Preços do cobalto, usado nas baterias dos elétricos, caem. Teremos carros mais baratos?

53 Comentários

O mercado automóvel está de olhos postos nos elétricos e uma maior oferta só beneficia os consumidores. Para além disso, há também algumas alterações na indústria que podem ajudar a ajustar o valor dos veículos. Nesse sentido, as últimas notícias indicam que o preço do hidróxido de cobalto, elemento usado nas baterias dos elétricos, cairam. Será que teremos elétricos mais baratos?



Valor do cobalto está mais baixo

Segundo as últimas informações, os preços do hidróxido de cobalto, elemento usado no fabrico de produtos químicos para as baterias dos carros elétricos, cairam recentemente devido a um aumento no fornecimento do seu principal fornecedor, a República Democrática do Congo. O hidróxido de cobalto é produzido no Congo, sendo um subproduto do cobre.

De acordo com a Benchmark Mineral Intelligence (BMI), as contas a pagar em agosto caíram para 46% do preço do cobalto metálico, em comparação com cerca de 90% no final do ano de 2021 e início de 2022, quando o cobalto metálico era negociado a rondar os 60.000 dólares por tonelada métrica. Atualmente, esse valor está a ser negociado pelos 32.000 dólares por tonelada.

Roman Aubry, analista da BMI, disse que “é pouco provável que vejamos os preços regressarem aos níveis de 2022 até que a procura seja capaz de acompanhar o enorme volume de cobalto disponível neste momento. No entanto, ao ritmo a que a indústria de EVs está a avançar, esperamos que a procura ultrapasse substancialmente a oferta em 2027″.

Carregador de carro elétrico

Na Indonésia é também referido que o cobalto, subproduto do níquel, está igualmente a aumentar os excedentes. A BMI prevê que o fornecimento de cobalto da Indonésia seja mais do que o dobro, para mais de 19.000 toneladas este ano. Já no caso da República Democrática do Congo, estima-se que aumente mais de 14% para 169.000 toneladas, algo como 72% do total de quase 223.000 toneladas.

Resta assim saber se este panorama atual terá ou não algum impacto no preço dos carros elétricos.

Comentários

53

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Anung
    Anung

    save the planet, use cobalt preferably from Africa!

    1. Avatar de paocomsalada
      paocomsalada

      save europe and north america, we dont need Africa Asia and South America!!

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Looolooolool

    2. Avatar de Realista
      Realista

      Also, save the planet, don’t use fossil fuels too since they need Cobalt to be produced…

      #fail

      1. Avatar de Anung
        Anung

        Fuel is needed to power the machines needed in cobalt exploration

        #failX2

        1. Avatar de JL
          JL

          Electricity is needed to power machinery to produce fuels, motors and all we know.

          LOL
          #fail

          1. Avatar de Anung
            Anung

            Fuel is needed to produce that electricity.

            #FailX3

          2. Avatar de JL
            JL

            Wrong, more than 60% renewable.

            #Failx4

          3. Avatar de Anung
            Anung

            60%? Lol, you are fake news.

            and even the renewable needed fuel to construct the structures.

          4. Avatar de Anung
            Anung

            WOW…The magnificent planet Earth has only 113 million people.
            This is fighting climate change

            #You AreFakeNews…and bad ones…

          5. Avatar de JL
            JL

            113 million ? Where ? Jupiter ?

            Fake news ? Where ?

            You’re a lobbyist ?

          6. Avatar de Anung
            Anung

            n fact, you mentioned that there are only 113 million people in the world.

            Because only Norway, Austria, Denmark, Portugal and Germany (Is 56% but ok) have a green energy production of more than 60%

            #YouAreFakeNews
            #dyslexia

        2. Avatar de Anung
          Anung

          In fact, you mentioned that there are only 113 million people in the world.

          Because only Norway, Austria, Denmark, Portugal and Germany (Is 56% but ok) have a green energy production of more than 60%

          #YouAreFakeNews
          #dyslexia

          1. Avatar de JL
            JL

            Where ? I live in Portugal, Portugal is a member of UE.

            Fake news where ?

            Sorry, but you don’t have arguments.

          2. Avatar de Anung
            Anung

            Yes, of course, all cobalt, fuel production and green energy is done in Portugal.

            Portugal is the world energy capital

            #dyslexia
            #YouAreFakeNews

    3. Avatar de EEQTR911
      EEQTR911

      and by enforcing slavery.

      1. Avatar de aaa
  2. Avatar de Rui
    Rui

    A tesla já está a deixar de usar cobalto nas baterias portanto é irrelevante o preço

  3. Avatar de NjsS
    NjsS

    Já que se fala de cobalto e do Congo, é interessante ter isto na consciência:
    Cobalto: O Reverso do Sonho Elétrico (https://www.youtube.com/watch?v=O9s4k3ixHww)

    #TransicaoEnergetica
    #AtirarTinta&ColarAsPatasAoChao
    #EsvaziarPneus
    #NoMeuQuintalNAO&NoCongoPodeSer
    #TaoBomSerHipocrita

    1. Avatar de PoisPois
      PoisPois

      @NjsS obrigado pelo video.

      “Valor do cobalto está mais baixo” noticia para enganar os “cheios de certeza.”

      Há um especial comentador ferranho de VE’s aqui no pplw e outros que gostava de o pôr a trabalhar e viver nestas aldeias (mencionadas no vídeo) durante 3 anos. Os hipócritas da sociedade (principalmente europeus) que para o bem deles prejudicam outras sociedades.
      Com outra qualquer matéria-prima passa-se o mesmo.

      1. Avatar de Mr. Y
        Mr. Y

        Isso é uma hipocrisia de todo o tamanho. Vais deixar de usar portáteis ou telemóveis?
        Até parece que só os carros eléctricos é que usam baterias.
        Isso não quer dizer que defenda o que está a ser feito na RDC mas isso não é argumento. O que deve ser feito é pressionar as empresas que compram cobalto e os governos a fiscalizar mais estas explorações e torná-las o mais seguras possível.
        Sei que é um assunto complexo sem respostas fáceis mas colocar a culpa nos eléctricos é muito raso.

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          “Vais deixar de usar portáteis ou telemóveis?”
          Outro a comparar formigas com elefantes. Isto pega-se looolooolool

          1. Avatar de Mr. Y
            Mr. Y

            Não, não se pega. Vais dizer que essas minas só começaram a aparecer por causa dos carros eléctricos?
            A sério que o teu argumento é o aumento da necessidade de cobalto?

        2. Avatar de PoisPois
          PoisPois

          @Mr. Y
          Sabe qual é a distância entre a Terra e a Lua, e a Terra e Marte? Pelos vistos para si as distâncias são iguais.

          Bateria 1 de “portáteis” versus 1 bateria de VE produzem a mesma quantidade de poluição? Pelos vistos para si também são iguais.

          Vê este pequeno trecho
          Inicio 1:16:31
          https://youtu.be/O9s4k3ixHww?t=4591
          Fim 1:18:05
          https://youtu.be/O9s4k3ixHww?t=4685

          “São gerados 50 toneladas de resíduos perigosos para produzir o níquel necessário para uma bateria.
          O que diriam os adeptos de viaturas elétricas,” se as 50 toneladas estivessem nos seus quintais derivado dos seus VE.

          Eu fico com os resíduos perigosos no meu quintal produzidos pelo meu portátil

          1. Avatar de Mr. Y
            Mr. Y

            No meu ponto de vista, o aumento da necessidade não é argumento.

            Nota: não estou a querer defender a indústria mineira, mas já que existem que tenham o menor impacto possível no ambiente.

            Mais, também não acho que os eléctricos são a solução para tudo mas demonizar os VE, por causa do cobalto, não me parece honesto.

          2. Avatar de JL
            JL

            Então e que tal entregar-mos os resíduos daquilo que usa na sua casa ?

      2. Avatar de Filipe
        Filipe

        A tesla já está a deixar de usar cobalto nas baterias portanto isso é um não problema, e têm a sua própria exploração mineira no texas

      3. Avatar de JL
        JL

        Hipocrisia vem da sua parte, até porque o cobalto é usado naquilo que também usa:

        https://www.cobaltinstitute.org/essential-cobalt-2/powering-the-green-economy/cobalt-catalyst/

    2. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Podiam ter tido a mesma revolta quando milhares de africanos foram mortos ou desalojados durante décadas devido à extração do petróleo.
      Ou quando países são bombardeados com liberdade.
      E depois vêm com a conversa de ser hipócrita

      1. Avatar de NjsS
        NjsS

        Isso é muito simples. Nestes tópicos não existiu revolta na altura, não existe revolta agora e não vai existir revolta nenhuma, nunca. Isto porque nós, dos países desenvolvidos, somo maioritariamente hipócritas e só vemos o que interessa para o nosso umbigo, estamos preocupados em remover veículos a combustão, crises de identidade e caixas de areia nos wcs para os que se identificam como gatos/cães/tartarugas etc…
        Por estes lados, revolta existe quando alguém decide pela sua cabeça que não quer um VE pelos mais diversos motivos porque não acredita na forma como estão a ser vendidos ás pessoas, como se de uma tábua de salvação da humanidade se trata-se. Associados a uma certa superioridade moral. Hipocrisia pura.

        Querem ajudar o planeta? Digam ás pessoas para trocar veículos antigos por mais recentes que poluam menos, aumentem drasticamente o IUC dos veículos antigos e reduzam o dos menos poluentes. Invistam seriamente em reduzir a poluição da industria do transporte aéreo/marítimo e terrestre. Investir na produção de energia limpa e redes de distribuição. Promover o trabalho remoto para quem pode (é escandaloso como é que isto não é uma prioridade, o efeito na redução das emissões é imediato e drástico). Plantem árvores, em vez de andarem a comprar tinta para atirar aos outros comprem 50 ou 100 pinheiros (é barato) vão por exemplo até Leiria e plantem-nos.

        1. Avatar de Filipe
          Filipe

          Muito do que disses te está a ser feito, os elétricos nem IUC pagam.
          Investir em reduzir a poluição da industria do transporte aéreo/marítimo e terrestre ? Terrestre é o que estamos a falar aéreo/marítimo são as empresas desse segmento que têm de inovar não pode aparecer uma tesla em cada área mas a airbus já está a trabalhar nisso há uns anos.
          Produção de energia limpa Portugal é pioneiro com mais de 60%.
          Trabalho remoto também já há bastante

          1. Avatar de NjsS
            NjsS

            Pequena correção, quando referi industria transporte terrestre referia-me a transporte terrestre de mercadorias.
            E não, não é isso que está a ser feito! O que está a ser feito é impingir veículos elétricos a particulares a todo o custo sobe a bandeira de reduzir emissões e salvar o planeta. Os da volvo em Portugal até já inventaram uma palavra para pessoas que não querem/não têm como ter um elétrico… são pessoas não eletrocompatíveis. https://www.youtube.com/shorts/xXiQxAKVhDU
            (Até o jornalista ficou parvo lol)

          2. Avatar de Filipe
            Filipe

            A tesla e várias outras já têm um camião à venda a pepsi comprou umas centenas a tesla alguns já em utilização, o walmart já tem encomendas, volvos elétricos também já andam na estrada, suécia tem estradas com rails que dão eletricidade para camiões.
            Temos de perceber que veiculos particulares é a parte mais fácil do problema, se calhar a avaliação sendo o mais complicado porque é uma industria que se rege pela segurança e mudar por completo o modo de propulsão de um avião é algo que demora anos a atingir a mesma fiabilidade.
            A mim não me impingiram nada compra quem quer eu comprei porque antes gastava 120€ em gasolina e agora gasto 19€ em eletricidade foi uma escolha bem simples

        2. Avatar de JL
          JL

          Não sei em que ano vive, mas é exatamente isso que estão a fazer.

          1. Avatar de NjsS
            NjsS

            Vivo em 2023, ano este que em Portugal um carro que cumpra a norma Euro3/4 paga 40€ de IUC, enquanto que um de cumpra a norma 6d para 2000cc paga perto de 300euros. Nunca vi transporte de mercadorias pesado em camiões elétricos em Portugal, não conheço um único posto de carregamento dedicado a camiões, duvido que alguém se tenha sequer lembrado que ia ser necessário. Trabalho remoto? Grande parte das empresas está a mudar para híbrido… muitas das quais com mais tempo no escritório que fora…
            @JL, Este é o 2023 onde eu vivo, não será você que vive em outro mundo?

          2. Avatar de JL
            JL

            Pois, mas o carro que paga agora 40€ quanto pagou de imposto a mais quando foi comprado novo ?

            Não viu ? então tem de prestar mais atenção, andam por ai vários de empresas de transporte, a começar pelas mitsubishi canter. fabricadas cá em Portugal.

            Nos postos é verdade, ainda não existem por cá camiões de longo alcance, mas tenha calma, tudo virá.

            Tanto que lembraram que estão a desenvolvê-los.

            Lamento que o seu 2023 esteja um bocado desatualizado.

        3. Avatar de José
          José

          O meu aplauso!

  4. Avatar de Alves
    Alves

    Já existe alternativas ao cobalto para os eléctricos por isso é que está em queda.

    1. Avatar de Siliconevaletta
      Siliconevaletta

      Eu como ando de bicicleta estou preocupado é com o preço da proteína…. eheheheh. Penso que deviam fazer todos isso…. acaba logo a chulice

      1. Avatar de Anung
        Anung

        My life is your life….

  5. Avatar de Hugo
    Hugo

    Para quem não sabe, o principal uso do Cobalto é na refinação dos combustíveis e perde-se, por reação química, não pode ser reciclado.
    Já o que é usado para as baterias, apesar de cada vez menos, porque se está a ir para outras tecnologias, é reciclado ou reciclável pelo menos.
    Daí os excedentes também, porque para as baterias já pouco é preciso, mas para refinar os combustíveis, vai sempre ser necessário, até que se deixe de usar combustíveis fósseis.

  6. Avatar de C
    C

    No máximo, as fabricantes, manteriam os preços para aumentarem os lucros.

    1. Avatar de Siliconevaletta
      Siliconevaletta

      Principalmente se a empresa tiver portuguêses no meio

  7. Avatar de jorgeg
    jorgeg

    Ha mais criancas a serem exploradas nas minas de cobalto, a razao do preco baixar talvez!
    Mas isso nao interessa o importante e os liberais no ocidente se sintam bem consigo proprio a guiar um electrico, van salvar o mundo deles proprios!

    1. Avatar de Keyboardcat
      Keyboardcat

      Ou talvez pelo facto das baterias com químicas mais modernas cada vez usam menos cobalto. E o facto o pouco que se utiliza pode ser reciclado.

      Sabes que nem tudo é como o negócio do petróleo. Em que o produto evapora durante o uso e tens que ir sempre comprar mais.

    2. Avatar de José
      José

      Vocês e os “liberais do Ocidente”! Então os comunistas e os do Oriente não consomem que se fartam? Até por que têm populações gigantescas e completamente desajustadas! A China, comunista e oriental, não se gaba de ter a maior frota de elétricos? Essa sua visão enviesada faz-me imensa confusão. Há gente que só vê de um olho, por sinal, deve pelo que que é cego!

    3. Avatar de JL
      JL

      E você sente-se bem a guiar um carro que usa cobalto na produção de combustiveis ?

      https://www.cobaltinstitute.org/essential-cobalt-2/powering-the-green-economy/cobalt-catalyst/

    4. Avatar de Filipe
      Filipe

      Engraçado que hoje em dia a maior utilização de cobalto ainda é na refinação de combustíveis ahahah alias a tesla até já vai deixar as baterias com cobalto