Posto de combustível cobra 1€ por cada 5 minutos de ar?

113 Comentários

Há serviços que os portugueses não estão habituados a pagar. Um deles é o abastecimento de ar que está normalmente disponível nos postos de combustíveis. Mas há um posto de combustível que cobra 1 € por cada 5 minutos de ar.

Shell

O posto de combustível da Shell no Seixal cobra um euro aos clientes para utilizarem o serviço de ar e água durante cinco minutos? O Polígrafo SIC já analisou o caso e já respondeu, pois já havia a circular na internet um vídeo sobre o assunto.

Segundo referia o autor do vídeo… “Eu ainda não tinha visto uma destas, mas já estão a cobrar por água e ar”.

Em 2021, uma situação semelhante já tinha sido denunciada através de uma fotografia colocada numa publicação partilhada no Reddit, segundo revela a NiT.

Uma fonte oficial do espaço da Shell do Seixal confirma que “[o cliente] coloca dinheiro e a máquina fornece o serviço pelo qual ele colocou o dinheiro”.

Fui ver se os pneus estavam a precisar de ar, a ver se poupava combustível.
byu/UnspeakablePenguin inportugal

É ainda referido que estabelecimento abriu em 2021 e que o serviço sempre foi vendido desta forma. “Foi implementado de raiz. Dentro do nosso grupo, foram instaladas três máquinas na abertura deste posto.” No entanto, é também sublinhado que tal serviço não é pago em todas as bombas Shell.

Comentários

113

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Miguel
    Miguel

    Acho muito bem, mas apenas na componente de água, já vi muitos espertinhos que estacionam o seu carrinho ao lado da mangueira da água (que é para repor água do limpa vidros ou radiador) e põem-se é a lavar o carrinho, devia de ser sempre assim

    1. Avatar de Blackbit
      Blackbit

      E o responsavel do Posto de Abestecimento não sabe dar uma palavrinha ao chico-esperto?
      Por causa de um pagam os outros todos?

      1. Avatar de Mota
        Mota

        +1

        Não é justo pagarmos todos por esses idiotas.

    2. Avatar de jotabê
      jotabê

      Pessoal dos elétricos tb enche pneus e não contribui para o posto disponibilizar o serviço.
      Devemos caminhar para uma solução parecida com os parques gratuitos (2h) nos hipermercados, consomes? podes usar, não consomes? paga por esse serviço.

      1. Avatar de David Guerreiro
        David Guerreiro

        Pode contribuir, basta que entre na loja do posto (nas que têm) e consuma algo. Há muitas pessoas que vão às lojas de conveniência das gasolineiras sem sequer terem automóvel.

        1. Avatar de Grunho
          Grunho

          Não têm automóvel mas têm bexiga para vazar.

      2. Avatar de rui
        rui

        Tens já muito posto que tem carregadores de eletricos, logo podem lá ser clientes…

      3. Avatar de Antonio+Vasco
        Antonio+Vasco

        Está enganado, eu em viagem só carrego nos postos de combustível e acabo por lanchar ou jantar ali, gasto muito mais agora do que antes, os preços nos postos de autoestrada são absurdos, 1 café 1,30 , 1 mista 4€, 1 sande de leitão 8,9€. E ganham nos carregamentos, mais do que os cêntimos que ganham nos combustíveis

    3. Avatar de MLopes
      MLopes

      o/ responsável do posto, ou mesmo um funcionário de serviço, poderia, e deveria, fechar de imediato a água. problema resolvido

      1. Avatar de Rui
        Rui

        Sim, claro! Porque os funcionários estão lá para apanhar nas ventas, dos “Rambos” que por ai andam. Ainda por cima na margem sul… até já estou a ver o funcionário:
        – O Sr. não pode lavar o carro ai…



        – Alguém me pode a ajudar a apanhar os dentes do chão??

        1. Avatar de IMF
          IMF

          Aí o problema não é o funcionário é a polícia, mas isso eu já disse a muito tempo.

          Eu e 90% das pessoas é paga para trabalhar as 8h do dia, e tem de estar a trabalhar.

          Há uns que são pagos para estarem estacionados a ver o Instagram…ou no posto a ver a bola.
          Ou até mesmo ir beber o café da manhã a pastelaria, etc etc

          Se temos polícias, para andar as ruas de carro, não há carro a pé, de transportes públicos etc.

          E não é ir para o meio da zona rica, é nos sítios problemáticos.
          Ias ver que com umas boas vergastadas no lombo a malta aprendia a ser civilizada.

          As vezes é preciso, há gente que não sabe se comportar aprende ou a bem, ou quando não vai a bem tem de ir a mal.

          1. Avatar de David Guerreiro
            David Guerreiro

            Não diria que o problema é a polícia, mas sim a justiça. O que se passa é que essas pessoas que partem para a agressão por tudo e por nada, fazem-no porque sabem que as consequências são poucas ou nenhumas. Muitas vezes nem a julgamento vão, e se chegarem a ir é pena suspensa, saem de lá a rir. É esse o problema, enquanto continuar a existir um clima de impunidade na sociedade, há a tendência à anarquia.

    4. Avatar de José
      José

      Então a boa ideai, é penalizar quem cumpre isso! Esperto você. A enprrsa visa apenas ganhar uns cobres onde naquilo que as outras oferecem, nada mais ou não fosse a empresa que é!

    5. Avatar de ui
      ui

      Água no depósito de refrigeração? O que ele “poupa” gastará 5x em trocar o sistema de refrigeração…

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Melhor ter água da torneira que não ter nada. Qd for oportuno manda lavar e abastecer com o anticongelante!

    6. Avatar de JP
      JP

      Seria fácil de resolver. Máquina limita a 3 litros de agua.

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Carros com lava faróis levam 7 litros!

  2. Avatar de André R.
    André R.

    Isto deve-se muito a pessoas lavarem os carros, quando apenas deveriam lavar somente os vidros por questões de segurança… ou então andavam a encher jarricans…

    1. Avatar de José
      José

      Apesar de admitir que possa acontecer nunca vi isso.

  3. Avatar de Carlos
    Carlos

    Prio Santo Amaro (Oeiras) também cobra, não sei se é a única

  4. Avatar de há+cada+gajo
    há+cada+gajo

    Talvez assim se consiga ter os equipamentos em melhores condições face à quantidade de energúmenos que a única coisa que sabem fazer é estragar as mangueiras ou as ponteiras: metem ar nos pneus e depois em vez de meterem a mangueira no suporte atiram com aquela porcaria toda para o chão e há os que se põe a lavar o carro. Tugas a queixarem-se dos tugas ! Temos o que merecemos !

    1. Avatar de José
      José

      Então poden cobrar 20€ ou mais, o qye os impede? Já que falta de civisno todas as empresas sofrem com uma sociedade embrutecida e cada vez mais mal-formada e com vaidade nisso!

    2. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Cobrar não impede nada disso, aliás, alguns até podem pensar, já que pago tenho direito a estragar isto tudo. Isso é tudo uma questão de civismo, que cada vez mais falta na população.

  5. Avatar de Paga e cala
    Paga e cala

    É assim em vários países na Europa… 50 cêntimos ou 1 euro. Normalmente isso permite manter os equipamentos em bom estado. Não é como em Portugal que apesar de gratuito, muitos estão danificados/vandalizados. Da mesma forma que se paga pelo aspirador ou a lavagem, também se paga para encher os pneus.

    1. Avatar de Outra vez arroz
      Outra vez arroz

      Tendo em conta os valores dos nossos ordenados e os deles…

      1. Avatar de José
        José

        Então poden cobrar 20€ ou mais, o qye os impede? Já que falta de civisno todas as empresas sofrem com uma sociedade embrutecida e cada vez mais mal-formada e com vaidade nisso!

      2. Avatar de José
        José

        Desculpe, isto avariou! Há gente que se gaba de ser muiiito rica. Os outros? Que se amanhem! São as ricos, mas em casa comem sardinhas enlatadas com feijão.

    2. Avatar de Flavio
      Flavio

      Na maioria desses casos, como na Bélgica ou Reino Unido, apenas é pago se não abastecer. O que faz sentido. Ao abastecer dá indicação que quer usar a água ou ar e não lhe cobram nada.

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        É bem. Neste caso já estaria de acordo.
        De resto os elektros que vão meter ar para as estações de carregamento!

    3. Avatar de PTO
      PTO

      Querem ver que com as centenas de milhões de lucro que as companhias de fornecimento de combustível fazem todos os anos (a Galp superou um bilião de euros em lucro em 2023) nem sequer têm dinheiro para a manutenção das máquinas de ar e água? Coitadinhos deles, precisam de chular mais os clientes para aumentarem os bónus aos gestores e aos acionistas.

      1. Avatar de Pedro António
        Pedro António

        Não é isso que está em causa? A água é ou não paga? É! Então por quê têm as gasolineiras de oferecê-la! Se achares que as gasolineiras e outras empresas têm lucros astronómicos tens é de combater o capitalismo, o sistema e a lutares de forma adequada para a boa distribuição de riqueza

        1. Avatar de PTO
          PTO

          Ai agora mudas de discurso? É que não foi esse o argumento que deste antes (e ao qual respondi), o teu argumento foi este:

          “É assim em vários países na Europa… 50 cêntimos ou 1 euro. Normalmente isso permite manter os equipamentos em bom estado.”

          Mantenho o que disse, na minha resposta ao teu argumento inicial.

          1. Avatar de Pedro António
            Pedro António

            Amigo. Nunca comparei, nunca falei de qualquer país da Europa, nem conheço nada da Europa neste aspeto. Deves estar a confundir com alguém, ou vais ver ou então compra óculos!

        2. Avatar de PTO
          PTO

          Reparei agora que o argumento não foi teu, mas de qualquer forma a minha resposta foi ao argumento que citei.

        3. Avatar de David Guerreiro
          David Guerreiro

          Na verdade, o capitalismo é o sistema que mais gente tirou da pobreza em todo o mundo…

  6. Avatar de B@rão Vermelho
    B@rão Vermelho

    Em Espanha à anos atras também se pagava, não sei se ainda é assim, e acabei de fazer uma viagem de 3000 Km por lá, mas não necessitei de ver a pressão dos pneus.

    1. Avatar de jgago
      jgago

      Na bomba da GALP em Ayamonte paga-se para usar a maquina de ar para os pneus.
      Nas bombas da BP de Faro desde o COVID que estao avariadas.

      1. Avatar de David Guerreiro
        David Guerreiro

        Estão em obras agora, pode ser que seja reparado.

  7. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    Se a lei não especifica que tal serviço tem de ser prestado gratuitamente, porque não o poderiam cobrar?
    Vale lembrar que além dos custos com a instalação, tem de ser mantido, e tem de ser inspeccionado regularmente… tudo tem de ser pago.

    Com esta notícia, certamente que mais postos de combustível irão aderir à cobrança por esse serviço agora que lhes deram a ideia.

    1. Avatar de José
      José

      Todas outras empresas têm esses custos. Esse serviço tem sido um complemento, já que, 90% das pessoas não o usam! A lei é omissa, mas esquecem que há outras fontes de direito e nelas o “Costume”, a prática reiterada é uma delas! Em Portugal é costume esse serviço ser de graciosidade e visto como um complemento ao serviço prestado pela empresa! Antes a banca não cobrava por um extracto ao balcão ou cópias de contratos, hoje, só falta cobrar cada entrada numa agência! Oferecem melhor serviço, não bem pelo contrário o cliente tornou-se num funcionário da instituição que paga por fazer o trabalho de um funcionário bancário! Que evolução!

    2. Avatar de PTO
      PTO

      A Galp teve mais de um bilião em lucros em 2023. A Shell teve 28 biliões de lucro nesse mesmo ano.

      Mas nós é que temos de pagar 1 euro para meter ar nos pneus porque eles, coitadinhos, não têm capacidade financeira para manter esse equipamento devidamente inspecionado e funcional.

      Percebido.

      1. Avatar de David Guerreiro
        David Guerreiro

        Não sei se sabe, mas o posto de combustível é uma coisa, a empresa petrolífera é outra. A maioria dos postos de combustível são de micro empresários em regime de franquia. Olhe para as faturas do combustível e vai ver que o NIF não é da Shell ou da Galp na maioria dos casos. Ainda bem que a Galp tem lucros, assim podem continuar a investir e a criar mais riqueza, e também paga mais impostos.

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Com tantos lucros bem podiam aumentar a comissão aos postos das microempresas que dão ar e agua aos clientes.
          Mais uma vez, proprietários de carros elektros q não consumissem nem um café, teriam q pagar. Estou farto de os ver só para meter ar e orem embora sem dar cavaco. Nem um obrigado. Grd lata:
          20240305_192147.jpg
          Desapamrem a loga e vão mas é inflar os pneus para os postos de carregamento.

  8. Avatar de Naodou
    Naodou

    É estranho mas é assim desde que abriu, quem não está de acordo vá a BP mais a frente.

  9. Avatar de Pedro B.
    Pedro B.

    Preço de um compressor + energia gasta + manutençãlo + etc… O Tuga está é mal habituado. Nada que não tenha já visto lá fora…

    1. Avatar de José
      José

      Pronto, o “tuga” viu “lá fora” e sujou logo a fralda! Há que imitar de imediato, porque os outros do “lá fora” têm sempre razão! Faz parte do serviço, as outras empresas também têm esses custos! Caso contrário, abrem uma padaria! São habitos e tradições nossas, que fazem de nós o que somos: portugueses. Em Portugal É assim. Detalhes…

    2. Avatar de JP
      JP

      Argumento de m…
      Se comparam com isso, comparem também com o resto. Mas só comparam os Tugas e os outros quando convém.

  10. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    Se começarem a perder Clientes, repensam a estratégia!

    1. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Como se houvesse alternativa. Ou se abastece ou vais a pé. Ou achas que dá para encher o depósito em casa.

      1. Avatar de José
        José

        Ui que faltam muitas alternativas… já ouviu falar em planear?

      2. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        A Shell é useira e vezeira com estas habilidade. Não sou Cliente dessa bandeira, mas se fosse e me pedissem dinheiro por ar e água nc mais lá punha os pés. O que não falta são bombas.
        Acho bem que debitem aos condutores de carros elektos que não fazem despesa e só estragam tanto os equipamentos cmo o piso com o excesso de peso. Aliás, deviam pagar portagem só para entrar no posto, caso não consumissem. De resto deviam era estar quietinhos. Por este andar, qq dia estão-te a pedir dinheiro para usares o WC.

        1. Avatar de David Guerreiro
          David Guerreiro

          Então e não paga para usar o WC nas estações de metro, e em muitos outros locais? No estrangeiro inclusive é muito comum pagar-se para utilizar o WC de um restaurante onde se está a consumir. Mas tem lá uma pessoa responsável pela limpeza e está sempre tudo asseado.

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Já paguei em Veneza e mais um ou outro local turístico. Não mudei as águas contra uma árvore pq estava muita gente e parecia mal looolooolool

    2. Avatar de Realista
      Realista

      Eu já só vou ao posto para colocar ar nos pneus…

      LOLOLOL

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Devias ser banido eheheh

  11. Avatar de Al Tav
    Al Tav

    Ainda bem que há concorrência 🙂

    1. Avatar de JP
      JP

      O problema é que eles falam uns com os outros.

  12. Avatar de PM
    PM

    Completamente de acordo com a cobrança. Não havendo obrigatoriedade legal para disponibilizar este serviço gratuitamente acho bem que se cobre uma vez que os equipamentos e a sua manutenção têm custo

    1. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      Os WC tb têm um custo.

      1. Avatar de Rui
        Rui

        E só são gratuitos enquanto os respetivos proprietários o quiserem.
        Sem ter que ir ao estrangeiro onde, até WC públicos/municipais são pagos, há já muitos e muitos anos que a antiga pastelaria “Suiça” em Lisboa, cobrava pelo acesso aos WC, a não ser que comprovasse que era cliente e tinha comprado um bolinho ou um cafezinho.

      2. Avatar de José
        José

        Os tapetes, a minha preocupação são os tapetes! Isso e o custo da entrega do combustível na estação! 0or raios não vão abastecer à fonte?

  13. Avatar de anonimo
    anonimo

    Então vocês acham que devemos pagar tudo. Já não basta os lucros record das gasolineiras. Qualquer dia têm que pagar o ar que respirar e depois quero ver se também apoiam isso. Não queriam viver como nós EUA…

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Só lá vai quem quer…

      1. Avatar de anonimo
        anonimo

        Só respira quem quer…

    2. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Se não pagares nada, as gasolineiras não têm lucros nenhuns. E os negócios são feitos para dar lucro.

  14. Avatar de B
    B

    E em alguns países pagas para usá-los…

    1. Avatar de José
      José

      Em Portugal, o costume, é ser complemento do serviço! Lá o que se passa nos outros e como se organizam, não me aflige!

  15. Avatar de Pedro António
    Pedro António

    Não sou adepto de serviços gratuitos. Se tudo fosse gratuíto já tínhamos esgotado todos os recursos do planeta! Mas, pagando, gosto de ser bem servido.

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Deve ser pago tudo aquilo que tem um “custo”, da mesma maneira, que deveriam ser controlados os lucros miríficos de qualquer operador económico (não são só as gasolineiras) que “cheirem” a especulação.
      Não é com “borlas” de 1 €, que eu me governo perante uma operação económica especulativa!

      1. Avatar de David Guerreiro
        David Guerreiro

        Os lucros são controlados pelo mercado. Num mercado concorrencial, ninguém consegue cobrar o quanto quer, pois existe a concorrência a fazer por menos. No caso das gasolineiras também há diferenças de preço, inclusive muitas vezes a poucos metros umas das outras, cabe ao cliente fazer a escolha. E quando uma empresa dá mais lucro, beneficia a empresa e também o Estado que arrecada mais imposto.

        1. Avatar de af
          af

          e o poder de compra?

          1. Avatar de David Guerreiro
            David Guerreiro

            Os combustíveis têm o custo que têm, e não podem fazer a gasolina a metade do preço, especialmente num país com tantos impostos.

        2. Avatar de JP
          JP

          “pois existe a concorrência a fazer por menos”
          Essa é boa. Onde?
          Neste País, há cartel para tudo e para nada.

          1. Avatar de David Guerreiro
            David Guerreiro

            Ora, veja a app Mais Gasolina, e vai ver que os preços dos combustíveis não são todos iguais, às vezes até entre postos da mesma marca há diferenças.

    2. Avatar de José
      José

      Pense bem no que escreveu e repare no paradoxo primario em que caiu! Vá, você consegue.

  16. Avatar de Reis
    Reis

    Por ainda haver tugas ( eu chamo de parvos) que aceitam e ainda apoiam esta gente ( gasolineiras) que ganham milhões de lucros/ ano a nossa pala é que o nosso Portugal não há de sair da cepa torta.

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Saímos da cepa torta com serviços “gratuitos” que, naturalmente, no fim acabam por ser pagos por alguém!
      É comprar um compressor para ligar ao “isqueiro” ou um dos mais modernos a bateria, meter uma garrafa de litro e meio (com água da torneira) na bagageira e já não têm do que se queixar!!!
      Se litro e meio não chega, é meter um garrafão de de 6L…

      1. Avatar de David Guerreiro
        David Guerreiro

        É isso mesmo. Quem não quer pagar, investe num compressor portátil, e enche os pneus sempre que entender.

    2. Avatar de João Correia
      João Correia

      Os comunas subsidiodependentes pensam assim. Os outros devem trabalhar e oferecer
      Ganham o que tiverem de ganhar. Os que não gostam, devem largar a arrastadeira fumarento e andar de transportes. Já basta pagarem menos imposto de circulação à minha custa. Vai mas é trabalhar.

      1. Avatar de José
        José

        Bom, eu sou dos que mais impostos pago, sem ter qualquer peso para o Estado! Como vai na sua cabecinha resolver o embróglio? Mais, admito ser anti-comunista, não preciso do Estado para nada, por que raio um complemento ao serviço, que, em Portugal sempre foi gratuito, tem por capricho, passar a ser pago? Ah, ja sei, você é como os outros acima: um é rico, sobra-lhe, outro viu lá fora, temos de copiar de imediato para sermos evoluídos! À sua custa? Que vítima o senhor me saiu. Eu pago à minha custa, é da minha conta que sai o dinheiro! De mais ninguém.

        1. Avatar de jotabê
          jotabê

          “não preciso do Estado para nada”, presumo que te desloques do ponto A ao ponto B por caminhos de terra batida.

          1. Avatar de Realista
            Realista

            Estradas, essa coisa tão difícil de fazer que só um estado é que as consegue produzir…

            https://external-preview.redd.it/bn-iHoIJSZhB-qIyS6MddjQG6UWvI2m-cXbkZU3VNgg.jpg?auto=webp&s=ca3353ed7f0dbfdb9f3e21066516a1a3ad3583d7

          2. Avatar de jotabê
            jotabê

            anarquia total! cada um faz as suas…

    3. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Todas as empresas que dão lucro, é sempre “à pala” de alguém. Se produz bens/serviços, quem faz o lucro são os clientes que pagam por esses bens/serviços. Os combustíveis na Irlanda são mais caros do que em Portugal, e será que a Irlanda “está na cepa torta” ? Milhões de lucro é mais imposto arrecado pelo Estado.

  17. Avatar de João Correia
    João Correia

    É uma boa solução. Não só para isto, como para tudo. Anda meio mundo a sustentar outro meio de mundo. Ou sal educados, ou lavam o carro no local, ou utilizam as coisas e mandam tudo para o chão, ou deixam o carro mal parado, ou estão com a música gordurosa em volume bimbo. Só com pagamento e responsabilização pela aquisição do direito, pode mudar. Existe um grupo de gente que não interessa a ninguém, que julga ter direito a tudo, que deve ser sempre grátis e acham se sempre vítimas. Metam tudo a pagar e passam a utilizar só quando precisam.

    1. Avatar de José
      José

      E que tal fazer pagar quem estraga? Sou de uma geração que foi educada a respeitar o próximo, os mais velhos e o bem comum. Mas lá está, essa era uma geração muito atrasada, não era woke, nem nada dessas modernices.

  18. Avatar de anonimo
    anonimo

    Continuem com esse pensamento. Serviços do estado já pagamos impostos. Serviços privados já pagamos pelo serviço principal, que no caso das gasolineiras é a gasolina ou gasóleo. Continuem assim que um dia até o carrinho do supermercado temos que pagar, ou utilizar uma casa de banho pública. Se é esse o futuro que vocês querem estamos perdidos.

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Por essa ordem de ideias, tenho que exigir café de borla na loja de conveniência do posto de combustível, já que o serviço principal é o combustível, então o resto tem de ser à borla.

    1. Avatar de palex
      palex

      Obrigado Paulo.
      De acordo com a ENSE, não há obrigatoriedade de facultar… é cortesia.

      “O posto de abastecimento de que normalmente sou utilizador não fornece água nem ar para os pneus. Não é obrigatório?

      Os postos de abastecimento não estão obrigados a fornecer serviço de água e/ou ar (para os pneumáticos), dado não existir qualquer dispositivo legal (em vigor) que a tal obrigue, situando-se o fornecimento destes serviços ao nível da mais valia do posto e da cortesia para com os clientes.”

  19. Avatar de saul
    saul

    Tá tudo tão bem lavado cerebralmente que acham bem pagar por tudo…
    Esperem até o Governo vos aplicar uma taxa por respirar, e em caso de fazerem desporto, pagar o triplo.

    1. Avatar de José
      José

      E ainda vão dizer que os outros andam a custa deles! Sou contra subsídios à toa, mas neste país há sempre um coitado que parece ser o único que paga para “os outros andarem à custa dele”! Depois para fingirem que são muito ricos, pretendem que tudo e par de botas seha pago! Na volta andam de darrapos ao vento a berrar por aumentos – na “luta”, pois. São uns santos de pau oco!

  20. Avatar de Theboice
    Theboice

    Só paga quem quer, deixem de abastecer na mesma e o assunto fica resolvido, não esquecer que o povo, se quiser, tem o poder TODO. Abraços.

  21. Avatar de Carlos Filipe
    Carlos Filipe

    Em Espanha também já estão a cobrar em alguns postos de abastecimiento
    É lamentavel que haja empresas cuja creatividade passa por aproveitar qualquer oportunidade para ganhar dinheiro.
    Há utilizadores a comprarem bombas de 12V, que se encontram fácilmente por menos de 10€, só para não encherem os bolsos a oportunistas… e eu também já comprei, mas podendo, tento encher o depósito onde me permitem verificar a pressão dos pneus, sem pagar

    1. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      Deve ser culpa dos elektros. Não metem combustível e só la vão para meter ar e gastar água looolooolool

    2. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      A alternativa podia ser nem terem lá o enchimento de pneus, já que não existe qualquer obrigação.

  22. Avatar de palex
    palex

    Não estou a encontrar a legislação, mas tenho na ideia que no licenciamento do posto de abastecimento de combustíveis é obrigatório disponibilizar um ponto de ar e água para uso público… Reparei que sobretudo na água alguns postos no verão retiram as mangueiras de água…

    1. Avatar de PAULO SILVA
      PAULO SILVA

      O problema é que muitas pessoas «lavam» os carros nas bombas…. Fora os que depois de usarem o equipamento, deitam ao chão com violência o que usam. O que faz os funcionários terem de parar o seu serviço para ir arrumar as mangueiras.
      Ou seja a falta de civismo de alguns, causa problema para todos…
      Sou de acordo com quem abastecer não tenha de pagar, agora quem for usar por usar, tenha uma taxa. Assim em vez de pagar a taxa, que tome um café e assim não paga a taxa 🙂

      1. Avatar de PTO
        PTO

        Não são assim tantas pessoas como isso. Isto é apenas mais uma maneira de sacar dinheiro aos clientes, nada mais.

  23. Avatar de José
    José

    Conclusão: há “ricos” que querem tudo pago para que “os outros não andem à sua custa”: notem a lógica. Os “viajados”: que veneram tudo que há “lá fora” , mas os parolos são os outros! Há ainda “ecologistas” que querem ser os únicos a consumir, os outros, devem gastar menos e andam de transportes 0ara “poupar” os recursis do planeta! E finalnemente, os “justiceiros” que querem acabar com tudo para impedir os “selvagens” usarem mangueiras e afins. E os parvos como eu, que por vezesvperdem tempo avler estes dislates para se divertirem em cheio ao ler esta cambada que nunca ouviu falar coisas tão simples como: educação e costumes da terra! É melhor que ver o coiso sem piada do “isto é gozar com quem trabalha”!

    1. Avatar de Carlos
      Carlos

      Li os seus comentários.
      Lá porque é “costume” ou “hábito” não quer dizer que esteja correto ou se seja obrigado a continuar nesses “costumes”. Há várias décadas era costume os miúdos levarem reguadas nas mãos por chegarem tarde ou dar erros ortográficos nos ditados…

      O estabelecimento comercial em causa é privado. Que EU saiba não se é obrigado a prestar o serviço de água e ar, pelo que o mesmo pode nem existir!

      Existindo, e sendo que é um negócio privado, essa empresa deverá ter estudado se valia a pena ou não o custo. E terá a liberdade de optar por cobrar ou não o serviço. Tal como o José é livre de vir aqui reclamar porque uma empresa alterou um costume.

      Felizmente existem opções onde a gratuitidade do serviço ar e água existem, apesar de ver várias vezes carros a serem lavados nesses locais.

  24. Avatar de Zé

    É o que acontece quando há idiotas que pensam que a água é de borla e vão lá lavar os carros e já apanhei uns espertinhos a tomar banho também! Depois claro pagam todos.
    Agora pagar pelo ar não faz sentido nenhum. Ou anda povo abusar disso para encher boias e balões?

    1. Avatar de PTO
      PTO

      Eh pá, lavar o carro td bem, agora tomar banho já é abuso 🙂 🙂 🙂

  25. Avatar de PTO
    PTO

    É desta que compro uma bomba portátil para meter ar nos pneus.

  26. Avatar de PJA
    PJA

    É simples de resolver, não se vai a esse posto. Reparem 10, 20 ou 50 cêntimos não chega tem de ser 1€, porque não 5€.

  27. Avatar de TT
    TT

    Ainda bem que tenho compressor em casa

  28. Avatar de Pinky
    Pinky

    Cheguei à Belgica há 11 anos. Desde o primeiro dia, que pago ar, agua e wc nas gasolineiras…

  29. Avatar de Paulo Rodrigues
    Paulo Rodrigues

    Posso estar a “perceber mal”…. parece-me que “associam” as empresas a montante (Galp, Repsol, Prio, BP, Shell, Cepsa, entre outras que me esquece) e sim, estas com elevados lucros, ao dono do posto de combustível!

    O dono do posto de combustível (uma empresa) suporta todos os custos inerentes à exploração deste… a sua fonte de receita é, antes demais, o combustível que vende. Depois poderá ter um pequeno estabelecimento de restauração/banca de jornais, terminal da Santa Casa, gás em garrafa… e já teve que investir em tudo isto!

    Depois vende combustível de uma determinada “gasolineira”, em que existe um contrato com um determinado período de tempo…

    Eu não possuo nenhum posto de combustível, mas sei o que estou a escrever…

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Está certo o raciocínio. A maioria dos postos de combustível são explorados por pequenas empresas, e não pelas petrolíferas. Quem cobra o ar é o posto de combustível não é a petrolífera.

  30. Avatar de TogasPacho
    TogasPacho

    Concordo com a água, discordo com o ar.
    Em períodos de seca até devia ser proibida a lavagem de carros em estações de serviço.

  31. Avatar de JP
    JP

    Insuflador de pneus, cerca de 30€, ligado ao isqueiro do carro, num posto de venda perto de si.
    Também vendem garrafas para levar água para os vidros. E não são pesados.

  32. Avatar de nunof
    nunof

    A PRIO de Santo Amaro de Oeiras, junto à Marginal também cobra