Preço dos combustíveis: Há boas e más notícias para a semana

33 Comentários

Com acontece todas as semanas, com uma semana quase a terminar, é o momento para se perspetivar qual será o preço do combustível para a próxima semana. Segundo os indicadores, o preço do combustível (gasóleo e gasolina) vão seguir caminhos opostos.

Saiba já qual será o preço que terá de pagar por litro de combustível para atestar o depósito do seu veículo.


Combustíveis:  Gasolina vai subir e gasóleo vai baixar

Segundo fonte do sector dos combustíveis, o preço da gasolina 95 vai subir até meio cêntimo por litro enquanto o gasóleo vai baixar 3 cêntimos.

Nos postos de marca própria, que se encontra junto aos hipermercados, também haverá descidas e subidas.  “Uma subida de 0,0049 euros na gasolina e uma descida de 0,0093 euros no gasóleo”, refere uma fonte ao multinews.

Desde o início do ano já foram registadas 20 semanas de subida, contrariadas pelas 10 semanas de descida no que diz respeito à gasolina 95. Já no gasóleo, esta foi a 12ª queda desde janeiro, embora tenhamos de levar em conta as 17 subidas já registadas em 2022.

Preço dos combustíveis: Há boas e más notícias... Saiba o preço

O mais recente boletim sobre combustíveis da Comissão Europeia indica que Portugal tem a 11ª gasolina 95 mais cara dos 27 países da União Europeia. Já o gasóleo ocupa a 20ª posição do ranking europeu. De acordo com os dados oficiais da Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), divulgados na sua página, o preço médio da gasolina simples 95 está atualmente em 1,887 euros por litro. Já o litro do gasóleo vale 1,850 euros.

Através do portal Preço dos combustíveis online é possível saber o preço atual nos diversos postos de combustível. O utilizador pode filtrar por combustível, marca, tipo de posto, distrito e município.

Carregando no posto de combustível que se pretender, é também possível saber a data/hora da última atualização dos preços – ver aqui.

Comentários

33

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Micas
    Micas

    O petróleo sobe e passei um dia as reservas da Galp sobem.
    É a loucura no estádio …

    Depois vem com justificações estúpidas para a TV e os jornalistas comem tudo o que lhes vendem. Nem contraditório decente existe.

    1. Avatar de John Smith
      John Smith

      Também não houve durante o cubide.

  2. Avatar de Micas
    Micas

    passado um dia

  3. Avatar de R
    R

    E o estado com as receitas fiscais mais elevadas de sempre. Mas a maioria das pessoas nem entende o alcance disto…

    1. Avatar de JL
      JL

      Sim, a maioria das pessoas entende e agradece quando algum desse dinheiro é devolvido, por exemplo, em programas de melhoria de eficiência energética das habitações. Ou quando compra um carro elétrico, tão na moda agora, não paga alguns impostos. Ou quando têm redução no preço dos passes dos transportes públicos. E outros que existem. Esses benefícios vêm de onde? É que o €€€ não cresce nas árvores, se é que me entende.

      1. Avatar de R
        R

        Sim, é verdade. Nem imagina o que agradeço diariamente pelo dinheiro que foi “investido” na TAP.
        Mas a maioria do que escreveu deve-se a fundos europeus.
        Temos um estado demasiado pesado e muito mal gerido; cheio de ideologias e pouca competência. Mas a maioria das pessoas assim quer que seja e vai continuar a ser assim.

  4. Avatar de Grunho
    Grunho

    A primeira coisa a fazer é nivelar a meio o ISP do gasóleo e da gasolina. E a seguir indexar os ao teor de carbono – tantos cêntimos de imposto por cada Kg de CO2 que saia pelo tubo de escape. Os consumidores de gasolina estão a pagar quase 20 cêntimos de imposto fixo a mais em litro para os de gasóleo o terem mais barato, apesar de um litro de gasóleo produzir 2,64 kgs de CO2, contra 2,3 para o litro de gasolina. Para não falar nos poluentes tóxicos e cancerígenos, em que o gasóleo é uma catástrofe. Pagar menos para poluir mais é inadmissível.

    1. Avatar de Joao
      Joao

      Claro…para agravar ainda mais a inflação. Boa ideia, sim senhor!

      1. Avatar de Grunho
        Grunho

        Como assim para agravar a inflação? O gasóleo subia, mas a gasolina descia. No agregado ficava tudo na mesma.

      2. Avatar de Grunho
        Grunho

        Como assim para agravar a inflação? O gasóleo subia, mas a gasolina descia. No agregado ficava tudo na mesma.

        1. Avatar de Gomez
          Gomez

          Lá por não teres tido guita para comprar um carro a diesel não venhas para aqui destilar ressentimento. Metes a gasolina mais caro e ponto final. O que paga o combustível ligeiramente mais barato, provavelmente gastou mais para adquirir o veículo.

          1. Avatar de Grunho
            Grunho

            O quê, isto aqui é o “come e cala, e lambe as botas de quem tem carro a diesel”? Estás enganado. Boicoto os postos nacionais e vou comprá-la toda aos espanhóis, nem que para isso tivesse que pagar mais. Na realidade até sai muito mais barato. E não compares o imposto do carro com o do combustível, não tem nada a ver.

    2. Avatar de AdN
      AdN

      o governo tem de ir com calma nesse campo porque no passado um carro a gasolina era mais barato que um carro a gasóleo, mudanças exageradas correm o risco de serem inconstitucionais. E contra mim falo, que agora só tenho carro a gasolina…

    3. Avatar de Kendimen.C
      Kendimen.C

      Concordo e até acho estranho que isso não seja do conhecimento geral.
      O problema seria que provavelmente os decisores não iriam optar por descer o ISP da gasolina para o nível da gasóleo, mas sim o contrário.
      Se bem que acho que neste desconto especial do ISP até foi maior o desconto na gasolina (os valores que refere talvez precisem de atualização) mas o ISP da gasolina continua a ser mais elevado, isso ainda é verdade.
      O mito, em Portugal, que o gasóleo é menos poluente que a gasolina só pode ter sido criado por uma cabeça mirabolante.
      Em países como a Bélgica o gasóleo já é mais caro que a gasolina há muito tempo.

    4. Avatar de Duarte
      Duarte

      Dois carros da mesma gama e mudando o motor o carro a gasoleo gasta 5L/100km e um a gasolina à volta de 7L/100km. Isso da gasolina ser menos poluente tem que ser dito com alguns asteriscos porque normalmente um motor a gasolina precisa gastar uma maior quantidade para andar o mesmo :p

      1. Avatar de Kendimen.C
        Kendimen.C

        Não sou eu que o digo, há variados artigos sobre o assunto.
        https://eco.sapo.pt/2017/09/18/veiculos-a-gasoleo-sao-mais-mais-poluentes-que-os-a-gasolina/
        Basta pensar que atualmente os carros a gasóleo tem instalado o famoso FAP para cumprir os regulamentos.
        E acerca do que diz dos consumos, provavelmente está a pensar num carro a gasolina com motor atmosférico e num motor gasóleo com turbo.
        Por isso é que temos esta nova tendência de motores a gasolina pequenos e com turbo.

  5. Avatar de Simão
    Simão

    “Uma subida de 0,0049 euros na gasolina e uma descida de 0,0093 euros no gasóleo”
    ” … preço médio da gasolina simples 95 está atualmente em 1,887 euros por litro…. ”

    Ainda gostava de saber porque é que as gasolineiras metem preços com 3 casas decimais se o dinheiro não tem essa opção.
    Devem fazer sempre o arredondamento para o bolso dele concerteza 😛

    Um dia destes começo a meter gasolina ao Litro e depois quero ver como vão fazer o trocos.

    1. Avatar de Sabe-se lá
      Sabe-se lá

      O mínimo são 5 litros

      1. Avatar de AdN
        AdN

        não há mínimo. O valor que vê aposto nas bombas é para efeitos de calibração, ou seja , se a bomba tem um mínimo de 5 l e você abastece 4 e só saem 3,5 litros medidos, não pode contestar porque o valor mínimo para que a bomba tenha exatidão são 5 litros.

        1. Avatar de Sergio
          Sergio

          Em aveiro ha bombas em que o minimo obrigatorio sao 2l

      2. Avatar de Sergio
  6. Avatar de Enfim
    Enfim

    No meio disto o culpado é o povo que continua a fazer corridas aos postos de combustivel cada vez que ouve a palavra “descida”, muitas vezes para colocar 5€ ou 10€.

    Lei mais antiga do mercado: quando a procura aumenta o preço aumenta também.

    Mas desenganem-se ao pensar que isto é de agora, já vem muito de trás noutras matérias e ninguém nunca disse nada.

    Seguimos fortes e mudos como sempre

    1. Avatar de Luis Henrique Silva
      Luis Henrique Silva

      O problema não é do povo, pois o povo não pode fazer nada, independentemente de subir ou descer os combustiveis temos de abastecer.
      Eu que o diga, pois todas as semanas tenho de ir a Coimbra pelo menos uma vez, ou abasteço ou abasteço. É algo que necessitamos e prontos e como os que controlam isto sabem disso estão se nas tintas para isso. Até o dia que for mais viável ter um elétrico ou quem sabe hidrogénio.
      Eu acredito que mais década menos década o petróleo em algumas áreas tem os dias contados.

      1. Avatar de Ricardo
        Ricardo

        E quando isso acontecer o preço do KW vai subir em flecha. Muda a fonte mantem-se a ganância.

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          É ver a entrevista do presidente da Endesa à RTP.
          40%aumento já no mês que vem.

  7. Avatar de robin
    robin

    Tudo como sacar com o patrocinio do estado Portugues.
    Sacar do povo o mais possivel.
    tenho amigo que quando vai para o Algarve e são muitas vezes não perde a oportunidade de encher em Espanha a 15 dias pagou o Gasoil a 1.70 e ainda tinha desconto ao pagar na cx .
    Em Portugal então não se perde uma oportunidade para ROUBAR O ZE POVINHO.

  8. Avatar de Fernando Raimundo
    Fernando Raimundo

    Tanta indignação nalguns comentários? Porquê? Não há BOLA? Não há festivais cheios de gente, e concertos com bilhetes esgotados, Meses antes. Tá tudo Bem meu povo .Carrega Costa, que o zé pagante gosta.

    1. Avatar de w
      w

      Portanto, por alguma gente ter o mínimo de qualidade de vida depois de ter estado fechada em casa, justifica-se tributar os combustíveis como o estado português faz. Muito bom. Um philosopher king.

      1. Avatar de Ricardo
        Ricardo

        Entendeu o comentario do utilizador todo ao contrário.

        O user acima não se referiu ao que indica. Referiu-se sim que se as pessoa estão indignadas deviam ir para a frente da Assembleia reclamar (ou pior) ao invês de se deixarem andar entretidos com essas distrações do momento.

        Toda a gente está indignada. Começa o futebol na TV e já ninguém quer saber de andar a levar no r@#o à força toda.

        O comentário acima tratou exactamente isto que indico.

    2. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      Zé pagante ou zé endividante?

      1. Avatar de Grunho
        Grunho

        Até parece que os bancos deixam o Zé ficar endividante para sempre e nunca passa a pagante.

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Se isso chegar a acontecer…matam-se. Tantos

  9. Avatar de jorgeg
    jorgeg

    + um fruta que nao e capaz de enfrentar a realidade #FRUTA