Primeiro voo intercontinental com óleo para fritar no combustível

28 Comentários

Sim, leu bem! Óleo para fritar foi usado no combustível de uma aeronave que partiu de Paris e que fará um voo intercontinental.

A aeronave, um Airbus A350 da Air France, levantou ontem de Paris para Montreal (Canadá) e utilizou um combustível com uma mistura de 16% de óleo para fritar.

Primeiro voo intercontinental com óleo para fritar no combustível partiu de Paris


De acordo com a Lusa, este biocombustível, produzido na refinaria que o grupo petrolífero Total tem em La Mède, perto de Marselha (sudeste de França), pode evitar neste voo a emissão de 20 toneladas de dióxido de carbono (CO2), afirmaram numa declaração as quatro empresas parceiras na experiência.

Segundo os cálculos da Air France, a utilização desta mistura de óleo de fritura representa um custo adicional por passageiro de cerca de quatro euros para a rota entre a capital francesa e a cidade canadiana.

Primeiro voo intercontinental com óleo para fritar no combustível partiu de Paris

Para evitar uma perda de competitividade, o objetivo é generalizar a utilização destes biocombustíveis para todas as companhias aéreas. A regulamentação francesa estipula que a partir de 2022, 1% dos biocombustíveis devem ser utilizados em todos os voos com partida do país, uma percentagem que terá de aumentar para 2% em 2025 e 5% em 2030.

A Airbus está também a realizar uma série de testes para certificar aviões que podem utilizar 100% de biocombustíveis “nas próximas décadas”.

O grupo franco-holandês Air France-KLM gaba-se de ser um dos pioneiros na utilização destes combustíveis, com um primeiro voo de um avião KLM em 2009.

Comentários

28

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Blox
    Blox

    Ok… fica ainda mais caro se voarem com óleo usado.
    Nada que alguém que tenha um carro a diesel não saiba.

    1. Avatar de FreakOnALeash
      FreakOnALeash

      Não percebi. Tive um carro a diesel já antigo e punha-lhe uma mistura de diesel e biocombustível. Era mais barato o L que o diesel standard.

      1. Avatar de SSD
        SSD

        Não lhe estragues a narrativa então…

  2. Avatar de Pedro
    Pedro

    e por cá multa-se quem usa óleo de fritar no carro

    1. Avatar de Napoléon Bonaparte
      Napoléon Bonaparte

      Alguém disse que a AT, na sua atividade, tem algo que assemelhe a ideia de ecologia?!
      Cá me parece que não. De todo!
      O pessoal das finanças até vibra de contente sempre que os populistas do governo decidem aplicar alguma taxa ou imposto com pretensos intuitos ecológicos… porque entra mais!
      E na Administração Tributária, meus senhores, não se faz justiça: cobram-se impostos!

      1. Avatar de camane
        camane

        Plenamente de acordo, para alguns a felicidade só existe com mais e mais impostos.

  3. Avatar de David
    David

    Bem, mas ao menos sempre voamos com cheirinho a chamuças…

  4. Avatar de Riko
    Riko

    E ha gente que ainda paga por testes pcr para viajar? Quem quiser fale comigo que eu vos arranjo por 5 euros. Ja fiz 6 viagens desde março e passa limpinho, meu rico photoshop.

    1. Avatar de iDroid
      iDroid

      Parabéns para ti.

    2. Avatar de Louro
      Louro

      Aposto que o teu rico photoshop é uma versao pirateada e que depois de venderes os teus testes falsos a alguém ainda reclamas da corrupcao no país e que os salários sao uma vergonha…

      1. Avatar de Ad9
        Ad9

        Isso e provavelmente das medidas de contenção, embora ande aí a fornecer maneiras de até pessoas que estão infectadas se meterem num sítio fechado e por ventura até aumentar os números de infectados…
        Gajos que se acham acima do “sistema” não dá para mais

    3. Avatar de Napoléon Bonaparte
      Napoléon Bonaparte

      Sabes o que é crime?!
      Tudo aquilo que vem elencado no Código Penal Português…

    4. Avatar de just_saying
      just_saying

      Olha que artista. Depois ficam todos chocados quando um membro do governo ou um individuo de um banco é corrupto. Se vocês também o são, querem bons lideres? Eles apenas são o reflexo da sociedade. Do chico esperto que não declara todos os rendimentos no IRS, do que vive de subsidios, do que compra as coisas na china por 1€ e vai vender para o OLX por 5€ e nada de pagar impostos. Do que faz download ilegal de software/filmes/musica e a vende, o que falsifica documentos oficiais… Enfim… Portugal é composto por estes individuos que fazem isto tudo e com toda a hipocrisia querem exigir que os outros não façam o que eles passam toda uma vida a fazer.

    5. Avatar de LR
      LR

      Não sejas mentiroso. É muito feio. Já agora, fizeste viagens desde Março para onde?

    6. Avatar de Pedro Nogueira
      Pedro Nogueira

      És o meu herói.

  5. Avatar de cK
    cK

    Esta foi a primeira viagem. Dá próxima o motor já não pega. Nem de empurrão…

    1. Avatar de SSD
      SSD

      Claro porque estas coisas não são testadas antes nem nada. Fazer um voo intercontinental como teste era a melhor ideia até, nesse caso

  6. Avatar de Black Russian
    Black Russian

    Enquanto isso os navios mercantes continuam a poluir como gente grande……

    Carros e aviões eco green, transporte marítimo “who cares?!?!!”

    1. Avatar de Keyboardcat
      Keyboardcat

      Do sector de transportes as maiores emissões vêm dos transportes terrestres (74%), seguido pela aviação (12%). Só depois vêm os transportes marítimos. É importante reduzir a emissão em todos, mas a prioridade são sempre os mais poluidores.

      E a aviação é um setor difícil visto ás restrições de volume e peso que não existem em outros setores como marítimo e terrestre. Daí todos os pequenos avanços serem bem vindos.

      https://ec.europa.eu/clima/policies/transport_en

    2. Avatar de Miguel
      Miguel

      Exactamente, tb podes dizer avioes… porque isto tb não funciona nos carros

  7. Avatar de Paulo Silva
    Paulo Silva

    Atenção que o óleo de fritar foi refinado e depois misturado em um processo especial. Só digo isto pois as notícias que correm como esta no título dão a entender que o voo foi feito somente com o óleo de fritar que veio direto da panela e apenas ele. O que não é verdade. E também tenho duvidas sobre a emissão de dióxido de carbono evitado

    1. Avatar de Keyboardcat
      Keyboardcat

      As emissões de CO2 são as mesmas. A diferença é que o CO2 gerado pelos óleos vegetais foram absorvidos da atmosfera e não diretamente extraídos do solo como acontece com os derivados do petróleo.

      O que torna o processo relativamente neutro (se não contarmos as emissões geradas pela a agricultura muitas vezes intensivas das plantas usadas para criar o óleo). Mas tendo em conta que esses óleos são resíduos de outros processos, acaba por ser sempre vantajoso.

      1. Avatar de Redin
        Redin

        Ė um pouco como ter uma sala bem limpa cujo lixo foi atirado para debaixo do tapete. Amanhã alguém volta a mexer com o tapete e repete-se novamente o processo.
        Uma coisa anula a outra.

      2. Avatar de PAULO SILVA
        PAULO SILVA

        mas segundo o texto: «pode evitar neste voo a emissão de 20 toneladas de dióxido de carbono (CO2)», acho muita redução, uma vez que a capacidade maxima do avião é de 140 mil litros, que pesam menos, logo poupar 20 ton num só voo, acho muito exagerado.

        1. Avatar de Keyboardcat
          Keyboardcat

          Deixa ver, 140 mil litros de Kerosene dá cerca de 115 toneladas. Com 16% de óleo e tendo em conta que o óleo é em massa constituído por cerca de 75% de carbono, ficamos com um total de 13 toneladas de carbono pertencentes ao óleo vegetal.

          Isto assumido os 16% são por massa e não volume. Se bem que não altera muito o resultado eu espero.

          13 toneladas de carbono, combinadas com oxigénio dá cerca de 43 toneladas de dióxido de carbono.

          Por isso os números são relativamente realistas, visto as 43 toneladas referem a máxima capacidade de combustível que o avião consegue transportar.

          Mas claro, normalmente quando se fala em evitar emissões normalmente refere-se ao facto de esse carbono poder ser capturado pelas plantas que vão produzir novo óleo. Neutralidade de carbono não significa apenas não emitir, mas criar um ciclo em que a captura é igual à emissão.

          1. Avatar de PAULO SILVA
            PAULO SILVA

            Obrigado pela explicação, visto ser dos poucos comentários úteis aqui no tópico.

  8. Avatar de Rui
    Rui

    Que não se torne um habito, porque as batatas fritas do mac ficam mais caras

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      O óleo vegetal já está a subir loucamente. E uma das razões é essa, os biocombustíveis. Muitos dos óleos refinados à venda no mercado já têm preços idênticos a azeite refinado.