Preços voltam a baixar e em Portugal um Tesla já custa menos de 40 mil euros

45 Comentários

Depois da Tesla ter descido os preços no mercado americano, e ajustado os valores também para o mercado chinês, os restantes países começaram a receber as tabelas com os descontos. Com menos 5 mil euros no Model 3 de entrada de gama, a marca de Elon Musk prepara-se para começar a fazer estragos!


Tesla Model 3 passa dos 44.990€ para os 39.990€

A indústria automóvel está em estado de ebulição. Se o dinheiro mais caro faz aumentar preços nalguns modelos, os elétricos da Tesla estão em contra-mão. Este ano, a marca dos elétricos americanos já mexeu nos preços pelo menos 3 vezes. A empresa em meados de janeiro baixou o preço das versões mais baratas dos Model 3 e Model Y. Depois, em março voltou a mexer, mas agora nos Model S e Model Y. Por fim, estamos em abril e o Model 3 volta a receber nova cotação com baixa significativa.

Segundo informações, todos os modelos terão sido beneficiados com uma redução. Destaca-se, contudo, o Model 3 de tração traseira que viu o preço ser reduzido em cinco mil euros.

Imagem preço dos elétricos em Portugal

Conforme podemos ver no site da marca, este modelo custa agora 39 990 euros.

  • Model 3 (um motor e tração traseira) – 39.990 €;
  • Model 3 Long Range (dois motores e tração integral) – 48.990 €;
  • Model 3 Performance – 53.990 €.

    Esta redução de preço poderá estar relacionada com dois importantes aspetos. Por um lado, a nova versão do Model 3 que já está a ser veiculada, até com supostas imagens partilhadas pela internet.

    Por outro lado, as ameaças dos concorrentes diretos da Tesla que estão a prometer um carro na casa dos 25 mil euros, podendo deixar a Tesla desfasada desta oferta.

     

    E o Model Y?

    O Model Y de entrada de gama também sofreu uma baixa de preço. O modelo de entrada de gama, de tração traseira, custa agora 44.909 euros (o mesmo preço do Model 3 antes da redução). Portanto, este SUV elétrico está agora a menos dois mil euros que antes e menos cinco mil euros do seu preço de lançamento.

    Em termos de oferta, este modelo apresenta os seguintes preços:

    • Model Y (um motor e tração traseira) – 44.990 €;
    • Model Y Long Range (dois motores e tração integral) -53.990 €;
    • Model Y Performance -59.990 €.

    Tal como o Model 3, este elétrico recebeu um ajuste significativo na sua tabela de preços.

     

    Tesla Model S e Model X estão mais baratos

    Toda a gama sofreu uma mexida nos valores e a oferta torna-se muito atrativa.  A título de exemplo, o Model S viu o seu preço ser reduzido em cerca de 10 mil euros quer na versão de  motor duplo, quer mesmo na versão de tração integral e no topo de gama, o Plaid.

    • Model S (dois motores e tração integral) – 106 990 €;
    • Model S Plaid – 131.990 euros.
    • Model X (dois motores e tração integral) – 115.990 €;
    • Model X Plaid – 135.990 €.

    O mercado automóvel dos elétricos está cada vez mais interessante. Para esta baixa de preços também poderá ter contribuído a baixa do preço do lítio. De acordo com a agência de informação de preços Benchmark Minerals, desde janeiro, o preço do lítio caiu quase 20%.

    Uma queda acentuada que chegou numa altura em que as vendas de automóveis elétricos crescem. O cobalto, outro material chave em muitas baterias, diminuiu mais de metade.

    Comentários

    45

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

    1. Avatar de Alberto
      Alberto

      Uma nova geração de teslas deve estar para sair, é o que eu acho.

      1. Avatar de Naodouonome
        Naodouonome

        Nada a ver, a marca está com problemas.

        1. Avatar de Blackbit
          Blackbit

          Sério?
          Ouço esse argumento desde o inicio da actividade da Tesla, já cansa.

        2. Avatar de JL
          JL

          A sério ? então vai fechar segunda feira ? LOOOOOOOOOOL

        3. Avatar de Alberto
          Alberto

          Já existem marcas a oferecem carros elétricos com melhor autonomia, já está na hora da Tesla lançar novas versões com mais autonomia, daí que esteja a promover o modelo atual antes de lançar o novo.

    2. Avatar de Jorge
      Jorge

      A Tesla vai mesmo “rebentar” com as outras marcas todas!

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Neste momento está a rebentar é com os nervos de quem comprou até 31-DEZ-2022.

        1. Avatar de Pedro
          Pedro

          Só está mesmo a fazer isso. A Audi está tão preocupada que voltou a lançar o Audi Q8 e-tron (antigo e-tron) pelo mesmo preço de antigamente.

          Ainda bem que não comprei Tesla!

          1. Avatar de Jose Maluco
            Jose Maluco

            Os Audi não concorrem com o segmento do Tesla 3. Os Audi e outros, nunca serão modelos para as massas. A Tesla, está a caminho desse objetivo. Para além disso, não percebo a ideia de que se compra um carro com o objetivo que este valorize, como se comprar um carro fosse um investimento.

            1. Avatar de Yamahia
              Yamahia

              Repito
              @Maluco é evidente que as coisas móveis tendem a desvalorizar. No entanto não se pode esquecer que há uma desvalorização esperada e que muitos negócios são calculados nessa base
              Por ex, no caso de uma empresa é importante calcular o TCO (Total Cost of Ownership) ou seja o Custo Total de Propriedade, em português. Este cálculo leva em consideração todos os custos associados à propriedade e operação de um carro durante um determinado período de tempo. Isso inclui não apenas o preço de compra do veículo, mas também outros custos, como impostos, taxas, seguro, manutenção, combustível ou energia elétrica, DEPRECIAÇÃO etc
              E é precisamente a depreciação que está aqui em causa, pois considerada como um dos principais custos a serem levados em conta. Isso ocorre porque a depreciação pode representar uma grande parte do custo total de propriedade do carro, especialmente se for um modelo de alto valor de revenda!

              Imagine que vc comprou uma frota de Model 3 em Dezembro de 2022 exactamente com uma enorme expectativa no alto valor de revenda e calculou o TCO para 4 anos e 120000 kms. O resultado final estimado de 27,50€ a cada 100 kms e pareceu-lhe bem e por isso comprou os carros.

              Hoje vc acorda e repara que o maluco a quem vc comprou os carros resolveu, no espaço de 3 meses, baixar o valor desse activo em 15000€ por unidade, valor que terá que ser reflectido na depreciação e que em vez dos 27,00€ por 100 kms, afinal vc vai afinal ter que suportar 40,00€ a cada 100 kms. Isso mesmo 12,50€ a mais a cada 100 kms
              Se comprou uma frota de 10 carros acabou de perder 150.000 numa simples decisão. Mais algumas dessas e enterra a empresa em 3 tempos.

              Já nem falo nos coitados dos stands de usados que compraram a 45 mil para vender a 47,5 e agora têm que vender a 30 ou ficar com eles para bibelot!

            2. Avatar de JL
              JL

              Diga onde encontro um carro desses com 4 anos e que não valha nada.

              Ficarei eternamente agradecido.

              LOL

            3. Avatar de JL
              JL

              Compraram usados a 45 ? então não valia mais comprarem novos ?

              Portanto em segunda mão para o stand valem o preço de novos, em segunda mão das empresas não valem nada.

              Como sempre, as suas famosas contas tendenciosas.

            4. Avatar de Yamahia
              Yamahia

              @JL se o valor era quase 56 mil novos, por47 saiam bem usados.
              Agora é que coiso. 30000 e já é um pau. Perde 15000€ por unidade. Duhhh

            5. Avatar de JL
              JL

              Então e quanto dá afinal o valor do TCO ?

            6. Avatar de Yamahia
              Yamahia

              O TCO está lá.
              40,00€ por 100 kms se comprou o carro em DEZ de 2022. Boa parte desse valor (12.50€) foi causados pelo agravamento repentino e inesperado com os custos na depreciação.

              Atenção que poderá ser pior. Hoje ouvi uma história que ao fim de 27000 kms os pneus já estão mamados. De levar as mãos à cabeça…só imprevistos lololol

            7. Avatar de JL
              JL

              Mas está lá como ? O carro ao fim de 4 anos não vale nada ?

              Epá compro todos os que houver por esse valor com 4 anos.

              Com 27 mil? Até com 10 mil, a duração dos pneus não tem nada a ver com o carro, mas sim com o condutor.

              Enfim, o desconhecimento é tanto que agora até se sai com estas.

            8. Avatar de Yamahia
              Yamahia

              Quem disse que não vale nada ao fim de 4 anos? Onde viu isso?
              Ao fim dos 4 anos o carro iria valer o resultado da subtracção entre o valor de aquisição e o valor da depreciação.
              Até DEZ 2022 esses valor era de 54.990€-24.745,5€=30 244,5€.
              Portanto iria resultar num activo no valor de 30 244,5€ e um custo de TOC de 27,50€ a cada 100 kms no fim desses 4 anos.

              Quanto aos pneus era o que já se suspeitava. O Acréscimo de peso não perdoa, mas vcs como andam iludidos atribuem a culpa do facto ao condutor que é nabo ahahah
              Veja a parte dos pneus:
              https://cleantechnica.com/2023/04/14/15-years-with-the-tesla-model-3/

            9. Avatar de JL
              JL

              Você é que mostrou contas de 40 euros, que ao fim de 120000 kms dava 48 mil euros.

              Portanto até passa o valor do carro.

              Mas diga me onde os encontrar a esse valor.

              Quanto aos pneus, depende do condutor, não do carro, o meu com 200 mil levou 2 mudanças de pneus, não fazem a rotação dos pneus tal como consta na manutenção e depois queixam-se.

            10. Avatar de Yamahia
              Yamahia

              Vc está muito focado na depreciação. Dai o seu erro.
              Para além da depreciação, que é a que mais peso tem, ainda por cima qd do nada desvaloriza mais 15000€, há tb que contar com o combustível ou electricidade, a manutenção, os pneus, seguros etc

            11. Avatar de JL
              JL

              Eu estou focado em tudo, o tco inclui tudo.

              Mas estou à espera que me diga onde encontrar esses carros a custo zero, quando usou o tco de 40 euros por 100 kms.

            12. Avatar de Realista
              Realista

              @Yamahia, a desvalorização contabilística dos ativo fixos tangíveis é feita em 4 anos, ou seja, contabilisticamente TODOS os veículos sejam elétricos, combustão, a gás, carvão ou pedais valem €0 nas contas das empresas ao fim de 4 anos, porque contabilisticamente depreciam 25% ao ano, conforme as Normas Contabilísticas de Relato Financeiro, mais precisamente a norma 7 que podes consultar.

              Já esses indicadores financeiros como o Total Cost of Ownership (TCO) que referes e traduzes mal designa-se em português como Custo Total de Posse. Sendo que contabilisticamente TODOS os veículos valem €0 ao fim de 4 anos, a única coisa que podes comparar é a diferença do custo de uma viatura idêntica a gasóleo com a diferença do custo de uma viatura eletrifica.

              Sabendo que um ligeiro de passageiros a gasóleo/gasolina o IVA NÃO É DEDUTÍVEL ao contraponto que um ligeiro de passageiros elétrico é 100% Dedutível é só pegar num exemplo:

              – Megane Tecno Gasolina – €31.200 (sem outras despesas para simplificação)
              – Megane E-Tech – € 31.178 (preço sem IVA, porque IVA é dedutível).

              Só neste exemplo o custo de posse é superior e fica maior ao fim dos 4 anos porque agora tens de lhe juntar 4 anos de gasóleo, IUC, tributações autónomas, etc etc e constata-se facilmente que qualquer viatura a combustão É MAIS CARA que uma elétrica.

            13. Avatar de Yamahia
              Yamahia

              @Realista, por acaso o combustão não sai mais caro que o BEV. Antes pelo contrário. Exactamente por causa do custo de aquisição
              Há uns tempos já fiz esse exercicio tanto para os 30000 km/ano, alta quilometragem que já deveria beneficiar o BEV, mas nem assim:
              https://1drv.ms/i/s!AvwLJVpLF7bcqpRgylpkaD4_TKvfow?e=uZFvyg

              Como para a quilometragem média do português (9000 kms/ano). Aqui o BEV perde de goleada:
              https://1drv.ms/i/s!AvwLJVpLF7bcqpRjYkOgpZxlkBwCfg?e=ZGKmJh

              @JL o valor por 100 kms passa de 27,50€ para 40,00€ exactamente pela desvalorização de 15000€ imprevista que terá que ser adicionada â parcela da depreciação.
              Também significa que o activo ao fim de 4 anos em vez de ser vendido por 30.244,50€, vai ter que sair por 30.244,50€-15.000€=15.244,5€
              Ou seja, o carro ao fim de 4 anos vc não o vai comprar de borla nunca disse isso. Mas vai poder compra-lo por menos 15000,00€ do que inicialmente estaria previsto!
              Bom para si mas mau para quem investiu nele novo em 2022!

            14. Avatar de JL
              JL

              Ok, então onde está um desses com 4 anos a 15 mil euros ?

            15. Avatar de Yamahia
              Yamahia

              @JL Carros dessa geração vc vai poder comprar somente em 2026. É evidente que se o comprar a um revendedor este irá querer ganhar qq coisa. Diria que, dependendo dos retoques a fazer no carro, por 17500 a 20000 já poderá levar o bicho para casa.

            16. Avatar de JL
              JL

              A sério ? então quando sairam em 2019 e custavam o mesmo, não podem estar agora à venda por 15 mil euros porquê ?

            17. Avatar de Yamahia
              Yamahia

              Tem que dar tempo ao tempo.
              Como deve calcular. Ng vai retirar agora 15000€ ao usado. 1º vão tentar rentabilizar o investimento que fizeram, sobretudo os revendedores. Vão andar na esperança que o pessoal menos informado não esteja a reparar que agora é possível ir buscar um SR novo por 39 mil.
              Qd os vendedores caírem na real e admitirem as perdas, tlz comece a ser possível ir buscar um de 2019 pelos tais 20 mil ou um pouco menos

            18. Avatar de Realista
              Realista

              Yamahia deve pensar que comemos gelados com a testa e pare lá de partilhar links de ficheiros alojados sabe-se lá onde…

              Vá lá ao site da Renault e compare a versão base do Megane a gasolina com o preço sem iva do Renault Megane E-Tech e verifica logo que o seu custo de posse (TCO) fica começa logo mais €135 na versão a gasolina e ainda nem entramos no custo percorrido.

              Isto é um facto.

              E sim, a desvalorização é grande para veículos em segunda mão, posso-lhe dizer que comprei uma Peugeot 308sw 1.5hdi Allure em 2018 e em 2023 vendi com desvalorização de 50%. Note que comprei com desconto de frota para empresas porque o preço para particulares era bastante superior caso contrário tinha levado com uma desvalorização de 62% em 4 anos (até me doí pensar nisso).

              Factos são factos.

            19. Avatar de JL
              JL

              Ah afinal entao valem mais.

              Nao entendi, então fazem a contabilidade para não valerem nada e depois não valem .

              Loooooooll

            20. Avatar de Realista
              Realista

              Yamahia PS:

              Não se esqueça do custo do Adblue quando faz as contas ao gasóleo.

            21. Avatar de Yamahia
              Yamahia

              @Realista. Evidentemente não estou a descontar IVA’s e deduções à colecta porque o haveria de fazer?
              Ou só as empresas é que compram carros eléctricos?

              E lá está vc a embirrar com os meus links. Deixe lá que o postimage deve ser mais seguro lolololol

            22. Avatar de JL
              JL

              Quem se saiu com a conversa de TCO foi você, então porque não inclui tudo ?

        2. Avatar de Bernardo duro
          Bernardo duro

          Os ice dormiram ao volante do fumarento agora vai pagar…

    3. Avatar de Naodouonome
      Naodouonome

      É uma grande compra pra empresas.

    4. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      Aguardem que isso para o ano está ao preço da China ~30000€

      1. Avatar de JL
        JL

        Fixe, é desta que vou ter um.

    5. Avatar de Há cada gajo
      Há cada gajo

      Afinal valem tanto como os citroen´s ou peugeot.

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        Mas alguma vez houve dúvidas? Basta meter os pés e mãos num.

    6. Avatar de jota
      jota

      Assim as outras marcas vão ao charco e mais lucro vai ter a Tesla!

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        Que marcas? Não vejo mais nenhuma a baixar preços e não é por isso que vendem menos. A Audi, por exemplo, até expandiu e qualquer EV da Audi é mais caro que estes carrinhos de choque.

        1. Avatar de Rui
          Rui

          Qualquer marca está a anos luz da Tesla

        2. Avatar de secalharnao
          secalharnao

          Claramente não lês o relatório financeiro da audi lol venderam -11% na europa e -8% nos EUA. Expandiu onde? Haaa sim na China 1%. Estão fortíssimos. Basta ler no report 2022.

    7. Avatar de RC
      RC

      No título, onde se lê “já custa” deveria se ler “ainda custa pouco”.

    8. Avatar de Bernardo duro
      Bernardo duro

      A Tesla domina o mercado. Model 2 já está reservado…

    9. Avatar de Amilcar Alho
      Amilcar Alho

      Já dá que pensar…

    10. Avatar de Alex
      Alex

      A Tesla com estes preços acaba com o mercado de uns 70% dos carros à venda em Portugal … se não mudarem os preços.
      A situação chega a ser absurda com carros claramente inferiores a serem vendidos mais caros do que Teslas novos!
      As marcas estão (por quanto mais tempo?) a vender os carros por preços absurdos – Meganes, 308, id.3, … mais caros do que um modelo 3 são uma aberração, não fazem sentido.

      Quem comprou carros em 2022 em torno dos €50k, deve estar a ver o valor a cair €10 a €15 mil euros de um dia para o outro. Devem existir casos onde o valor da dívida é superior ao valor do carro novo!.