas imediações…seria interessante o pplware cubrir esse caso.

      1. Avatar de Gonçalo
        Gonçalo

        Lindo a quantidade de pessoas com desconhecimentos na área.
        1º É bastante comum um rele arder portanto vai trabalhar numa oficina e só falas quando souberes do que estás a falar
        2º Esse Mercedes nem eléctrico era nem híbrido até dá bem para ver pelas imagens que o que está em chamas é a parte da frente do carro portanto nunca poderia ser a bateria nem nada relacionado
        3º A aldrabice começou logo neste incêndio que sem provas nenhumas sem nenhuma peritagem houve logo noticias a dizer que era eléctrico ahaha essa é que foi a verdadeira aldrabice mas pronto agora com a peritagem lá se chegou à verdade

        1. Avatar de Como é que é
          Como é que é

          “bastante comum um rele arder” &”vai trabalhar numa oficina”

          @Gonçalo vai estudar todas as áreas relacionadas com eletricidade AC e DC antes de dizeres asneiras e eu não trabalho numa oficina.

          Não esperes que te explique o meu argumento gratuitamente, as formações que dou são todas pagas, mas tens bastante informação na internet e quando tiveres mínimo 15 anos de experiência em eletrões podemos discutir o assunto, para contradizeres com os meus 42 anos de experiência.

          Sim, um relé pode arder, mas não é comum.
          Pergunta de escola:
          O que é necessário para um relé arder?
          R: ?

          1. Avatar de Gonçalo
            Gonçalo

            Porra ao menos fazias uma mais difícil e eu não electricista sou mecânico um rele arde porque leva um corrente eléctrica maior que a que aguenta e queima e sim é muito comum em carros antigos muitas vezes nem é o rele que arde em si mas os reles aquecem muito e basta estarem em contacto com um fio que o isolamento do fio começa a arder deve ser a causa mais comuns de os carros antigos arderem hoje em dia é que já temos umas modernices de uns filtros de partículas que também têm essa mania

          2. Avatar de mesmo
            mesmo

            Vende-lhe Vicente!

          3. Avatar de Urso maior
            Urso maior

            parolo teorio….continua a dar aulas que de vida real percebes pouco.
            mesmo so seguindo o teu raciciocinio ja estas a dizer bosta. nao discartas a hipotese de o rele queimar..mesmo que fosse pouco incomum (que nao o é em carros antigos). basta 1 em 200 carros correr mal ne……0.5% nao é muito comum…..mas acontece ne…..onde queres chegar com o “pouco comum” e atacares os outros que sabem mais que tu na vida real..que tu sozinho te enterraste……beats me…continua a ser bot.

          4. Avatar de Camões
            Camões

            A falta de inteligência devia ser considerado crime.
            @Urso maior, levava prisão perpétua.

      2. Avatar de Antonio+Vasco
        Antonio+Vasco

        É triste ver pessoas que pouco ou nada percebem de incêndios tentarem ser mais especialistas que especialistas , contratados por companhias de seguros, com anos de experiência e alguns, com especialidades tiradas no estrangeiro. Acha que, com as quantias que estavam em jogo, as seguradores iam enviar amadores?

    2. Avatar de Nuno
      Nuno

      É bastante comum até um rele arder

    3. Avatar de Aves
      Aves

      Não interessa se o fogo começou num relé ou noutro lado. O que interessa é saber o veículo onde começou o fogo – o veículo responsável.
      Se foi um relé, quer dizer que foi um incêndio em condições normais. Coisa diferente era se no carro existissem materiais perigosos, que anulassem o seguro.
      (Pesquisando por “incêndio automóvel relé”, o relé como causador é “chapa 5”)

      1. Avatar de Como é que é
        Como é que é

        @Aves há uma diferença no que os outros dizem e a minha experiência, mas já que gostas, o que os outros dizem e o que tu dizes “chapa 5” toma lá um bocado dos outros.

        “o que acontece se o relé estiver avariado?”

        “No pior dos casos, pode provocar um incêndio. ISTO É EXTREMAMENTE RARO, MAS NÃO IMPOSSÍVEL. O motivo é geralmente o desgaste. Os contactos desgastam-se devido ao constante ligar e desligar. Os especialistas falam então de contactos queimados ou encravados. É gerada mais resistência e, consequentemente, mais calor. No entanto, se o relé estiver defeituoso, O FUSÍVEL REBENTA normalmente.”

        http://www.motointegrator.pt/blog/rele-para-automovel-o-que-acontece-se-o-rele-estiver-avariado/

        Estas situações “provocar um incêndio” acontecem quando o relé está em atividade (liga desliga), em repouso (nos automóveis, por norma estão sempre NO) é uma em um milhão para acontecer “um incêndio”.
        Se acontecer que ele fique encravado em NC, o fusível rebenta (se foi bem calculado).

        @Aves dedica-te a IA, deixa para quem sabe e trabalha no terreno com os eletrões.

        1. Avatar de Aves
          Aves

          Encontras isto facilmente:
          “examine sinais de derretimento ou queimado nas caixas de relé e de fusível, são indicadores de superaquecimento que devem ser investigados pelo seu mecânico.”
          E sim, em vários incêndios de automóveis, não é só neste, é indicado como causa um relé. Quando escrevi “chapa 5” era para dizer que é frequente. Se é o relé mesmo ou os chicotes elétricos não sei.

    4. Avatar de Realista
      Realista

      https://ec.europa.eu/safety-gate-alerts/screen/webReport/alertDetail/-15093

      Para além destes Citroens de 2008 já encontrei vários recalls de Citroen Cactus de 2017 e diante por causa de relés…

      1. Avatar de Realista
        Realista

        Mas acho que encontrei o culpado:

        Seat: Altea (5P), Leon (1P), Ibiza (6J) and Alhambra (7N) (Fabricados em 2011):

        O relé de arranque pode, consequentemente, sobreaquecer e, consequentemente, o veículo pode incendiá-lo.

        https://ec.europa.eu/safety-gate-alerts/screen/webReport/alertDetail/305623?lang=en

        1. Avatar de Aves
          Aves

          Então, nesses modelos, o relé de arranque deve estar ligado ou desligado, contudo, mesmo com o carro parado:
          “A mola no relé de arranque pode permanecer na posição errada” e “pode, consequentemente, sobreaquecer e, como resultado, o veículo pode incendiar-se”.

          1. Avatar de Realista
            Realista

            Já dizem que foi um Mercedes.

          2. Avatar de Realista
            Realista

            https ://eco.sapo.pt/2024/09/22/mercedes-com-21-anos-provocou-o-incendio-no-prior-velho/

        2. Avatar de Antonio+Vasco
          Antonio+Vasco

          Há um tal Yamahia que está sempre a vociferar contra os VEs que agora está muito calado, se calhar foi de férias

    5. Avatar de JL
      JL

      Quantos recalls quer das marcas sobre relés que podem causar incêndios ?

  2. Avatar de Aves
    Aves

    Resumo das notícias:
    – A CA Seguros tinha um único carro no parque, e foi aquele onde se iniciou o fogo. A companhia ainda não sabe se há outros carros também com responsabilidades. Se o carro por ela segurado for o único responsável, irá pagar as indemnizações até ao limite do capital seguro, ou seja, até ao valor do seguro de responsabilidade civil que o proprietário do veículo tinha contratado.
    – O atual capital mínimo obrigatório do seguro de responsabilidade civil é de a 6,45 milhões de euros por acidente para os danos corporais e de 1,3 milhões de euros por acidente para os danos materiais.
    – Isto quer dizer que, mesmo que o seguro feito pelo proprietário seja superior ao mínimo , se não chegar a cobrir o valor das indemnizações (atualmente já vai em 3,6 milhões) é o proprietário do veículo que vai ter que pagar a diferença.
    – Quem tinha seguro de incêndio já recebeu ou está em vias de receber da sua companhia de seguros. Depois a sua companhia de seguros vai procurar ressarcir-se junto da CA Seguros (e do proprietário do carro, se for o caso).
    – Quem não tinha, nada recebeu e ainda não sabe a quem reclamar.

    1. Avatar de Cabecinha
      Cabecinha

      Se for assim, parece que querem fazer a folha à CA Seguros.
      Os juízes que não vão em cantigas.

      1. Avatar de Aves
        Aves

        Quem publicou o nome da companhia e que já tinha declarado que ia pagar até ao montante do capital seguro foi o Expresso.
        As companhias de seguros, por sua vez, fazem resseguros juntos de outras companhias (as resseguradoras). Vai recuperar grande parte do que tiver que pagar.
        Tenho estado a pensar é no proprietário do carro. É bem possível que o capital seguro não cubra o total de indemnizações, lhe levem o património e fique sem nada. Vou olhar melhor para o seguro que tenho. Quando se aumenta o capital seguro o prémio (o preço do seguro) aumenta pouco. Há coisas do diabo, quem é que ia pensar que acontecia uma coisa destas.
        E quem não tinha seguro de incêndio, não sabe quanto recebe e quando.

        1. Avatar de rui
          rui

          Perguntei agora ao meu mediador e disse que ronda os 20€ aumentar a cobertura de danos civil…

        2. Avatar de Medina
          Medina

          Está correto o proprietário deveria cobrir a diferencia se a RC do seguro não cobrir tudo.
          No entanto não podemos esquecer as más condições do parque. Com um bom advogado deverá conseguir dar a volta.

  3. Avatar de João Maldonado
    João Maldonado

    Então a culpa não era de um carro elétrico? Vi nos noticiários nas TVs, que até disseram que era um Tesla e agora feita a investigação afinal foi um carro a combustão? Será que esses canais vão agora retratar-se? Onde está a credibilidade jornalística senão vão verificar os fatos? Qual a diferença de um jornalista vs um cidadão que escreve o que lhe apetece, sem ter a responsabilidade e a obrigação de verificar os fatos?

    1. Avatar de Vítor M.

      Quem lá chegou primeiro e recolheu os testemunhos ou indícios, como vimos, foi quem elaborou todo o rol de informação precedente. Até, claro, à investigação dos peritos. E quando foram apurados os resultados, a forma de corrigir o que inicialmente era apenas um hipotético cenário, é dizer o que de facto aconteceu conforme relatórios das perícias. Como iam no momento verificar factos se estava tudo a arder? Só por eventuais testemunhos de quem hipoteticamente tinha visto algo.

      Essa tua apreciação é estranha, porque parte do princípio que quem chegou lá primeiro e recolheu o possível, o fez com intenções de enganar. Tu só podes estar confundido. Nunca nenhum jornalista que lá esteve afirmou inequivocamente que tinha sido um elétrico ou um térmico “A notícia está a ser avançada pela CNN, que indica que aparentemente o fogo terá iniciado num carro elétrico.”.

      Essa mania de avaliarem com chico-espertice o trabalho dos outros….

      1. Avatar de Antonio+Vasco
        Antonio+Vasco

        Pois sim, já há algum tempo que se nota que o Vitor M puxa para os combustão , não é assim?

        1. Avatar de Vítor M.

          Eu? 😀 porquê? Eu não tenho qualquer interesse nisso. Eu tenho interesse numa industria automóvel tecnológica, forte, quer seja com elétricos ou electrificados. E que as opções sejam várias para servir a todos os bolsos. Só assim, naquilo que me serve, poderá trazer mais novidades. E queremos é novidades e boas máquinas para ensaiar.

      2. Avatar de Gonçalo
        Gonçalo

        O que é engraçado é um bêbado qualquer dizer e a comunicação social pegar nisso e inundar tudo de noticias a dizer que era um eléctrico sem nenhuma peritagem sem nada.
        É absolutamente verdade que o pplware escreveu que o incendio PODERÁ ter começado…. Portanto deram a possibilidade sem certeza e bem mas caramba quando se escreve isto tem que se ter minimamente segurança na fonte a fonte não pode ser um bebado qualquer que disse que foi o que aconteceu neste caso alguém disse e pronto aquilo começou a circular por todo o lado sem provas de nada

        1. Avatar de Vítor M.

          E foi um bêbado que disse? É que levantas falsos cenários e isso é correto?

          Claro que não íamos dizer o que não se sabia a certeza, mas as informações iniciais captadas “na boca do incêndio” diziam o que foi inicialmente avançado. Depois, de facto houve uma correção e hoje sabe-se mais. O que se deve fazer? Deve-se reparar a informação e contar o que se sabe oficialmente. E isso temos de fazer. Agora, não levantem falsos cenários, pois não acredito que um jornalista foi lá, olhou e pensou “naaa isto foi um elétrico” 😉 toda a criar barulho” 🙂 . Nós isso nunca o faríamos, também é verdade.

  4. Avatar de bartolomeu
    bartolomeu

    Interessante…
    Depis de se apurar o obvio, para não prejudicar o esquema dos elétricos atira-se a culpa para cima dos veiculos a combustão…interessante.

    1. Avatar de Anónimo
    2. Avatar de Nuno
      Nuno

      Interessante foi dizerem que foi um eléctrico sem qualquer peritagem isso é que é interessante agora com a peritagem chegam à verdade mas agora é que é mentira ahahahhaahhahah lindo

    3. Avatar de JL
      JL

      E para quê culpar o inocente ?

      Onde apuraram o óbvio ? os jornalistas ?

  5. Avatar de Nuno
    Nuno

    Como sempre o Lítio é o culpado, tal como estes incêndios,
    Para o ano vai o resto da Floresta, para eles poderem retirar mais umas boas toneladas de lítio pá vender .
    A LusoRecursos está Feliz,

    1. Avatar de luisa
      luisa

      Depois das informações que obteve após a peritagem, a empresa diz que foi num carro a combustão que o fogo começou, devido a um curto-circuito provocado por um defeito num relé.

    2. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      +1 antes do aparecimento do Litio nao existiam fogos/incêndios. Antigamente fogos só mesmo nos filmes. Na vida real nunca existou

    3. Avatar de JL
      JL

      Se os carros não usam litio, como pode ser o culpado ?

  6. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Foi só mais um a combustão que ardeu o normal quem anda na estrada a décadas está abituado a ver carros a combustão a arder!

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      na estrada em andamento é comum arderem as FAPs, tirando isso não

      1. Avatar de Rodrigo
        Rodrigo

        Olha que é em carros com alguma idade nem se fala porque muitos têm o cofre do motor cheio de óleos, gasolina/gasóleo devido a vedantes e afins e basta uma faísca de um cabo a fazer massa ressequido e puffff acontece tantas vezes, por isso é que é importante verificar fugas.

        Ainda a semana passada um estava estacionado num parque e começou a arder.
        https://www.cmjornal.pt/multimedia/videos/detalhe/tres-carros-destruidos-por-chamas-num-convivio-musical-em-vila-nova-de-famalicao

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          isso começou na bateria

      2. Avatar de JL
        JL

        Fora o resto que ardem, tantos que ardem e não têm FAP’s.

    2. Avatar de Nuno
      Nuno

      Ainda ontem ardeu mais um

    3. Avatar de JPP
      JPP

      E logo da marca que é mais vulgar a ver arder

  7. Avatar de Joao Magalhaes
    Joao Magalhaes

    Titulo da noticia – já se sabe quanto vai aumentar os seguros.

  8. Avatar de Como é que é
    Como é que é

    Com os meus anos de experiência em eletrões, acho que a história está mal contada.
    Se todas as viaturas (VE e ICE) têm reles, e estes depois de queimados (carbonizados), dificilmente consegue-se determinar qual teve origem no incêndio, isto é, pressupondo que a causa foi um relé.
    Para mim, têm que inventar outra desculpa, porque neste caso específico não “papei” a justificação.
    Qual foi a “Bola de Cristal” que eles consultaram?

    1. Avatar de rui
      rui

      Tens noção que é relativamente facil para investigadores determinar essas coisas certo?, há padrões de fogo, direção do mesmo, dai podes perceber a zona de origem, basicamente reduzes mais e mais até que chegas ao componente afetado.
      e sim os eletricos têm mas muitos menos que combustão…

      1. Avatar de Como é que é
        Como é que é

        “dai podes perceber a zona de origem”

        Certo, mas como determinas que foi um relé?

        Sabes que, com aquelas temperaturas, na origem/proximidades, um relé e restantes equipamentos, praticamente “evaporam”.

        1. Avatar de Toni da Adega
          Toni da Adega

          Mas se fosse um VE já ninguem duvidava da peritagem. Peritagem só são invalidas em veiculos ICE

          1. Avatar de Como é que é
            Como é que é

            A questão não é se foi num VE ou num ICE, porque se eles tivessem dito que foi um relé dum VE eu mantinha o meu argumento. (Neste caso das 232 viaturas). Noutros casos teria que analisar as circunstâncias.

        2. Avatar de JL
          JL

          Simples, um relé é um bobine, se ele estiver queimado por fora, foi o fogo, se estiver queimado por dentro, foi o culpado.

    2. Avatar de JL
      JL

      Bola de cristal usaram no inicio, quando sem saber a causa já sabia o tipo de carro e marca.

  9. Avatar de Tafc
    Tafc

    O Elon Musk paga a fatura.

    1. Avatar de JL
      JL

      O Elon Musk não vende carros a combustão.

      1. Avatar de Manolo
        Manolo

        A sorte é não te apanhar na vida real… Atrás desse teclado és um herói

        1. Avatar de JL
          JL

          Então pode apanhar, é combinar uma hora e uma morada.

  10. Avatar de Camões
    Camões

    Façam o seguinte teste para quem não percebeu a confusão de quem contesta o relé como causador.
    Peguem num maçarico e num relé de automóvel, dêem fogo forte e constante ao relé no mínimo 30 minutos. O que sobrou? A resposta tem duas letras e um acento.
    Como chegaram a conclusão que o iniciador da tragédia foi um relé?

    1. Avatar de JL
      JL

      Simples, pela dispersão de calor, pela direção entre muitas outras observações, desmontando esse relé é fácil entender que a queima foi feita por fora e não começou no interior.

      1. Avatar de Camões
        Camões

        Antes de ca#ares posta de bacalhau incoerentes, faz o teste que eu mencionei, filma e publica o resultado. Teoria e suposições também eu tenho tal como outros. Escreves muito e não dizes nada de útil.
        Eu já fiz um teste semelhante com
        um contactor (está filmado), que é mais resistente que um relé, e o resultado foi quase (duas letras e um acento). Arre que é *****.

        1. Avatar de JL
          JL

          É preciso fazer ? Já o fez ?

          Sabe que técnicas os inspectores usam ?

          Então mostre lá esse teste, e o que tem a ver um contactor com um relé, sendo que o primeiro tem controle electrónico ?

          1. Avatar de Camões
            Camões

            @JL podes fazer companhia ao @Urso maior (P.p.).
            Um contactor pertence a família dos relés, têm o mesmo princípio de funcionamento, um é para maiores cargas o outro para menores cargas.
            Dedica-te aos carros a pilhas e deixa os electrões para que sabe.

          2. Avatar de JL
            JL

            Não, não têm o mesmo princípio, tal como disse, contadores de corrente contínua têm controle electrónico, e não tem a ver só com corrente, mas também tensão.

            Eu não tenho carros a pilhas, mas também os conheço, em Portugal não se vendem.

          3. Avatar de Como é que é
            Como é que é

            @JL confirmo o que o @Camões afirma.
            1º- Dedica-te aos carros a pilhas (entende como quiseres)
            2º- Um contactor pertence a família dos relés, deixa os electrões para que sabe.

            “Qual é a diferença entre um contator e um relé?”

            “Os contatores são usados ​​em aplicações de alta potência.
            Os relés são usados ​​em aplicações de baixa a média potência.
            A distinção entre um contator e um relé é sutil, mas significativa. Embora ambos os dispositivos sejam interruptores eletromecânicos”

            https://electrotopic.com/pt/qual-e-a-diferenca-entre-um-contator-e-um-rele

          4. Avatar de JL
            JL

            Não, não me dedico aos carros a pilhas, até porque nem se vendem em Portugal.

            Errado, não há famílias em componentes.

            É uma diferença tão grande que nem usam o mesmo nome.

  11. Avatar de Manolo
    Manolo

    Muito gira está estória. Já sabia que a culpa nunca seria de um elétrico. O Lobby é muito forte, vale tudo. Só acredita quem quiser. Viva o lítio (a exploração tem agora a via aberta, depois dos incêndios). E já agora, ninguém fala do Tesla que ardeu sozinho no Eixo Norte Sul em Lisboa na segunda feira passada? Não convém…

    1. Avatar de JL
      JL

      Pois não falam, porque não ardeu, é apenas imaginação sua, tal como foi antes.

  12. Avatar de JL
    JL

    Afinal foi um Mercedes com 21 anos, estranho como se consegue confundir um Mercedes com um Tesla.

    https ://eco.sapo.pt/2024/09/22/mercedes-com-21-anos-provocou-o-incendio-no-prior-velho/

    1. Avatar de JPP
      JPP

      O Correio da Manhã não foi quem noticiou primeiro? Já sabemos a credibilidade deles

      1. Avatar de JL
        JL

        Que é zero, como sempre.