Presidente da República promulgou abolição das portagens nas ex-SCUT

50 Comentários

Depois de uma proposta do PS, de um longo período de discussão e da aprovação por parte do Parlamento, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou a abolição das portagens nas ex-SCUT. Afinal, onde vai deixar de se pagar?


Ex-Scut que passam a ser grátis: A4, A13 e 13-1, A22, A23, A24, A25 e A28

A Assembleia da República aprovou em maio a proposta do PS para a abolição das portagens nas ex-SCUT. Estas foram consideradas estradas sem custos para o utilizador (SCUT) até 2011, altura em que começaram a ser pagas pelos automobilistas. Em julho de 2021 foram aprovados descontos. Tais descontos, significavam uma quebra de cerca de 229,6 milhões de euros em receitas até dezembro de 2023. No entanto, mesmo assim, a receita com portagens aumentou.

A proposta foi aprovada com os votos a favor de PS, Chega, PCP, BE e Livre e a abstenção da Iniciativa Liberal. O PSD e o CDS-PP votaram contra, recomendando apenas a redução gradual destas taxas.

O Presidente da República promulgou agora o decreto da Assembleia da República que põe fim às portagens nas ex-Scuts.

Marcelo promulga a abolição das portagens nas ex-Scut a partir de 2025. A abolição das portagens no interior e no Algarve engloba a A4, A13 e 13-1, A22, A23, A24, A25 e A28 e terá efeitos já a partir de 1 de janeiro do próximo ano.

O CEO da Brisa defendeu recentemente a isenção de portagens só para populações locais. Segundo justifica, em vez de 200 milhões de euros com o fim das portagens nas ex-SCUT para todos, tal medida poderia apenas custar 40 milhões – saber mais aqui.

Segundo Pires de Lima, se estas vias passarem a ser usadas indiscriminadamente, a sua qualidade vai degradar-se, e o tráfego e sinistralidade vão aumentar.

Comentários

50

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de cK
    cK

    E assim se mostra que há portugueses de primeira outros de segunda…

    1. Avatar de André
      André

      Tens de ler mais sobre discriminação positiva e/ou regiões desfavorecidas.

  2. Avatar de jorgeg
    jorgeg

    Obrigado CHEGA!

    1. Avatar de 2 dedos de testa
      2 dedos de testa

      a sério? quantos neurónios lhe terão falecido para conseguir escrever isso?

      Sem populismos

    2. Avatar de Oh
      Oh

      “A proposta foi aprovada com os votos a favor de PS, Chega, PCP, BE e Livre”

      Obrigado PS, PCP, BE e Livre!

      1. Avatar de Infinity
        Infinity

        O PS enquanto este no poleiro votou sempre contra, agora que não está lá fez para ganhar votos

    3. Avatar de Anung
      Anung

      não foi o único que votou a favor, mas foi o partido que iniciou a medida, por isso sim, tem o seu mérito.

      1. Avatar de Nuno V
        Nuno V

        Não, não foi. A medida foi avançada pelo PS. Bem como existem partidos que apresentam, na assembleia da república, propostas de abolição das portagens nas ex-scuts antes de sequer existir o partido chega.

    4. Avatar de PeterOak
      PeterOak

      O partido CHEGA a marcar pontos. Gente boa que se preocupa com os cidadãos.

      1. Avatar de PeterJust
        PeterJust

        Noticias falsas como sempre, o que vale é que as pessoas já toparam que é tudo uma cambada de mentirosos que querem é o tacho que criticam aos outros. Devolvam os 4 milhões que receberam do estado sua cambada de mamões

  3. Avatar de Naodou
    Naodou

    Muito bem, para mexer na economia local.

    1. Avatar de Infinity
      Infinity

      +1, o problema é que muitos não pensam dessa maneira

  4. Avatar de Oh
    Oh

    “Segundo Pires de Lima, se estas vias passarem a ser usadas indiscriminadamente, a sua qualidade vai degradar-se, e o tráfego e sinistralidade vão aumentar.”

    Lol qual é a desculpa do estado da A25 atualmente, então? Só dá pra rir isto. Uma pessoa já paga e continua mal servida

    1. Avatar de B@rão Vermelho
      B@rão Vermelho

      Basta irmos aqui ao lado “Espanha” e vemos as infraestruturas Vs desenvolvimento , há duvidas que Espanha está muito mais desenvolvido que Portugal?

      1. Avatar de Anung
        Anung

        A A-49 não está lá grande coisa….

        1. Avatar de Hacker Car Alinho
          Hacker Car Alinho

          Já está a ser reparada

    2. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      Tadinhos
      Os valores pornográficos que cobram sobre os combustíveis rodoviários não chegam para reparar e pintar as estradas.

    3. Avatar de Mike
      Mike

      Não vamos mais longe, na Alemanha o imposto de circulação financia as autoestradas (carros a gasóleo em média 300€ anuais e a gasolina 100€). Na Austria paga-se uma vinheta anual (ca. de 100€ anuais). Nesses países não se podem queixar da qualidade das autoestradas. Só os países do sul da Europa é que gostam de ch*lar os seus cidadão, cobrando portagens por cada utilização, como por exemplo a Itália, França, Espanha e Portugal… Porque não criam em Portugal uma vinheta como na Austria? Isso ia dinamizar e muito a economia portuguesa…

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        ” Espanha ”
        Espanha até que nem por isso…

      2. Avatar de Joao Magalhaes
        Joao Magalhaes

        Austria, Republica Checa, Eslovenia…Não é só o preço mas também a comodidade, vou agora para a Itália (da Polónia) e já comprei as respetivas vinhetas online, depois as entradas e saidas sem o portico de portagem logo sem filas de trânsito, Chegando à Itália
        começa a chulice.

    4. Avatar de André
      André

      ahahah, o Pires de Lima delira! Até parece que haverá fluxos de das grandes cidades Portuguesas para observar as populações locais do interior! #mentecaptos

  5. Avatar de Narciso Miranda
    Narciso Miranda

    Só a titulo de curiosidade, qual era o tema quando eram sem custos?

    1. Avatar de Luís
      Luís

      Boa questão

  6. Avatar de Oi to the World
    Oi to the World

    Muitos falam das SCUT, principalmente a Via do Infante, não sabe o que é conduzir pela N125 por estes tempos de verão… Ja de inverno é complicado, fará agora.

    1. Avatar de B@rão Vermelho
      B@rão Vermelho

      Olha que passei no ano passado por esta altura na via do Infante e também ñ estava lá grande coisa, eu sou a favor de isenção de pagamento e mora na zona de Lisboa

      1. Avatar de Oi to the World
        Oi to the World

        Barão tens razão, com aquilo que se paga de portagem, deviam canalizar as verbas para a manutenção da auto estrada, mas… Antes estava menos boa de VRSA a Faro, agora já está menos boa para lá de Faro

  7. Avatar de PT
    PT

    Pq é que não aprovaram uma lei destas quando estavam no poder ? Absurdo. Agora vão aprovar uma lei qdo quem está a controlar o orçamento é outro partido ! Gastar a guita que os outros controlam é fácil . Politicozinhos !!!

    1. Avatar de Anung
      Anung

      O chega, apesar dos muitos defeitos é o único partico que vota em medidas sem interesses politicos.

      1. Avatar de B@rão Vermelho
        B@rão Vermelho

        @Anug, consegues dizer isso sem te rires?
        Se amanhã chegares ao pé do André Coisinho com uma equipa de reportagem e mais 20 caramelos e pedires passeios alcatifados, vais ver que no dia seguinte passa a ser o cavalo de batalha do Chega.
        Nunca mais ouviste uma palavra sobre a castração química, as pessoas deixaram de contribuir para esse peditório e era uma coisa super importante para o Chega e puf já se esqueceram.
        Não me digas que em Portugal acabou-se as violações e violadores?
        Ficava mesmo muito feliz se fosse verdade, é dos crimes que mais me tira do serio.

      2. Avatar de Contador
        Contador

        Sim sim, esta gente ainda acredita no fascismo. Que gente mais desprezível. O Mundo esquece facilmente o que se passou nas décadas de 1930. Tem mas é vergonha na cara.

        1. Avatar de Anung
          Anung

          E o chega é fascista porque?

          1. Avatar de BurroFuiEuQueEstudei
            BurroFuiEuQueEstudei

            Também vou gostar de saber a resposta. Mas já fui buscar uma cadeira para me sentar enquanto espero pela mesma.

          2. Avatar de Anung
            Anung

            Mas eu sei a resposta. É porque o dizem na SIC e CNN 🙂

          3. Avatar de PML
            PML

            Só alguns exemplos: tem liders a dizerem que o são (está na TV). Conheço vários cheganos que dizem que no tempo do Salazar é que era bom. Muitos defendem a polícia sempre sem reconhecer que esta também tem falhas (não podemos ser cegos). Criticam sempre os media e de serem perseguidos, tudo o que vem de fora é mau e quer destruir a portugalidade, são contra a europa, uso de símbolos patriotas (alguns deles muito desaquadamente), tolerância de comportamentos de tortura ou abusos, pena de morte, discurso racial ou xenófobo, maioria dos representates são homens (os outros partidos tb têm isso, mas em menor percentagem, etc. etc.). É preciso ler e estudar o que é cada regime. Mandar bocas sem perceber nada.
            Agora algo que me rio mesmo: muitos dos cheganos dão imensos erros ortográficos e são de uma falta de cultura

    2. Avatar de B@rão Vermelho
      B@rão Vermelho

      O PS redúzio o valor das portagens em mais de 60% portanto estavam a caminhar nesse sentido

      1. Avatar de DeveriaTerSidoPolitico
        DeveriaTerSidoPolitico

        Reduzio o valor das portagens… quando me lembro bem, todos os anos estavam era sempre a subir e nunca a descer.

    3. Avatar de Aves
      Aves

      Em 2021 foi feito um corte muito maior no preço das portagens nas mesmas ex-SCUT. Agora acaba o que restava.

        1. Avatar de PML
          PML

          Mais um chegano em força. Diz sempre “mentira” a tudo o que é da sua ignorância. Mais uma característica destas pessoas.

      1. Avatar de Aves
        Aves

        “ Desta forma, de acordo com o MCT, a redução definida em 2021 e em vigor até ao final de 2023 já era de 57,5% durante o dia e de 70% durante a noite, fins de semana e feriados, face aos valores de 2011.
        Com a nova portaria, a redução passa de 57,5% para 65%, o que representa uma redução de cerca de 22,6%, face aos preços de 2023, mantendo-se inalterada a redução de 70% no período noturno.” (notícia de 01/01/2024)

        1. Avatar de André
          André

          foi provisório e era apenas para veículos de mercadorias.

  8. Avatar de JR56
    JR56

    É por causa destas batalhas políticas ideológicas que este “país” não sai do 3.º mundismo ! Financeiramente vê-se como estão as várias áreas como saúde etc. Mas politicamente interessa recolher as medalhas do quem fez o quê…quem foi o bonzinho…independentemente de se arrombar ainda mais as finanças públicas 🙂 Depois admiram-se que apareça por aí mais uma troika 🙂 Isto nada melhor que provocar o caos para a sobrevivência dos politicozecos da treta que temos 🙂 Estou para ver quem vai pagar os tais 200M por causa da abolição das portagens 🙂

    1. Avatar de Gustavo
      Gustavo

      E qual vai ser o rombo com a descida do IRC??!!

    2. Avatar de Joao Ptt
      Joao Ptt

      Vários políticos tem demonstrado preocupação com a desertificação do interior do país, mas até há pouco tempo nada tinham feito de relevante para criar sequer o mínimo de condições realistas para desenvolver o interior.

      Com algumas ex-SCUT novamente gratuitas para quem as utiliza a partir de 1 de Janeiro de 2025, criam condições para que mais empresas se queiram estabelecer no interior, assim como facilitam a mobilidade interna, levando mais pessoas a visitar o interior e desta forma alguma acabarão por se mudar para o interior uma vez que os custos de deslocação são reduzidos de forma significativa com esta alteração.

      Melhor teria sido que também o PSD, CDS-PP e a Iniciativa Liberal tivessem votado favoravelmente, porque para os empresários mais precavidos isto cheira a uma medida instável que pode ser revertida a qualquer momento já que os partidos da dita “direita” (excepto o Chega) não queriam esta medida, pelo menos na forma proposta uma vez que ou se abstiveram ou recusaram… e isso poderá fazer com que muitos empresários não querer arriscar-se a mudar para o interior já que os custos de deslocação influenciam e muito o custo de operação e se daqui a 1 ano houver nova eleição e a direita contra esta medida por algum motivo ganhar a maioria no parlamento podem mudar esta medida e voltar a cobrar tudo e todos e lá sobem os custos de operação para a estratosfera.

      Quanto aos 200 milhões, é ridículo estar tão preocupado com isso quando se fala em um novo aeroporto, uma nova ponte sobre o Rio Tejo, uma linha férrea de alta-velocidade…. estamos a falar de milhares de milhões! E note-se que nada disso irá beneficiar o dito interior do país. Valores esses que provavelmente no final das contas se forem iguais ao de muitas outras obras ainda vão aumentar para o dobro, triplo ou mais, com as alterações, aumentos dos custos gerais, imprevistos, etc.

      1. Avatar de B@rão Vermelho
        B@rão Vermelho

        Só discordo contigo quando dizes o interior não vai beneficiar com as obras mais a litoral, direta ou indiretamente acaba sempre por beneficiar, agora é claro que não vão ser os mais beneficiados.

  9. Avatar de Nervaise
    Nervaise

    Tem problemas com as velocidades e acidentes? Então as autoestradas já tem pórticos com câmaras e radares, é meter os pórticos a fazer médias de velocidade e multa para cima.

    1. Avatar de Joao Magalhaes
      Joao Magalhaes

      Tipo Holanda, autoestrada com 5 faixas e vai tudo a 100.

  10. Avatar de Tiago
    Tiago

    O partido CHEGA a marcar pontos. Gente boa que se preocupa com os cidadãos.

    1. Avatar de PML
      PML

      Lol. Santa ignorância!

  11. Avatar de PeterJust
    PeterJust

    Olha o patrão dos ladrões e criminosos da BRISA tão preocupado com a nossa segurança! Andaram a desativar todos as vias verdes que os clientes compraram para obrigar a malta a fazer contratos de aluguer, abusam do monopólio gatunos, O MP como sempre está ao serviço destes criminosos e só andam preocupados em ouvir as conversas do Galamba com a mulher