Preços das baterias chega aos 111€/kWh! Valores vão continuar a cair

16 Comentários

Como temos dado a saber, o segmento dos veículos elétricos tem crescido significativamente. Hoje em dia já existem vários modelos aos mais diversos preços, mas o valor final continua a ser influenciado pela pack de baterias.

A boa notícia é que o preço das baterias tem vindo a cair. De acordo com os últimos números, o preço das baterias chegou aos 111€/kWh em 2o2o… mas há mais novidades.

Preços das baterias chega aos 111€/kWh! Valores vão continuar a cair


Os preços das baterias de  lítio, que estavam acima de US $ 1.100 por quilowatt-hora em 2010, caíram 89% em termos reais para US $ 137/kWh em 2020 (111€/kWh). Em 2023, os preços médios ficarão próximos de US $ 100/kWh, de acordo com a última previsão da empresa de pesquisa baterias (BNEF).

O facto do preço das baterias baixar pode significar que o valor dos carros elétricos também siga o mesmo caminho.

Preços das baterias chega aos 111€/kWh! Valores vão continuar a cair

Os preços dos pacotes de veículos elétricos com bateria (BEV) são de US $ 126 / kWh em uma base média ponderada por volume. No nível da célula, os preços médios do BEV eram de apenas US $ 100 / kWh. Isso indica que, em média, a parcela da bateria no preço total representa 21%.

As reduções de preços das baterias em 2020 devem-se ao aumento da procura, ao crescimento das vendas de BEV e à introdução de novos designs das embalagens. Novos produtos químicos catódicos e custos de fabricação em queda farão com que os preços caiam a curto prazo. Os preços dos materiais catódicos caíram desde que atingiram uma alta na primavera de 2018, encontrando um nível mais estável durante 2020.

O caminho para alcançar $101/kWh (82 euros) até 2023 parece claro, mesmo que, sem dúvida, haja contratempos, como aumentos nos preços das commodities, ao longo deste caminho. Há muito menos certeza de como a indústria reduzirá ainda mais os preços de US $ 100/kWh até à expetativa de US $ 58 / kWh (47 euros) até 2030. Não porque seja impossível, mas porque existem várias opções e decisões que podem ser seguidas.

Leia também…

Novo Recorde: 74 mil euros para trocar a bateria de um Nissan LEAF

Comentários

16

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Abreu
  2. Avatar de Gui
    Gui

    O problema é que passado 8 anos média, tens de comprar uma nova bateria por 8000€

    Isso nem diz nos anúncios

    1. Avatar de rui
      rui

      um carro é uma despesa, não é uma comodidade nem muito menos um investimento, quem faz 40000km / ano faz 300 000 nesses 8 anos penso que os 8000 por uma bateria não é problema face a poupanças.
      cada caso é um caso, assim como de quem faz 1000 ou 2000 km/ano até mais vele alugar carro quando vai de férias do que ter 1

      1. Avatar de Gui
        Gui

        Mas alguém poe de lado o dinheiro que poupa no carro diariamente?
        E já agora nem poupas… Faz as contas ao preço inicial +energia

        1. Avatar de IonFan
          IonFan

          Então porque é que se vendem diesel? Pela tua lógica não faz sentido. Se ninguém põe de lado o dinheiro que poupa pelo combustível ser mais barato, nunca vai conseguir poupar a diferença para um carro a gasolina… Mais valia ter comprado a gasolina.

          Se me dizes que tu não porias de parte, eu acredito. Agora não podes é estar a a extrapolar os teus comportamentos para o resto do pessoal. Os VE não têm a culpa dos fracos hábitos de poupança dos potenciais compradores.

          No meu caso fui amortizando o carro com o dinheiro que poupo em gasóleo e manutenção e, em menos de 2 anos, já tenho 2/3 do carro pago.

          1. Avatar de luiscarreira
            luiscarreira

            Claro que poupa… a autonomia de uma carro diesel é quase o dobro realisticamente andando… Num 1.2 a gasolina fazes no melhor das hipoteses 600km a controlar ao máximo a autonomia enquanto que num diesel passa facilmente os 1000km (a julgar pelos exemplos cá de casa). Assim sendoem cada 2 tanques de gasolina andas “gratuitamente” um a diesel. E em relação à manutenção não vejo grandes diferencas de custos como andam a dizer…

          2. Avatar de IonFan
            IonFan

            @luiscarreira, explica isso ao Gui. Ele é que acha que os 50€ desse deposito extra não são postos de parte por ninguém: “Mas alguém poe de lado o dinheiro que poupa no carro diariamente?”

            Para por em números concretos.
            Eu já percorri 45.000km com o meu carro eléctrico e a minha média (incluindo perdas) é de 175Wh/km, ou seja, 1.75€/100km (0.10€/kWh em casa), ou seja, 787.5€ no total.
            No diesel que tinha antes, com a mesma condução e nos mesmos percursos tinha uma média de 6l/100km, ou seja, aos preços médios do gasóleo hoje (1.33€/l), 7.98€/100km, ou seja, 3591€ no total.

            Em relação à manutenção, nesta altura estaria a fazer a segunda revisão no diesel, enquanto no eléctrico só troquei os filtros do habitáculo uma vez e vou agora trocar uma segunda. Não tenho manutenção programada obrigatória e posso passar os 8 anos da garantia sem visitar um oficina e mesmo assim não perco essa garantia.

          3. Avatar de Joao Magalhaes
            Joao Magalhaes

            Luis e Ion, na realidade não poupam porque o comum português não o tem, verdade que te sai muito mais barato mas no fim do mês não metes esse dinheiro de parte, depois tens que juntar a diferença do preço do carro. Ion, 45000km em quanto tempo ? Eu fiz 10000 em 1 ano, quando é que ia recuperar a diferença do preço só através do consumo? Nunca. Média de 6lt. aos 100km a 1€ o lt. de gasolina dá um custo de 600€ por ano, Toyota Yaris 1.5 que custou novo 13 Mil Euros. Depois tem a comodidade, chego às bombas e atesto.

          4. Avatar de IonFan
            IonFan

            @Joao Magalhaes, mas quem é que sabe o que eu poupo? És tu?

            Se eu te acabei de dizer que tenho o carro quase pago, muito devido ao facto de poupar, qual é a tua dúvida?

            Claro que para quem faz tão poucos kms não compensa… ainda. Nunca me viste aqui a dizer que deviam ir todos a correr comprar um carro elétrico. Cada um que faça as suas contas e tire as suas conclusões, de preferência sem os preconceitos e a desinformação que circula aqui por estas bandas.

          5. Avatar de MArco S.
            MArco S.

            João Magalhães, você percebe tanto do assunto, que nem sabe o preço da gasolina. Conte aqui ao pessoal onde abastece o seu Yaris com gasolina a 1€/litro…

        2. Avatar de Bernardo
          Bernardo

          Faço na realidade e poupo imenso, tenho um hibrido com 50km de autonomia e vou e venho do trabalho todos os dias em modo eletrico, antes gastava 100€ em gasolina por mes agr gasto 16€ se carregar em casa durante a noite mas normalmente carrego no trabalho que é de graça portanto fica 100 para 16 ou 100 para 0

    2. Avatar de rodrigo
      rodrigo

      Isso nem diz nos anúncios simplesmente pq nao ‘e verdade.
      Ha bastantes carros eléctricos com mais de 8 anos com a bateria original a bombar.
      E onde foste buscar esses €8000?

  3. Avatar de Johnny
    Johnny

    Não falam é que o preço nao descerá tanto ate pq ha materias primas que se vao esgotando para o fabrico das baterias. Poderá descer ate certo ponto, mas depois face a escassez de algumas materias primas o valor aumentará novamente. A nao ser que consigam encontrar alternativas de componentes.

    1. Avatar de IonFan
      IonFan

      Agora imaginem os combustíveis fosseis que, ao contrário das baterias não são recicláveis…

    2. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Por isso é que os carros a combustiveis fosseis sao superiores, nao necessitam de materias primas nem de ser fabricados. Vem tudo do stand

      1. Avatar de Bernardo
        Bernardo

        Tambem descobri isso ha pouco tempo nos stand quando abres a torneira nao sai agua sai petroleo