Preço elevado dos combustíveis? AdBlue também deve subir

24 Comentários

Já ouviu falar em AdBlue? Todos sabemos como está o mercado dos combustíveis (e outros). Os valores exorbitantes não deixam ninguém indiferente e a escalada de preços parece continuar.

Para complicar, é provável que o AdBlue também aumente de preço.

Preço elevado dos combustíveis? AdBlue também deve subir


Maiores produtores da Europa suspenderam ou reduziram a produção de AdBlue

Se tem um carro recente a diesel certamente que já ouviu falar no líquido Adblue. Na prática, os novos motores Diesel Euro 6 possuem um catalisador SCR (Selective Catalytic Reduction) que utiliza AdBlue para limitar as emissões de óxido de azoto.

O AdBlue é uma solução aquosa de ureia (32,5% de ureia pura, 67,5% de água desmineralizada) que atua sobre os gases de escape dos motores de veículos pesados como conversor catalítico para reduzir as nocivas emissões de óxido de nitrogénio (NOx) gerados nos processos de combustão.

Este líquido surgiu como resposta ao controlo das emissões poluentes. As normas Euro 6 servem para limitar mais as emissões poluentes expelidas pelos automóveis – saber mais aqui.

Preço elevado dos combustíveis? AdBlue também deve subir

Segundo o site Trans.Info, três dos maiores produtores da Europa suspenderam ou reduziram a produção desta solução aquosa de ureia. A culpa é  do aumento do preço do gás.

As transportadoras eslovacas começaram a comprar AdBlue, depois da Duslo, a maior fábrica da Europa, anunciar uma suspensão da produção devido aos altos preços do gás. O fornecedor alemão SKW Piesteritz também reduziu a sua produção, assim como a fábrica da Yara na Itália. Espera-se, portanto, um aumento significativo de preços desta solução.

Leia também…

Adblue: Para que serve afinal este líquido para os carros?

Comentários

24

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de TSSRK
    TSSRK

    Suspende-se também a compra e a circulação e vamos ver onde se para.

    1. Avatar de Joao Ptt
      Joao Ptt

      Nos eléctricos e hidrogénio pelos vistos.

      Sendo os de hidrogénio em termos de energia provavelmente os melhores já que o seu armazenamento e utilização é menos complicado para o utilizador final, ainda que possa ser uma dor de cabeça e um desperdício enorme até chegar a ele. Sem falar no perigo que pode constituir o hidrogénio em si se não estiver tudo seguro em triplicado ou quadruplicado (à semelhança do gás para automóveis).

      1. Avatar de TugAzeiteiro
        TugAzeiteiro

        Pois.. em termos práticos para o utilizador normal, a facilidade é idêntica ao combustível de hoje em dia, mas não acredito que o hidrogénio seja um combustível de futuro. Como já referiu há imenso desperdício energético na produção, transporte e armazenamento e depois converter e construir toda uma infraestrutura de suporte (postos de abastecimento), deve ser uns valentes bililhões de euros por essa Europa fora…

  2. Avatar de Jorge Pedro Miguel
    Jorge Pedro Miguel

    Na próxima vez que o SR. Ministro das Finanças, não quiser efetuar compras conjuntas de energia e combustíveis com os parceiros europeus, não venha depois com manipulações para a imprensa portuguesa, dizer que os combustíveis aumentaram e tal, enfim é o que temos há 40 anos…

    1. Avatar de Andre Silva
      Andre Silva

      Sr Jorge Pedro, não foi o nosso ministro que não quis. A Alemanha não quis. E como a Alemanha não quer, a Europa não pode querer.
      O nosso ministro sempre defendeu a compra conjunta.
      Agora tornou se moda atacar o governo porque sim

      1. Avatar de Jorge Pedro Miguel
        Jorge Pedro Miguel

        Sr. Andre Silva, está errado, há dois meses atrás, houve compra conjunta de combustíveis e Portugal não entrou, porque o Sr. Ministro achou que não valeria apena esse gasto “ADICIONAL”, foi simples propaganda, para agradar à união e mostrar que Portugal está no caminho certo, direcionado aos recursos naturais, mais um erro de gestão, ponto.

        1. Avatar de Jorge Pedro Miguel
          Jorge Pedro Miguel

          O Sr. André está a confundir a compra de combustível crude, com a compra de gás proposto na semana passada, são combustíveis, como é obvio, neste ultimo a Alemanha não entrou, não tem necessidade, eu estava a referir-me à penúltima compra conjunta, se induzi em erro peço desculpa, cumprimentos.

        2. Avatar de Manuel Costa
          Manuel Costa

          Errado e desinformador!
          O que refere foi uma compra conjunta de 8344000000000 barris de crude para distribuir pelos países da União Europeia, evitando situações de compras por especuladores. Nesse Portugal não quis entrar, pois teria de pagar 833000 euros a Espanha, o que iria tornar o combustível mais caro. É que Portugal consegue usar o Porto de Sines para 100% da sua importação de crude. Só que o negócio obrigava a GALP a ir buscar os combustíveis à Corunha… 1170km de distância.
          Há pouco mais de 2 semanas, a proposta era para o gás natural (a razão para a subida de preços e para a falta nalgumas empresas), só que os países abastecidos pelo gasoduto Russo, não quiseram participar…
          Convêm informar-se melhor antes de misturar água com azeite e dizer que é leite.

          1. Avatar de Honorato
            Honorato

            Eles tinham a galp em Matosinhos que recebia o crude e transformava tinha a monoboia só que estava sempre manutenção e eles acabaram por desistir por o projuizo que dava. O ministro do ambiente e o ex presidente da APDL ele nunca se deu com a galp de Matosinhos e também deu uma força para acabar com a galp de Matosinhos

  3. Avatar de DFS
    DFS

    Não percebo o porquê de parar a produção por causa do preço do gás. Não bastava aumentar o preço do produto final? Assim temos na mesma aumento do preço mas falta de pproduto.

    1. Avatar de Manuel Costa
      Manuel Costa

      Não. Os contratos são feitos a 90 dias. Neste momento estão a pagar preços de há 3 meses atrás, assim, se reduzirem agora a produção, não precisam de fazer novas compras a estes preços.

  4. Avatar de Fusion
    Fusion

    Wohoooo agora é ir para o trabalho de carroça, certamente assim vamos proteger o ambiente

    1. Avatar de João do Olival
      João do Olival

      O PAN não iria consentir. Isso era exploração dos animais.

    2. Avatar de Manuel
      Manuel

      Bicicleta! Que é o mais barato e saudável de todos.

  5. Avatar de TugAzeiteiro
    TugAzeiteiro

    Portanto para produzir o adblue, um agente para limitar as emissões de óxido de azoto para os automóveis diesel cumprirem as normas Euro 6, têm que produzir água desmineralizada (consumo de energia que como todos sabemos não é feita de forma limpa) e utilizar gás para a sua produção! Sim Sr…. o adblue parece-me ser uma solução muito ecológica!!

  6. Avatar de Louro
    Louro

    É tao bom passar nos postos de abastecimento e nunca ter de parar.

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Boa Louro, queres ir passar este fim-de-semana ao algarve? Saio sexta-feira às 18h do trabalho e sigo para baixo, se fizeres o mesmo encontramo-nos lá para jantar às 20h no Ocean, pago eu.

    2. Avatar de Há cada gajo
      Há cada gajo

      Nunca abasteces ? Meio de transporte curioso o teu.

      1. Avatar de cK
        cK

        Ele passa pr lá a pedalar…

  7. Avatar de Mais1ComentarioCensurado
    Mais1ComentarioCensurado

    Manifestação dia 13 de Novembro.
    Porto: Av. dos Aliados 15h
    Lisboa: Av. da Liberdade 15h

  8. Avatar de Victor Guerreiro
    Victor Guerreiro

    Ureia, é aquela coisa que há no xixi. Portanto, para quem tem carros a Diesel da última geração a falta de AdBlue é simples, basta mijarem para dentro do depósito do veículo já que o mijo é por assim dizer até é uma energia renovável…

    1. Avatar de RS
      RS

      Se se colocar água destilada já apaga o aviso do adblue e não prejudica em nada o carro.
      Just saying…

  9. Avatar de Helder barbosa
    Helder barbosa

    Mais uma maneira de o pessoal quando tiverem problemas no sistema o eliminar…