Preço do gás natural na Europa subiu para valores máximos desde outubro de 2023

17 Comentários

Com o fim do acordo de trânsito das exportações de gás natural entre a Ucrânia e a Rússia, o preço do gás natural, na Europa, subiu para valores máximos desde outubro de 2023.

Gasoduto de gás natural

Conforme avançado pela imprensa, a Rússia e a Ucrânia não chegaram a um entendimento para manter os fluxos das exportações, pelo que o acordo de trânsito entre os dois países expirou na passagem de ano. Por este motivo, e conforme havia sido avisado, as exportações da empresa pública russa Gazprom foram interrompidas na madrugada de 1 de janeiro.

O Governo da Ucrânia decidiu interromper o transporte de gás natural russo pela defesa da segurança nacional.

Interrompemos o trânsito do gás russo. Trata-se de um acontecimento histórico. A Rússia está a perder os seus mercados e vai sofrer perdas financeiras. A Europa já tomou a decisão de abandonar o gás russo.

Afirmou German Galushchenko, ministro da Energia ucraniano, num comunicado citado pela Lusa.

O contrato de fornecimento de gás natural era uma fonte de receitas multimilionárias para a Rússia, que permitia à empresa Gazprom exportar para a Áustria, Hungria, Eslováquia e Moldova, e significava, também, cerca de 672 milhões de euros por ano para a Ucrânia.

Gás natural

Além do fim do abastecimento russo através dos gasodutos que atravessam a Ucrânia, a empresa Gazprom anunciou, também, que, a partir de 1 de janeiro, iria cortar o fornecimento de gás à Moldova, acusando a empresa pública de gás Moldovagaz de quebrar o contrato por uma alegada dívida.

Segundo a Reuters, o fim do acordo representa o fim de décadas de domínio da Rússia sobre os mercados energéticos europeus.

De acordo com fontes da Comissão Europeia, o impacto desta nova situação “será limitado” no abastecimento da União Europeia. Contudo, na terça-feira, segundo a imprensa, o preço do gás, na Europa, atingiu e ultrapassou a marca dos 50 euros por megawatt-hora, pela primeira vez desde outubro de 2023.

Comentários

17

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de yivaro
    yivaro

    deviam de investigar quem estava detras das manifestaçoes anti-fracking há uns anos atras..

  2. Avatar de Mapril
    Mapril

    Quem ganha são os EUA. Esperemos que ao menos o lideres europeus lhes apliquem a eles (americanos) as mesmas taxas que eles vão aplicar aos nossos produtos.

  3. Avatar de Zé Gomes
    Zé Gomes

    Tem piada estás noticias. Mas o preço do gás está mais barato quando comparado com o mês de janeiro de 2022 (antes da guerra provocada pela Rússia).
    Analises a curto prazo, dá em interpretações ou uma ideia fraca da realidade.
    O problema da inflação é a impressão de dinheiro, claro que a guerra não ajudou a curto prazo, mas o preço estabilizou e está até melhor agora. O que mantém o custo alto da eletricidade? As renovareis precisam de uma fonte estável, a nuclear, por exemplo. A Alemanha andou a fechar as centrais nucleares e estava brutalmente dependente do gás russo, agora está com problemas para satisfazer o seu consumo interno, e por importar muita energia de outros países europeus, a eletricidade fica mais cara para quem a tinha barata (devido ao aumento da procura da Alemanha). Foi um “abre olhos” para a Europa.

    E não foi a russia que cortou o fornecimento de gás… A ucrania é que não permite mais a passagem de gás russo pela a Ucrania… Só o fez agora para cumprir o contrato que tinha até ao final de 2024 e por respeito aos países europeus que dependiam muito do gás russo. A Ucrania deu tempo para se adaptarem.

    1. Avatar de Mario
      Mario

      Como explicas que o gás já esteve a 20€ o Mwh. E estranhamente agora não baixa dos 40-50€.
      O que voces fazem para desculpar o indesculpável.

      1. Avatar de Zé Gomes
        Zé Gomes

        O que disse continua a ser verdade. O gás estava mais caro antes da guerra quando comparado com a atualidade. Pesquisa aqui neste gráfico a variação do preço, https://tradingeconomics.com/commodity/eu-natural-gas.
        Não baixa dos 20 Mwh por vários fatores, inflação (é sempre positiva e bem alta nos ultimos 2 anos), a europa fechou muita central a carvão e centrais nucleares (Alemanha) e agora usa mais gás para produzir eletricidade (mais procura, aumenta o preço do gás) e estamos no inevrno, há mais consumo de gás.
        Eu só dei a minha opinião e ponto de vista, nada mais.

  4. Avatar de Jota
    Jota

    É continuar a mandar armas para a Ucrânia, estamos no bom caminho…

    1. Avatar de PGomes
      PGomes

      Se gostas tanto do Imperio Russo, porque é que não vais para lá?

      1. Avatar de Mario
        Mario

        eu pago o gás a 10000€ o MWH sempre para a frente.

  5. Avatar de OutroChegano
    OutroChegano

    é pura especulação (as reservas estão quase no máximo da sua capacidade) para os mesmos de sempre ganharem muito dinheiro

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      sabes para que servem as reservas?

  6. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    A América está a esfregar as mãos de contente pois a UE está ainda mais dependentes da América e paga a peso de ouro…
    A América nunca engoliu o Nordstream 1 e avisou a Markel se ela não parasse o Nordstream 2 ia explodir o mesmo.

    O palhaço do Zelensky continua com a guerra fazendo as suas sessões de video enquanto obriga os jovens a irem lutar contra a sua vontade, enquanto todos os dias perde mais uma aldeia, mais uma vila, mais uma cidade…

  7. Avatar de Taprov
    Taprov

    Não cabe na cabeça de ninguém que estando a Ucrânia em guerra com a Rússia, permita a esta o uso do seu território para obter lucros fabulosos que depois se traduzem em armas e munições para atacar a Ucrânia. A Ucrânia deu à UE quase 3 anos para se preparar para esta situação. Tivessem aproveitado.

    1. Avatar de Mario
      Mario

      Ele é vendido na Europa… o pessoal nem vê.

    2. Avatar de To Canelas
      To Canelas

      E a Europa, não deu nada à Ucrânia? Se a Europa não ajudasse a Ucrânia na guerra, mesmo com a ajuda dos EUA, a Ucrânia já tinha lá um novo palhaço, mas agora pró-Russo. São uns mal agradecidos é o que é. Mas a ajuda vai-se acabar em breve…

  8. Avatar de jorgeg
    jorgeg

    Estes lideres Europeus sao tao incompetentes e corruptos, inacreditavel.
    O euro caiu para o seu nivel mais fraco ao dólar em mais de dois anos, atingindo os 1,03 EUR/USD/
    Hehehe… vou reformular,.. sao mesmo burr**!

    https://x.com/SprinterObserve/status/1868282567876616578

    1. Avatar de Mario
      Mario

      Não metas isso aqui… isso não é verdade…. mas cada um entende o que quer.

  9. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    Mas mas, não percebo.
    A Von Der Liar disse com todos os dentes, na TV, que o LNG norte americano é mais barato que o Russo.
    Eu vi e ouvi.
    Não, vcs só podem estar a brincar.
    A Von Der Liar jamais iria mentir…
    Eu acredito nela cegamente.

    Bom, é melhor dizer que isto é sarcasmo, não vá alguém não perceber…